Autor Tópico: Quem sabe ensinar, sabe fazer?  (Lida 25668 vezes)

Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 06 de Março de 2010, 21:26:07
Ivan, vc sabe que vc é um dos meu professores! No RAW, na fotografia de forma geral e no estilo freestyle-ranzinza tb!
Acabei de te mandar 3 dólares no PayPal do ABC do RAW. :D

Tiago
Me ensina como fazer que tb quero enviar alguns dólares para o Ivan, como gratidão e reconhecimento simbólico, por tudo que eu já aprendi com ele. :) :ok:


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 07 de Março de 2010, 08:50:43
Tiago
Me ensina como fazer que tb quero enviar alguns dólares para o Ivan, como gratidão e reconhecimento simbólico, por tudo que eu já aprendi com ele. :) :ok:

Ivan, já mandei! :ok:

Abraços :)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #107 Online: 07 de Março de 2010, 11:18:59
Ivan, já mandei! :ok:

Abraços :)

Obrigadão.
Mais que a utilidade monetária, o donativo me dá um conforto de reconhecimento efetivo, aquele no qual a pessoa vai além do "legal Ivan".

Abraços.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 24 de Abril de 2010, 03:20:17
Me surpreendeu o quanto este fórum está diferente, quase não reconheci. Na época da mudança do lay-out comentaram que ficou parecido com o Digiforum, agora eu estou achando “a cara” dele. Há muito tempo não posto aqui no fórum, tenho visitado muito raramente e rapidamente, mas hoje resolvi dar uma folheada mais aprofundada. Li alguns tópicos “chocantes”, dentre os quais o que culminou com a vontade do Ivan de Almeida de se desligar do fórum. Uma pena, sinceramente. Já tivemos algumas rusguinhas, aliás, acho que todo mundo aqui já teve, mas suas contribuições ao longo de vários anos estão na categoria de inestimáveis.

Quanto a este tópico, após ler tudo concluí que a dúvida do Guto se refere à arte fotográfica, e não à técnica fotográfica. E, quando digo arte fotográfica, me refiro a estilo. Então, a resposta para a pergunta do título do tópico é fácil: SIM, quem sabe ensinar, sabe fazer. Claro que sabe, não há nenhuma dúvida nisso. Quem ensina estudou para isso. Um bom professor de fotografia vai ensinar tudo o que o aluno precisa saber para realizar boas fotos, desde a escolha da mídia, lentes, conceitos de distância focal, profundidade de campo, fotometria, ângulo, enquadramento, etc, etc, etc. Muitos etc. Só não vai incluir aí nesses etc o que chamamos de estilo. Isso ele não vai ensinar. Estilo a pessoa desenvolve DEPOIS que o professor de fotografia ensina ele a fotografar. A partir daí, o (bom) aluno tem o embasamento necessário para desenvolver seu estilo.

Estilo não se ensina, se desenvolve. Então, é errado achar que um professor é medíocre porque suas fotos são medíocres, SE a abordagem para essa definição englobar apenas a questão do estilo. Certamente as fotos feitas por um professor de fotografia serão boas, às vezes excelentes, pois serão bem fotometradas, bem enquadradas, terão temas interessantes e bem escolhidos, seguirão algumas regrinhas básicas, etc, etc (de novo). Exatamente como a foto que o Guto qualificou como sua preferida (a do cara dentro d’água). Ela é tudo isso, certinha demais e, talvez, forçada (quem pode afirmar que não?). É a típica foto feita por um professor de fotografia. Já a feita pelo cara que o Ivan mencionou parece ter sido feita por alguém que nem aula de fotografia frequentou, aprendeu o suficiente para “bater uma foto” e faz isso do jeito que a cabeça dele acha que tem que ser feito. Se a tal foto é agradável ou não é outra história, já que gosto não se discute. Tanto que, levando-se em consideração apenas a qualificação estética, eu penduraria a foto do cara dentro d’água na parede da minha casa, e a outra não, simplesmente por não me agradar.

Logo que comecei a me interessar por fotografia eu fiz um curso. Gosto até de dizer que foi o curso do Mauro Sérvulo, na galeria do Ouvidor. Me parece que existe até hoje. Era o melhor que havia em BH, à época, mas não ensinava estilo fotográfico. Acho que nenhum curso ensina. Tenho aqui uns 30 livros sobre fotografia, e nenhum deles ensina estilo. Estilo é algo pessoal. Se alguém tentar ensinar isso, não estará formando um aluno, estará formando uma cópia, que por sua vez terá tudo para ser mal-feita.

É o que penso...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #109 Online: 24 de Abril de 2010, 08:24:41
Logo que comecei a me interessar por fotografia eu fiz um curso. Gosto até de dizer que foi o curso do Mauro Sérvulo, na galeria do Ouvidor. Me parece que existe até hoje. Era o melhor que havia em BH, à época, mas não ensinava estilo fotográfico. Acho que nenhum curso ensina. Tenho aqui uns 30 livros sobre fotografia, e nenhum deles ensina estilo. Estilo é algo pessoal. Se alguém tentar ensinar isso, não estará formando um aluno, estará formando uma cópia, que por sua vez terá tudo para ser mal-feita.
Heber eu concordo plenamente contigo. Destaquei um ponto importante de suas colocações, pois acho que é ai que a maioria dos cursos peca. A maioria dos cursos tenta ensinar a técnica de uma forma direcionada para um padrão, ou seja, tenta ensinar baseado em um determinado estilo. Você tentar ensinar baseado em regrinhas e macetes é tentar modelar o estilo, mas como você bem disse, estilo não se ensina e abordar o ensino da fotografia desta forma acaba provocando mais confusão e decepção do que qualquer outra coisa.
Na minha concepção um curso de fotografia deve se preocupar com técnica pura (sem regrinhas e sim com o funcionamento puro da coisa), apesar de ser mais difícil esta é a única solução que realmente leva a uma liberdade fotográfica um pouco maior. Em um nível bem mais avançado os cursos podem se preocupar com a história da arte, que leva a uma noção da evolução e permite a formação de um espírito artístico mais refinado. Mas é uma pena que isso não seja uma coisa muito comum de ser ver nos cursos de fotografia por ai.
(PS: achei bastante pertinente suas colocações)

Agora quanto à sua posição sobre o MF eu não concordo que o fórum ficou parecido com o Digifórum, pelo contrário, nas mudanças (porque não foi só uma) a idéia foi fazer um fórum com um conceito totalmente diferente de qualquer outro, já que originalmente o MF era muito parecido com o Brfoto. A idéia era ser uma alternativa única ao padrão de fóruns de fotografia brasileiro. Algo que incorporasse as muitas sugestões que vinham sendo feitas pelos usuários.
Isso foi sendo feito pouco a pouco, visualmente a mudança mais marcante foi a da plataforma, mas estruturalmente as salas evoluíram em uma série de mudanças graduais, para reduzir o impacto sobre o usuário. As salas de equipamentos divididas por marcas e completamente separadas da área de discussões técnicas e artísticas, as salas específicas para artigos, as salas específicas para edição e a sala de concursos, são todas idéias e concepções cujo primeiro fórum brasileiro a implementar (em etapas distintas) foi o MF. Foram soluções desenvolvidas aqui e eram diferenciais marcantes do fórum, quando implementadas. Estas concepções bem sucedidas acabaram sendo copiadas por outros fóruns, inclusive o Digifórum. Note que para a equipe de moderação do MF esta não é nem de perto uma crítica a quem copia, pelo contrário, é um motivo de satisfação ver que as concepções que foram adotadas para tornar o MF único foram bem sucedidas e acabaram servindo de referência para tornar outras comunidades ainda melhores, assim como concepções de outras comunidades também foram utilizadas por aqui. Mas há de se destacar que, apesar de termos uma sala que se baseou, em parte, no Digifórum (a saber a arena), a maioria de nossas concepções é única e criada por aqui e felizmente acabou sendo portada para outras comunidades. Então não dá para dizer que foi o MF que se tornou parecido com o Digifórum pelo contrário, hoje o Digifórum incorpora mais elementos de nossas concepções de fórum do que o MF da concepção do Digifórum.
Porém  eu ainda acho as duas comunidades bastante distintas na essência, basta ver as prioridades de cada comunidade. No MF você entra e a primeira sala que você verá é a sala de arte fotográfica, dentro de uma área de discussões sobre fotografia, com sua sala de artigos, suas áreas de interação para encontros e divulgação de concursos fotográficos, ou seja, um claro enfoque na essência da fotografia e na interação. No Digifórum a sala prioritária são as discussões sobre equipamentos, que também existem no MF e possuem importância, mas posterior à arte fotográfica. No Digifórum a arte fotográfica é o último assunto antes dos off-topic, ou seja, um assunto claramente deixado para o segundo plano.
A concepção central de nossa estrutura é que o MF é um fórum que mescla usuários mais avançados e usuários novatos um pouco mais profundamente do que nos demais, mas o enfoque é fazer com que o novato entre, pelos equipamentos e passe a freqüentar e se desenvolver em termos de arte fotográfica. Esta característica leva a uma concepção de fórum bastante distinta, pois na verdade existem dois fóruns dentro de um, com mesmo enfoque e mesmo peso para a equipe de moderação, diferente das demais comunidades, onde o enfoque é um ou outro tema. A estrutura de divisão de salas do MF foi toda desenvolvida unicamente com este objetivo de mesclar usuários e o maior desafio que o fórum enfrenta são exatamente os conflitos clássicos que a convivência entre novatos e usuários avançados ocasiona. Temos um espaço de equipamentos que atende aos usuários mais novos, ao mesmo tempo que temos uma área de arte fotográfica e uma sala com discussões sobre filmes com assuntos bastante pertinentes para o usuário mais avançado, ambas separadas de tal forma a tentar minimizar ao máximo os conflitos, ao mesmo tempo que mescla e dá importância para ambas. Nossa sala de filmes, por exemplo, você não encontra nada parecido em nenhum outro grande fórum nacional.
É nessa capacidade de misturar novatos e usuários avançados que o MF se diferencia dos demais, que costumam ser mais direcionados. Então, em termos de dinâmica, é de se esperar que você encontre no MF elementos de fóruns mais permeado por novatos, ao mesmo tempo que encontre elementos de fóruns mais permeados por usuários avançados, tudo vai depender da área do fórum que você freqüentar, mas mesmo assim ainda existem elementos únicos das etapas de transição. Acreditamos que esta capacidade é fundamental para que os novatos encontrem respaldo e para que os usuários avançados sejam instigados em certas discussões inesperadas, as quais normalmente se originam de novatos que estão passando para um estágio mais avançado. Também acreditamos que esta dinâmica seja a mais apropriada para uma comunidade em evolução e para a interação saudável (coisa que nos preocupamos muito) e a que mais reduz os riscos de panelas, já que há sempre usuários em crescimento, tornando-se avançados, com a possibilidade de substituir aqueles avançados que acabam deixando a comunidade. Em termos de estrutura o fórum evoluiu para uma estrutura bem diferente das demais, visando atender à estas necessidades tão distintas de forma simultânea, um desafio instigante para um fórum do porte do MF e que a moderação passa muito tempo quebrando a cabeça para encarar.
 
Quanto à saída do Ivan esta foi a terceira vez que ele saiu do MF, assim com já saiu de outros fóruns mais de uma vez. Não acho que caiba discutir os méritos do Ivan com relação a isso, mesmo porque eu mesmo já sai e voltei para vários fóruns. São momentos de vida que nos levam a transitar de um espaço a outro e a tolerar mais ou menos os embates que cada comunidade nos propõe. No caso o Ivan não estava contente com às críticas ao seu estilo, inclusive de comunicação e isso causou certo desgaste.
 
« Última modificação: 24 de Abril de 2010, 09:08:15 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 24 de Abril de 2010, 23:14:01
Leo, obrigado pela concordância, principalmente vinda de você, que possui um curso de fotografia. Sabe, então, exatamente onde está o ponto chave da questão.

Quanto ao meu comentário sobre a semelhança com o Digiforum, não foi absolutamente para gerar polêmica, mesmo porque foi apenas isso, um comentário. E tal comentário nem é de minha autoria, isso foi dito (e acho que eu até concordei) quando mudou o lay-out do fórum, com a criação de um montão de salas. Voltando aqui agora, inclusive postando, tive a mesma impressão daquela época, mais ainda porque há novatos demais por aqui, parece que não “conheço” mais quase ninguém.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde