Autor Tópico: Quem sabe ensinar, sabe fazer?  (Lida 25784 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 01 de Março de 2010, 14:03:14
Bom, eu acho uma sacanagem danada quem ensina errado. Pô, quanta coisa já me ensinaram errado por aí que atrasou a minha vida...

Aliás, há poucas queixas contra quem ensina errado, porque ensinar errado não desperta inveja. As queixas são contra quem ensina mesmo.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #16 Online: 01 de Março de 2010, 14:04:24
Quanto à gratidão, não acho que essa possa ou tenha que ser a motivação de um professor ou mestre, se for ele com certeza vai se decepcionar. Quem ensina tem que ter sua motivação ao perceber o crescimento do ensinado, e não esperar dele a tal falada gratidão.

Thiago, acho uma sacanagem danada ensinar errado em lugares "formais" (escolas, universidades, etc), ensinar "errado" num fórum como este é efeito colateral.

Abraço.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 01 de Março de 2010, 14:07:24
Quanto à gratidão, não acho que essa possa ou tenha que ser a motivação de um professor ou mestre, se for ele com certeza vai se decepcionar. Quem ensina tem que ter sua motivação ao perceber o crescimento do ensinado, e não esperar dele a tal falada gratidão.


Estás a inverter as coisas... Pois sua fala legitima a ingraditão.

Por mais que quem ensina não deve esperar gratidão, isto é muito, muito diferente de validar a ingratidão e de achar que a ingratidão é um comportamento útil.

Aliás, é por coisas assim que penso o seguinte: o ideal é o ensino ser pago. Quem paga pouco reclama.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #18 Online: 01 de Março de 2010, 14:13:32
Ivan, em nenhum momento validei a ingratidão como comportamento "útil". Apenas acho que o professor motivado pelo ensino deve se colocar indiferente a ela.



GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Março de 2010, 14:19:03
Ok. Só levantei a questão para saber o que vocês acham sobre essa relação saber/ensinar na fotografia.
Realmente há uma diferença grande entre ensinar e saber fazer mas em algumas áreas, o saber fazer agrega muito valor ao ensino, passa confiança e às vezes é requisito básico. Aqui no fórum tem mais palpiteiros (no qual eu me incluo) do que professores de fato.  
Outra coisa que é notório: Normalmente quem sabe mais são os que fazem menos barulho. Vou falar de mim agora: EU uso o fórum para me informar e aprender também e sou BASTANTE GRATO à todos que contribuiram e continuam contribuindo para minha formação como fotógrafo mas NUNCA pedi para alguém em especial para me ensinar nada aqui. Não estou esnobando ninguém. Simplesmente porque não levo fotografia tão à sério. Se fosse o caso iria fazer cursos, workshops, participar de palestras e etc. Tudo que aprendi foi analisando fotografias de pessoas que admiro, lendo livros e praticando. Leio coisas aqui e vou atrás de mais informações na net ou em livros. Isso é mais do que suficiente para meus anseios fotográficos. Como palpiteiro, só dou dicas de coisas que sei PARA QUEM ME PEDE. Normalmente são questões referentes às minhas fotos que posto na galeria.
Uma coisa que acho interessante. Quando alguém abre um tópico que desagrada alguns. É normal dizerem que essa pessoa não sabe o que está dizendo, que o tópico é inútil e que o assunto é descabido...rs.
« Última modificação: 01 de Março de 2010, 14:20:16 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #20 Online: 01 de Março de 2010, 14:24:23
Guto, não há no MF nenhum "professor de fato", não é a proposta do espaço e sua estrutura não permite.
Há sim, muitos palpiteiros que dedicam um tempinho na tentativa de contribuir com os outros e esperam que alguns possam contribuir com ele, mas é só isso.

Abraço.


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #21 Online: 01 de Março de 2010, 14:37:46
Guto,
Aqui vai minha humilde opinião.
É possível que alguem ensine e não consiga obeter um bom resultado com seus ensinamentos. O cara pode ser fera no conhecimento das técnicas mas não ter capacidade técnica para aplicá-las, ou talvez não tenha o dom. Se fosse não fosse assim todos os bons atletas seriam ótimos técnicos. E nenhum técnico seria bom se não tivesse sido um excelente atleta. Mas concordo com voce que existem professores que se acham e não ensinam nada, mas isso aí está mais para prepotencia e arrogância do que qualquer outra coisa.
Quanto à critica, concordo com o Guto Marc que se o cara lhe diz do que não gosto fala o motivo pelo qual não gostou e aponta maneiras para evoluir, aí o cara realmente tem conhecimento de causa para fazer a crítica e vale a pena ouvir, nem que seja para saber se a técnica que foi sugerida lhe atende ou não. Pois afinal de contas, a arte é sua e é voce quem tem de saber se o resultado obtido era o esperado ou não. Se não fosse assim, não exitiriam Van Gogh's e Dali's. Ia ser tudo igaul, só com técnica apuradíssima, mas sem criatividade.
Abraço,


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 01 de Março de 2010, 14:40:26
Ivan, em nenhum momento validei a ingratidão como comportamento "útil". Apenas acho que o professor motivado pelo ensino deve se colocar indiferente a ela.

Ué? Mas é engraçado o seu conselho, porque eles não se dirige aos que criticam... por que? Não seria mais normal falar que a ingraditão é uma fraqueza?

Enfim, é por isso que o nível de intercâmbio só tem baixado... Questões cada vez mais primárias, o que é ótimo para quem sabe pouco, pois se sente o rei da cocada preta.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 01 de Março de 2010, 14:41:55
Quando alguém abre um tópico que desagrada alguns. É normal dizerem que essa pessoa não sabe o que está dizendo, que o tópico é inútil e que o assunto é descabido...rs.

Pelo contrário, Guto; reconheço as suas motivações.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 01 de Março de 2010, 15:09:55
Aliás, uma observação ao Guto... Não é necessário PEDIR ensinamento para sermos gratos por o termos recebido. Basta que ele nos seja útil, mesmo quando não pedido.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 01 de Março de 2010, 15:16:10
Pelo contrário, Guto; reconheço as suas motivações.
Ivan, pode ser franco comigo. Se acha que abri o tópico me referindo à você, está enganado. Você sabe fotografar então não se encaixa no título do tópico. Aliás, Ivan, o que eu sinceramente acho é que você não se enquadra no perfil de um professor no real sentido da palavra. Professor tem que ter muita paciência com seus alunos ignorantes, coisa que você não tem muita. E tem mais, dos artigos que você escreveu e eu quis ler, alguns achei muito interessantes e me ajudaram. Tem outros que começei a ler, achei chato e desisti. Algumas de nossas discussões também já me ajudaram a refletir e algumas fotos tuas já me inspiraram. Então mesmo você não querendo...rs...você já me ajudou. Obrigado.

Também concordo com você que ensino deveria ser pago. Assim os alunos poderiam exigir professores mais capacitados. É só fazer um abaixo assinado e tirar o mau professor da escola.

Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #26 Online: 01 de Março de 2010, 15:32:13
Ivan,

Sem dúvida que a ingratidão é uma fraqueza, até um "defeito" ou "desvio de caráter" e não entrei nesse mérito para não fugirmos mais da idéia inicial do Guto.
Fato é, a reação de gratidão, ingratidão ou indiferença do ensinado não está sob controle de quem ensina, mais viável para o professor não esperar nenhuma delas, que a gratidão seja espontânea e funcione apenas como um adicional na satisfação de quem ensina.

Aproveito para dizer que sou grato a você pela iniciativa e autoria do "ABC do RAW", li o blog de cabo a rabo e com ele aprendi bastante sobre o tema. Espero, porém, que sua motivação esteja em fazer e aperfeiçoar o blog e não na minha fútil gratidão virtual (rs).

Abraço.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 01 de Março de 2010, 15:36:20
Ivan, pode ser franco comigo. Se acha que abri o tópico me referindo à você, está enganado. Você sabe fotografar então não se encaixa no título do tópico. Aliás, Ivan, o que eu sinceramente acho é que você não se enquadra no perfil de um professor no real sentido da palavra. Professor tem que ter muita paciência com seus alunos ignorantes, coisa que você não tem muita. E tem mais, dos artigos que você escreveu e eu quis ler, alguns achei muito interessantes e me ajudaram. Tem outros que começei a ler, achei chato e desisti. Algumas de nossas discussões também já me ajudaram a refletir e algumas fotos tuas já me inspiraram. Então mesmo você não querendo...rs...você já me ajudou. Obrigado.
Você sabe que uma das coisas problemáticas nos comentários é a indeterminação de quem está em referência.

Porque, veja só, Guto, a indeterminação não é que atinja a quem não era para ser atingido, mas sim ela torna o assunto genérico, ou seja, desloca-se a questão de alguma crítica pontual para um princípio geral.

No que tange ao princípio geral os fóruns são desiguais entre seus participantes: alguns sabem mais, outros menos, e alguns são mais generosos em dividirem seu conhecimento, outros menos.

Dentro da famosa proporção de 1/10 entre os que já se manifestaram alguma vez em um fórum e os que nunca o fizeram, e dentro desse 1/10 outro 1/10 manifesta-se freqüentemente, e desse 1/10 outro décimo habitualmente oferece ensinamento -mesmo informalmente, em meu entendimento um tópico como esse critica exatamente este mileto, essa figura menos comum que passa ensinamento.

Em meu entendimento, isso é contraproducente, porque sem aqueles que passam ensinamentos, o nível das discussões cai muito. Então custa-me, independentemente de u ser alvo ou não de seu comentário-crítica, aceitar que alguém abra um tópico exatamente fazendo críticas a esse 1/1000 mais útil, pois se essa atividade de compartilhar saber é desincentivada, o que ocorre é empobrecimento.

E, fico buscando a razão. Por exemplo... em que prejudica se quem partilha conhecimento faz ou não fotografias que agradem à pessoa que recebe o conhecimento? Ou, será que a pessoa que recebe conhecimento é o melhor juiz da produção de quem distribui conhecimento? Ou, o que isso importa?

No fundo, Guto, o que se decanta disso é, como eu disse, uma ingratidão, independentemente de se ter pedido ou não algum ensinamento, e por isso que eu trouxe aqui a palavra admiração. Porque a admiração é o antídoto da inveja. A inveja busca desqualificar, a admiração busca entender.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 01 de Março de 2010, 15:40:32
Ivan,

Sem dúvida que a ingratidão é uma fraqueza, até um "defeito" ou "desvio de caráter" e não entrei nesse mérito para não fugirmos mais da idéia inicial do Guto.
Fato é, a reação de gratidão, ingratidão ou indiferença do ensinado não está sob controle de quem ensina, mais viável para o professor não esperar nenhuma delas, que a gratidão seja espontânea e funcione apenas como um adicional na satisfação de quem ensina.

Aproveito para dizer que sou grato a você pela iniciativa e autoria do "ABC do RAW", li o blog de cabo a rabo e com ele aprendi bastante sobre o tema. Espero, porém, que sua motivação esteja em fazer e aperfeiçoar o blog e não na minha fútil gratidão virtual (rs).

Abraço.

Sua gratidão é um problema seu, no sentido de serem nossas inclinações emocionais mais benéficas ou maléficas a nós mesmos que a outros. O prejuízo da ingratidão é individual (não o estou chamando de ingrato, a tereceira pessoa aí é indeterminada), é um problema do indivíduo, ela prejudicará o indivíduo, e não o alvo da ingratidão.

Quando debato aqui ingratidão, não o estou fazendo como fenômeno individual, não estou julgando isso, mas sim mostrando que um ambiente ingrato, ou onde a ingratidão é validada, torna-se um ambiente onde pouco conhecimento é partilhado.

Qanto ao ABC, ele é um espelho desse nosso debate. Poderia ser maior e melhor, mas não é. Porque como motivação única, escrever e publicar é pouco. E, por isso, é um blog que progride devagar.
« Última modificação: 01 de Março de 2010, 15:48:43 por Ivan de Almeida »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 01 de Março de 2010, 16:22:50
Você sabe que uma das coisas problemáticas nos comentários é a indeterminação de quem está em referênciaPorque, veja só, Guto, a indeterminação não é que atinja a quem não era para ser atingido, mas sim ela torna o assunto genérico, ou seja, desloca-se a questão de alguma crítica pontual para um princípio geral.
Ivan, eu não preciso ficar citando nomes quando vou levantar uma questão. Quando meu assunto é pessoal, não necessito abrir tópico para isso. Abri esse assunto porque, na minha opinião, em algumas áreas, para ensinar é interessante saber fazer. Como você vai ensinar um grupo de alunos a fazer um bolo de festa, se o bolo que você faz é aquele básico de fubá. Receitas no papel é fácil. Fazer é outra coisa. O assunto é polêmico mesmo.



Citar
No que tange ao princípio geral os fóruns são desiguais entre seus participantes: alguns sabem mais, outros menos, e alguns são mais generosos em dividirem seu conhecimento, outros menos.

Dentro da famosa proporção de 1/10 entre os que já se manifestaram alguma vez em um fórum e os que nunca o fizeram, e dentro desse 1/10 outro 1/10 manifesta-se freqüentemente, e desse 1/10 outro décimo habitualmente oferece ensinamento -mesmo informalmente, em meu entendimento um tópico como esse critica exatamente este mileto, essa figura menos comum que passa ensinamento.

Em meu entendimento, isso é contraproducente, porque sem aqueles que passam ensinamentos, o nível das discussões cai muito. Então custa-me, independentemente de u ser alvo ou não de seu comentário-crítica, aceitar que alguém abra um tópico exatamente fazendo críticas a esse 1/1000 mais útil, pois se essa atividade de compartilhar saber é desincentivada, o que ocorre é empobrecimento.
Essa não é a razão do meu "descontentamento". Espero que com isso, pessoas não deixem de escrever seus artigos, dá pitacos, ensinar ou o que for. Mas será que eu estou totalmente equivocado? Temos que saber diferenciar as pessoas que realmente tem conteúdo para passar e aqueles que só querem encher linguiça para ter algum status.

Citar
E, fico buscando a razão. Por exemplo... em que prejudica se quem partilha conhecimento faz ou não fotografias que agradem à pessoa que recebe o conhecimento? Ou, será que a pessoa que recebe conhecimento é o melhor juiz da produção de quem distribui conhecimento? Ou, o que isso importa?
Ivan, eu já tenho uma certa condição de saber o que é ou não uma boa fotografia e não é difícil saber quem fotografa bem ou não. O professor não é sempre o dono da razão. Há um certo limite que pode ser rompido. Chega uma hora que a pessoa aprende a andar pelas suas próprias pernas e já pode debater, criticar e não aceitar certas coisas de forma gratuíta. Você passa daquela condição de leigo para uma posição que pode discutir as coisas. Ingênuo é aquele professor que acha que seus alunos não tem a capacidade de alcançá-lo e que sempre estarão numa posição inferior.

Citar
No fundo, Guto, o que se decanta disso é, como eu disse, uma ingratidão, independentemente de se ter pedido ou não algum ensinamento, e por isso que eu trouxe aqui a palavra admiração. Porque a admiração é o antídoto da inveja. A inveja busca desqualificar, a admiração busca entender.
Você coloca uns termos que faz parecer que eu estou nutrindo esses sentimentos baixos por alguém. Ao contrário do que possa parecer não estou com inveja de ninguém. Não preciso desse sentimento para crescer como fotógrafo ou o que for. Estou muito satisfeito com minhas fotos e não me preocupo com a produção dos outros. O que me incomoda é quando alguém faz certas críticas e tem aquele ímpeto de ensinar a todo tempo sendo que não tem muita coisa pra mostrar.

Agora me responda sinceramente: Você se matricularia num curso de culinária sabendo que o professor só sabe fazer arroz e feijão?
« Última modificação: 01 de Março de 2010, 16:24:15 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!