Autor Tópico: Sigma macro 105mm F2.8 EX DG  (Lida 2745 vezes)

bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Online: 09 de Novembro de 2005, 09:51:20
Bom pessoal, minha nova Sigma macro chegou no sábado, e como não poderia deixar de ser, corri para o cerradinho do Mirante da Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães para testá-la.

- Gostei da lente, apesar do auto-focus meio lento e um tanto barulhento.
- Ainda tenho apanhado um bocado em manuseá-la e tentando aprender melhor os controles dela.
- Senti uma dificuldade maior para tirar fotos com a lente do que com o filtro close-up, principalmente na hora de manter o foco, pela a profundidade de campo reduzida e pelos 105mm, ela é super sensível a qualquer movimento mínimo.
- O que gostei muito em relação aos filtros é que a qualidade de imagem melhora sensívelmente, e consigo um close mais aproximado dos obejetivo.
- Gostei também da distância minima do foco de 31cm, com o filtro tinha que quase encostar no objetivo, que muitas vezes fugia só de tentar chegar perto, ainda é uma distância curta, mas já ajuda bastante.

Bom segue tres fotos que tenho disponível agora, outra hora posto mais fotos.

Vôo da abelha


Libélula



 
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2005, 15:40:08
Legal !

Engraçado que não estou achando as imagens nítidas como deveriam ser...
Será que é ISO alto, não usou tripé e não deu um USM depois que
diminuiu o tamanho da foto ou um pouco de tudo ? :denken:  


bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2005, 15:47:36
Citar
Legal !

Engraçado que não estou achando as imagens nítidas como deveriam ser...
Será que é ISO alto, não usou tripé e não deu um USM depois que
diminuiu o tamanho da foto ou um pouco de tudo ? :denken:
Bom Pictus... Acho que uma mistura de tudo... Na hora que fui fotografar o sol sumiu, usei várias configurações na camera e os melhores resultados eu consegui em ISO400, profundidade de campo grande F22 e uso do flash. Tripé tenho alergia, apesar de que preciso me adaptar a eles hehe... Vamos ver no proximo final de semana se consigo sol e bom local para testar melhor.
[]'s
« Última modificação: 09 de Novembro de 2005, 15:49:00 por bob_ok »
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2005, 17:08:09
eu acho que foi crop... voce usou crop demais ??

edit:
a da libelula esta incrivel, mas a do bicho-pau é a melhor
« Última modificação: 09 de Novembro de 2005, 17:11:39 por Raulscl »
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D


bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2005, 17:14:45
Citar
eu acho que foi crop... voce usou crop demais ??

edit:
a da libelula esta incrivel, mas a do bicho-pau é a melhor
O da abelha tem o maior crop pois foi bem mais distantes, os outros 2 creio que uns 20% cropado, foi mais para melhorar a composição.
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2005, 17:17:15
é... eu estava me referindo a da abelha quando falei do crop...
as outras duas a unica coisa que tenho a falar, mas e opiniao pessoal, tem gente que gosta e gente que nao... pra mim tem sharp demais... se nao me engano alguns desses pontinhos brilhantes aparecem com o uso dessa ferramenta...
mas suas fotos estao otimas bob
 
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2005, 17:38:18
Bob, as fotos estão ótimas, boas cores.
Tripé é importante ou então um flash circular.
É só se acostumar com a lente e os resultados saem. Bicho é que não falta por aí...
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2005, 00:13:09
Bom.. lá vai mais umas com a sigma.




« Última modificação: 10 de Novembro de 2005, 18:16:52 por bob_ok »
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2005, 01:33:26
A última da primeira série e as duas da segunda me agradaram bastante, especialmente se tratando de uma estréia. Só tenho uma dúvida: você usou o flash da câmera ou um externo? E já anexo outra: é possível fazer bons macros sem um flash externo?


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2005, 08:00:52
Olá Bob, a objetiva realmente é muito boa, só tá faltando se acostumar com ela.
Na foto da Damselfly, ficou legal a cabeça, mas eu sempre procuro deixar o objeto perpendicular à objetiva para focá-lo inteiro, com f22 voce conseguiria tranquilamente.
Mas é uma questão de composição, cada um faz de sua maneira.
Eu não gosto de objetos cortados, raramente uso a composição assim.
O tripé é indispensavel, não tem como fazer uma boa foto sem ele, principalmente macro, e o flash eu te sugiro usar um difusor, pode ser de papel ou de pano mesmo, quantas vezes eu coloco a flanela de limpar lentes em cima do flash para dispersar mais a luz e não aparecer aquele brilho no objeto.
Mais que indispensável tambem é um disparador para a camera, caso não disponha tem uns projetos de "faça voce mesmo" que são ótimos, eu construi um e o resultado é excelente, ou então use o self-timer da camera, voce pode compensar a abertura com uma exposição mais longa e não precisa aumentar o Iso, correndo o risco de ter ruídos na foto, ou de ficar tremida.
Estou anexando abaixo duas fotos que fiz para um anúncio, uma com flash normal, a outra com flash e difusor, dá para perceber a diferença claramente.
Tambem estou anexando a foto do disparador que fiz, se voce quiser posso te ajudar a fazer um,é superfácil.

Abraços
Paulinho Cé

OBS: As fotos não estão editadas, só o texto foi adicionado.





« Última modificação: 10 de Novembro de 2005, 08:02:16 por Paulinho49 »
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2005, 09:09:15
Citar
A última da primeira série e as duas da segunda me agradaram bastante, especialmente se tratando de uma estréia. Só tenho uma dúvida: você usou o flash da câmera ou um externo? E já anexo outra: é possível fazer bons macros sem um flash externo?
Estou sando flash da camera e geralmente abertura bem pequena, por volta de F22.
Não tive a sorte de ter o sol ao meu lado no domingo, depois da seca agora não para de chover aqui em Mato Grosso.. Vamos ver se neste final de semana consigo sol e ir num bom local.
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2005, 09:19:37
Citar
Olá Bob, a objetiva realmente é muito boa, só tá faltando se acostumar com ela.
Na foto da Damselfly, ficou legal a cabeça, mas eu sempre procuro deixar o objeto perpendicular à objetiva para focá-lo inteiro, com f22 voce conseguiria tranquilamente.
Mas é uma questão de composição, cada um faz de sua maneira.
Eu não gosto de objetos cortados, raramente uso a composição assim.
O tripé é indispensavel, não tem como fazer uma boa foto sem ele, principalmente macro, e o flash eu te sugiro usar um difusor, pode ser de papel ou de pano mesmo, quantas vezes eu coloco a flanela de limpar lentes em cima do flash para dispersar mais a luz e não aparecer aquele brilho no objeto.
Mais que indispensável tambem é um disparador para a camera, caso não disponha tem uns projetos de "faça voce mesmo" que são ótimos, eu construi um e o resultado é excelente, ou então use o self-timer da camera, voce pode compensar a abertura com uma exposição mais longa e não precisa aumentar o Iso, correndo o risco de ter ruídos na foto, ou de ficar tremida.
Estou anexando abaixo duas fotos que fiz para um anúncio, uma com flash normal, a outra com flash e difusor, dá para perceber a diferença claramente.
Tambem estou anexando a foto do disparador que fiz, se voce quiser posso te ajudar a fazer um,é superfácil.

Abraços
Paulinho Cé
 
Olá Paulinho, orbrigado pelas dicas!
Tenho testado varias configurações na cam, procurando um melhor jeito. Quanto aos angulos, tenho bastante pegando os bichinhos de corpo inteiro completamente ficado.. Outra hora com mais tempo posto elas por aqui.
Quanto ao tripé ele está sempre nos meus intes, mas pouco uso por causa da dificuldade na hora de montar, na hora de fazer o enquadramento e por causa da inquietude dos bichinhos, mas convesseo que é algo que tenho que aprender a dominar.
Muito legal o exemplo que voce postou, vou seguir as dicas!

[]'s
Roberto.
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2005, 20:52:07
Citar
Bom pessoal, minha nova Sigma macro chegou no sábado, e como não poderia deixar de ser, corri para o cerradinho do Mirante da Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães para testá-la.

- Gostei da lente, apesar do auto-focus meio lento e um tanto barulhento.
- Ainda tenho apanhado um bocado em manuseá-la e tentando aprender melhor os controles dela.
- Senti uma dificuldade maior para tirar fotos com a lente do que com o filtro close-up, principalmente na hora de manter o foco, pela a profundidade de campo reduzida e pelos 105mm, ela é super sensível a qualquer movimento mínimo.
- O que gostei muito em relação aos filtros é que a qualidade de imagem melhora sensívelmente, e consigo um close mais aproximado dos obejetivo.
- Gostei também da distância minima do foco de 31cm, com o filtro tinha que quase encostar no objetivo, que muitas vezes fugia só de tentar chegar perto, ainda é uma distância curta, mas já ajuda bastante.

Bom segue tres fotos que tenho disponível agora, outra hora posto mais fotos.

Vôo da abelha


Libélula


Olá Bob, hoje comprei a Canon 100mm 2.8 macro novinha em folha, amanhã devo sair numa expedição fotográfica em busca de libélulas e assim que tiver as fotos vou postar.
Percebi que as objetivas macro fixas, são mais demoradas de se pegar a prática, embora o USM seja incrível, silencioso e rápido.
A distância focal é o que complica um pouco no início, mas já já se pega o jeito.
Abraços e parabens pelas fotos, estão muito boas.

Paulo
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2005, 22:03:11
Citar
Citar
Bom pessoal, minha nova Sigma macro chegou no sábado, e como não poderia deixar de ser, corri para o cerradinho do Mirante da Cidade de Pedra em Chapada dos Guimarães para testá-la.

- Gostei da lente, apesar do auto-focus meio lento e um tanto barulhento.
- Ainda tenho apanhado um bocado em manuseá-la e tentando aprender melhor os controles dela.
- Senti uma dificuldade maior para tirar fotos com a lente do que com o filtro close-up, principalmente na hora de manter o foco, pela a profundidade de campo reduzida e pelos 105mm, ela é super sensível a qualquer movimento mínimo.
- O que gostei muito em relação aos filtros é que a qualidade de imagem melhora sensívelmente, e consigo um close mais aproximado dos obejetivo.
- Gostei também da distância minima do foco de 31cm, com o filtro tinha que quase encostar no objetivo, que muitas vezes fugia só de tentar chegar perto, ainda é uma distância curta, mas já ajuda bastante.

Bom segue tres fotos que tenho disponível agora, outra hora posto mais fotos.

Vôo da abelha


Libélula


Olá Bob, hoje comprei a Canon 100mm 2.8 macro novinha em folha, amanhã devo sair numa expedição fotográfica em busca de libélulas e assim que tiver as fotos vou postar.
Percebi que as objetivas macro fixas, são mais demoradas de se pegar a prática, embora o USM seja incrível, silencioso e rápido.
A distância focal é o que complica um pouco no início, mas já já se pega o jeito.
Abraços e parabens pelas fotos, estão muito boas.

Paulo
E aí BOB, beleza? estou postando uma foto feita com a Canon 100mm 2.8 Macro, que fiz hoje numa pedalada de 70 KM até uma cidade vizinha onde um amigo meu reside.
Fomos em busca de uma libélula com a aparencia camuflada, ele me mostrou uma foto outro dia e fiquei muito afim de fotografá-la mas hoje ela não apareceu.
Voce ja viu alguma camuflada, com manchas verdes inclusive nos olhos?
Quando eu conseguir a foto eu posto para os amigos.



Já que voce gosta de libélulas....

« Última modificação: 12 de Novembro de 2005, 22:06:56 por Paulinho49 »
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2005, 22:52:38
Citar
Citar
Olá Bob, hoje comprei a Canon 100mm 2.8 macro novinha em folha, amanhã devo sair numa expedição fotográfica em busca de libélulas e assim que tiver as fotos vou postar.
Percebi que as objetivas macro fixas, são mais demoradas de se pegar a prática, embora o USM seja incrível, silencioso e rápido.
A distância focal é o que complica um pouco no início, mas já já se pega o jeito.
Abraços e parabens pelas fotos, estão muito boas.

Paulo
E aí BOB, beleza? estou postando uma foto feita com a Canon 100mm 2.8 Macro, que fiz hoje numa pedalada de 70 KM até uma cidade vizinha onde um amigo meu reside.
Fomos em busca de uma libélula com a aparencia camuflada, ele me mostrou uma foto outro dia e fiquei muito afim de fotografá-la mas hoje ela não apareceu.
Voce ja viu alguma camuflada, com manchas verdes inclusive nos olhos?
Quando eu conseguir a foto eu posto para os amigos.

Legal as fotos Paulinho, nunca viu dessa cigarra colorida e nem da libélula que você mencionou.

Hj pra varia trabalhei e na hora do almoço brinquei um pouco no jardim da empresa, e com sol consegui algumas fotos melhores:







Esta ainda é da primeira leva:



« Última modificação: 12 de Novembro de 2005, 22:55:12 por bob_ok »
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br