Autor Tópico: Cuidados com assaltos surpresa  (Lida 7654 vezes)

Frmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #15 Online: 08 de Novembro de 2005, 14:29:09
Citar
O interessante é que em três das quatro vezes que fui assaltado os ladrões estavam bem vestidos, parecendo "cidadãos de bem", como gostam de dizer...
E acredite, não foi por isso que você nunca foi assaltado. Até porque, se o cara te olhar e ver que você já ficou "ressabiado", aí mesmo é que ele vai em cima.
E mais uma coisa: não sou bispo nem nada (aliás, detesto a Igreja e a maioria dos preceitos cristãos), mas não se trata de "direitos de seja lá o que for", mas de direitos humanos, tá? Mas é sempre bom falar "de cima" e realmente o valor que os ricos (ou a classe méda alta, seja lá qual for o sofisma utilizado para os "não pobres") dão aos seus bens em prol de qualquer possibilidade de mudança social é admirável.
Bruno no seu caso os ladrões estavam de terno e gravata usando sapatos sociais e depois sairam correndo ???

Acho que não.

Os ladrões estavam usando roupas Da Levis, M.Officer, Diesel e outras grifes famosas ???

Acho que não. (Sim roupas de grife não são roupas adequadas para quem não quer chamar atenção pelas ruas).

Os ladrões estavam usando camiseta, calça jeans e usando tênis comum (ou sapato esporte) ???

Acho mais provável.

Como você pode ver já podemos definir um certo perfil de pessoas para termos mais cuidados sem estar discriminando por raça, etnia, ou seja lá o que for.

E outra ...

Pode apostar que são por essas medidas sim que não fui assaltado.

Como já foi dito e provado ladrão quer roubar e não encontrar problemas, se ele perceber que você já percebeu a presença dele a chance dele encontrar reação é teoricamente muito maior do que ele teria se tiver o efeito surpresa a seu favor então ele desiste para própria segurança dele.

Ladrão quer é roubar para se dar bem e não encontrar resistência para se dar mal.

Eu já sofri várias tentativas de assalto andando pelas ruas de SP a pé, mais especificamente na região da Praça da república, Anhangabaú e imediações da Praça da Sé (Mais de 9 tentativas que me lembro depois perdi as contas)

Em todas elas sempre uma coisa em comum ...

O jeito discreto de se vestir dos assaltantes com roupas que facilitem a fuga e não chamem a atenção.
Todos com aparência sempre séria e ficaram me olhando por alguns momentos antes de virem em minha direção e começarem a me seguir.

Todas as vezes que percebi que estava diante dessas condições apertei o passo e em muitas vezes até sai correndo quando foi preciso e aqui estou eu sem ter sido assaltado.

Será mesmo que minha precaução não funciona ???

Para terminar só faço a seguinte observação...

Eu estou em São Paulo - Capital uma das cidades mais violentas do mundo já sofri mais de 9 tentativas de assalto e com meus métodos nunca nenhum assalto foi concretizado.

Você em Florianópolis uma cidade BEM menos violenta que São Paulo já sofreu pelo menos 4 assaltos contretizados com sucesso adotando essa política de tratar todos por igual. Qual método será realmente melhor ???
« Última modificação: 08 de Novembro de 2005, 14:39:33 por Frmg »


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Novembro de 2005, 15:36:21
Citar
Bem, não achei nenhum tópico sobre o assunto e resolvi abrir um. Também não sabia em qual tópico postar, acabou sendo aqui mesmo em "Equipamentos".

Qual as táticas de segurança vocês?   :boxing:   Além de ser cauteloso e ter visão 360 graus? :D
Eu geralmente uso mochila ao invés de bolsa e só retiro a câmera no momento certo. É raro quando dá pra fotografar de dentro do carro... Então vamos compartilhar as experiências. É impressionante, sempre aparece um malandro que fica observando ou tentando se aproximar... Ainda mais com uma SLR que parece uma Bazuca.
Amigos, ja postei a minha opinião num tópico anterior mas lendo sobre mochilas e cases, quero reforçar a teoria de que o Case à tiracolo dá uma "bandeira" terrível.
Sábado eu estava no aeroporto esperando o Cmte. Douglas para fazer umas fotos aéreas e quase todo mundo me perguntava se eu ia fazer fotos.
Imagino que se fosse uma mochila não seria tão evidente assim, por isso acho que em cidades mais perigosas o ideal é a mochila mesmo.
 
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #17 Online: 08 de Novembro de 2005, 15:46:04
É isso que ia dizer, não que seja regra, mas tem mt ladrão andando de Nike Shox. Mais que discriminar um tipo de indíviduo pelas roupas ou cor, eu discrimino sim, mas pela atitude. Não é muito difícil perceber quem é quem (embora algumas pessoas só percebam tarde, não é a toa que existe uma ciência criminal chamada 'vitimologia', estudo da vítima). Abraços.
Nikon/Panasonic Gear


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #18 Online: 08 de Novembro de 2005, 16:17:07
se ladrão usa calça jeans, moleton, então eu sou um ladrão??

ladrão não se ve por roupas, e sim inteligencia...há ladrões burros e espertos...

eu não posso falar muito...moro numa cidade de interior(60.000 habitantes)...eu, por exemplo, conheço os marginais(o tamanho da cidade tb)... nunca sofri nada...

mas, assim que me formar, pretendia ir pra curitiba...mas não sei ainda...se minha faculdade for incluida na associoação internacional...vou pra europa...aqui não da pra querer...eu me irrito mto com isso... " nao vou comprar isso pq posso ser assaltado" grrrr como queria ter superpoderes e esmagar a cabeça desses malditos hehehe...

e outra...sou a favor de trocar uma coisa...ao invés de CENTRO DE DETENÇÃO(ou recuperação, como consta no PAPEL) para centro de TORTURA...
matou? então vai caminhar na brasa por 2 anos, 3 vezes por semana!
roubou? bota as duas mãos na agua fervente, toda semana...sem direito a curativo...
estuprou? agulhas nele...

igual era feito na antiguidade... hoje em dia os caras nem tão mto preocupado...foi preso? só vou mudar de endereço, e ter mais mordomia...

país de merda msm...
« Última modificação: 08 de Novembro de 2005, 16:18:54 por Lucas Eduardo »
Sul Foto Clube


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #19 Online: 08 de Novembro de 2005, 16:23:30
Só cuidado para não queimarem seu carro na Europa. Ah, e não pense que não tem assalto, uma amiga minha foi assaltada junto com o namorado dela em Paris.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #20 Online: 08 de Novembro de 2005, 16:31:24
Citar
É isso que ia dizer, não que seja regra, mas tem mt ladrão andando de Nike Shox. Mais que discriminar um tipo de indíviduo pelas roupas ou cor, eu discrimino sim, mas pela atitude. Não é muito difícil perceber quem é quem (embora algumas pessoas só percebam tarde, não é a toa que existe uma ciência criminal chamada 'vitimologia', estudo da vítima). Abraços.
Fecho contigo, Gustavo. Nas vezes que fui assaltado (a última já fazem 7 anos) ainda era muito "guri", andava desligadão. Depois que aprendi a analizar as atitudes dos outros e a minha nunca mais fui assaltado e até já evitei alguns assaltos só intimidando os ladrões pela minha postura.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #21 Online: 08 de Novembro de 2005, 16:34:58
Citar
Eu estou em São Paulo - Capital uma das cidades mais violentas do mundo já sofri mais de 9 tentativas de assalto e com meus métodos nunca nenhum assalto foi concretizado.

Você em Florianópolis uma cidade BEM menos violenta que São Paulo já sofreu pelo menos 4 assaltos contretizados com sucesso adotando essa política de tratar todos por igual. Qual método será realmente melhor ???
Calma aí, amigo. Como falei, fui assaltado em Porto Alegre, há mais de sete anos, quando era bem guri. Depois disso, com novas atitudes e posturas, nunca mais fui.
Mas não ache que você vai estar imune só por isso, não.

Outra coisa: confesso que, ao ler os tópicos iniciais, pensei que estavam falando de discriminação racial e econômica mesmo. Com seu último post, vi que eu não estava totalmente certo.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #22 Online: 08 de Novembro de 2005, 16:44:18
Lucas, por partes:

- Centros de Detenção? Fala sério, presídios já são casas de tortura. E de pobres, pq rico tem advogados rápidos que os retiram da cadeia ou conseguem protelar as prisões na maioria das vezes.
- Tortura oficialmente assumida como forma de correção (pq não-oficial já existe há tempos) seria uma maravilha se não fosse um pequeno problema, e os inocentes (que não são poucos) que são presos por engano?

Enfim, além do retrocesso, do problema não ser por aí e sim se analisar o capitalismo em quinta potência que vivemos, onde uns podem ter tudo e outros têm que assistir televisão, ver todo o luxo das novelas da Globo e dos comerciais e simplesmente, numa quase abstinência saber que nunca terão nada daquilo, mas esse dos argumentos é o mais fraco, pq de regra o pobre com um pouco de educação e estrutura não comete o ilícito mais que ricos cometem.

Todo caso, o problema é o capitalismo em quinta potência de que falo aliado a desigualdade imensa, ausência de controle de natalidade (sim, o problema não é pouca escola ou pouco emprego, é gente demais para o imposto da classe média sustentar), como a classe média tem cada vez menos filhos e os pobres mais..., uma hora a confusão começa em escala maior como tem acontedido na França nos últimos dias. Como acontece no Harlem e no Bronx, não pensa que um branquinho como eu ou vc caminham livremente nesses bairros pq NYC é segura de forma geral, o dia que for a NYC faça o tour que atravessa esses bairros e sinta o que é rezar para o ônibus n estragar.

Por fim não sei o que é pior, o crime ou ser parte de uma sociedade que ao invés de resolver seus problemas pelas causas, resolve sintomas através da flagelação dos próprios membros dessa sociedade, como a tortura sugerida. É como aceitar a nossa incompetência absoluta para resolver nossos problemas, falta só um referendo pela volta do empalamento, não é mais simples a bala chinesa na nuca? Ao menos é digna e barata.

Sou a favor da morte para criminosos patológicos e/ou reincidentes constantes, esses não têm jeito, e elimina a probalidade de injustiças, alguém com 3 condenações de homícidio não tem como alegar que foi acusado injustamente.

O problema é que somos muito hipócritas e cheios de moralismo para implantar controles efetivos de natalidade em quem não tem condições financeiras de sustentar os próprios filhos, tampouco dicernimento e educação para evitá-los, mas também aos poucos dar essa educação e melhorar as condições das pessoas, e deixar claro a mensagem, de que antes do indivíduo está a sociedade, quem cometer crimes reiterados só teria um lugar, morto.

Infelizmente isso nunca vai acontecer, somos moralistas demais para ter atitudes e fazer o que precisa ser feito, a natureza do ser humano é se iludir.

Enfim, o tópico n era sobre isso.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2005, 16:52:30 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #23 Online: 08 de Novembro de 2005, 16:56:04
Tenho saído para fotografar em ponto turísticos de Porto Alegre com a minha AE1 e o bag (bem ostensivo, com todas as minhas lentes dentro). Gasômetro, Ipanema, cais do porto. Também costumo andar com o bag da câmera no centro, quando vou mandar revelar/comprar filmes.

Ainda não fui abordado. Pelo contrário, às vezes vejo pessoas se aproximarem pensando que eu sou um fotógrafo profissional e olham com admiração, puxam assunto. Acho que uma SLR faz o pessoal respeitar mais, não querer tirar ou ganha-pão do cara, sei lá. Esses tempos vi um fotógrafo da Zero hora fotografando em Ipanema com uma slr Nikon com uma tele enorme tranqüilamente.

Acho que sair fotografando com uma digital compacta passa mais a impressão de hobbista e riquinho esnobe.

Mesmo que roubem o meu equipamento um dia, não vou sofrer tanto, já que não cheguei a gastar 700 reais pela câmera + as lentes. Não é pouco dinheiro, mas é uma quantia ínfima perto do que custa o equipamento de alguns colegas do fórum.

----------------------------------------------------------------------
TÁTICAS

Já fui assaltado três vezes, mas na época da adolescência, sem barba, cara de nerd e pasta de curso pré-vestibular. Era a vítima perfeita. A abordagem sempre era de surpresa, aproveitando que eu sentei no ônibus junto à janela ou numa parada de ônibus deserta...

O segredo é não ficar de bobeira, dar uma observada geral discreta por onde anda e  se portar na rua com alguma agressividade, não andar com a cabeça baixa ou demonstrando alguma fragilidade. Não evita assaltos, mas dá a idéia de que vão ter mais trabalho para arrancar alguma coisa. O ladrão sempre observa a vítima durante um tempo antes de partir para a abordagem, portanto, ao perceber essa atitude, é só dar no pé ou pagar pra ver com cara de mau :P

Se a gente não sair para fotografar onde tiverem negros e pobres, vamos acabar virando fotógrafos de macro, do jardim de casa. Quem tem câmeras caras tem que fazer seguro mesmo... é foda ter um baita equipamento para ficar guardado pelo medo de assaltos.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2005, 17:03:15 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #24 Online: 08 de Novembro de 2005, 17:05:15
Citar

Sou a favor da morte para criminosos patológicos e/ou reincidentes constantes, esses não têm jeito, e elimina a probalidade de injustiças, alguém com 3 condenações de homícidio não tem como alegar que foi acusado injustamente.

 
Nesse caso eu até posso ser a favor da pena de morte, desde que essas três condenações não sejam baseadas nos mesmos argumentos. Não estou sabendo me expressar, mas o que eu quero dizer é o seguinte existe uma série de crimes e o indivíduo e condenado pelas mesmas provas/testemunhas, pois aí ainda seria provável se condenar uma pessoa a morte sendo inocente.

Agora meliantes como Beira Mar e outros têm mais é que morrer mesmo.  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #25 Online: 08 de Novembro de 2005, 17:22:30
Citar
Agora meliantes como Beira Mar e outros têm mais é que morrer mesmo.

É exatamente essa a idéia. Não frutos de um único julgamento, mas algo análogo ao que acontece ao sistema de pontos na carteira, com 20 vc perde a carteira, o cara teria uma cota de crimes, certos crimes talvez não contassem pontos como furto de pequeno valor ou famélico (alimento) e pela ausência de violência, mas todo resto da escória que tem prazer na delinqüência, essa não teria jeito, mais cedo ou mais tarde seria eliminada, e seria um bom exemplo para reprimir a criminalidade. Mas como eu disse, Marcelo, dúvido que aconteça nos próximos 20 anos, iria funcionar mt bem, mas funcionar... quem disse que os governantes e a igreja ligam p isso.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2005, 17:25:27 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Juliano_Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
    • http://
Resposta #26 Online: 08 de Novembro de 2005, 19:28:23
Citar
Acho que sair fotografando com uma digital compacta passa mais a impressão de hobbista e riquinho esnobe.
 
Bahhh...desculpe colega forista, mas vc foi muito infeliz nesta frase.

Conheço pessoas profissionais de fotografia (e de várias outras áreas)...pessoas adultas...maduras com a vida.... que usam máquinas compactadas durante o dia a dia, e máquinas profissionais na hora do lazer, e não tem nada de esnobe....
############
Juliano Ramos
Nikon
Fotos no Flickr
SulFotoClube
############


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #27 Online: 08 de Novembro de 2005, 19:57:04
Juliano, acho que você se equivocou.

Só quis passar a mentalidade do ladrão adolescente e cheio de uma cultura distorcida de exclusão social, onde existe, em certos casos, um grande sentimento de raiva de quem tem algo que ele não possua, sendo normalmente considerado "boy", "filhinho de papai", etc. Desculpe, não é preconceito, mas tenho fontes que comprovam essa visão de alguns jovens. Sem hipocrisia, existem pré-conceitos de ambos os lados. Daí partir para a discriminação (social, econômica, racial, etc) são outros quinhentos.

Óbvio que muita gente passa dificuldade para comprar uma A510 de 700 reais (um valor alto para um brinquedo-de-adulto, por sinal), mas para quem não tem nada e vê um cara usando um produto de alta tecnologia, com visor de LCD e um tamanho tão pequeno que cabe no bolso do jeans é altamente ostensivo. Assim como usar um tênis de marca em uma zona humilde. Acaba agredindo quem não tem o que comer.

Claro que ninguém deve ser condenado por andar com uma câmera cara na rua, só quis mostrar a minha opinião de que um passeio fotográfico com uma compacta slim de plástico e visor LCD pode ser um chamariz para ladrões maior do que quem anda com uma SLR, dependendo do lugar, pois passa uma idéia de profissionalismo, que o cara depende daquilo ou que a imprensa pode correr atrás depois.

É o que eu acho.

Abraços
« Última modificação: 08 de Novembro de 2005, 20:00:49 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #28 Online: 08 de Novembro de 2005, 20:10:28
na verdade temos sorte!
pois no dia quem um ladrão eficiente for em cima da gente nao tem jeito.
agente morre ou é roubado!


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #29 Online: 09 de Novembro de 2005, 00:19:18
Porto Alegre deve ser um lugar bom mesmo. Até os assaltantes andam bem vestidos. Os que tentaram me assaltar, ou estavam "fantasiados" de funkeiros, ou muito mal vestidos, ou com a típica camisa florida de botões pra fora da calça, pra esconder a arma. Eu já me safei de várias situações por desconfiar do elemento e pular fora antes de qualquer ação do mesmo. Meu pai, que é taxista e vê as piores coisas nas madrugadas do Rio, já tem bastante experiência nisso. Bem, cada um faz o que quer, acreditar no que quer, só acho fora de contexto ficar pregando certas idéias demagogas, ficar posando de bonzinho, etc. Fiquei mais de 1 ano juntando dinheiro pra poder comprar minha câmera, e é a única coisa que meu curto e suado dinheiro pôde comprar. Quem quiser se arriscar só pra dizer que tem consciência social, que se arrisque. Eu não.  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr