Autor Tópico: Mais um lugar "proibido de fotografar"  (Lida 8165 vezes)

wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Online: 21 de Fevereiro de 2010, 23:21:42
Ah só para vcs saberem, não pode fotografar "com máquinas profissionais" dentro da igreja da Sé, queria saber quais são os reais parâmetros para um segurança identificar o que é uma máquina profissional ou mesmo se o fotógrafo que possui tal câmera é profissional ou não....penso que o indivíduo julga isso pelo tamanho da máquina...
Ah quando eu tiver minha Leica...


Abraços,
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 05:55:15
Putz... Serio?Ainda bem que já tenho fotos de lá rs...
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 09:02:31
No Zoológico de BH já fui barrado pq estava com um tripé. Na ocasião minha máquina era uma UZ. Tive que ir na administração do Zoo para assinar um termo que faria as fotos para uso pessoal. Até aí tudo certo. O problema é que enquanto eu fotografava com minha UZ e meu tripé mequetrefe sob os olhares dos seguranças, outras pessoas fotografavam ao lado com DSLRs e lentes zoom numa boa. Ou seja, para eles, o simples fato de eu levar tripé significa que irei vender minhas fotos.

 :shock:
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2010, 09:04:36 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 13:38:02
É, ocorre uma "mágica" quando vc esta de DSRL... fazendo com que apareça segurança do nada, seja onde vc estiver.
Já fui barrado no shopping em campinas, por esta tirando fotos com uma "máquina profissional"...
Peguei meu Nokia e continuei a tirar fotos... ninguém reclamou.

Gostaria de entender este fenômeno...rs
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


_NaNDO

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 321
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 13:51:34
Isso é uma coisa engraçada. Na solenidade de colação de grau da minha faculdade estava no convite que os convidados não poderiam levar câmeras profissionais e com flashs externos. Beleza, visto isso minha família levou a minha compacta Sony H3. Chegando lá os caras não ficaram olhando direto para a câmera! Acho que eles acharam que ela era uma "profissonal"  :hysterical: Mas no final tudo deu certo, depois que eles viram o pessoal com Sony H20, Canon SX20IS, etc a minha virou uma compacta novamente  :doh:

Agora esse negócio de não poder tirar fotos dentro da Igreja é bizarro :shock: Imagina se você só tem uma DSLR, como que fica?  >:(
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2010, 13:52:30 por _NaNDO »


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 14:21:57
O pior de tudo é que estas situações estam se tornando cada vez mais frequentes. Você vai aqui e não pode, vai lá e também não pode, ali então nem pensar, rsssss.

Daqui a pouco não vai dar nem pra andar com nossas cameras na rua se não tivermos licença ou algo assim. Pode parecer exagero mas as coisas envez de melhorarem para o nosso lado só pioram. :snack:

E isso porque a profissão de fotografo não é reconhecida imagina se fosse :shock: 
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 14:40:36
Acho que a onda da web 2.0 está ajudando a surgir estas restrinções.
Pois hoje, youtube, twitter, orkut, face book & CIA... hoje em dia qualquer um publica fotos e videos por ae.
Dependendo do conteúdo da foto é complicado mesmo pois o estrago é muito grande devido a quantidade de acessos que irá ter nestas ferramentas real time.

Já existem estatísticas calculando o risco da web 2.0 para as corporações.

Culpa da futilidade destas ferramentas... e claro, do usuário, que posta informações indevidas.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2010, 14:41:57 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


amandasilva

  • Trade Count: (15)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 21:34:46
Isso que acontece hoje em dia é uma verdadeira palhaçada, existem varios lugares, como museus, igrejas entre outras que não deixam entrar com cameras grandes, rsrs, digo profissionais.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 12:08:54
Mas ai é tudo uma questão de critério... da instituição e dos seguranças. Pois uma coisa é um de nós e tirar fotos pra si, e outra é um fotógrafo fazer fotos no lugar e depois vender as imagens, sem dar um tostão à instituição (um porém, eu não concordo com isso - dar dindin pra determinado lugar pois eu fotografei lá - mas entendo que isso possa ser um argumento que a instituição ache válido).

Por exemplo, "no papel" não pode fotografar dentro do metrô de SP, com qualquer tipo de camera. Pra fazer foto "oficialmente" só com autorização e se for pra fins comerciais tem que soltar uma grana pra eles e não é pouco.

De qualquer forma eu acho um saco isso, esses dias eu fui na Cinemateca lá na Vila Mariana e não me deixaram fotografar nem no jardim.... "só com autorização"...

O negócio é usar cameras EVIL... pelo menos onde não puder usar DSLR essas cameras seriam uma solução...


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 15:34:14
O fenômeno mundial en questão é o:

Quanto mais liberdade, menos liberdade.

E não se enganem, vai piorar ainda mais.
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 15:36:04
Lei 9.610/98 - Lei do Direito Autoral de 19 de fevereiro de 1998
Art. 48.
As obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

Constituição Federal
Art. 5º
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
IX é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 18:15:55
Pois é, uma vez um guarda-parque tentou se meter a besta comigo no Parque Estadual do Ibitipoca (MG) com a mesma ladainha.

Eu simplesmente ignorei e continuei a fotografar, e ele veio me abordar. Aí eu disse, ok, pode apreender o equipamento, mas vou querer um recibo de tudo e uma notificação por escrito, assinada pelo diretor do parque do porque da apreensão, já que um Parque Estadual é de propriedade da União e caracteriza bem público e qualquer alegação em contrário é inconstitucional. Se você apreender, pode ter certeza que vou processar você, ao diretor, ao IEF e ao Estado de MG e por isso na imprensa. Os cretinos amarelaram na hora e tiraram o c* da reta.


Leonardo Mota

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 18:57:29
Em Nova York entrei em todas as igrejas que encontrava no caminho e saia fotografando, não fui abordado nenhuma vez, agora, existe mesmo embasamento legal para nos proibir de fotografar dentro de igrejas?
Leonardo Mota


arievilo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2010, 22:10:41
maneiro a citação da lei aí acima é questão de imprimir e levar para onde for a partir de agora.


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Março de 2010, 23:37:36
Eu já fui proíbido de fotografar o interior de igrejas no centro histórico de Paraty... mesmo com uma compacta
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"