Autor Tópico: Lentes "para viagem"  (Lida 3401 vezes)

patriciabr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Online: 22 de Fevereiro de 2010, 20:44:32
Oi pessoal,
Sou nova no fórum e tenho lido muuuitos tópicos, mas como ainda nao encontrei minha resposta, decidi criar esse tópico.

Estou indo pros EUA essa semana e decidi comprar uma camera SLR. Não tenho a menor pretensao de me tornar fotógrafa, quero só entrar para o grupo de pessoas cujo hobby é a fotografia. Meu objetivo principal são as minhas viagens - Quero que o registro das minhas viagens fique, digamos, mais bonito. Claro que também pretendo usar a máquina para registrar festas da minha família, ou eventualmente fazer algumas fotos pra amigos, mas nada profissional; (também) por isso, não quero investir um mar de dinheiro no equipamento.

Eu tinha visto no bestbuy um "Package Deals" da Nikon com a D3000, as lentes 18-55mm e a 55-200 e o case por U$629 + taxes. Eu até prefiro Canon, mas né?! Por esse precinho fiquei radiante. O problema é que esse kit não está mais disponível e agora minha situação ficou complicada.

Todos os "Package Deals" da Canon ou Nikon disponíveis no momento com essa lente 18-55mm estão em torno de U$700 e esse é o valor que pretendo gastar no total, já com protetor de lente, memorycard, case e talvez polarizador. Vou falar em valores claramente porque pra mim eles só dizem se posso pagar ou não.

Por isso, se o kit anterior não voltar a ser disponibilizado e eu não conseguir negociar a lente em questão, tenho duas opções:

Canon - EOS Digital Rebel XS + case = $519.98

OU

Canon - EOS Digital Rebel XS + Lente Canon 75-300mm f/4-5.6 + case = $629.97


Eu sei que a lente 75-300mm f/4-5.6 sai bem barata nesse kit, mas ela vale a pena? Não é grande demais, complicada demais, pesada demais? O que vocês acham? Fico só com a lente 18-55mm f/3.5-5.6 ou invisto na 75-300mm f/4-5.6 também?


Obrigada desde já e mil perdões pela minha incapacidade de escrever o que quero em poucas linhas! hehe  :D










dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 21:01:15
Patricia,

Só invista na lente 75-300 se você pretender fotografar pássaros ou esportes, ou qualquer assunto "longe" de você. Para paisagens, retratos amadores, e situações cotidianas a 18-55 dará conta do recado, não é uma ótima lente mas te dará resultados satisfatórios.

Se você quiser gastar bem pouco e ter retratos de família com ótima qualidade invista na compra de uma Canon 50mm 1.8 USM, essa lente é super barata e tem ótica ótima, é frágil mas para o uso cotidiano não tem problema.

Abraço.


patriciabr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 12:49:00
Oi Plínio, obrigada pela ajuda!

Com a lente básica do kit eu consigo algum zoom? Não vou sentir falta será?

Outra coisa, onde que eu consigo essa lente 50mm que você falou? Não encontro em site nenhum..

 


patriciabr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 13:11:13
Outra coisa, meu pai há uns 15 anos comprou uma lente que nunca aprendeu a usar.. (tanto que ainda tá na caixinha e tudo) será que eu consigo usar na minha câmera?

Seguem as fotos abaixo:




Obrigada!


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 13:22:16
Essa "lente" parece mesmo é um filtro grande angular, daqueles que vai rosqueado na frente da camera como um filtro UV. para utilizar precisa ver a medida da rosca se é compativel com sua lente...e não é aconselhavel, prejudica o foco e nitidez das imagens


patriciabr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 13:36:06
Brocatto, mas na caixinha mostra a diferença entre uma foto feita com e sem essa "lente" e pelo que parece ela é panorâmica, num papel dentro da caixinha diz que aumenta o anglo que a maquina captura. Isso é lente ou filtro que faz?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 18:07:29
Patricia, também me parece que é um filtro GA para ser acoplado à lente. Eu não teria muitas esperanças, normalmente estes filtros GA não tem boa qualidade e geram vinheta e distorções.

Quanto à camera, se o teu intuito é fotografar pessoas e paisagens, a 18-55mm do kit dará conta do recado, pelo menos por enquanto. Esqueça a tele por enquanto, acredito que vc fará pouco uso dela. Se vc realmente quiser uma tele depois, economize um pouco e compre uma 55-250IS que é apenas um pouco mais cara mas melhor que a 75-300 ou uma 70-300IS.

A 50mm f/1.8 é uma lente bem bacana, mas para extrair o potencial vc deve ter algum conhecimento de técnica fotográfica. É uma lente clara, de abertura grande, que permite desfoques profundos e é ótima para retratos onde se quer isolar o primeiro plano do fundo. Faça uma busca no Flickr para ver os tipos de foto que essa lente permite. Mas lembre-se, é uma lente fixa (não tem zoom) e necessita de algum conhecimento para poder ser explorada na sua totalidade.

http://www.flickr.com/search/?q=EF%2050mm%20f/1.8&w=all

Abçs e boa compra !!

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 09:14:54
Patrícia,

Link para a 50mm 1.8 na BH Phto & Vídeo
http://www.bhphotovideo.com/c/product/12142-USA/Canon_2514A002_Normal_EF_50mm_f_1_8.html

A 18-55mm não vai mesmo te dar um zoom muito significativo mas considero suficiente.

Para exemplificar, eu tenho a 18-55mm, a 50mm e a 75-300mm. Uso mais a 18-55, pela versatilidade, a 50mm quando tenho mais tempo para dedicar ao ensaio e em situações de pouca luz, pela lente ser clara, e a 75-300mm eu só uso quado quero fotografar pássaros e usei uma vez para fotografar uma peça teatral. Dos 4000 mil clicks da minha câmera nem 500 foram com a 75-300mm.

Link para várias fotos feitas com a 50mm
http://www.pixel-peeper.com/lenses/?lens=16

Abraço.


Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 11:51:17
Brocatto, mas na caixinha mostra a diferença entre uma foto feita com e sem essa "lente" e pelo que parece ela é panorâmica, num papel dentro da caixinha diz que aumenta o anglo que a maquina captura. Isso é lente ou filtro que faz?
Patricia, para cameras DSLR as lentes que fazem esse papel são as GA 10-20mm 12-24mm 11-16mm, essa "lente que vc tem é como um filtro pois é acoplada a outra lente dando o efeito de GA, mas como o AlexandreS comentou,normalmente estes filtros GA não tem boa qualidade e geram vinheta e distorções. Se quiser fotos em GA recomendo uma lente 10-20 da sigma ou ate mesmo usar a 18-55 na posição 18mm


Azuma

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 12:39:12
Para que vem de compacta e não tem noção de distância focal de 35mm veja o link para ter uma ideia de aproximação.

http://www.usa.canon.com/app/html/EFLenses101/focal_length.html

5D | EX 12-24 | EF 17-40 f/4L | EF 28-70 f/2.8L | EF 24-105 f/4L | EF 70-200 f/4L IS | EF 15 f/2.8 | EF 50 f/1.4 | EF 85 f/1.2L II | EF 100 f/2.8 | EF 135 f/2L | EX 50-500


patriciabr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 19:12:04
Que droga... eu achando que tinha um tesouro em casa naquela caixinha! :/

Mas nossa, adorei as fotos com a 50mm.. acho que é bem isso que eu procuro. E o precinho, né?! Que felicidade! Eu vi que tem na BHphoto, mas eles só tem loja física em NY, né? E o frete acaba saindo mais caro que a própria lente. Nos sites desses bestbuy da vida não tem, mas eu vou procurar quando estiver lá! Quanto a mínima noção que precisa ter pra aproveitar a lente, quando eu voltar vou fazer um curso de fotografia.. até porque não adianta ter uma DSLR e só saber apertar o botão de bater foto, né?! Que como vocês devem ter notado, é só o que eu sei fazer por enquanto! 

Obrigada pela ajuda de todos.. acho que vocês nem sabem o quanto esclareceram as coisas pra mim! :)


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 19:53:52
Patrícia, no Brasil você encontra a 50mm 1.8 por 320 reais, pesquisando até acha por menos.
http://www.photonews.com.br/vt/product_info.php?cPath=88_47&products_id=131

Continua bem barata. rs

Abraço.