Autor Tópico: Quem sabe ensinar, sabe fazer?  (Lida 25782 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #45 Online: 02 de Março de 2010, 00:34:02
Eu acho que ele está numa fase pela qual eu passei uma vez. Eu echi o saco de ficar VENDO fotografia, então passei a LER sobre fotografia. Nessa época calhei de encontrar uma revista - Camera & Darkroom - que era fantástica justamente por ser sobre fotografia mas ter poucas fotos. O texto e as discussões que eles levantavam eram muito interessantes, profundos e proveitosos.

Curioso que a alguns anos passei pela mesma coisa. Recentemente eu enchi o saco de ler sobre fotografia e estou curtindo ver obras arquitetônicas e obras de arte rs. Passei um ano praticamente sem fotografar (isso mesmo faz praticamente um ano que não pego em uma câmera para valer, estou com meu conjunto praticamente parado). Curiosamente tenho sentindo uma necessidade recente de juntar isso com a fotografia.
Eu achava que fosse só eu, mas as conversas que tenho tido últimamente mostram que o ser humano é um bicho de fases mesmo rs.
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 00:37:05 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafabighetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 02 de Março de 2010, 08:42:48
Citar
Na verdade é muito mais difícil fazer o diferente do que o padrão. Isso fica evidente em experiências fora do padrão que alguns por aqui gostam de fazer. Eu prefiro ver experiências no fórum do que fotos padronizadas para atender à estética dominante.
Como disse o Léo concordo com ele é muito mais dificil fazer algo fora dos patrões "corretos", e quando você vê que alguem faz algo "diferente" do convencional gera uma grande quantidade de críticas, uns reclamas que está um tanto escura, outros que estorou, outros que a composição num tá correta e mil e uma critica. Agora quando aparece o convencional vemos muitos elogios que a foto está perfeita e tudo mais.
Acho que as pessoas estão de cabeça fechada para o esprimental, para quebrar as regras, se acomodaram no patrão vamos se dizer da "maioria" e tem medo de fazer o diferente, e dar a cara para bater.
\\\"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre\\\" Charles Chaplin

Canon SXI + Lente kit 18-55 IS

http://www.flickr.com/rafabighetti


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #47 Online: 02 de Março de 2010, 09:20:07
Obrigado, José e Leo.

Como se diz, esse tema é colocar chifre na cabeça de cavalo. Recebeu ensinamento -solicitado ou não? Ótimo, aproveite. Isto é o que interessa.



GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 02 de Março de 2010, 09:32:55
Como disse o Léo concordo com ele é muito mais dificil fazer algo fora dos patrões "corretos", e quando você vê que alguem faz algo "diferente" do convencional gera uma grande quantidade de críticas, uns reclamas que está um tanto escura, outros que estorou, outros que a composição num tá correta e mil e uma critica. Agora quando aparece o convencional vemos muitos elogios que a foto está perfeita e tudo mais.
Acho que as pessoas estão de cabeça fechada para o esprimental, para quebrar as regras, se acomodaram no patrão vamos se dizer da "maioria" e tem medo de fazer o diferente, e dar a cara para bater.

Não existe relação entre fotos fora dos padrões e fotos mal feitas. Entendo como fotos fora dos padrões, fotografias que tem uma leitura diferenciada das que estamos acostumados a ver e a fazer mas que obedecem alguns rigores de uma boa fotografia. Não devemos confundir fotos fora dos padrões com esculhambação também. E mais do que isso, temos que tomar cuidado para não querermos camuflar nossa deficiência na técnica com paradigmas de fotógrafo cult, moderninho, fotógrafo cabeça. Nem tudo que é diferente, "maluco", moderninho é bonito e bem feito. Vou dá um exemplo: Fotografia com essas câmeras de plástico e lentes de plástico que está na moda agora. O resultado é muito ruim mas é cult então é legal. É legal porcaria nenhuma. É uma droga. Respeito quem gosta disso mas falar que isso é arte só pq é desfocado, sem nitidez, cheio de aberrações psicodélicas é demais.
Estética, composição, poética e narrativa
Gostei dessas 4 palavrinhas, Ivan. Ao meu ver, estética e composição são a base para uma boa fotografia. Esses requisitos já sustentam uma boa imagem. Entretanto para uma fotografia dizer algo a mais, necessita de uma leitura interessante e talvez emocionante. Aí entra a poética e narrativa. Agora, uma imagem não se sustenta só com uma narrativa bem elaborada e poética. Para isso existe a escrita. Estamos falando de fotografia, não estamos falando de poesia, romances, pinturas, esculturas e etc. Uma boa fotografia necessita de uma base que é a técnica. Com esse requisito, o fotógrafo vai procurar sua narrativa e vai fazer aquilo que ele se identifica porém sem abrir mão da base.
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 09:42:31 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #49 Online: 02 de Março de 2010, 09:43:43
Estética, composição, poética e narrativa
Gostei dessas 4 palavrinhas, Ivan. Ao meu ver, estética e composição são a base para uma boa fotografia. Esses requisitos já sustentam uma boa imagem. Entretanto para uma fotografia dizer algo a mais, necessita de uma leitura interessante e talvez emocionante. Aí entra a poética e narrativa. Agora, uma imagem não se sustenta só com uma narrativa bem elaborada e poética. Para isso existe a escrita. Estamos falando de fotografia, não estams falando de poesia, romances, pinturas, esculturas e etc. Uma boa fotografia necessita de uma base que é a técnica. Com esse requisito, o fotógrafo vai procurar sua narrativa vai fazer aquilo que ele se identifica porém sem abrir mão da base.

Vou fazer a você uma só pergunta...

O que faz as fotografias do Terry Richardson notáveis?


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 02 de Março de 2010, 10:09:53
Vou fazer a você uma só pergunta...

O que faz as fotografias do Terry Richardson notáveis?

Ivan, é notável pra quem? Com certeza para você e para muitos mas para mim não é ou sou obrigado a gostar? Será que se eu não gostar disso sou desprovido de cultura...rs?



Minhas referências são outros fotógrafos que também são notáveis e se você observar bem, as fotos deles não tem nenhum céu estourado, não tem nada cult, nada cabeça e não são fotografias que precisam de ser filósofos para entendê-las. Sebastião Salgado é um dos fotógrafos mais respeitados no mundo e suas fotos são pra lá de óbvias. Steve McCurry, idem. Nessa teoria, as fotos deles são pra lá de clichês só pq não são malucas.

Prefiro muito mais essa:



Talvez seja uma questão de afinidade.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 02 de Março de 2010, 10:23:24
Obrigado, José e Leo.

Como se diz, esse tema é colocar chifre na cabeça de cavalo. Recebeu ensinamento -solicitado ou não? Ótimo, aproveite. Isto é o que interessa.


[--- Editado - Regras 2.1 e 2.5 ---] Se acha que esse assunto não é importante e que falar sobre isso é colocar chifre em cabeça de cavalo pq você ainda está partipando desse tópico? Volto a dizer, é interessante como isso acontece aqui no fórum. Quantos os "cabeças" do fórum acham que um tópico não está de acordo com o que eles pensam, costumam desmerecer, criticar e falar que o assunto é descabido. Eu já disse que não me referi a você quando abri o tópico e não sei pq vc ainda se mostra irritadinho com esse assunto. Passe bem, camarada Ivan.
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 14:24:18 por Leo Terra »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


nonlineart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #52 Online: 02 de Março de 2010, 10:36:16
Recordando que agradeço a deus por ter sido sempre mau aluno, não consigo dissociar o ato de aprender do aluno.
Revendo a atitude de meus professores, percebo que os mais criticados geralmente são os que ensinam aquela coisa intangível que não faz parte da técnica.
Gostaria de enteder o por que disso. O Ivan me deu uma ótima visão da coisa ao falar da ingratidão. Será algo mais que isto?


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 02 de Março de 2010, 10:51:56
Oi Guto,

eu acho que didática é um dom. Não necessariamente a pessoa tem que ser capaz de fazer, mas se ela souber ensinar - no caso de fotografia - está cheio de ótimos exemplos por aí que podem ser usados para ilustrar o que se está falando.

O importante é que ela saiba o que está falando e, mais ainda, saiba COMO falar e seja honesta o suficiente para não mitificar a coisa e ficar se colocando num patamar superior por ter mais informação que outros.
Esse é o ponto do tópico. É esse o assunto que eu levantei. Queria saber esse tipo de opinião. Agradeço a participação de você e dos outros que souberam encaminhar o assunto sem levar para questões pessoais.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 02 de Março de 2010, 10:59:10
 :ponder:

...pretendia voltar e expor um ponto de vista diferente... não por isso menos polêmico...

... muito já foi dito...

PS : Longe de ser professor de algo, mas por gratidão ao que aprendo desde sempre no MF, continuarei retribuindo aos foristas do MF, quando capaz de fazê-lo.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #55 Online: 02 de Março de 2010, 12:02:31
Sobre as fotos postadas acima, e saindo um pouco do tema do post, prefiro a de baixo por simpatizar com fotos de flagrantes, se bem que tem muito flagrante montado o que pra mim é uma farsa. No caso da "moça" apertando a "trouxa" do cidadão acho feia e tem um estilo que não gosto, uma situação montada de um flagrante que não ocorreu com uma pitada de uma suposta "arte".

Uma prova que não existe certo e errado na fotografia, principalmente quando o aparentemente errado é feito por alguém de renome e apreciado por alguém com muita cultura.

Sobre os palpiteiros lembro dos comentaristas de futebol que são experts em criticar mas não sabem treinar nenhum time, nem jogar bola. Lembro também dos políticos de esquerda que são ótimos críticos e quando chegam ao poder se mostram totalmente incompetentes.

Questionar um excelente professor no ato de ensinar excelente conteúdo com ótima didática se ele sabe fazer na prática operacional aquela atividade é totalmente desnorteado a meu ver. Você quer contratar o cara ou receber conhecimento de qualidade? Um excelente professor de Cirurgia Geral dá segurança a você pra ser operado por ele? Se o ensinar dele é de qualidade vamos estudar com ele, se ele opera bem ou não não faz diferença porque você está numa carteira em sala de aula e não deitado na mesa de cirurgia.

O que se deve questionar é:

1. A qualidade do conhecimento passado, se ele é verdadeiro e de nível adequado ao aluno e
2. A capacidade de ensinar do professor, se a didática dele é de qualidade.

Na posiçao de aluno eu quero é aprender, receber ensino de qualidade, e não avaliar o talento do professor em produzir qualquer coisa que não seja uma excelente aula. Lembre, a profissão do cara é professor e como poucos são bons agradeço quando me deparo com um a me ensinar.

Se o tópico foi com o intuito de alfinetar palpiteiros de plantão que não sabe nada com nada, não misture "essa ruma de fulerage" com quem de fato é professor,o que vive do ensino. Digo isso porque quem sabe ensinar é de fato, se não de direito um professor, quem não sabe ensinaré palpiteiro.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #56 Online: 02 de Março de 2010, 13:33:44
[--- Editado - Regras 2.4 ---]
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 14:25:11 por Leo Terra »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #57 Online: 02 de Março de 2010, 13:41:20
Ivan, é notável pra quem? Com certeza para você e para muitos mas para mim não é ou sou obrigado a gostar? Será que se eu não gostar disso sou desprovido de cultura...rs?


Ninguém disse isso, que você é desprovido de cultura.

O ponto aqui não é esse, e sim o seguinte: você não gosta das fotos dele (Terry), mas o mundo gosta, e ele é pago, e ele publica, e ele é considerado entre os fotógrafos (exceto nos fóruns, é claro, mas isso não tem importância). O mundo gosta mais das fotos dele que das suas e do que da maioria dos fotógrafos que você considera bons (exceto os reconhecidos, mas isso não conta).

Isso, para mim, demonstra como é descabido pegar o julgamento de um forista em proceso de aprendizagem para julgar fotos. Ele vai julgar com o ponto de vista dele, correspondente ao nível de desenvolvimento dele. E vai julgar ruins as fotos do Terry, e julgá-las ruins não faz nenhuma diferença. Porque é um julgamento restrito, dentro de uma idéia restrita de fotografia na qual os cânones técnicos são tudo o que importa, e a estética é conservadoríssima.

[--- Editado - Regras 2.1 ---] Você abriu o tópico, então todos são livres para postarem neles suas opiniões, e eu postei as minhas. Você abriu o tópico, mas não é dono dele.
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 14:26:15 por Leo Terra »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #58 Online: 02 de Março de 2010, 13:42:35
[--- Editado - Regras 2.4 ---]
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 14:26:47 por Leo Terra »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 02 de Março de 2010, 13:56:48
[--- Editado - Regras 2.1, 2.4 e 2.5 ---]

O ponto aqui não é esse, e sim o seguinte: você não gosta das fotos dele (Terry), mas o mundo gosta, e ele é pago, e ele publica, e ele é considerado entre os fotógrafos (exceto nos fóruns, é claro, mas isso não tem importância). O mundo gosta mais das fotos dele que das suas e do que da maioria dos fotógrafos que você considera bons (exceto os reconhecidos, mas isso não conta).

Isso, para mim, demonstra como é descabido pegar o julgamento de um forista em proceso de aprendizagem para julgar fotos. Ele vai julgar com o ponto de vista dele, correspondente ao nível de desenvolvimento dele. E vai julgar ruins as fotos do Terry, e julgá-las ruins não faz nenhuma diferença. Porque é um julgamento restrito, dentro de uma idéia restrita de fotografia na qual os cânones técnicos são tudo o que importa, e a estética é conservadoríssima.
[--- Editado - Regra 2.1 ---] Não comparei minhas fotos ou minha capacidade com a desse Terry. Comparei com as fotos do Sebastião Salgado e do Steve McCurry. Disse que esse estilo de foto que você gosta é um lixo pra mim. As fotos desse cara são muito feias. São horríveis. E daí se ele é bem pago pra isso e se é reconhecido? Pra mim e para milhões de fotógrafos, as fotos dele continuam sendo horrorosas. Porém, todo ramo de atividade encontra um nicho de mercado. Ele encontrou em você um de seus admiradores. Que bom para vocês. Isso não vai mudar minha vida também. Continuo admirando os fotógrafos que eu gosto e as fotografias que curto e você admira os teus.

[--- Editado - Regras 2.4 ---]
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 14:28:38 por Leo Terra »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!