Autor Tópico: Fotografando fogos de artifício  (Lida 1406 vezes)

brunorbls

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Março de 2010, 02:40:29
Ano passado tive a oportunidade de fotografar o 4 de julho, dia da Independência nos EUA, que foi celebrado às margens do Rio Hudson em NY. Depois de uma tentativa frustrada no ano anterior, já que eu não estava com os equipamentos adequados e muito pior, estava  em um local inapropriado, consegui registrar algumas imagens. E este ano pretendo estar lá novamente.

Mas qual o segredo para se conseguir boas fotos de fogos de artifício? Aqui vão algumas dicas que podem ajudar bastante. E se você não está familiarizado com abertura do diafragma, obturador e ISO, consulte os artigos relacionados.

Sempre utilize um tripé. Sua câmera deve estar o mais estável possível. Caso contrário as imagens não serão nítidas.

Se você tem um controle que permite disparar sem a necessidade de tocar na câmera, leve-o com você. Este foi um dos acessórios que não levei na minha primeira tentativa. Você pode tentar o disparo automático, mas isso limita bastante as oportunidades. Algumas câmeras possuem controles com preços atraentes, que podem ser encontrados no mercado livre ou ebay. Ele será útil pra qualquer tipo de fotografia noturna.

Utilize o modo manual. Tenha certeza de que o isso está o mais baixo possível e mantenha a abertura enwtre f/8 e f/16, a abertura deve estar em “bulb”, que permite manter o obturador aberto enquanto o botão de disparo estiver pressionado.  Faça alguns testes no início mantendo o botão de disparo pressionado entre 5 e 10 segundos. O tempo de exposição pode variar de acordo com a iluminação ambiente, altere a abertura do diafragma conforme necessário.

Esteja adiantado e prepare o local com antecedência. Este é outro erro que cometi na minha primeira tentativa. Estar no local correto evita que outras pessoas esteja a sua frente, você irá precisar de um bom espaço para montar o seu tripé, já que você não quer que as pessoas esbarrem em sua câmera e estraguem a sua foto. Visite o local com antecedência, procure saber onde os fogos serão posicionados, verifique se a área que você deseja posicionar o tripé poderá ser utilizada, e chegue mais cedo, bem mais cedo!

Não fotografe apenas os fogos de artifício, procure por paisagens e referências do local, este é outro erro que cometi, embora estivesse na frente da ilha de Manhatam, não pude colocar os prédios ao fundo, eram eles ou os fogos. Qualquer elemento adicional fará sua foto muito mais interessante.

Evite fumaça. Tente identificar para onde o vento está soprando e se posicione de forma que a fumaça seja levada na direção oposta, caso contrário você irá aproveitar apenas os primeiros minutos.

Esqueça o visor. Fogos de artifício acontecem de forma bem rápida, revisar as imagens fará com que você perca um tempo precioso, portanto, faça um teste inicial para ter a certeza de que a exposição está correta e aproveite cada segundo.

Quer manter mais de uma explosão na mesma cena ou incluir todo o trajeto de uma determinada explosão? Sem problemas, para registrar todo o trajeto de uma determinada explosão, mantenha o botão de disparo pressionado des de o lançamento até o final da explosão, e para registrar apenas as explosões, mantenha o botão de disparo pressionado, utilize um pedaço de papelão para tampar a objetiva e; assim que você desejar registrar outra explosão basta remover o papelão.

Seja criativo, pratique! Para obter boas fotos de fogos de artifício é necessário planejamento, prática e um pouco de sorte, é impossível prever o resultado! Tente se divertir e não leve muito a sério, caso não saia na primeira vez, tente novamente, pense no que saiu errado e no que pode ser melhorado. Mas tenho certeza de que seguindo estas dicas você irá levar para casa ótimas fotos.





Mais fotos no link abaixo
http://www.rbfotodesign.com/artigos/fotografia/133-fotografando-fogos-de-artificio.html


« Última modificação: 01 de Março de 2010, 02:42:54 por brunorbls »


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2010, 08:21:42
Muito interessante, Bruno.
Obrigado pelas dica. Lindas fotos.


rafabighetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2010, 11:50:27
Gostei, qual quer dia desses que tiver um evento desses tentarei..
\\\"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre\\\" Charles Chaplin

Canon SXI + Lente kit 18-55 IS

http://www.flickr.com/rafabighetti