Autor Tópico: Curiosidade: Por que poucas pessoas daqui exibem seus trabalhos?  (Lida 11797 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 14:20:28
Oi Guto,

nossa, é muita coisa de uma vez só! Eu dei uma olhada rápida e posso dizer que gostei do que vi, especialmente das cores saturadas. No seu Flickr dá para sentir facilmente a sua evolução.

As fotos do Pico da Bandeira estão muito boas. Gostei especialmente da "Só o cume interessa". A silhueta leva você a se colocar no lugar do fotografado, a posição das nuvens dá uma sensação de vento, dando idéia do que o homem enfrentou para chegar ali. E as cores saturadas do céu, a posição acima das nuvens, a composição com o homem mais à esquerda, parecendo caminhar contra o vento, se você ainda não fez uma ampliação dessa foto, olha, faz logo. É uma daquelas imagens que faz a gente viajar. E só falta a neve no chão para eu dizer que esta foto se encaixa perfeitamente num livro que eu tenho da National Geographic sobre o Everest/1996.

Abraço,

José Azevedo
Olá, José Azevedo. Obrigado por olhar minhas fotos. Essa foto do pico é uma das minha preferidas. Só lamento ter feito essa foto com uma UZ. Se tivesse fotografado em RAW poderia ter recuperado alguns estouros de altas luzes mas fiz o que pude. Fotometrei nas nuvens deixando a silhueta do meu amigo e depois no tratamento tentei recuperar algumas áreas mais escuras. No final achei que ficou bonita. Tenho recebido algumas críticas em relação aos meus tratamentos e de uma certa maneira até concordo. Na verdade fico experimentando coisas para chegar num nível que busco para minhas fotografias (e que ainda não alcancei). Não fico satisfeito com as tonalidades que essas máquinas digitais entregam. Estou sempre buscando algo melhor. Às vezes a gente erra o ponto...rs.
No aspecto compositivo, acho que minhas fotos são bem resolvidas (a maioria delas). Esse é um fator que sempre me interessou e que procurei me aprofundar. Acho que hoje já tenho um olhar mais treinado e consigo retratar assuntos de uma maneira interessante. Mas é isso aí! Estamos sempre em evolução.
Mais uma vez obrigado.

Obs: Visitei teu flickr e pude constatar duas coisas bem evidentes. Seu gosto pelo retrato de pessoas e seu gosto também por fotografia analógica. Dois aspectos interessantes...hehehehe. A fotografia de pessoas é um assunto que me instiga muito e que estou tentando aprender. Fotos com o do Steve MacCurry são minha referência nesse tema, tanto pela capacidade de retratar gente como também pelo aspecto técnico das fotografias dele (tonalidades, cores e etc). Nunca usei um filme positivo nas minhas câmeras analógicas mas sou muito afim de usar. Pena que está tão caro comprar e mandar revelar um cromo hoje em dia. A fidelidade de cores e tonalidades para retratos de pessoas é algo importante (tons de pele, olhos, cabelos e etc). Acho que o cromo casa muito bem com retratos de pessoas.

Abraços! :ok:
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2010, 14:27:20 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 21:53:57
Eu nem ía comentar, mas enfim, eu tb acho que não é possível que as pessoas estejam num fórum de fotografia e não tenham 20 fotos pra colocar num flickr. Em 10 minutos faz isso.

Por outro lado eu concordo com o pessoal que disse que não dá pra associar a qualidade da produção à qualidade da crítica de um mesmo sujeito. Tem vários caras que eu curto muito as coisas que eles escrevem aí pelos fóruns, transformaram a minha cabeça, mas não têm uma produção que se destaque. Outros são excelente fotógrafos, com uma produção diferenciada e particular, e são verdadeiros boçais.

Mas sendo bastante sincero, seria interessantíssimo todos terem link na assinatura por conta de dois motivos:

O primeiro é entender o que o cara gosta de fazer. Isso é importante pra entender o ambiente, o arcabouço de onde está vindo a crítica. Isso aqui não é necessariamente ligado a qualidade da produção do sujeito. É entender o que ele quer, independente de estar conseguindo ou não.

O segundo, esse sim, é a qualidade da produção. Porque nem toda interação no fórum é crítica. Aliás, tem fóruns onde a crítica é bem mais exercitada, a coisa aqui nesse anda muito mais na base do "pergunta, responde" e daí as conversas se desenvolvem. Nessas horas sempre rolam umas discussões de técnica, ou conceituais, e aí sim, nessa hora, é bom poder avaliar a qualidade da produção, e aí o "perguntante" pode seguir a dica de quem ele se identificar com o trabalho.

Sabe por que eu tô falando isso? É que eu vejo aqui muito iniciante perguntando coisa, e nego respondendo cada "M...", que é um negócio de assustar. E é obvio que não dá pra ficar desdizendo todo mundo, então muitas vezes, pela indisposição de quem sabe do que está falando em arrumar um bafafá na internet, fica lá a resposta ensinando a fazer errado.

Nesse ponto, o das dicas, poder avaliar a qualidade da produção de quem está dando a dica é crucial.



EDIT: Entrem aí no meu link na assinatura. :D

Oi Thiago,

cara, na boa, não tenho a menor intenção de virar juiz do trabalho dos outros. Se você ficou com essa impressão, não leve a mal, mas é um equívoco.

A minha idéia é só cutucar a galera pra eles colocarem links dos seus trabalhos pra gente ver e curtir e, quando achar necessidade, passar uma dica, trocar experiência e conhecimento. E pelas mesmas razões que você falou, também. Só, ponto.

Eu acho que está funcionando, vi muita gente animada com isso. Realmente, aqui nesse forum as pessoas precisavam de um empurrão assim. Como você falou, acho que estava tudo muito só "pergunta e resposta", muito teoria. Muitas vezes você ver o trabalho de alguém ajuda a entender o que ele está falando.

E ainda bem que eu dei esse cutucão, senão você não colocaria o seu site e eu ia ficar sem curtir tanto o jeito que conta as coisas escrevendo quanto fotografando. Cara achei 10, original mesmo. O site, o movimento das coisas conforme os clicks, as histórias. Os retratos são ótimos. Parabéns, você tem estilo! Você estuda o que?

Pessoal, quem não viu vale muito a pena.

Abraços,

José Azevedo


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 23:46:54
Cara achei 10, original mesmo. O site, o movimento das coisas conforme os clicks, as histórias. Os retratos são ótimos. Parabéns, você tem estilo! Você estuda o que?

Pessoal, quem não viu vale muito a pena.

Abraços,

José Azevedo

Que isso, José! Obrigado! Fico lisonjeado mesmo!  :ok:

Então, eu fiz dois anos de publicidade na ESPM, aí larguei e fui fazer Desenho Industrial na PUC, fiz dois anos, aí transferi pra Economia, tb fiz dois anos mas Economia eu repeti umas matérias, então eu parei alí pelo terceiro período. :D Tudo aqui no Rio.

Quando eu fui fazer Economia eu já tava morando sozinho, tinha o meu escritório de Design com um pessoal, aí realmente não deu pra eu terminar, mas é um curso que eu gostaria de ter terminado. Mas precisa realmente de dedicação exclusiva, meus amigos que estão perto de se formar agora passam 12, 14 horas na faculdade. As outras duas eu larguei porque eu achei que não ía mais acrescentar nada mesmo, já estava trabalhando, acabava que eu levava na flauta e era um aluno bem medíocre, não me dedicava.

Hj em dia eu sou aluno do Fernando Cocchiarale e da Anna Bella Geiger, e tb faço uns cursos de História da Arte e mês que vem vou entrar no Muay-Thay. Tá muito mais maneiro que faculdade! :D

Foi bom vc perguntar isso de estudo que eu vou botar lá no site, que todo mundo pergunta isso.

Abraço! :)
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #18 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 00:25:31
Olá, José Azevedo. Obrigado por olhar minhas fotos.
Citar

É sempre um prazer. De vez em quando vou dar uma olhada no seu Fickr e comento lá direto, tá? Acho que é legal a gente criar o hábito de olhar o Flickr dos outros pois tem um corpo de trabalhos maior, dá pra entender a linguagem do autor.

Citar
Não fico satisfeito com as tonalidades que essas máquinas digitais entregam. Estou sempre buscando algo melhor. Às vezes a gente erra o ponto...rs.
Citar

Use cromos  :D  Digital é outra mídia, leva um tempo até a gente se adaptar e tirar o melhor das cores dela. Em compensaçnao, tem cores que só o digital dá. Tudo tem seu lado positivo e negativo. Mas eu prefiro filme, uso há décadas, me entendo com ele, gosto das cores. Pena que ficou mais comlpicado do que há uns 5 anos, mas isso não desanima. E me obriga a pensar mais antes de clicar. Isso evita desperdícios e, de certa forma, até ajuda a melhorar as imagens. Nada como o custo pra fazer a gente valorizar as coisas, hehehe.

Citar
No aspecto compositivo, acho que minhas fotos são bem resolvidas (a maioria delas). Esse é um fator que sempre me interessou e que procurei me aprofundar. Acho que hoje já tenho um olhar mais treinado e consigo retratar assuntos de uma maneira interessante. Mas é isso aí! Estamos sempre em evolução.
Citar

Sem dúvida, a evolução é visível no seu Flickr. Parabéns. Eu acho legal a gente se preocupar em fazer melhor para nós mesmos. É mais sólido, a gente fuça, vai atrás e quando consegue o que queria, assimila muito mais esse conhecimento. Palavra de autodidata. Quando visitar seu Flickr com calma eu comento melhor umas outras imagens que gostei.

Citar
Seu gosto pelo retrato de pessoas e seu gosto também por fotografia analógica.
Citar

Yessss! Vou acabar colocando umas fotos das minhas câmeras, não tem jeito... Aliás, da Rolleiflex já tem.

Citar
Fotos como do Steve MacCurry são minha referência nesse tema, tanto pela capacidade de retratar gente como também pelo aspecto técnico das fotografias dele (tonalidades, cores e etc).
Citar

Aí é covardia. Fantástico. Conheçam mais aqui: http://www.stevemccurry.com/main.php Bookmark obrigatório.

Citar
Nunca usei um filme positivo nas minhas câmeras analógicas mas sou muito afim de usar.
Citar

Eu sugiro o Fuji Provia. Fotografe com menos 1/2 ponto ou menos 1 ponto. Você terá cores saturadas e pretos densos, contraste forte, é o meu filme predileto. Tenho uns Velvia 50, mas ainda não tive coragem de usá-los, já que são artigos raros por aqui. Estão no congelador. Dia desses estréio um deles com estilo na minha Rolleiflex.

Valeu, Guto. Gostei da abertura, vamos trocando idéias.

Abraços,

José Azevedo

PS - como vocês podem ver, códigos HTML & Co. não são o meu forte  :assobi:  Já está tarde, vamos dormir...
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 00:31:04 por joseazevedo »


Leonardo Mota

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 00:50:33
José Azevedo,

Vou dizer o porque eu não posto mais fotos minhas, se eu não me engano postei fotos minhas apenas 2 vezes, uma panorâmica, apenas a título de curiosidade de como montar e qual o resultado e outra que fiz noturna no parque do ibirapuera, essa última me decepcionou muito, foram mais de 180 visitas e nenhum comentário, não entendi bem o porquê, mas o fato é que nem uma crítica ou mesmo um elogio recebi pelas 9 fotos que postei, desde então, não costuma passar pela minha cabeça colocar fotos para receber críticas, talvez porque sejam poucos que critiquem, quando estes poucos conseguem fazê-lo.

Abs,
Leonardo Mota


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #20 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 01:26:02
José Azevedo,

Vou dizer o porque eu não posto mais fotos minhas, se eu não me engano postei fotos minhas apenas 2 vezes, uma panorâmica, apenas a título de curiosidade de como montar e qual o resultado e outra que fiz noturna no parque do ibirapuera, essa última me decepcionou muito, foram mais de 180 visitas e nenhum comentário, não entendi bem o porquê, mas o fato é que nem uma crítica ou mesmo um elogio recebi pelas 9 fotos que postei, desde então, não costuma passar pela minha cabeça colocar fotos para receber críticas, talvez porque sejam poucos que critiquem, quando estes poucos conseguem fazê-lo.

Abs,

Oi Leonardo,

isso é um fato, mas se você teve 180 visitas acho que ela chamou atenção, não? Suas razões são perfeitamente compreensíveis, mercem o meu respeito. Realmente é frustrante, decepcionante, você não ter retorno para algo que espera um mínimo. Mas veja, isso é muito mais reflexo da loucura em que vivemos do que problema com as suas fotos.

Infelizmente hoje em dia a gente não tem muito tempo nem de retornar ligação da mãe, né. Imagine ficar analisando e comentando fotos de gente que a gente nem conhece.

Quando eu comecei a colocar imagens no Usefilm o pessoal comentava e criticava mais. Com o tempo, o número de comentários (geral, eles disponibilizam os dados abaixo das fotos) foi caindo mas o de views aumentou. E isso foi um fenômeno meio geral, tanto que os administradores criaram setores específicos para que se criticassem as fotos, houve uma cobrança geral por maior participação.

Eu acho que isso se deve ao fato de todo mundo estar fazendo tudo ao mesmo tempo agora e não sobrar um tempinho nesse tempo, para se parar um pouco. Pode observar que eu geralmente só apareço aqui pela madruga. Se nem a gente fizer esse esforço, a coisa morre mesmo.

Como eu já disse, suas razões são legítimas e merecem todo o respeito. Mas apesar dessa primeira experência frustrante, não deixe a porta fechada. E sempre que vir uma foto que lhe agrada, deixe um comentariozinho.

Abraço,

José Eduardo
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 01:38:11 por joseazevedo »


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #21 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 01:45:59
Oi José Azevedo,

     Sinto o mesmo que o Leonardo Mota. A diferença é que continuo insistindo. Estou estudando fotografia assiduamente. Encontrei esse fórum em set/2008 e desde essa época, acesso diariamente. Vejo cada post. Hoje já me sinto à vontade até para opinar. Continuo postando mesmo tendo pouco retorno. Veja alguns exemplos:

Tucano de bico verde: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=40983.msg384894#msg384894  -  2 comments

Kitesurf em Perobas: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=38598.msg362753#msg362753  -  3 comments

Por-do-sol no Potengi: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=34339.msg320977#msg320977  -  3 comments

Flamboiã de Jardim: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=34602.msg323125#msg323125  -  4 comments

Tá olhando prá mim?
: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32491.msg306722#msg306722  -  2 comments

A lua – Uma tentativa: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31874.msg301350#msg301350  -  3 comments

Sai da Frente, vou decolar…: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29715.msg282050#msg282050  - 4 comments

     E muitos outros mais. Não listei meus posts com 5 comments ou mais. Continuo estudando, continuo postando. Mas não dou mais o mesmo valor que dava antes. Acho que nem sempre os comments ou a falta deles espelha a realidade do meu desenvolvimento. Hoje, freqüento outros fóruns, também. Tudo isso pela falta de atenção que verifico por aqui. Mas não me chateio, não. Ninguém é obrigado a comentar nada.  Só lamento, pois se houvesse mais atenção, acredito que meu desenvolvimento seria maior pois sei que aqui tem muita gente competente e com muito conhecimento.

[]’s

Almeida Neto
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 01:47:35 por almeida.neto »
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #22 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 11:13:54
Aqui pelo fórum eu postei um artigo sobre foto de casamento, no meu caso quando comprei camera digital já estava fotografando pouco pra mim mesmo, daí meu mostruário ser de fotos em filme, o que não dá pra postar. Na época ainda mandei escanear uns negativos mas fiquei decepcionado com a qualidade das empresas aqui de Fortaleza, o resultado era fraco demais. De lá pra cá fiz casamentos em digital só como freelancer,o que complica pra poder postar fotos que foram feitas pra outro profissional. Como de fato só fotografo hoje em dia informalmente sem me preocupar com detalhes, coloco alguma coisa só no orkut. Penso em comprar uma superzoom como a FZ35 ou a nova Fuji HS10 porque com a Fuji S9500 que eu tive fiz algumas fotos que considero "legais", apesar da camera ter muitos limites em relação a qualidade.

Deixando de lado os conceitos técnicos da fotografia que precisam ser obedecidos, um detalhe que vejo quando analisam fotos é que tem ótimas fotos que muitos acham fracas e fotos "sem pé nem cabeça" ou fracas, feias mesmo que o povo acha linda, "cabeça". É como filme europeu, tem muitos que são uma porcaria sem sentido mas como tem gente tida como "expert" que adora aí um monte de gente diz que gosta só pra não passar por um suposto "alienado cultural", eu prefiro filmes americanos independente de muitos acharem de cultura pobre, e fotos que eu ache bonitas e só... o que importa é o que eu acho, a minha análise, já que a foto é pra meu deleite pessoal..., a opinião do outro não é necessária nem vai influenciar o que sinto ao apreciar a foto, já profissionalmente o que importa é deixar o cliente feliz. Agora, quando você quer aprender ou sente necessidade de ter seu trabalho avaliado por diversos aspectos por pessoas mais experientes e  por n motivos pessoais, aí tudo bem, mostra as fotos e pede opinião, simples assim.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #23 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 11:37:32
Lembrei outro detalhe com relação ao que se falou sobre "é mais fácil falar que fazer", de fato postei isso no artigo que escrevi mas analisemos a coisa dos seguintes pontos:

existem no meio acadêmico excelentes profissionais que sabem tudo, muito mesmo, mas são professores medíocres, fracos, que simplesmente não sabem ensinar!

nas artes existem algumas regras básicas mas de fato o gostar, o sentir-se bem, o apreciar uma foto, uma pintura ou uma música é muito subjetivo. Tem gosto pra tudo neste mundo, veja só as pessoas, tem gente que ama gente que você acha pessoalmente uma aberração da natureza, mas é assim, o ser humano é assim. Quem chamar para si a responsabilidade de saber analisar uma foto com certeza vai aplaudir fotos ruins e apedrejar fotos boas, simplesmente porque subjetivamente a pessoa não gostou, isso é fato. Veja a crítica de cinema que aplaude porcaria e despreza filmes maravilhosos. Veja pintores e compositores clássicos que passarm necessidade financeira em sua época e hoje suas obras valem milhões. Isto é o ser humano.

quem precisa agradar a uma agência ou a um editor pra divulgar seu trabalho vai precisar aprender o que esse povo especificamente gosta, você vai estar tentando agradar um cliente descobrindo o que aquele editor acha ser bom, mesmo que outras zilhões de pessoas, incluindo você discorde. Essa é a cruz de quem vive da fotografia, a necessidade de agradar o outro acima de si próprio, seja ele um editor ou uma cliente de festinha infantil, se não for assim falta pão, e como dizia meu bisavô "casa que falta pão reina a desunião", agrademos pois o patrão!
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #24 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 16:31:14
...continuando (a correria do dia me impede de escrever tudo de uma vez... :D

Voltando pra pergunta do tópico, eu de fato não sei pq o povo posta quase nada, talvez medo de crítica e de ter o ego ferido, sei lá. Ás vezes um comentário infeliz mexe com a pessoa, principalmente se ela estiver com a auto-estima baixa, daí ela entra no casco como uma tartaruga, sei lá.

Logo quando iniciamos vamos "com muita sede ao pote"... fotografamos tudo e todos. Vejo quem tá nesta fase postar muito também, mas acho que depois a coisa esfria, as fotos que ela achava a princípio maravilhosas ela percebe depois que são  pobres e perde a empolgação, quando deveria se aperfeiçoar.

Eu atualmente, como disse fotografo quase nada e tenho que cuidar pra não pegar fungo na lente. Antes saía mais com a camera mas a onda de assaltos e a falta de tempo atrapalham um pouco.  Desde o ano passado que penso em comprar e ter sempre a mão uma compacta de boa qualidade e com zoom grande como a Panasonic FZ35 ou a ZS7. Falta a grana aliviar. Andava sempre com a minha LZ8 mas passei pra minha filha e a A400 pro meu filho; a Alpha 100 chama muito a atenção. No estilo de foto de rua com flagrantes o zoom maior é útil.

Nas férias pensei em ampliar as fotos do orkut com fotos mais diversão e menos do trivial, mas ao ver "a ruma" de DVDs que eu tinha que "peneirar" desisti, mas vou conseguir e talvez atualizar meu multiply que não mexo tem uns três anos. Até pq a mídia pode estragar, como umas já estragaram mesmo guardadas, daí quero regravar tudo em mídias novas. Na escala de prioridades a foto tá meio por baixo...Aqui em Fortaleza já perdi um monte de passeio fotográfico por falta de tempo, mas uma sáida dessas é boa pra fotografar e ver as fotos da turma depois. Como dizia um artigo em uma revista: "Tá estressado? Vá fotografar!"

É bom cutucar o povo pra mostrar as fotos, perder a timidez, só não podemos "dar churrasco a um bebê que só suporta papinha",ou seja, analisar e ensinar sem magoar, porque ô bicho sensível e esquisito é o ser humano.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 21:48:25
Oi Thiago,

dei uma olhada - rápida, infelizmente - no seu Flickr e, você não parece tão iniciante na fotografia assim, hehehe. Tem umas imagens interessantes. Gostei do canyon da divisa SP/PR. E já deu pra sentir uma evolução nas de gente também. Passe o seu Flickr para a sua assinatura, assim fica mais fácil de acompanhar o seu trabalho, ok?

Abraço,
José Azevedo
Olá José Azevedo.

Sinto-me lisonjeado em ler suas palavras, pois sou muito pequenino no ramo de fotografia e espero crescer a cada dia com a opinião de pessoas como você que sabe o que fala pois tem no hall para isso.
Espero sim que pessoas como você ajudem pessoas como eu que tem sede de conhecimento.
Mais uma vez agradeço e espero que continue avaliando e acompanhando minha evolução.

abraços
Thiago Oliveira Silva


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 22:26:21
Tem muita foto na rede. Talvez devesse ter menos. No fim vira tudo uma geléia geral enjoativa, um trilhão de pores do sol, duzentos milhões de olhos de mosca nos olhando, quatrocentos milhões de splashs, e por aí vai, sem com isso querer diminuir esses tipos de fotografia, que por vezes resultam em fotos ótimas, mas apenas dizendo haver um excesso de tudo.

De minha parte, já mostrei tantas fotos aqui que quem acompanha este fórum há mais tempo conhece perfeitamente que tipo de coisa faço. Mas hoje não tenho mais tanta vontade de mostrar, pois prefiro entender que, diante desse escesso de tudo, menos é mais.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #27 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 08:32:38
Ivan, é isso mesmo.

Está excessivo. Não quero mais contribuir com o óbvio.


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 10:19:04
Concordo com o Ivan, porém acho que existem muitas pessoas novas que estão começando no mundo da fotografia e que não tem o mesmo nível de conhecimento e acabam fazendo fotos "óbvias" porém para essas pessoas as fotos não são tão "óbvias" assim.

Até onde eu sei este é um fórum para profissionais e amadores então sempre teremos fotos de por do sol, splashs como nosso colega Ivan mesmo citou, porém para pessoas que tiraram tais fotos talvez se sentiram realizadas e felizes com o momento, pois eu vejo a fotografia como algo prazeroso e não apenas um trabalho.

Peço desculpas pelo meu desabafo mas acho que todos estão aqui para aprender sejam como fotos de por do sol ou mesmo fotos de bobeira do cotidiano.

Espero que se um dia todos possam participar sim dando opiniões e ajudando os que estão começando e com sede de conhecimento como eu.

Abraços


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 10:52:21
Concordo com o Ivan, porém acho que existem muitas pessoas novas que estão começando no mundo da fotografia e que não tem o mesmo nível de conhecimento e acabam fazendo fotos "óbvias" porém para essas pessoas as fotos não são tão "óbvias" assim.

Até onde eu sei este é um fórum para profissionais e amadores então sempre teremos fotos de por do sol, splashs como nosso colega Ivan mesmo citou, porém para pessoas que tiraram tais fotos talvez se sentiram realizadas e felizes com o momento, pois eu vejo a fotografia como algo prazeroso e não apenas um trabalho.

Peço desculpas pelo meu desabafo mas acho que todos estão aqui para aprender sejam como fotos de por do sol ou mesmo fotos de bobeira do cotidiano.

Espero que se um dia todos possam participar sim dando opiniões e ajudando os que estão começando e com sede de conhecimento como eu.

Abraços

Não interpretei a crítica do Ivan como menosprezo a esse tipo fotografia. Ele apenas pontuou um fato, o excesso de fotografia na internet. É interessante, pois o tópico foi aberto porque o colega José sente falta de fotos no fórum, já o Ivan, pelo contrário, talvez não sinta, pelo menos da internet como um todo.