Autor Tópico: Velocidade de disparo e tripé  (Lida 1500 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 09 de Novembro de 2005, 07:48:52
Prezados:

Um colega desta lista me perguntou sobre isso em PVT, então transcrevo a resposta pois pode interessar a mais alguém.

É apenas minha visão da coisa, não uma regra, não um dogma.


------------------------------

Independentemente da velocidade, há fotografias só possíveis com câmera na mão, a saber, contextos humanos com espontaneidade. Esses, voc~e pode usar até 1/10 com lente  120mm, e é isso ou nada, ou seja, se tentar armar tripé ou coisa parecidade você eliminará exatamente o que deseja retratar, que é a espontaneidade de uma situação fugaz. Então retratos naturarais, com luz natural se enquadram nesse tipo de foto. Pequenos borramentos nesse tipo de foto são menos perceptíveis, e são parte mesmo da linguagem.

Porém paisagens, em qualquer velocidade, use tripé. O Ansel Adams dizia que 1/250 era a velocidade mais baixa com a qual ELE conseguia fazer uma foto nítida de verdade, e isso quer dizer o seguinte: abaixo disso, e em paisagens a maioria das fotos é abaixo disso pois voc~e usará diafragmas fechados, você tem de estabilizar a cãmera num tripé e usar disparador, temporizador ou coisa parecida. Lhe digo siso com base nas minhas fotos. Sempre me achei uma mão firma, mas quando comecei a ampliar paisagens grandes achei não ser mais possível dispensar o tripé.

Então, veja, eu divido a coisa direrente: para certos assuntos, sem tripé, para outros, com tripé. Basicamente, todo assunto que puder ser preparado deve ser fotografado deve ser com tripé. A regra do inverso da velocidade é a mais usada, mas é apenas um parâmetro estimativo nem sempre válido. Creia que usando uma lente de 35mm e fotografando uma paisagem 1/40 lhe fará borrar a foto, mesmo obedecendo à regra, enquanto fazendo um retrato em 90 ou 120mm você pode fotografar em 1/20 que dará certo. Retratos em studio, tripé também, pois aí não há natrualidade alguma a ser capturada.

Em fotos sem tripé procure encostar-se em algo, pousar os cotovelos em algo, apertar o botão e não soltá-lo logo, esperando a câmera completar a foto antes de soltar, e apaetar com gesto delicado e cauteloso, sem brusquidão. Produre observar pelo visor as oscilações da imagem com a sua respiração e dispare quando perceber estar quase estável.

Abraços,
Ivan


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2005, 08:49:39
Eu gosto de tripé, mas o menor e mais portátil possível e o ideal seria
um de fibra de carbono  :laughing:

Para aumentar a espontaneidade, um bom zoom não ajuda a
fotografar de longe sem nego perceber ?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2005, 09:17:23
Picctus:

Espontaneidade para mim não é sinônimo de captura furtiva. Espontaneidade é captura tranquila, com as pessoas relaxadas e sabendo que você as está fotografando, mas sem ligarem para isso. Captura furtiva eu não gosto, pois é, em minha opinião, invasiva. Então fotografia espontãnea para mim é feita com 50mm, 80mm, 35mm, esses comprimentos focais "íntimos".


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2005, 11:50:02
Para esse tipo de imagem eu gosto muito do monopé.
Ele te ajuda a manter a estabilidade e mesmo assim permitir que apenas alguns pontos do quadro variem. :)
É bem interessante. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2005, 13:13:55
De modo geral, Leo, a maioria dos fotógrafos de cenas humanas não usa tripé. Salgado, Bresson, etc. Natrualmente isso implica em valorizar mais determinada caracterítica da captura que a nitidez absoluta, e normalmente essa demanda por nitidez aparece mais nos assuntos de paisagens e grandes ambientes.

Ivan