Autor Tópico: Mais um lugar "proibido de fotografar"  (Lida 8217 vezes)

zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #15 Online: 03 de Março de 2010, 16:42:12
movimento em pró de sensores APS e objetivas removíveis em celulares!!!
isto nunca mais iria acontecer.


ericom

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 336
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 03 de Março de 2010, 18:25:03
Em Nova York entrei em todas as igrejas que encontrava no caminho e saia fotografando, não fui abordado nenhuma vez, agora, existe mesmo embasamento legal para nos proibir de fotografar dentro de igrejas?

Que eu saiba nao existe embasamento legal. Como igreja nao é lugar publico, no sentido de ser de propriedade do estado, acredito que caiba a eles determinar se pode tirar foto ou nao. Tem sempre a questao do bom senso tambem. Imagino que se alguem quiser tirar foto na hora da missa, isso nao vai ser bem recebido.

Em varias igreja que fui, existe a regra que nao pode usar flash ou tripé. O flash é para nao incomodar quem estiver lá buscando um momento de reflexao ou oraçao e o tripé é porque atrapalha a passagem.

Em varios estados dos EUA nao é permitido o uso de tripé em lugar de circulaçao publica sem a devida autorizaçao (calçadas, pontes, etc), pois atrapalha a circulaçao de pessoas e constitui um risco de acidente. Na maior parte dos casos, prevalece o bom senso e ninguem reclama se nao estiver atrapalhando.


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #17 Online: 03 de Março de 2010, 22:47:05
Isso não é exclusivo do Brasil, nos EUA não é permitido fotografar "profissionalmente" em alguns parques. Se você estiver com uma modelo e uma DSLR é bem possível que venham te abordar. Mesmo que a modelo seja sua namorada e câmera seja uma rebel.
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #18 Online: 03 de Março de 2010, 22:47:35
mas pelo menos ele são educados. Pedem para preencher uma ficha de autorização com a administração do parque e tal.
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 22:48:09 por fabiotadashi »
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #19 Online: 04 de Maio de 2014, 08:46:45
Explicação que encontrei no site de uma Igreja (não Católica):


A diretriz mais importante é seguir os padrões da Igreja ao tirar fotos.
Toda foto que sai da sede da Igreja, quer tenha sido tirada por fotógrafos oficiais da Igreja ou enviada por membros, será vista como uma expressão dos padrões da Igreja. Analise sua imagem por essa perspectiva antes de enviar qualquer foto, para que nela não haja nada que não esteja de acordo com os padrões da Igreja.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 04 de Maio de 2014, 08:49:01
Outra coisa: é preciso distinguir espaço público de espaço aberto ao público.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2014, 14:51:48
Como ja falaram, tem que se informar o que eh publico ou privado. As vezes o ambiente eh publico mas o que esta dentro eh privado.

Mas tambem tente compreender quem vem te abordar. Com frequencia sao apenas funcionarios seguindo ordens. Para a maioria deles nao interessa o que a lei diz mas sim fazer o que eh mandado e garantir a renda deles.

http://www.youtube.com/v/qAQrsA3m8Bg

Esses caras super informados das leis e seus direitos resolveram espalhar mensagem de paz e questionamentos pelas ruas e inumeras vezes policiais e segurancas tentam parar eles, e que com frequencia nao sabem muito das leis mas apenas seguem ordens.

Eu acho os videos dos caras legal d+.
Londres ja foi um lugar super chato com policiais e segurancas nao deixando fotografar nada, mas com as pessoas se informando e dizendo aos policiais o que diz a lei, as autoridades passaram a incomodar menos.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2014, 22:39:17
Isso!
NY também foi, mas, segundo soube deu uma melhorada.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Maio de 2014, 23:32:55

Em museus já ouvi falar que não pode disparar Flash nos quadros, por alguma questão científica, de que a luz pode prejudicar o quadro, mas simplesmente não poder fotografar é demais.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 05 de Maio de 2014, 01:54:14
Em museus já ouvi falar que não pode disparar Flash nos quadros, por alguma questão científica, de que a luz pode prejudicar o quadro, mas simplesmente não poder fotografar é demais.

Muitas vezes a instituicao tem como renda a venda de reproducoes, entao proibem que as pessoas fotografem para que os visitante comprem as reproducoes do museu como tambem para evitar que as pessoas vendam as fotos como reproducoes (e sim isso acontece). E isso nao eh so em museus mas em diferentes lugares artisticos e de entretenimento como Zoologico, galerias de arte, lojas de antiguidade, etc, etc.

A luz costuma queimar/desgastar a pigmentacao em quadros, fotos, objetos, etc. O flash tendo uma luz intensa causa ainda mais desgaste, principalmente quando turistas ficam jogando flash o dia todo, reduzindo assim a longividade da obra. Por isso que em muitas igrejas antigas tambem nao eh permitido flash, e as vezes nao eh permitido fotos tambem pelo motivo que ja dei acima.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Maio de 2014, 09:04:59
movimento em pró de sensores APS e objetivas removíveis em celulares!!!
isto nunca mais iria acontecer.

Dificil ein... o mais perto disso é o Samsung Galaxy K Zoom, o sensor não é APS e nem tem objetivas removíveis. O hibrido tem controles manuais de abertura, velocidade e ISO... talvez seja o melhor hibrido de câmera e celular do mercado.

Postei sobre ele faz um tempinho  ;)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101120.0
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #26 Online: 05 de Maio de 2014, 10:31:00
Mesmo caso do Thoth... Estava em Paraty e fui entrar uma das igrejas, queriam cobrar R$3,00 por pessoa... até ai tudo certo, pois ajudaria nas melhorias e conservação, mas quando a mulher viu minha câmera... disse que lá não poderia ser fotografado! Acho isso um absurdo... Uma cidade turística, com um centro histórico, não poder fotografar!

Em NY só não pude fotografar os altares menores ao fundo da St. Patrick's Cathedral! Tinha uma placa de aviso, mas não tinha notado... Aí venho um senhorzinho, muito educado, dizer que aqueles lugares eu não poderia fotografas... mas dos 5 ou 6 que tinham já tinha fotografado 4!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Davide

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 126
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 05 de Maio de 2014, 12:03:13
Já passei por esta situação vexatória no teatro municipal em SP, do "autoridade" apenas por portar uma máquina com cara de profissa me barrar nas fotos, notem que na época era uma 5100 e não estava usando nem monopé muito menos tripé, por essas e outras vai vendo o nível do troglodita (com crachá porém).

Mas o uso do flash eu acho que é muito mais policiado ainda, e até aí posso até concordar, e nisso não faço nenhuma reclamação contrária.

PS: já estive na Cappella Sistina e tirei fotos do teto (sem flash lógico, e ultra escondido pois os seguranças lá são mais raivosos, mordem mesmo...rs...), os resultados não foram fotos tão legais mas e daí? Consegui fazer....rs....

abraços
Magis Audio, just listen - www.magisaudio.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 05 de Maio de 2014, 15:03:47
Pq fazem tanta questao em tirarem fotos?
Geralmente, esses lugares turisticos, vendem reproducoes a precos muito acessiveis e de otima qualidade, feitas planejadamente e especialmente para sair bons cartoes e posters. Da ate para comprar pela internet quando chegar em casa, para nao ficar andando com o bolso cheio de "lembrancinhas".

E pq fazem tanta questao em fotografar com uma (D)SLR? Cameras de celulares ou de bolso sao mais do que o suficiente para essas fotos espontaneas.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 05 de Maio de 2014, 15:45:13
Pq fazem tanta questao em tirarem fotos?
Geralmente, esses lugares turisticos, vendem reproducoes a precos muito acessiveis e de otima qualidade, feitas planejadamente e especialmente para sair bons cartoes e posters. Da ate para comprar pela internet quando chegar em casa, para nao ficar andando com o bolso cheio de "lembrancinhas".

E pq fazem tanta questao em fotografar com uma (D)SLR? Cameras de celulares ou de bolso sao mais do que o suficiente para essas fotos espontaneas.

Marcio, você falando desse jeito parece que não gosta muito de fotografar  :(
Acho que as pessoas façam isso pelo mero prazer de fotografar, não quero comprar uma foto reprodução... esse tipo de coisa eu encontro na internet sem sair de casa. Quero a minha própria reprodução do meu ponto de vista com a minha composição, luz e exposição, pra guardar no HD ou em algum site de compartilhamento de fotos para que os outros também possam ver. E toda vez que eu olho para uma foto que fiz lembro daquele momento e do sentimento de quando eu estive naquele local me deu, tem fotos que apareço feliz mas lembro de uma briga poucos momentos da foto, com certeza você não vai sentir o que eu sinto quando olhar para uma foto que eu fiz.
Talvez você não seja exigente para as suas fotos feitas numa viagem a ponto de usar o celular, porém tem gente que é, e quer guardar de forma bem feita aquela momento pra toda vida.
Seria essa a diferença de um amador para um profissional? Sei lá né...
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr