Autor Tópico: PENTAX K-X Dúvidas  (Lida 7675 vezes)

pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Março de 2010, 18:04:04
Recebi hoje minha Pentax Kx e fiz uns testes e fiquei com algumas dúvidas no pouco que a utilizei.
Achei ela bem compacta e de facílimo manuseio.
A qualidade de imagem é ótima e os tons que entregam me agradam muito.

No entanto, fiquei um pouco surpreso com o barulho da focagem da lente (eu achei o af bem rapido, mas achei bem ruidoso tambem).
Além disso, senti que faltava um pouco de acerto no foco do assunto, percebi que as imagens esao ficando um pouco fora da sua focagem ótima.
Tem como calibrar isso?

Outra coisa que me deixou um tanto angustiado é que quando viro a camera noventa graus, parece que ela mexe alguma coisa internamente. Isso seria algum defeito ou é do shake reduction, ou nada a ver?

Além disso, achei a construção da camera um pouco fraca, sentia mais segurança com a minha d40.

Bem, é isso!

Abraços!

Isos altos dela são de gente grande mesmo!
=)

depois tento postar alguma coisa aqui dela


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2010, 19:29:36
ola Pumba,

parabens pela compra, e aproveite!

Sobre o foco, provavelmente vc tem lentes com motor no corpo, entao realmente sao barulhentas. Algumas mais altas que as outras. Qual lente exatamente vc esta achando alta?

Sobre o foco, a primeira coisa a lembrar eh que a Kx nao informa na tela qual o ponto de foco, entao sempre aparece gente novata nos forums pentax perguntando o por que de algumas fotos estarem fora de foco para depois descobrir que o AF estava em modo de selecao AUTO. A primeira coisa a fazer eh colocar no ponto central e confirmar se o foco esta correto.

Sobre o barulho interno, eu virei minha camera para ambos lados e nao escutei absolutamente nada. Nao sei doque vc esta falando.


Abracos

BB


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2010, 19:34:07
é realmente usavel o iso 6400 dela!
Coloco duas imagens aqui que tirei hoje a noite só para vocês darem uma olhada, fiquei surpreso!
=)

O EXIF aparece no imageshack?
http://img39.imageshack.us/i/63258945.jpg/

EXIF
ISO 6400
f/4
1/13'
31mm


Pelo o que vi, acontece uma compressãozinha quando postei no IMAgeshack, piorando a qualidade da imagem um pouco.
aqui no meu pc parece estar melhor!

http://img23.imageshack.us/i/211vms.jpg/

ISO 6400
40mm
1/20'
f/4.5
« Última modificação: 06 de Março de 2010, 19:35:22 por pumba »


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2010, 12:10:54
Comprou na BH?
Se sim, Quanto tempo demorou pra chegar?
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2010, 13:33:40
demorou uns 50 dias !


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2010, 13:38:48
Em relação ao foco, é isso mesmo que o BBear falou. comigo aconteceu a mesma coisa. coloca o autofoco em ponto central que vai resolver.

As minhas lentes do KIT (18-55 e 50-200) não são lá muito silencionas no AF, mas não acho nada de mais.
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2010, 14:34:48
Quanto ao barulho interno, quanto eu giro ela de paisagem pra retrato, parece que tem alguma coisa que faz mudar o CG da camera.
Quanto ao foco da camera, eu já havia o mudado pra pontual no centro (nem uso os 11 pontos quase).
quanto ao barulho, sao as lentes do kit que sao barulhentas mesmo, eu somente me surpreendi com ele um pouco.

O foco em ambientes noturnos eu achei um pouco dificil de fazer, talvez por não ter o af assist lamp, como na nikon!
masae eu faco o foco com o flash e o desligo. :P
To gostando dela, são sõ algumas cosinhas que fui percebendo com o uso! ;)


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2010, 22:48:25
o barulho, eu vi, não é o corpo, é a lente! nao sei o que é!
=P
pelo menos eu fiz sõ com o corpo e nao aconteceu nada, nao fez barulho nenhum!

a unica coisa que me deixou um pouco decepcionado nela é a construção do corpo mesmo!
=P
é muito simples setar as coisas nela, mas seria mais pratico se tivessem mais botoes! :)


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2010, 13:24:30
Vou comprar pra usar com a k-x uma Sigma 18-50mm f/2.8 EX DC Macro Lens for Pentax Digital SLR. o problema é o peso: 450g!

Sigma 18-50mm f/2.8 EX DC Macro Lens for Pentax Digital SLR

Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #9 Online: 16 de Março de 2010, 09:20:59
Já que voce mudou da camera de entrada da nikon para a pentax, o que você achou da fotometria, auto foco e ajustes da camera?
A construção dessa camera nao é o ponto forte dela mesmo, mas pelo que eu vi não chega a decepcionar tambbém.

Aponte mais alguma coisa que achou de diferente de um sistema para o outro, acho que seria legal essa sua comparação. Não vá dar uma de pai coruja do brinquedo novo, seja sincero. hehe

abraços!!
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2010, 11:00:40
Opa.
Vamos fazer alguns comparativos.

A pentax tem um corpo um pouco menor (não é muita diferença) e o plastico dele se parece um pouco mais pobre.
Duas coisas que fiquei surpreso com a pentax foi a velocidade de AF e a quantidade de fps (parece uma metralhadora), é lindo.
O estabilizador de imagem infelizmente não é muito bom, apesar de que na nikon isso nem existe.
quanto ao desempenho em isos elevados, o da pentax kx é muito superior ao da nikon, contudo, eu percebi que para recuperar baixas luzes depois no pos processamento, a pentax gera muito CA. Ou seja, fotometre direito, ou sua imagem ficará estranha (o que está sendo bom, pois sempre ficava recuperando minhas imagens com a d40, agora me forço um pouco a fotometrar direito)

Uma das coisas que eu mais gostei da pentax é o WB, muito bem balanceado, diferente da d40, que puxava um tanto pro vermelho e deixava uns tons um tanto estranhos.
é bem diferente também a organização dos pixels na kx, o que, ao meu ver, gera um bokéh mais bonito (principalmente em isos elevados) que dá uma granulação interessante.

os controles da kx são extremamente faceis de controlar (mesmo porque não tem muitos otoes, contudo se acessa tudo muito praticamente), mas na d40 tbnão era complicado acessar as funções.

Ela como uma camera de entrada é muito boa.
O video possui uma boa qualidade, no entanto o audio é sofrivel demais!

eu, infelizmente acho que não me adaptei muito a ela, preferiria uma camera mais robusta, acredito.

bem, é isso!


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2010, 01:28:09
Só ressusitando um pouco a area aqui,

e as lentes antigas da pentax? Alguem tentou?
O encaixe é o mesmo, ou precisa de um adaptador?
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2010, 08:42:21
Só ressusitando um pouco a area aqui,

e as lentes antigas da pentax? Alguem tentou?
O encaixe é o mesmo, ou precisa de um adaptador?

Funciona exatamente da mesma maneira que funcionava nas cameras de filme: se eh montagem P/K, entao encaixa direito nas cameras DSLR. Se vc tinha controle de abertura, entao vc vai ter controle de abertura. Se a lente era toda manual, entao continua sendo toda manual. Se a lente tinha AF, entao continua funcionando. E por ai vai.



Schueler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2010, 20:51:22
Boa noite a todos... :ok:

Pumba, me diz uma coisa em relação a durabilidade das pilhas da Pentax.
Elas duram pouco ou isso é lenda?
Estou querendo comprar uma K-X preta essa semana no Ebay e preciso dessa informação.
Vai ser a minha primeira SLR e acredito que não vou me arrepender.

Abração



 
Nikon D7000 18-105mm Lente Nikon 35mm 1.8G  Flash SB 400
Canon S95


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2010, 01:10:21
Duram bastante sim!
pelo menos as que eu comprei duraram bastante. nao tem a mesma duracao que uma bateria, mas duram bastante!

achoq  tirei 1000 fotos com cada recarga (nao sei ao certo) porque comprei 2 jogosd de pilha, e quando acabava jah trocava!