Autor Tópico: Mais um lugar "proibido de fotografar"  (Lida 8233 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #30 Online: 05 de Maio de 2014, 16:02:48
Logo vai chegar o google glass, aí é que eu quero ver o circo pegar fogo. Lembrando que vai haver versões feitas por fabricantes tradicionais de óculos como RayBan e okley, que vão ser muito parecidas com óculos comuns.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 06 de Maio de 2014, 02:56:06
Marcio, você falando desse jeito parece que não gosta muito de fotografar  :(
Acho que as pessoas façam isso pelo mero prazer de fotografar, não quero comprar uma foto reprodução... esse tipo de coisa eu encontro na internet sem sair de casa. Quero a minha própria reprodução do meu ponto de vista com a minha composição, luz e exposição, pra guardar no HD ou em algum site de compartilhamento de fotos para que os outros também possam ver. E toda vez que eu olho para uma foto que fiz lembro daquele momento e do sentimento de quando eu estive naquele local me deu, tem fotos que apareço feliz mas lembro de uma briga poucos momentos da foto, com certeza você não vai sentir o que eu sinto quando olhar para uma foto que eu fiz.
Talvez você não seja exigente para as suas fotos feitas numa viagem a ponto de usar o celular, porém tem gente que é, e quer guardar de forma bem feita aquela momento pra toda vida.
Seria essa a diferença de um amador para um profissional? Sei lá né...

Nao penso que seja algo relacionado a amadorismo ou profissionalismo. Afinal tem muitas pessoas que nao sao profissionais que tem DSLR e nao levam nem mesmo para viagens, preferindo cameras de bolso e celulares, mesmo gostando de fotografar.

A maneira que penso eh que se passa apenas de um registro, e nao de um trabalho criativo/artistico. E pode ate ser que seja esse mesmo o motivo de proibirem (nao para todosos casos mas para alguns sim), para evitar que turistas tentem transformar o local em seu estudio de arte. Como por exemplo o cara que fica instalado em um ponto (as vezes lugar de circulacao) por causa do melhor angulo, esperando um bom tempo ate que possa fazer a foto sem ninguem aparecer, e entao aparece fila e tumulto de pessoas querendo fazer "foto artistica", e quando nao, fazendo cara feia e ate mesmo pedindo para os demais turistas, que querem apenas passear, para sairem da frente (causando distracao e incomodo aos demais), etc.

A maioria desses lugares nao eh que seja proibido fazer fotos, desde que agende um dia so para isso, onde vc pode fotografar sem que ninguem te atrapalhe e sem que vc nao atrapalhe ninguem, e pague uma taxa como seguro em caso de danos ou acidente. E eu posso garantir a vc que se quer realmente fazer fotos artisticas vale muito apena agendar um dia e pagar pelo seguro, pq assim vc tem ate seguranca (local fechado) ou policia (local publico) protegendo a area para vc trabalhar empas.

Outra boa pratica eh alugar ou comprar aquilo que vc quer fotografar artisticamente, esculturas, flores, roupas, etc, muitos estabelecimentos. Muitos estamebecimentos nao cobram nada, apenas um deposito em caso de dano. Eu mesmo estou com um vaso cheio de flores para comecar a fotografar daqui uns 20 minutos, enquanto isso tem gente reclamando pq nao pode fazer foto no Jardin botanico.

Fora esse caso artistico da fotografia, a foto (turistica) eh um mero registo do que se viu, onde esteve e lembrar como foi.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 06 de Maio de 2014, 14:48:58
Nao penso que seja algo relacionado a amadorismo ou profissionalismo. Afinal tem muitas pessoas que não são profissionais que tem DSLR e não levam nem mesmo para viagens, preferindo câmeras de bolso e celulares, mesmo gostando de fotografar.

A maneira que penso eh que se passa apenas de um registro, e não de um trabalho criativo/artístico. E pode ate ser que seja esse mesmo o motivo de proibirem (nao para todosos casos mas para alguns sim), para evitar que turistas tentem transformar o local em seu estúdio de arte. Como por exemplo o cara que fica instalado em um ponto (as vezes lugar de circulacao) por causa do melhor angulo, esperando um bom tempo ate que possa fazer a foto sem ninguem aparecer, e entao aparece fila e tumulto de pessoas querendo fazer "foto artística", e quando não, fazendo cara feia e ate mesmo pedindo para os demais turistas, que querem apenas passear, para sairem da frente (causando distração e incomodo aos demais), etc.

A maioria desses lugares não eh que seja proibido fazer fotos, desde que agende um dia so para isso, onde vc pode fotografar sem que ninguém te atrapalhe e sem que vc não atrapalhe ninguém, e pague uma taxa como seguro em caso de danos ou acidente. E eu posso garantir a vc que se quer realmente fazer fotos artísticas vale muito apena agendar um dia e pagar pelo seguro, pq assim vc tem ate segurança (local fechado) ou policia (local publico) protegendo a área para vc trabalhar empas.

Outra boa pratica eh alugar ou comprar aquilo que vc quer fotografar artisticamente, esculturas, flores, roupas, etc, muitos estabelecimentos. Muitos estabelecimentos não cobram nada, apenas um deposito em caso de dano. Eu mesmo estou com um vaso cheio de flores para começar a fotografar daqui uns 20 minutos, enquanto isso tem gente reclamando pq não pode fazer foto no Jardim botânico.

Fora esse caso artístico da fotografia, a foto (turística) eh um mero registo do que se viu, onde esteve e lembrar como foi.

Sobre o fato das pessoas quererem fazer uma foto artística em algum lugares proibidos ou publicos, entendo seu ponto de vista e concordo plenamente contigo.

O que me intrigou foi o que você comentou depois:
"E pq fazem tanta questão em fotografar com uma DSLR? Câmeras de celulares ou de bolso são mais do que o suficiente para essas fotos espontâneas."

Quando fulano vai na igreja xPto só pra tirar fotos, deixa de ser uma foto espontânea. Você escrevendo dessa maneira passa a impressão que o amador não precisa tirar fotografias com uma câmera Reflex, simplesmente porque não tem um compromisso profissional.

Se eu pudesse melhorar minhas fotos espontâneas que tiro no celular certamente eu melhoraria, sinto até um pouco de culpa por não ter comprado uma Mirrorless como a Fujifilm x100s em vez da minha DSLR Nikon 5200. Com certeza a Fuji iria me acompanhar muito mais por ai, inclusive para aquelas fotos espontâneas.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 07 de Maio de 2014, 02:42:32
O que me intrigou foi o que você comentou depois:
"E pq fazem tanta questão em fotografar com uma DSLR? Câmeras de celulares ou de bolso são mais do que o suficiente para essas fotos espontâneas."

Quando fulano vai na igreja xPto só pra tirar fotos, deixa de ser uma foto espontânea. Você escrevendo dessa maneira passa a impressão que o amador não precisa tirar fotografias com uma câmera Reflex, simplesmente porque não tem um compromisso profissional.

Mas o amador vai a igreja para fotografar ou para ver, precinciar, conhecer? A principio o turista esta indo para ver, conhecer, experienciar a presenca fisica, apreciar com os proprios olhos. A fotografia eh apenas um registro dizendo "eu estive aqui e vi isso aqui". Nao importa se o turista eh amador ou profissional.

Se o amador ou profissional quer ir somente para fotografar, nao importa quem vc seja, as instituicoes ja consideram outra atividade que ja nao eh mais turistica, ja nao eh um mero registro casual de seu passeio, mas sim um trabalho criativo, elaborado, pensado para outro fim que nao eh conhecer, experienciar a presenca fisica, apreciar com os proprios olhos. Por isso, nesse caso, a pessoa deve agendar uma data e pagar para que possa realizar tal trabalho sem que a pessoa nao atrapalhe ninguem e sem que ninguem atrapalhe a pessoa.

Temos que ver o ponto de vista da instituicao, que deve ter problemas diarios com centenas ou milhares de fotografos fazendo do local o seu estudio, principalmente quando estao em grupos. Entao estipulam regras se baseando no perfil de equipamento que tais pessoas costumam aparecer, e aplicam a regra generalizadamente para evitar argumentos do tipo "mas eu vi fulano fazendo".

Eu como turista, fotografo e ja tendo morado em diferentes cidades cheio de turistas posso afirmar com certeza que muitos (nao todos) fotografos amadores turistas com "camera grande", incorporam (muitas vezes sem perceber) o espirito do pseudo celebridade ou pseudo artista, achando que tem diretos a privilegios (entrar onde nao pode, atrapalhar os demais turistas, etc) com aquele are de "esta tudo bem, eu posso pq eu tenho uma camera grande com espelho dentro".

Acredite, instituicoes no mundo todo nao aplicariam essas regras se nao tivessem experienciado problemas com tal perfil de publico.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 07 de Maio de 2014, 09:45:05
Mas o amador vai a igreja para fotografar ou para ver, precinciar, conhecer? A principio o turista esta indo para ver, conhecer, experienciar a presenca fisica, apreciar com os proprios olhos. A fotografia eh apenas um registro dizendo "eu estive aqui e vi isso aqui". Nao importa se o turista eh amador ou profissional.

Se o amador ou profissional quer ir somente para fotografar, nao importa quem vc seja, as instituicoes ja consideram outra atividade que ja nao eh mais turistica, ja nao eh um mero registro casual de seu passeio, mas sim um trabalho criativo, elaborado, pensado para outro fim que nao eh conhecer, experienciar a presenca fisica, apreciar com os proprios olhos. Por isso, nesse caso, a pessoa deve agendar uma data e pagar para que possa realizar tal trabalho sem que a pessoa nao atrapalhe ninguem e sem que ninguem atrapalhe a pessoa.

Temos que ver o ponto de vista da instituicao, que deve ter problemas diarios com centenas ou milhares de fotografos fazendo do local o seu estudio, principalmente quando estao em grupos. Entao estipulam regras se baseando no perfil de equipamento que tais pessoas costumam aparecer, e aplicam a regra generalizadamente para evitar argumentos do tipo "mas eu vi fulano fazendo".

Eu como turista, fotografo e ja tendo morado em diferentes cidades cheio de turistas posso afirmar com certeza que muitos (nao todos) fotografos amadores turistas com "camera grande", incorporam (muitas vezes sem perceber) o espirito do pseudo celebridade ou pseudo artista, achando que tem diretos a privilegios (entrar onde nao pode, atrapalhar os demais turistas, etc) com aquele are de "esta tudo bem, eu posso pq eu tenho uma camera grande com espelho dentro".

Acredite, instituicoes no mundo todo nao aplicariam essas regras se nao tivessem experienciado problemas com tal perfil de publico.


Você tem toda a razão, como as instituições não sabem o perfil do fotografo com certeza vão se basear no equipamento. E com uma câmera daquele tamanho não vai adiantar muito eu falar que a foto vai pra minha coleção pessoal, junto com as fotos de tios, pais, primos e festinhas de família. E por essa e outras que geralmente o amador tem 2 câmeras, a discreta e o trambolho.

Ri no trecho  "esta tudo bem, eu posso pq eu tenho uma camera grande com espelho dentro" . Já presenciei fotógrafos bem irritados por conta que os outros turistas estavam atrapalhando... inclusive é muito comum ver isso por aí onde o turista tem que dar aquela volta por traz do fotografo só pra não passar na frente do "artista" e se passar na frente ele faz aquela cara feia, quando deveria ser ao contrario o fotografo esperar pacientemente pra tirar a foto que quer, afinal a paciência faz parte da fotografia.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 07 de Maio de 2014, 15:09:55

Você tem toda a razão, como as instituições não sabem o perfil do fotografo com certeza vão se basear no equipamento. E com uma câmera daquele tamanho não vai adiantar muito eu falar que a foto vai pra minha coleção pessoal, junto com as fotos de tios, pais, primos e festinhas de família. E por essa e outras que geralmente o amador tem 2 câmeras, a discreta e o trambolho.

Ri no trecho  "esta tudo bem, eu posso pq eu tenho uma camera grande com espelho dentro" . Já presenciei fotógrafos bem irritados por conta que os outros turistas estavam atrapalhando... inclusive é muito comum ver isso por aí onde o turista tem que dar aquela volta por traz do fotografo só pra não passar na frente do "artista" e se passar na frente ele faz aquela cara feia, quando deveria ser ao contrario o fotografo esperar pacientemente pra tirar a foto que quer, afinal a paciência faz parte da fotografia.

Eu lembro da minha mae, que sempre quando eu ia fazer fotos ela tinha mania de dar umja de seguranca e parar as pessoas para nao sairem nas minhas fotos... Confesso que era de uma tremenda ajuda, mas as vezes, ao terminar de fazer a foto eu olhava para tras e ela segurando uma multidao, uma vergonha muito forte saia de dentro e eu ficava agradecendo um por um pela paciencia...