Autor Tópico: Fungos na Lente  (Lida 5205 vezes)

boby

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 156
  • Sexo: Masculino
  • Olhos, janela da alma..lentes, reflexo do infinito
Online: 11 de Março de 2010, 10:41:28
Galera, eu tenho um problema sério no meu micro ap em relação a umidade. Como o meu micro ap é no térreo, e foi construido bem do lado da cisterna de água do condomínio deixa o ambiente bem umido. :aua: Pois é. já fiz a manutenção com tintas antmofo e impearmibizantes reduzindo bastante a úmidade, comprei caixas de exopô pequenas para alojar cada lente, comprei silica gél e secar. Mas quando eu fui  paquerar ontem as minhas lentes 2.8 colocando o meu olho cirurgico e macro pra ver se exitia indícios de umidade. Comecei a mudar de cor, ficando verde, azul, amarelo cinza :eek: e roxo de tanta raiva porque tinha encontrado pequena quantidade de fungos na borda do parasol dizendo: Essa¨#+@!$#@%@¨%*&# de umidade do #%$@¨%$¨*%% Que Deus me perdoe pelas palavras, mas as minhas lentes são meu xodó. Não ficaria assim se pegasse fungos nas minhas cuécas,rsrsrs  mas nas minhas lentes eu viro é o bicho!  :fight: confesso que não  dormir direito aff.  :no:
Fiz o orçamento de uma estante de alumínio e vidro com 2 x 0,30cm, 2 x 0,19,e 2 x 0,15 e ficou cotado em 280,00 reais, :eek: uma estufa esteriziladora 170,00 reais. :eek: Ai eu opnei por caixas de exopô com silica gém que custaram 40 reais. :clap: Mas parece que a silica gel não ta dando conta do recado. :shock:

Será que estou fazendo certo? existe uma forma barata e confiável para conservar as lentes? secar resolve? :shock:

abrigado :ok:

Marcelo Gonçalves
« Última modificação: 11 de Março de 2010, 10:42:56 por boby »


Buque

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2010, 14:18:54
boby, na comunidade Câmeras dslr Brasil do Orkut existe uma discussão bem completa a respeito de proteção e cuidados com lentes. Talvez valha a pena você dar uma sapiada no que as pessoas postaram lá. O link da discussão é esse:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1361094&tid=2537224631300463913&kw=guardar+lentes&na=1&nst=1


MayconPR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2010, 22:39:53
Alguem já pensou em acomodar o equipamento dentro de saco estanque com a silica em gel?

Eficiente ou não?


Buque48

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2010, 06:06:33
Canon EOS 7D
Canon 100 2.8,
Canon 55-250,
Sigma 10-20mm
Tamrom 17-50 2.8,
Canon 430ex ii
http://br.olhares.com/Buque48


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2010, 09:03:10
Tô passando pelo mesmo problema, ate fiz essa pergunta em outro topico mas ainda não tive resposta, já mandei fazer uma limpesa na lente mas depois de quatro meses, la estavam eles novamente, se alguem tiver uma ideia, sou todo ouvidos.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2010, 19:07:19
Srs. acho q foi aqui no fórum mesmo que li que existem algumas formas de evitar fungos:

1ª - Utilizar o equipamento
2ª - Nunca deixar o mesmo guardado dentro de estojos, malas, armários,etc...
3ª -  Se for preciso guardar, utilizar um isopor oi pote "Tupperware" transparente com silica gel dentro,   
para evitar umidade. Há uma silica que se não me engano fica azul, ou o contrário, e ai vc coloca no forno quente, mas desligado, ela volta a cor original, e depois pode usá-la normalmente..

Espero ter ajudado.

Abços!!
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2010, 20:09:50
Aproveitando a carona no tópico.o que é pote "Tupperware,onde encontro?como é guardado as lentes nesses potes?
abs


Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2010, 21:16:02
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2010, 09:34:32
As lentes podem ficar vedadas nesses potes sem ventilação com silica de gel?não danifica a lente?


pmenge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2010, 11:05:49
gaveta ou parte de um armário, com uma lampada de 15 ou 25 w (de geladeira) acesa o tempo todo. a de 15 não sobe a conta e mantem o mabiente seco.
;)


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2010, 11:27:00
Eu estou fazendo uma caixa para mim. A sílica azul eu comprei em http://www.cacaumidade.com.br/, bem mais em conta que na Diafilme. A sílica azul fica rosa quando está saturada, aí é só colocar no forno até ficar azul novamente.

A sílica foi enviada por SEDEX, deve chegar hoje. Assim que eu terminar posto aqui as fotos.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2010, 14:20:33
Um Up pra minha duvida :D :D
As lentes podem ficar vedadas nesses potes sem ventilação com silica de gel?não danifica a lente?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2010, 14:38:10
Vou tentar ajudar...

Silica gel só funciona em compartimentos 100% herméticos, e ainda por cima tem uma capacidade limitade de absorver água. Quando satura, tem que secar em um forno até desidratar totalmente.

É por isso que a sílica é dopada (o termo é esse mesmo) com cloreto de cobalto II, que quando desidratado é azul e torna-se rosa quando hidratado. Se estiver rosa, tem que por para secar no forno. Mas se estiver em saquinhos, o calor vai destruir o saquinho.

Eu faço o seguinte:

1) em caixas estanques, uso um saleiro vagabundo desses de botequim para armazenar a silica
2) em tubos cilindricos estanques, potes plásticos e coisas do tipo, coloco uma espuma de 2cm, cobrindo a silica solta no fundo.

Aí quando a silica fica rosa fica fácil de retirar e por no forno sem maiores problemas.

NAO use coisas baseadas em cloreto de cálcio. Apesar de muito higroscópicas, saturam muito rápido e então a situação se inverte. Você fica com vapor de água + cloreto de cálcio na atmosfera do recipiente.

Se o recipeiente for pequeno, pode adicionar a silica, um pequeno sachet contendo TIMOL que é um fungicida muito potente. 2g é o suficiente para usar com 1kg de silica.

Mas lembre-se:

Se não usar um compartimento, pote ou caixa HERMETICOS nao adianta NADA.

A lâmpada funciona somente em locais onde a umidade do ar não seja muito alta. Em Petrópolis por exemplo, não resolve. No Rio, também não, com a lâmpada fica em 30% mais ou menos, e você precisa de algo menor que 10%


rgerent

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2010, 17:17:14
Eu uso um Sterilair (desumidificador de ambientes) ligado 24h ao lado de um recipiente plástico transparente onde ficam todas as minhas objetivas, sem as tampas.
Também no mínimo uma vez na semana deixo as objetivas pegando sol direto na parte ótica cerca de 10 minutos.
Limpe bem o equipamento após o uso, se possível com luva cirúrgica para não passar a umidade das mãos para as objetivas.
Tá resolvendo o problema de fungos, recomendo.


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2010, 19:59:08
Eu uso um Sterilair (desumidificador de ambientes) ligado 24h ao lado de um recipiente plástico transparente onde ficam todas as minhas objetivas, sem as tampas.
Também no mínimo uma vez na semana deixo as objetivas pegando sol direto na parte ótica cerca de 10 minutos.
Limpe bem o equipamento após o uso, se possível com luva cirúrgica para não passar a umidade das mãos para as objetivas.
Tá resolvendo o problema de fungos, recomendo.



Eu comprei um desumidificador de ambientes desses e estou fazendo um armario só para as lentes e pretendo colocar o desumidificador dentro do armário,acho que não tem problemas né de baixar muito a umidade,ou quanto mais baixa umidade melhor?

Boby,desculpe estar usando teu tópico para sanar minhas duvidas,acho que de muitos.acho que não seria o caso de abrir outro tópico .sei que já teve um tópico só sobre como guardamos as lentes,mas cada um tem uma receita hehehehe.Estou tentando fazer a minha com a juda dos amigos aqui do forum.
Abraços a todos.