Autor Tópico: Fotos de Surf  (Lida 4154 vezes)

marcelo.fabricio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia pra mim e Hobie
Online: 01 de Março de 2010, 18:41:28
Boas a todos!
Sou novato no mundo fotográfico. Ainda não fiz nenhum curso mas tenho uma pequena noção teórica. Tais como velocidade de obturador, abertura e ISO.
Para resumir, gostaria muito de alguma dica de como tirar boas fotos de surf. Tenho uma Canon T1i com 3 lentes: Tradicional 18-55mm, uma grande angular 10-20mm e uma tele 75-300mm.
Alguem pode dar uma dica de qual dessas lentes posso usar? Durante o dia é claro, estando sol ou não, que velocidades, ISO e aberturas posso usar nesse caso.
Desde já agradeço a oportunidade de adquirir novas experiências nesse site.


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2010, 02:45:14
Eu não tenho muita experiência em fotos de surf.

Mas sua grande angular é ótima para fotos dentro da água, o problema é que as caixas de estanque são caríssimas (e tem que tomar cuidado com as pranchadas).

A 70-300 é um pouco escura e a qualidade ótica não é das melhores, mas para um dia com sol traz bons resultados.

Faça experiências variando as velocidades.
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2010, 18:55:45
fora dagua, certo? Vai de70-300, obviamente.

Coloque valocidade em pelo menos 1/1000, e mas de preferencia em 1/2000 pra cima (a não ser que queira borrados propositais).
É bom também deixar abertura um pouco fechada, como f/6.3 ou mesmo f/11, nas suas primeiras fotos. Como o assunto está em movimento, fica facil entre o instante do foco e da efetivação do clique o assunto sair do ponto 'ideal' de foco. Com mais profundidade de campo, "mais campo em foco" a grosso modo falando.

Se tu quera imagem do surfista congelada, faça isso. E use o ISO que for necessário, mesmo que seja alto. Se precisar ISO alto e tu preferir usar iso baixo, vais ter que sacrificar o 'congelamento' do assunto.

Sobre a qualidade ótica das 70-300, não se preocupe. Elas são boas o suficuente pra maioria dos fotógrafos (amadores e pros).
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Andy Bell

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Uma idéia na cabeça
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2010, 21:41:30
tenho uma 75-300mm... falo que é uma lente sofrida rs
é uma lente escura mesmo, com algumas particularidades não tão boas no conjunto... recomendo o parassol
como os colegas já disseram, velocidades acima de 1600 e eu usaria também um ISO 200 ou 400, pra não sacrificar a velocidade ou abertura, mas tem gente que abomina isso hehe (mas isso vai depender muito da luz e do horario que você estiver fotografando)

O equipo é limitado, mas dá pra fazer ótimas fotos. Eu mesmo até hoje não troquei minha 75-300mm e, com sol, já fiz fotos lindas de esporte também, junto com minha 30D e até mesmo com minha 3000N antigona de filme

Boas tentativas... e não esqueça de postar aqui os resultados para apreciarmos um pouco  :snack:

Grande abraço
"O olho do homem serve de fotografia do invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio" - Machado de Assis (O cara!)
Ribeirão Preto - SP

http://www.flickr.com/photos/inspirefoto/
http://smallcoincidences.wordpress.com/