Autor Tópico: Como faço para focar no escuro, ou com pouca luz?  (Lida 11024 vezes)

romeuzao10

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 09 de Março de 2010, 23:11:04
Boa noite pessoal, sou novato e minha pergunta é: Como faço para focar no escuro, ou com pouca luz? Recentemente tive dificuldade em colocar uma imagem em foco com pouquíssima luz. Obrigado.


ericom

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 336
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Março de 2010, 23:20:13
O Autofoco da camera precisa de luz pra focar. Se nao tiver luz suficiente pra focar, tambem vai ser muito dificil que voce consiga tirar foto sem flash ou sem tripé. Certas cameras tem o 'focus assist' que utiliza uma luz para iluminar o assunto a ser focado. Algumas fazem isso com o proprio flash.

A outra soluçao seria focar manualmente. Que camera voce está usando?


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #2 Online: 09 de Março de 2010, 23:29:24
O ericom disse tudo. Ou quase... Na canon usando as lentes USM voce tem ainda o full time manual, que te permite fazer o foco manual mesmo com o automático ligado, se voce pressionar o disparador e girar o anel do foco, se a câmera focar vai emitir o mesmo bip que emitiria no auto foco. Isso funciona tambem se voce colocar a lente em MF. No caso do speedlite 430, ele possui um focus assist que é uma luz vermelha para auxiliar o foco. Boa parte das cameras da canon usam o flash burst para auxiliar no foco, mas as vezes o flash dando rajadas incomoda.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2010, 15:25:18
As maquinas reflex tem um assistente de AF (luz branca), que com muito pouca luz nao funciona
O infravermelho dos Flashes SB(Nikon), foca ate na total falta de luz.
Outras marcas devem ser iguais.Eu so uso Nikon.
Abs.
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2010, 15:26:37
As maquinas reflex tem um assistente de AF (luz branca), que com muito pouca luz nao funciona
O infravermelho dos Flashes SB(Nikon), foca ate na total falta de luz.
Outras marcas devem ser iguais.Eu so uso Nikon.
Abs.
Angelo.
isto e usando flash, agora se vai trabalhar sem ele, deve fazer foco manual.
Abs.
Angelo.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2010, 20:18:11
Use um laser pointer para ajudar.
« Última modificação: 10 de Março de 2010, 20:18:40 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2010, 22:15:36
Boa noite pessoal, sou novato e minha pergunta é: Como faço para focar no escuro, ou com pouca luz? Recentemente tive dificuldade em colocar uma imagem em foco com pouquíssima luz. Obrigado.

Tua camera não possui a luz de assistente de autofoco?  :ponder:
A dica boa é tentar focar numa cena de contraste, com textura. Se tentar numa parece brance fica dificil (mesmo com muita luz).
Outra dica é se o assunto está ha 2 metros de ti (por exemplo), procure algo na mesma distancia mas que esteja melhor iluminado. Foque nesse outro 'algo', trave o foco e reenquadre o assunto que queria, e clique.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2010, 23:10:53
Citar
As maquinas reflex tem um assistente de AF (luz branca), que com muito pouca luz nao funciona
O infravermelho dos Flashes SB(Nikon), foca ate na total falta de luz.
Outras marcas devem ser iguais.Eu so uso Nikon.
Abs.
Angelo.

Citar
isto e usando flash, agora se vai trabalhar sem ele, deve fazer foco manual.
Abs.
Angelo.

Não uso Canon pra falar, mas com as Nikons possuem botões no corpo que são configuráveis, eu configuro um deles para não disparar o flash, então foco e antes de disparar pressiono este botão e o flash não é acionado.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2010, 22:32:09
Não uso Canon pra falar, mas com as Nikons possuem botões no corpo que são configuráveis, eu configuro um deles para não disparar o flash, então foco e antes de disparar pressiono este botão e o flash não é acionado.
essa e mais uma de varias opçoes.


romeuzao10

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2010, 16:11:46
Bem, como minha camera é bem antiga, e com foco totalmente manual aliás, é uma olympus om-1 com zuiko 55, eu tentarei focar um objeto, calculando aproximadamente a distancia. Mas agradeço à todos pela sugestão. Um abração à todos e muitos clicks.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2010, 17:33:05
Bem, como minha camera é bem antiga, e com foco totalmente manual aliás, é uma olympus om-1 com zuiko 55, eu tentarei focar um objeto, calculando aproximadamente a distancia. Mas agradeço à todos pela sugestão. Um abração à todos e muitos clicks.
Agora voce começou pelo inicio
Meu amigo
se a maquina e manual so e manual, obviamente.
Os veteranos do foco manual, Nao focavam, tinham a distancia (metragem) na cabeça!!!.
Eu nunca cheguei a me aperfeiçoar nisso, ja que sou cria do Autofocus,
minha primeira Nikon foi a F-501, primeira AF da marca de 1986.
abs.
Angelo.


tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2010, 09:09:02
Coloca no manual faz um prefoco e seja feliz