Autor Tópico: Duvida sobre direito de imagem (produtos)  (Lida 1378 vezes)

Marcus Amorim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 12 de Novembro de 2005, 08:15:13
Olá Pessoal,

Tô chegando agora e já vou perguntando  :thmbup:

Gostaria de saber como funciona o direito de imagem quando o assunto é um objeto qualquer com marca registrada: Relógios, alimentos enlatados, calçados etc..
No meu caso pretendo usar as imagens no meu site apenas para divulgar o trabalho de fotografia, exemplos, só isso.Não pretendo vender as fotos.

Pesquisando na internet me deparei com um grande numero de sites de fotografos que usam fotos de produtos com as marcas bem destacadas...e em muitos casos dá para perceber nitidamente que as fotos nunca foram usadas em peças publicitárias.

Preciso de autorização formal do fabricante para fotografar um determinado produto e usar essa imagem como exemplo do meu trabalho fotografico?

Agradeço antecipadamente qualquer atenção dispensada.

Marcus Amorim
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2005, 11:31:22
Se for ser usada exposição da marca é necessário ter autorização, se vc for esconder a marca ou o objeto não for o objetivo principal da foto (como uma garrafa sobre uma mesa com pessoas e etc) tbm não é necessário autorizações.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcus Amorim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2005, 13:48:04
Citar
Se for ser usada exposição da marca é necessário ter autorização, se vc for esconder a marca ou o objeto não for o objetivo principal da foto (como uma garrafa sobre uma mesa com pessoas e etc) tbm não é necessário autorizações.
Obrigado Leo,

Acho improvavel que algum fabricante autorize a divulgação de fotos dos seus produtos sem que eu tenha feito algum trabalho para a empresa.

Neste caso terei que conseguir clientes antes de fazer um portifólio...que dureza né?

Abraços


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2005, 12:37:06
E por que você não usa Photoshop pra "borrar" essas marcas?  
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2005, 12:49:15
Citar
E por que você não usa Photoshop pra "borrar" essas marcas?
Fábio, não iria causar uma boa impressão ter um portfólio cheio de marcas borradas..