Autor Tópico: Qual máquina fotográfica analógica era mais cobiçada na época de filme?  (Lida 8207 vezes)

Edão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Alguém poderia me dizer qual máquina fotográfica era mais desejada pelos fotógrafos na época das analógicas?
hasselblad? leica? qual modelo?

Abraços!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 06:48:16
Edão,

Pra mim a época de filme vai das primeiras câmeras da Kodak até hoje. Estamos falando então de 100 anos de história. Décadas se passaram e em cada uma delas havia uma beldade. Mas se quiser saber, qual a melhor até hoje por tipo, na minha opinião é: Rangefinder - Leica M, SLR - Nikon F5, TLR - Rolleiflex 3.5F, LF field - Linhof Technika, LF View - Não sei dizer.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 10:20:11
Concordo com o Elmo, é difícil falar qual a mais desejada, mesmo porque desejo é algo muito relativo. Curiosamente meus sonhos de consumo de filme eram muito similares aos listados pelo Elmo rs. Eu incluiria também mais três câmeras que não só eu, como muito desejávamos. A Oly Trip 35, a linha Oly OM e a Minolta Maxxum 9.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


JoãoMennaBarreto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • www.joaomennabarreto.com.br
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 12:00:04
Independente dos gostos pessoais, que certamente variam muito, creio que a série M da Leica tenha sido no passado -- e ainda hoje! -- líder em qualquer lista de sonhos de consumo fotográficos...


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 12:39:16
bom, para a minha época, eu já pensei em vender um rin por uma F5... :)


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 12:58:00
Acho que "época" e "analógicas" precisariam ser melhor definidas.

Independentemente disso, acredito que as Leicas e a Rolleiflex se encaixem na resposta dessa pergunta, até mesmo pelo preço que elas custavam (e custam até hoje) muitas vezes ficavam sendo um desejo não realizado para muitos amadores.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


armandostil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
    • imageshack
Creio que quando as camaras começaram a adquirir recursos eletronicos (não necessariamente informatizadas), a grande beldade SLR foi a Canon A-1.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Acho que a Leica é o nome mais cobiçado até hoje em relação às câmeras de filme. Por três fatores: precisão mecânica, ótica afiada e principalmente status. Outras câmeras/marcas também tem lentes afiadas e câmeras bem construídas mas ter um nome recheado de glamour, a Leica ganha disparado. Temos que separar a definição de desejo e necessidade. A motivação de quem quer uma Leica vai além da necessidade de ter uma máquina fotográfica para fazer fotos. Nesse ponto entra o desejo. Ter uma Leica é o desejo de ter uma jóia valiosa, não uma necessidade.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Eu cheguei a conseguir o meu sonho de consumo, que era a EOS 1n, e a tenho até hoje.
Agora Leica é um caso a parte, pode-se dizer que é hour concour.
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Acho que a Leica M3 é duro de bater... Outro sonho é a OM-3Ti. A medalha de bronze pra mim é a Contax N1.
Na categoria do que se pode realizar, acho que uma OM-4T ou uma OM-3... e algumas lentes mais... :)
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
meu primeiro sonho de consumo era a Nikon FM2 com MD12 depois passou uns anos eu tinha uma fissura para a Nikon F4 e a Pentax 67, até hoje eu prefiro a F4 do que a F5..
apesar de hoje ter uma Canon EOS 1N, pois quando estava na era da analógicas eu só usava Nikon , depois com as digitais eu mudei para Canon e tive que pegar um corpo de filme

(isso para não falar das Leicas M)
« Última modificação: 21 de Abril de 2010, 14:16:07 por lee oliveira »


MAURO LEITE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • http://www.artfotodigital.com.br
Na minha epoca eu era louco por uma nikon F5.
2 canon 5D markII,40D,20D,T1i,lentes canon 24-105,70-200F4,20mm 2.8,50mm 1.4 e 1.8,tamron 28-75 2.8,17-50 2.8,3 flash canon 580 EXII e 430EXII.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
OM-4T, o melhor sistema de fotometria até hoje.


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Bom,
infelizmente não pude ver muitas das cameras que eu sonho hoje em ação novinhas para ter um sonho, como hoje sonho em ter uma 5D, tendo então um sonho de algo que vejo, e que me agrada, uma Hasselblad ou uma Mamiya se enquadram muito bem no 'Sonho de Consumo'.

Vale então uma olhada
http://shop.ebay.com/camera$/m.html?_fcid=31&_localstpos=&_ssn=camera%24&_sticky=1&_stpos=&gbr=1

as cameras que esse cara tá vendendo,
juro que me apaixonei por 90% delas.
AHHAHAHAH
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
No tempo em que só havia camera de filme, eu sonhava com uma Nikon mas a Leica era utopia... Hoje em dia, graças ao surgimento das digitais, a utopia virou sonho possível e realizei meu desejo de ter uma m3! Agora vou em busca de formatos maiores, mas ainda estou no tempo dos filmes (apesar de ter uma DSLR)