Autor Tópico: Casamentos...angústias e idéias sobre velocidade e iso....  (Lida 8605 vezes)

Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Online: 12 de Março de 2010, 18:55:30
                            Oi,pessoal,uso uma Canon Xt1 com lente Canon 17-55mm 2.8 e um Flash 580EX.Isso me parece um conjunto razoável,mas reconheço falhas e tenho buscado suas causas.Por isso,apresentarei aqui,humildemente,minhas atitudes técnicas até agora e dúvidas pois desejo mudanças e a opinião de todos é bem-vinda.

               Imaginemos o momento,em ambientes tradicionais e com razoável luz,de fotos com padrinhos.
              
               Falhas:fotos com pouca luz,algumas tremidas e outras sem um bom foco.O que costumo usar é iso 400,3.2 de abertura e 30 de velocidade.Olho para o resultado e não me parece adequado e penso alternativas.

               1- Vou colocar 5.6 de abertura porque quero mais profundidade de campo. As pessoas não costumam ouvir toda a nossa tentativa de organização e quase fazem fila indiana.

               2- Usarei 80 de velocidade porque evitaria fotos tremidas talvez pela movimentação da lente em minha mão devido ao peso.O conjunto que uso é bastante pesado para minha força física e,também por isso não compro uma 50D.Por vezes,olho para a lente do kit e vejo que não havia fotos tremidas mesmo com 30 de velocidade.Fico pensando e olho para a lente do kit...seria melhor neste quesito? Tenho dúvidas,acho que sou eu que suporto bem o que me exige no braço a lente do kit(leve) e sinto o peso da 17-55mm 2.8 (pesada).

              3-Iso 800,para poder aumentar velocidade e usar 5.6,mas penso no ruído da XTi.Será aceitável nessas condições? A Canon T2 seria uma melhor opção?

               A entrada de padrinhos e noivos também já me fez parar debaixo da mangueira,sentar e pensar
.Com a ajuda do pessoal aqui passei a usar 800,80 e 3.2...o que melhorou,mas vejo que preciso incluir outra mudança...definir a que distância ficarei,sendo esta a melhor para mim e as fotos (em torno de 3 ou 4 metros)e não para a filmagem...ainda que mantendo a postura de camaradagem.

              Por fim,aberto meu coração e divididas as idéias,o que me dizem os caros colegas?

                     Beijo!

                         Adriana.















« Última modificação: 12 de Março de 2010, 18:59:45 por Adriana Barros »


tonyfernan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2010, 20:47:30
parece estranho, que tal um monopé! vai poder abaixar o iso e evitar uma futura hernia de disco! :ok:


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2010, 20:59:17

      ... sem palavras,tonyfernan ...


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2010, 01:14:55
Eu uso a 50D, mas como disse, nada profissional. As vezes brinco de tiro com carabinas de pressão tambem. Em vários dos artigos que li, eles limitam o peso da carabina pelo fato que, sendo mais pesada, a estabilidade é maior. Não se aplicaria tambem na câmera?
Quanto à T2i, não conheço a câmera, assim como não conheço a a 7D, mas nas diversas pesquisas que fiz, o conjunto eletronico é praticamente o mesmo em ambas, e todos disseram que a 7D tem um ótimo nível de ruido mesmo em ISO 6400, creio que isso se aplique tambem na T2i.
A diferença de peso entre a t2i e a 50D é de 200 gramas (580x780) mais 645 da lente, que é 400 gramas mais pesada que a lente do kit.
:)
Resolvido, voce pega a T2i, usa a lente do kit e coloca ISO 3200 :D

http://michaelmiles.com/comparisons/rebel-t2i-to-7d-and-50d/
« Última modificação: 13 de Março de 2010, 01:15:51 por Markowic »


_Felipe_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #4 Online: 13 de Março de 2010, 12:30:17
Posta alguma foto para analise e assim podemos comentar melhor.
A XTI é uma boa camera e a 17-55 2.8 nem se fala, pode abusar do ISO sem se preocupar, pode usar ISO 800 tranquilo, ai vc aumenta um pouco a velocidade e evita as fotos tremidas.
Quanto as fotos escuras é so aumentar um pouco a potência do flash.
Espero poder te ajudado um pouco.
Abraço.


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2010, 13:00:07

         Obrigada,Markovic,a sugestão é engraçada,mas uma possibilidade.rs.Pretendo mesmo pegar uma T2,assim que possível.

         Felipe,muito obrigada pelas sugestões.Vou experimentar,mas aumentar a aumentar o iso e a potência do flash não vai dar muito brilho no rosto das pessoas? Costumo rebater com a cabeça do flash inclinada e aquela aba branca,mas mesmo assim,não é um risco com noivas cheias de maquiagem e no calor do Rio? Sobre a postagem,nunca consigo fazer direito.rs.

         Beijo!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Março de 2010, 13:14:56
Adriana, eu não colocaria em casamentos aberturas grandes somente para obter maior profundidade de campo, é preferível setar uma abertura grande e focar num ponto médio para se conseguir uma nitidez razoável na maioria da cena.

Um outro detalhe é manter uma velocidade igual ou acima de 1/40s com a cena bem exposta, mesmo que tenha que trabalhar com ISO800 ou ISO1600, fotos em RAW e o mais importante tirar muitas muitas muitas fotos em cada cena.....com isso existe mais chance de ter ao menos uma foto boa.

Eu não faço mais, mas ja fiz vários casamentos com uma Nikon D40 e uma lente bem escura (Tamron 18-250mm) e setando ISO800/1600 e 1/40s consegui bons resultados.
http://www.flickr.com/photos/28302099@N04/

Ps. Experimenta passar numa loja e testar uma lente mais leve, mantendo a mesma exposição q vc está tendo problema.

Boa sorte
« Última modificação: 13 de Março de 2010, 13:17:11 por Leandro Federsoni »


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #7 Online: 13 de Março de 2010, 13:16:52
Eu tambem apanhei para colocar fotos aqui até que coloquei-as no flickr e usei o link fornecido por eles quando voce pede para ver todos os tamanhos da foto e escolhe um deles.


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2010, 15:50:16

      Oi,Leandro,obrigada.Vou fazer o teste com a lente do kit que é mais leve e ver o que acontece.

      Você sugeriu velocidade e falou de abertura,mas qual usa ou sugeriria para maior segurança?

      Beijo!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Março de 2010, 16:58:22
      Oi,Leandro,obrigada.Vou fazer o teste com a lente do kit que é mais leve e ver o que acontece.

      Você sugeriu velocidade e falou de abertura,mas qual usa ou sugeriria para maior segurança?

      Beijo!

Adriana, eu sugiro velocidade de 1/40s ou maior e abertura máxima, ou seja f2.8....e a sensibilidade até ISO1600 caso seja necessário.

Fotos em RAW para melhorar as possibilidade de recuperação de detalhes, WB, ruído, etc.


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #10 Online: 14 de Março de 2010, 22:19:02
Com lentes F2.8 e dependendo da iluminação, poderá usar velocidades entre 1/70 e 1/100.
Fotografe em RAW que assim poderá recuperar bem mais seus trabalhos


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #11 Online: 15 de Março de 2010, 00:27:03

        Oi,meninos,muito obrigada pelas idéias e sugestões.Vou experimentá-las,com certeza.Só fotografar em raw que acredito ter que adiar um pouco.

        Leandro,40 de velocidade e abertura 2.8 com iso até 1600....isso sem flash,não?

               Beijo!

         


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Março de 2010, 06:36:34
        Oi,meninos,muito obrigada pelas idéias e sugestões.Vou experimentá-las,com certeza.Só fotografar em raw que acredito ter que adiar um pouco.

        Leandro,40 de velocidade e abertura 2.8 com iso até 1600....isso sem flash,não?

               Beijo!

         

Adriana, vc pode até ligar o flash, mas nesse caso somente como luz secundária, apenas para preencher algumas sombras mais profundas.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 15 de Março de 2010, 07:37:49
Adriana,
antes de "se queimar" no serviço
faça testes,
todos os que te passaram aqui sao validos,
testa vel 80 iso 800 F-8, flash em TTL, e mais um esquema padrao!!
Ha muitas formas de fazer o mesmo,
testa em casa antes de ir para o trabalho.
Abs.
Angelo.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #14 Online: 15 de Março de 2010, 09:21:18
Com relação à velocidade (tempo de exposição), use a "regra" Velocidade = 1/(Dist. Focal x Fator de Crop).
Por exemplo, se a objetiva está em distância focal 50mm, a velocidade mínima recomendada para se fazer a foto
sem que a mesma perca nitidez devido à tremedeira das mãos do fotógrafo seria:
Velocidade = 1/(Dist. Focal x Fator de Crop) = 1/(50 x 1.6) = 1/80s
Então, usando 50mm e 1/80s é mais garantido que a foto não ficará tremida. É claro que este valor é variável e depende do fotógrafo e do assunto fotografado. Há pessoas que possuem mãos mais firmes e conseguiriam manter a câmera estável usando velocidades mais lentas e há pessoas com mãos mais trêmulas que necessitariam velocidades mais rápidas. Mas a regra já é um ponto de partida.
O flash rebatido no teto sempre resulta em iluminação mais natural e bonita, na minha opinião. Só é preciso certificar-se que o teto não seja alto demais pois aí não daria muito certo. Paredes e tetos coloridos fazem a luz rebatida do flash também ficar colorida, o que pode ser um problema pois altera as cores da foto.
Com relação à abertura, eu acho que para fotos de grupos seriam entre f/4 a f/8. Para aberturas maiores como f/2.8, é preciso focalizar bem no ponto mais importante da cena (rosto da pessoa por exemplo) pois a profundidade de campo será menor (isso é muito importante em fotos de close-up, retratos, detalhes).
Espero ter ajudado um pouco.

Abraços,
Fabio

Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching