Autor Tópico: Problemas com focagem.  (Lida 1809 vezes)

Joice Cardoso

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Feminino
    • Meu site
Online: 25 de Fevereiro de 2010, 20:53:27
Olá pessoal.

Tenho uma Canon Xsi e estou utilizando a lente do kit 18-55mm e um flash 430ex II...

Meu problema:
Fiz algumas fotos em família, e tbm fui convidada para fotografar um aniversário, fiz as fotos do aniversário, em sua maioria usando ISO 800 ou 1600, em ambiente fechado com pouca condição de luz, direcionei o flash pra rebater no teto, pois o local não era tão alto... quando olhava as fotos na camera gostei de todas, e achei que ficou show de bola, mas agora q estou vendo uma a uma vem a decepção  :doh: ... Fotos desfocadas, com pouca nitidez...

Estou lendo muito outros tópicos, mas gostaria de algo mais específico de como posso melhorar as fotos... algumas dicas que eu possa levar em considerção na hora de fazer a regulagem da câmera...

Desde já agradeço a ajuda de todos!!!! :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 21:29:59
Sem ver o que aconteceu fica difícil comentar...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 21:34:18
Concordo com o afshalders, o ideal até é que vc upe um RAW no megaupload para que possa ser analizado. Pode ser velocidade, pontos de foco ou uma conjunção de vários fatores.

A menos que esteja com problema de front/back focus, a lente não deve ser, a 18-55mm IS é bem nítida, e se o flash está emitindo a luz de auxilio corretamente, não deveria ter problema na focagem.

Se vc fotografou em JPG ou usando modo AUTO, com certeza é a configuração do picture style.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Joice Cardoso

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Feminino
    • Meu site
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 21:43:37
Pessoal eu ainda não fotografo em RAW,  :hysterical: ainda nao sei o que fazer com esse bixooo  :eek:, sou apenas uma iniciante   :D...

aí vai uma foto em JPEG


aqui tem o link para a foto maior http://farm5.static.flickr.com/4039/4388755006_eef189defb_b.jpg

dá pra ver que as meninas que estão nas extremidades estão sem nitidez... não sei como focar o todo, não sei mesmo, eu uso o autofoco, preciso de ajuda pessoallllll :shock:

Origadaaa


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 00:08:45
A foto foi tirada em qual comprimento focal e qual abertura ?

Se foi de perto, em CF curto, pode ser simplesmente porque o foco foi feito no elemento central e abertura grande. A distância entre a câmera e o centro é menor que a da câmera até as bordas.

Nesses casos , tente usar um difusor improvisado na prente do flash e uma abertura menor. Pode ser uma fita Scotch "Magic Tape"

Rebater no teto tem o inconveniente da distância entre o objeto e a câmera ser bem maior do que por iluminação direta. Quando preciso de mais luz, uso dois flashes a 45 graus e um difusor qualquer, mesmo a fita scotch resolve e evita uma luz muito dura.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 00:15:51 por afshalders »


Joice Cardoso

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Feminino
    • Meu site
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 08:02:05
A foto foi tirada em qual comprimento focal e qual abertura ?


Dados do Exif:
Exposição: 0,025 sec (1/40)
Abertura:f/4.5
Distância focal:33 mm
ISO:1600
Flash: On, Fired


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 09:04:29
Olha...

Com teu flash, em uma xsi, em um local fechado onde é possivel rebater, não usaria 1600 de iso...
usa uns 800... o Ruido vai ser bem menor.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 11:17:42
Joice, olhei a foto no Flickr, na realidade vc pode fazer algumas coisas para melhorar.

Primeiro, como o afshalders falou, quando for tirar fotos de grandes grupos, procure se posicionar um pouco mais longe
e usar o zoom da lente. Isso minimiza o problema de desfoque nos cantos devido à diferença de distância entre objeto e a camera
dos objetos centrais, onde o foco foi feito, para os objetos nos cantos.

Se não for possível e vc tenha que fotografar mais de perto, use aberturas menores como f/5.6 ou até um pouco mais. Isso também ajuda
já que a área em foco aumenta.

Vc também deve configurar os Picture Styles da camera para te dar mais nitidez. Procure no manual como configurar e faça testes usando Standard com a nitidez modificada para valores entre 5 e 7.

E finalmente, aprenda a trabalhar com RAW. Pode dar um pouco mais de trabalho, mas as possibilidades são muito mais amplas, e consequentemente, os resultados muito melhores.

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 11:36:25 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Joice Cardoso

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Feminino
    • Meu site
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 14:09:37

Vc também deve configurar os Picture Styles da camera para te dar mais nitidez. Procure no manual como configurar e faça testes usando Standard com a nitidez modificada para valores entre 5 e 7.

E finalmente, aprenda a trabalhar com RAW. Pode dar um pouco mais de trabalho, mas as possibilidades são muito mais amplas, e consequentemente, os resultados muito melhores.

Vou chegar em casa e tirar o pó do manual da câmera pra ver isso sobre o picture style... tbm estou aprendendo a mecher com o flash, potencia e essas coisas...

e quanto ao RAW estou fotografando pra valer mesmo somente a 2 meses, entao vou começar a ler mais sobre ele pra poder utilizá-lo sempre.

AlexandreS, gastro,  afshalders , Muito obrigada pelas dicas  :D


halabey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 20:54:36
Joicefer, onde você viu o defeito dessa foto? Sou iniciante também mas para mim ela está ótima dentro da proposta da foto...