Autor Tópico: Redução de Imagens  (Lida 2745 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #15 Online: 10 de Novembro de 2005, 11:43:23
Citar
Ainda fico pensando em como alguém que teve uma Canon G3 ou uma Olympus C-4040 seria absurdamente infeliz com a compra de uma câmera compacta atual.

Exatamente. É a situação que me vejo hoje. Não é raro conversando com amigos que curtem fotografia ouvir e fazer comentários sobre os últimos lançamentos da indústria como downgrades na questão "qualidade de imagem". Melhoraram a velocidade de foco (útil), mas latitude e ruído tão importantes quanto, praticamente não mudaram, para não falar em piora evidente. Só o marketing, design e preço (para a indústria) melhora. Afinal uma FZ15 por U$400 e uma FZ30 por U$550, para ter imagens piores, tristeza.

Dois exemplos escarrados p mim são a S9000 e a FZ30. Eu não troco uma FZ15, talvez nem uma FZ5 ou 20, por uma FZ30 a menos que pagasse o preço americano dela, R$1500. A S7000 é fraca em foco noturno, não tem o range da S9000, mas em compensação é uma câmera versátil que proporciona um bom aprendizado para quem a usa. A acho mt mais próxima de uma câmera séria do que uma S9000.

Coloco sem dúvida alguma a S7000, a FZ15, a G3 como você falou, Leo, teriam outras, todas elas na galera das câmeras que chamo de "cult", compraria para colecionar e me divertir se sobrasse dinheiro.

Tudo isso acaba no fundo justificando as trocas que estou fazendo, trocar uma FZ15 que é grande e pesada por uma FZ5 (que tem pouca diferença de imagem acho, rápida, leve e menor), para no verão pegar a D50 que é maior e mais pesada, e quem sabe daqui algum tempo, uma ultra-compacta simples p aqueles momentos em que vc precisa algo de bolso. Pq simplesmente com essas câmeras que estão saindo ou vc fica na categoria das FZ15, FZ5, S5100, G3, G5, A95, ou vc pula direto para uma reflex, essas novas prosumers, desculpe quem pensa o contrário, "mas não dá para querer".
« Última modificação: 10 de Novembro de 2005, 11:49:06 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #16 Online: 10 de Novembro de 2005, 11:58:47
Ah propósito, sei que sai um pouco do meu próprio assunto (do tópico), mas critérios que acho importantes e excluem qualquer escolha futura minha, não compro mais:

- Câmeras que não sejam absolutamente compatíveis entre seu preço e benefício (ex. uma S9000 custando R$3000, isso é rídiculo, ela não vale R$2000);
- Câmeras que a resolução real não venha com uma melhora evidente, independente de serem 4 ou 8mp, ou 12.., mas tem que trazer melhora quando a imagem está no seu ponto ideal (ex. imagens da FZ30 reduzidas para 4mp ficam piores que imagens de uma FZ15, pagar mais pq então?);
- Latitude, tem que haver melhora, imagens de transições duras como as da Canon não dá mais;
- RAW (talvez até em ultra-compactas), se no filme podemos ficar com o negativo, pq nas digitais acham que não podemos.., não compro mais câmeras sem RAW.
Nikon/Panasonic Gear


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2005, 22:44:55
Citar
Perde detalhes mas *homogeneíza*, fica com menos ruído e sharpness...
(usando um algoritmo comum como bicubic puro ou mais simples)
Um detalhe muito importante que a maioria esquece é de aplicar um
sharpness/USM depois de diminuir a imagem.
o q eh ums? como aplica isso no PS?
 


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2005, 23:40:03
Acho que usm é um jeito rápido de se falar "unsharp mask"... é um sharpen com alguns parâmetros para definir como o filtro agirá na imagem.

Como na redução normalmente os pixels gerados são resultados da "mesclagem" de vários pixels da imagem original, nota-se uma suavização das bordas, como se fosse um blur bem suave. Assim, pode ser interessante aplicar um filtro de sharpness para recuperar a aparência original de nitidez da foto.

Em algumas fotos mal focadas ou com muito ruído, no entanto, a redução pode aumentar a impressão de nitidez.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2005, 23:41:55 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS