Autor Tópico: Qual livro comprar ?  (Lida 5597 vezes)

caio770

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 15:28:47
eu apoio (sem acento! arg!) a leitura do manual.

é a melhor forma inicial de entrar em contato com o seu equipamento - fotográfico ou não.

e prática, prática, prática.

há uma diferença entre vc ler um exercício no livro e repetir, e vc aprender alguma característica peculiar sobre o seu equipamento ou sobre a teoria fotografando.

gostei bastante dos passos do guto. mas eu colocaria aí no meio uns livros mais teóricos - quiçá, filosóficos:

sobre fotografia, susan sontag

a câmara clara, roland barthes

o ato fotográfico, philipe dubois

eu comecei com esses três. acho q é sempre uma boa ter uma sensibilidade um pouco mais aguçada com algumas teorias "malucas". depois vc pode ir expandindo os seus conhecimentos (se tiver gostado dos livros mais teóricos): desafios da imagem, o fotográfico (tanto a versão do samain quanto a de krauss), fotografia e antropologia, a fotografia moderna no brasil, filosofia da caixa preta (ou ensaio sobre a fotografia, do flusser), testemunha ocular, os 3 livros do kossoy (história e fotografia, realidades e ficções na trama fotográfica e os tempos da fotografia).

e por aí vai...

acho uma pena algumas pessoas pararem apenas na parte técnica de uma arte.

vcs conseguem imaginar uma escola de pintura ensinando para os alunos como fazer pequenas pinceladas ou curvas espiraladas sem nunca ter apresentado um van gogh?


JulianaAbade

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 16:40:11
Há um livro  do Michael Freemam (Luz e Iluminação) que não é nada mau.
Aliás toda a coleção que ele editou é muito boa. Dá uma olhadinha...

 :ok:


dalton_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #17 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 09:31:27
Agradeço a resposta de todos, principalmente pela excelente explicação que o "Guto Vilaça" postou, ajudou ... concordo em número e grau Gutoooo !!! rs

Mais como tem muita coisa ainda pela frente ... gostaria de saber quais destes livros acima tem exemplos / exercicos praticos, passoa a passo para que eu possa começar a brincar com a minha camera !!
agradeço a todos ...


Fabiano A

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
Resposta #18 Online: 02 de Março de 2010, 15:26:59
Eu estou lendo o livro do John Hedgecoe e estou gostando. Tudo que ele fala é exemplificado com fotos. É bem completo embora as vezes acho que ele podia se aprofundar um pouco mais em alguns temas.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #19 Online: 05 de Março de 2010, 02:11:45
Po, que feio, ninguém lembrou da bíblia:


A trilogia do Ansel Adams.
Principalmente o primeiro volume, "A Câmera".
E pra melhorar/facilitar, vale a lida no O Negativo, principalmente pela questão do Sistema de Zonas.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #20 Online: 05 de Março de 2010, 07:25:13
0 ANOS LUZ, CÂMERA E AÇÃO

Autor:
   

Edgard Moura

Editora:
   

Senac São Paulo

Páginas:
   

444

Ano:
   

1999



Arte e Técnica, Fotografia

velhinho mas bom eu creio

tem aqui di gratis

http://books.google.com/books?id=DDMVJ1YMa2oC&dq=50+Anos,+Luz,+C%C3%A2mera,+A%C3%A7%C3%A3o&printsec=frontcover&source=bn&hl=pt-BR&ei=LduQS_iDA5iekQW-5p2bDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=5&ved=0CBcQ6AEwBA#v=onepage&q=&f=false

T+  :ok:


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Março de 2010, 11:58:28
Após ler livros e frequentar curso -os que realmente lhe ensinarão algo, não os picaretas antigos- lhe indico fzer cursos especializados na área que você decidir se dedicar mais.

Bons cursos (voltados às questões mais avançadas)

Walter Firmo www.imafotogaleria.com.br
Emídio Luisi www.fotograma.com.br

Livros
Ansel Adams trilogia (A Câmera. O Negativo e A Cópia)
Arte da Composição. de Ernesto Tarnoczy Junior Excelente livro.

Vistar exposições de arte em geral, ler, praticar, ler, praticar, ler, praticar
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


F. noroi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 08 de Março de 2010, 03:06:00
Respeito sua posição mas não concordo muito com isso. Acho também que um BOM curso é o caminho mais rápido para aprender técnicas em qualquer atividade entretanto, NA FOTOGRAFIA, pode-se aprender muito bem com leitura de livros especializados e praticando. O que se aprende nos cursos é o mesmo que está escrito nos livros. Quem não tem dificuldade de ler sozinho e praticar, pode fazê-lo tranquilamente.
Curso também não é garantia de profissionalismo até pq a profissão de fotógrafo não requer cursos e diplomas. Veja bem, não estou dizendo que para ser profissional basta comprar uma câmera, ler um livro e sair fotografando para ganhar dinheiro. Estou dizendo que para ser profissional TEM QUE SABER FOTOGRAFAR ou pelo menos deveria. Para saber fotografar há vários caminhos que já citei no meu comentário acima.
Quanto à leitura do  manual de instruções, deveria ser a primeira coisa a fazer quando se compra um equipamento (fotográfico ou outro qualquer). Todo mundo tem preguiça de ler o manual e vai aprendendo na marra fuçando na câmera sendo que TODAS as funções do equipamento são detalhadas no manual.

Concordo com o colega.
Curso não garante nada que você vai sair como um fotografo, vejo muitos casos ai de pessoas que começaram do zero sozinhos, seja pesquisando, lendo, se informando sobre que equipamento comprar. Tudo é uma questão de vontade, de insistir procurando saber, e não de simplesmente fazer o curso e termina-lo achando que já esta preparado. Uma vantagem que eu vejo em cursos é você poder esclarecer mais facilmente a questão de tecnica, nem sempre quem estuda/pesquisa sozinho tem pessoas da área te dizendo em que ângulo aquilo ficaria adequado a situação, qual posicionamento, postura..detalhes mesmo, coisas que de fato fazem a diferença
« Última modificação: 08 de Março de 2010, 03:07:27 por F. noroi »
Fernanda
Maringá - PR