Autor Tópico: Ajuda com Pentax Asahi Spotmatic SP  (Lida 7068 vezes)

Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Online: 08 de Março de 2010, 09:19:47

 Olá pessoal,

 Essa essa fim de semana passei por uma "garage sale" e encontrei uma Spotmatic com preço bem convidativo então não resisti e comprei!
 A estética e a mecânica estão excelente, funciona bem em todas as velocidade, os comandos da câmera e da lente estão macios e tudo bem limpo.
 Praticamente não tem marcas, excerto um porto de oxidações no cromo e uns detalhes bem pequenos na pintura.

 Agora vem o problema, a tampa da bateria está emperrada, imagino que a bateria esteja oxidada dentro dela, claro que o fotômetro está travado.
 Alguem tem alguma idéia de como eu faço pra resolver isso?
 Será que tem problema se eu usar um pouco de WD-40?

 Aproveitando o tópico,
 como faço pra limpar a oxidação no cromo? É uma manchinha esverdeada não muito grande.
 Alguém tem idéia de quanto vale uma dessas nesse estado no brasil?

 Obrigado
 Erivaldo  Casado


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #1 Online: 08 de Março de 2010, 19:36:10
Sobre limpeza e polimento:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30951.380

Quanto a tampinha emperrada,eu a principio tentaria abrir usando uma moeda,cujo diametro cubra o tamanho da ranhura da tampa,pressionando firme e devagar,segurando a cam. firmemente.Isso se a ranhura da tampa estiver ainda inteira.
Se não conseguir,comunique novamente,que alguem talvez saiba de outro jeito.
Abçs.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 09 de Março de 2010, 06:58:17
Um pouquinho de WD-40 antes. Deixe por algum tempo, e depois vá com a moeda.


Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #3 Online: 09 de Março de 2010, 16:04:06
oi Duarte,
Já havia visto a dica do Brasso, fiquei na duvida de ele dá conta da oxidação.

Fala Elmo!
Eu retirei a peça cromada que fica embaixo da câmera e apliquei o WD-40, ta lá desde ontem e nada de soltar ainda.
A tampinha já tem um desgaste feio na marca da moeda, vou deixar mais tempo uma hora sai!

 Aproveitando a sua participação, eu andava pensando em comprar uma OM-1 quando encontrei a pentax, acha que vale apena trocar?
 Será que a OM-1 é melhor?

 Fotos
 
 
 

 Obrigado pelas dicas
 Erivaldo Casado


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 09 de Março de 2010, 18:58:43
Casado do céu. Essa perguntinha dá uma briga boa. Spotmatic ou OM-1... Particularmente, bem particularmente mesmo, eu prefiro a Pentax. mas acho que a grande maioria aqui vai preferir a OM-1.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 09 de Março de 2010, 21:55:28
Poe uma foto da parte de baixo que voce soltou. Se for cristalização do eletrólito dentro da rosca da tampa, não sai com wd. Aplique amônia ou, na falta , vinagre. Cuidado para não atingir o interior da câmera com isso.


A propóstito, meu voto é para a OM-1 sem a menor sombra de dúvida. :D É uma obra prima da engenharia. O sistema de obturador é talvez o mais bem bolado até hoje e o visor dela cobre 97% do frame e é enorme, claro, com um micropistama espetacular.

A Spotmatic é uma boa câmera, espartana, mas confiável. Mas tem dois pontos fracos no projeto, o espelhamento do prisma que tende a sair com muita facilidade e o sistema de prender o filme no carretel de tracionamento. O plástico resseca e quebra muito facilmente.

A mecânica em si é muito boa.
« Última modificação: 09 de Março de 2010, 22:01:57 por afshalders »


Abuja

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2010, 23:47:35
Elmo, não concordo com sua colocação, “magina” que vai sair briga... Só que para cada qualidade da Spotmatic vou dar duas da OM 1.....Brincadeirinha, quem sou para te questionar.
Prefiro a OM 1 entre todas as minhas máquinas apenas pelo motivo do anel da velocidade estar junto à objetiva (a sacada do século, com a mão que controla a abertura controla a velocidade), por ser uma das menores, por ter um visor incrivelmente amplo (parece uma TV de 52 polegadas) levantar o espelho em qualquer velocidade, com motor, quase 2(?) quadros por segundo, colocar no bolso do paletó, muito mais bonita, objetivas Zuiko f 1.2 55 mm 8 mm, 16 mm, 18 mm, 21 mm, 24 mm, 28 mm f.2, 35 mm f.2, 50 mm 85 mm f 2, 135 mm f 2.8, 200 mm f4 ..... Continuando sapata do flash e Fresnel removíveis, sem a sapata fica menor ainda, focalização de imagem partida que agiliza muito, e por ai a fora.
Abuja 


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2010, 00:03:49
Abuja,

Não adianta, o "rústico" da Pentax me agrada sobremaneira. Mas como eu disse, é uma preferência bem pessoal.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2010, 08:40:21
Olympus OM-1
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #9 Online: 10 de Março de 2010, 21:15:17
Unico senão na Oly OM-1 e a sapata do flash,que e removivel mas e fragil.A minha veio com parte preta da sapata fissurada,por isso removi ela da cam.,porque no momento uso pouco flash.Ora dessas vou aplicar um pouco de superbonnder e reforçar com um pouco de durepoxi,por dentro da sapata.


Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2010, 10:09:57
Fala Elmo,
Parece que os que preferem a Pentax são poucos mesmo! rs.
Ainda sim vou ficar com ela, pelo menos por enquanto. Depois de resolver esse problema e tirar umas fotos eu descido.

Poe uma foto da parte de baixo que voce soltou. Se for cristalização do eletrólito dentro da rosca da tampa, não sai com wd. Aplique amônia ou, na falta, vinagre. Cuidado para não atingir o interior da câmera com isso.

Afshalders
Na verdade não dá pra ver qualquer sinal de oxidação na peça, imagino que seja cristalização porque a tampa está emperrada.
Vou tentar com o vinagre!

Obrigado.
Erivaldo Casado


Francisco Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #11 Online: 12 de Março de 2010, 23:17:35
Caros,
tenho uma Spotimatic dessas há 34 anos e ela ainda está inteirona, apesar de tudo de suportou. Nao teve nenhum problema com prisma ou com a traçao do filme. Já a OM-1 da minha irmã, dessa época, não posso dizer o mesmo: está com uma especie de espuma solta no visor, nao sei o que é. Mas, se ela quiser me dar a bichinha, claro que eu aceito..rs...


Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #12 Online: 13 de Março de 2010, 00:58:24
Opa! Já são dois a favor da Spotmatic!

 Pessoal, hoje consegui abrir a tampinha da bateria, estava do ok, a bateria não estava estourada, mas a espiral estava imunda.
 Agora, quando olhei pra bateria cai na real! Eu não vou achar essa bateria (já sabia disso), não sei porque eu estava achando que a bateria era a mesma   que uso na Ricoh 500G.
 
 Alguem tem uma dica pra substituir a bateria?

 Abraços


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #13 Online: 13 de Março de 2010, 04:24:39
Tem a de 1.4V usada em aparelhos de surdez,que pode ser usada para substituir as PX625.Eu uso na OM-1 e funciona bem.Veja:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39096.0









v


Abuja

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #14 Online: 13 de Março de 2010, 21:36:44
Na Spotmatic uso A Energizer 387S ela vem com um anel de plástico, comprei na Casa das Baterias $10,00 fica na esquina da  Cons. Crispiniano com a 7 de Abril
abuja