Autor Tópico: PENTAX K-X Dúvidas  (Lida 7692 vezes)

Schueler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 02 de Junho de 2010, 08:20:35
Muito obrigado pela sua atenção.

Então maravilha!! :ok:
O LCD é bom? tem uma definição legal?
O auto foco dela é complicado mesmo?
O  viewfinder dele é bom?

Desculpe por tantas perguntas mas estou realmente pra fechar uma K-X azul.
Será que em Buenos Aires eu encontro essa câmera por um preço bom?
Estou na dúvida entre ela e a Nikon D5000.
Qual vc compraria?
Pentax por U$ 570,00 18-55MM
Nikon 5000  U$ 700,00 18\55MM

Já com frete incluso e consigo que o vendedor coloque o valor da nota bem mais baixo que isso.

Abração
           
Nikon D7000 18-105mm Lente Nikon 35mm 1.8G  Flash SB 400
Canon S95


MIneiro do cerrado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #16 Online: 07 de Junho de 2010, 15:59:29
Pessoal,

Este final de semana minha Pentax K-x teve sua primeira saída de campo. :clap:
Como iniciante no mundo SLR digital estou com MUITAS dúvidas na calibragem da máquina! :ponder:
Muitas imagens explodiram o branco, a função bulb me deu um banho, e a qualidade das fotos com lente de 300 acho que deixaram à desejar (ou será o fotografo? :assobi:); as fotos em P&B (ou usando outro filtro qualquer) demoram segundos intermináveis com o recado "dados em processamento" (que saudade do TX400! :D)... Enfim, apanhei feito criança da K-x foi uma surra daquelas :fight:
Em casa olhando as fotos da K-x e da Olympus Sw850 (sabonetera) tive a certeza que tô dando cabeçada com a K-x :aua:
Mas, algumas coisas já gostei nela... para tirar fotos de cachoeiras com a velocidade do obturados baixa 1/15, 1/20 o sistema de estabilização funciona de modo excelente. Não precisei nem usar o tripé! :clap:
Bem a saída serviu para começar a me familiarizar com a máquina.

Vou tentar baixar as fotos para internet e posto aqui para verem os resultados ok!

Abraços á todos! :ok:




MIneiro do cerrado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #17 Online: 07 de Junho de 2010, 16:55:46
Seguem as fotos para que tirem suas impressões e vejam oque um desavisado pode fazer com uma K-x :doh: :doh: :D HEHEHE

As fotos 1 e 2 são o exemplo do branco explodindo. Usei o modo "sport" com multi exposição, lente 18-55mm (eu estava a uns 3 metros), o foco esta definido como ponto central.  Notem que a primeira imagem esta ok! Mas a segunda BUM!


Esta foi com a lente de 55-300mm, usando todo o zoom possível, pois os tucanos estavam arriscos e voaram assim que tentei me aproximar para tirar outras fotos mais de perto.


Outras aqui...
http://picasaweb.google.com.br/103793502310408118043/Testes?feat=directlink

« Última modificação: 07 de Junho de 2010, 16:56:37 por MIneiro do cerrado »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 07 de Junho de 2010, 17:20:54
Ola Mineiro!

Me parece que vc teve um passeio legal para poder testar a camerazinha... tem algumas fotos interessantes ai nesse miolo.

sobre a Kx, algumas coisas que possam vir a te ajudar:

1- A camera vem em default com TODAS correcoes de lente ativadas. A primeira coisa a fazer eh DESATIVAR essas opcoes e a camera vai responder MUITO mais rapido.

2- Eu nao usaria os filtros da camera na hora da fotografia. Vc pode "revelar" mesmo depois na camera, ou pode fazer no PC. Isso agiliza tb a camera.

3- Nao deixe o modo AF em AUTO PONTO nunca. Ou vc deixa sempre no CENTRAL ou vc escolhe manualmente qual ponto que vc quer... mas se vc deixar no AUTO Ponto AF, vai sair meleca.

4- O metering da Kx eh o mais preciso de todas minhas cameras DSLR (tenho 3 e ja tive outras 5), mas como toda outra ferramenta, tem que saber usar. Infelizmente eu nunca usei outros modos alem do M ou Av, mas nao creio que isso seja o problema. O melhor para vc eh aprender a medir o que eh mais importante (a sombra ou a luz) e usar no modo MANUAL e usar RAW... festa esta feita e problema resolvido.

5- Expor corretamente: Peguei por exemplo um detalhe de uma foto tua:
Modelo: PENTAX K-x
ISO: 5000
Exposição: 1/3200 s
Abertura: 11.0
Distância focal: 300mm

Usar ISO 5000 e jogar velocidade ate 1/3200 nao parece ser a melhor exposicao da foto. A abertura esta ate bem selecionada... eu ja tive essa lente e se me recordo bem, entre f/8 & f/11 eh o melhor dela. Mas jogar ISO5000 e uma velocidade dessas, nao eh optimizado para qualidade. Com o SR ligado, e DF=300mm, vc consegue congelar a imagem ja em 1/300, e 1/600 ja eh mais do que necessario. Tudo bem, vc quer evitar ao maximo qualquer tremida? Ta bom... vamos jogar 1/1000 e reduzir o ISO... mas 1/3200 eh exagero! Com o SR, essa distancia focal funciona ate com 1/150... e vc esta usando 1/3200 !




BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Junho de 2010, 17:25:06
a foto do Tucano acima tb tem uma selecao de fotometria um pouco estranha. Nao vou dizer errada, por que nao existe fotometria errada... mas a tua selecao nao maximiza nitidez:

Modelo: PENTAX K-x
ISO: 5000
Exposição: 1/500 s
Abertura: 14.0
Distância focal: 300mm

Abertura: f/14 ja esta acima do limite da lente/sensor. f/8 ou f/11 eh o ideal.

ISO: 5000 - nao entendi o por que de abusar do ISO (eu sei.. a camera aguenta... mas nao precisa abusar!) e fechar a lente e velocidade para nivelar.

Exposição: 1/500 s - velocidade boa, e segura para a DF (300mm) com SR. Caso precisasse, daria ate para aumentar (1/320) para reduzir o ISO.






BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Junho de 2010, 17:34:12
A tempo:

Ignorando os valores exatos (nao sei se vc estava configurado para 1/2EV ou 1/3EV), mas a exposicao mais adequada para a foto do Tucano acima, em relacao a nitidez seria a seguinte:


ISO: 5000 ----------> ISO 800
Exposição: 1/500 s --> 1/250 s
Abertura: 14.0 ------> f/8
Distância focal: 300mm


Acima seria a minha primeira exposicao, e caso eu visse que 1/250 (mesmo com o SR) nao esta dando "conta" dos 300mm, eu aumentaria o ISO para 1600 (ainda bem usavel na KX) e jogaria o shutter para 1/500.


MIneiro do cerrado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #21 Online: 07 de Junho de 2010, 19:25:50
BBear,

Primeiro obrigado pelos comentários sobre as fotos! :ok: Só um adendo pode falar na lata que eu errei ou fiz um absurdo ok! Sou um cara bem tranquilo e ao contrário de muitos adoro receber criticas como as suas, pois sei que são para ajudar!!! :ok:

Quanto as fotos, estas ai não é meu o crédito pela escolha das velocidades e aberturas e sim da máquina, pois ela estava no "Auto Picture" Já havia desligado as correções automáticas/filtros e mudado o foco para ponto central.
Mas, já dá para aprender algo com isso... a máquina vai sempre puxar o ISO, a Exposição e a Abertura muito pra cima!

Vou ver se posto as outras fotos onde não usei o modo automático...
Vou "subir" elas para o albúm. Por hora segue uma que fiz em casa... Receita da chama azul-avermelhada: álcool + Grafite em pó! 


E esta da cachoeira que falei anteriormente. Nela usei o modo regulador da velocidade (Tv) em 1/15... mas já notei que a máquina "puxou" o ISO lá pra cima 5000! :eek: ISO assim em filme de 35mm eu nem conhecia! hehehe 8-)


Agora você me perdoa por uma pergunta besta? ;)
O que é 1/2EV ou 1/3EV???

Abraços


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Junho de 2010, 21:00:24
Oi Mineiro,

Bom, vamos por parte. Primeiramente, eu volta a repetir: nao existe exposicao "errada" e em nenhhum momento eu quis sugeri isso. Sei que vc nao esta preocupado com isso, mas vale a pena reinforcar que eu nao estou te corrigindo.Eu soh nao quero que vc entre mais afundo nesse ramo achando que existe uma "exposicao certa". Alias, quando vc quer experimentar artisticamente, as exposicoes mais "erradas" sao as mais "certas". Enfim, soh quero repetir que nao tem nada de certo ou errado, apenas sugestoes e outras perspectivas.

Com isso em mente, o que eu tentei dizer eh que a tua escolha de exposicao nao foram as melhores se o objetivo eh nitidez no resultado.

Voltando especificamente a KX, eu nao tenho experiencia nos modos automaticos (e no futuro vc tb deve largar eles de lado) mas se me recordo bem sobre as outras cameras Pentax, eu acho que vc pode limitar o ISO maximo dentro do AUTO-ISO. Isso ja seria uma ajuda para vc, para evitar de usar ISO 6400 ou 5000. Eu comfortavelmente uso ISO 1600 na KX (o que ja eh uma gloria!) e tb chego a usar 3200. Se vc limitar o AUTO-ISO para um desses numeros, vc sem duvida vai estar evitando a faixa "questionavel" do ISO da camera.

E com o tempo, eu usaria o modo "P" em conjuncao com o botao verde (vale a pena aprender como usar nesse modo e entender o botap verde) e depois de entender como o "P" funciona, pularia para o Av e medicao de fotometria por prioridade (o que eh mais importante para mim, o fotografo: pegar detalhes na parte escura ou nas partes claras?).

Sobre a tua pergunta final, vc pode escolher na camera, dentro do menu, se a camera vai utilizar metades (1/2) ou tercos (1/3) na escala de exposicao.

Por exemplo, se vc escolher 1/2, vai aparecer o ISO da seguinte forma: 100 - 150 - 200

Agora se escolher 1/3: 100 - 130 - 160 - 200

(meus numeros podem estar errados, mas servem como exemplo). O mesma eh valido para abertura e tempo.

Resumo: se vc colocar como 1/3, vc vai ter mais "precisao" no ajuste, porem vai ter que clicar mais para chegar aonde quer. Se vc escolher precisao de 1/2 ponto, os ajustes sao mais rapidos porem tem menos ajuste.

Eu pessoalmente soh uso 1/2 e nem gosto de usar ISO "quebrado"  [600, 1000, 5000, etc) por que eu me acostumei com os valores padrao. Mas isso eh pura questao de gosto.

Abracos

BB




MIneiro do cerrado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #23 Online: 26 de Junho de 2010, 17:13:07
Oi Mineiro,

Bom, vamos por parte. Primeiramente, eu volta a repetir: nao existe exposicao "errada" e em nenhhum momento eu quis sugeri isso. Sei que vc nao esta preocupado com isso, mas vale a pena reinforcar que eu nao estou te corrigindo.Eu soh nao quero que vc entre mais afundo nesse ramo achando que existe uma "exposicao certa". Alias, quando vc quer experimentar artisticamente, as exposicoes mais "erradas" sao as mais "certas". Enfim, soh quero repetir que nao tem nada de certo ou errado, apenas sugestoes e outras perspectivas.
Ok! Compreendido! :ok:
Com isso em mente, o que eu tentei dizer eh que a tua escolha de exposicao nao foram as melhores se o objetivo eh nitidez no resultado.
É realmente você está certo eu queria mais nitidez nas fotos! 

Voltando especificamente a KX, eu nao tenho experiencia nos modos automaticos (e no futuro vc tb deve largar eles de lado) mas se me recordo bem sobre as outras cameras Pentax, eu acho que vc pode limitar o ISO maximo dentro do AUTO-ISO. Isso ja seria uma ajuda para vc, para evitar de usar ISO 6400 ou 5000. Eu comfortavelmente uso ISO 1600 na KX (o que ja eh uma gloria!) e tb chego a usar 3200. Se vc limitar o AUTO-ISO para um desses numeros, vc sem duvida vai estar evitando a faixa "questionavel" do ISO da camera.

EXCELENTE DICA!!!! :clap: :ok: Já estou usando! Limitei o ISO dela pra 400 e 500 (algumas fotos fora disso!) é o resultado já foi outro! Não testei com o ISSO em 1600 por estar fotografando apenas de dia... e fico lembrando de minha velha máquina onde um filme de ISSO 800 pra cima era coisa que eu usava pra fazer fotos da hora do crepúsculo em diante apenas. Mas olha obrigado mesmo essa dica já me valeu mais que metade do manual!!!    :ok:

E com o tempo, eu usaria o modo "P" em conjuncao com o botao verde (vale a pena aprender como usar nesse modo e entender o botap verde) e depois de entender como o "P" funciona, pularia para o Av e medicao de fotometria por prioridade (o que eh mais importante para mim, o fotografo: pegar detalhes na parte escura ou nas partes claras?).

Realmente preciso aprender a usar isso!

Sobre a tua pergunta final, vc pode escolher na camera, dentro do menu, se a camera vai utilizar metades (1/2) ou tercos (1/3) na escala de exposicao.

BBear... help... como faço isso?
Até uma questão na minha digital de bolso (Olympus SW850) existe uma opção que deixo os traços indicando as “linhas dos terços” (regra dos terços) aparecendo. Parece uma coisa boba, mas acho que ajuda a facilita na hora de compor uma imagem. Não achei como fazer isso na Pentax... será que tem como?


Por exemplo, se vc escolher 1/2, vai aparecer o ISO da seguinte forma: 100 - 150 - 200
Agora se escolher 1/3: 100 - 130 - 160 - 200
(meus numeros podem estar errados, mas servem como exemplo). O mesma eh valido para abertura e tempo.
Resumo: se vc colocar como 1/3, vc vai ter mais "precisao" no ajuste, porem vai ter que clicar mais para chegar aonde quer. Se vc escolher precisao de 1/2 ponto, os ajustes sao mais rapidos porem tem menos ajuste.
 :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: Preciso de um curso!!! hehehehe
Eu pessoalmente soh uso 1/2 e nem gosto de usar ISO "quebrado"  [600, 1000, 5000, etc) por que eu me acostumei com os valores padrao. Mas isso eh pura questao de gosto.

BBear, estou no meio de uma quinzena atribulada aqui na UEA em Tefé-AM. Mas vou dar um jeito de postar umas fotos para conversarmos mais. Aquela dica do ISO foi muito boa mesmo! Mas, como disse com o tempo tenho que largar o autofoco... e o farei!

Abracos
BB

Abraços do Mineiro :D