Autor Tópico: Panasonic FZ5  (Lida 2868 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 12 de Novembro de 2005, 12:16:34
Bem, chegou minha FZ5, testei um pouco e vou dividir as primeiras impressões que me chamaram mt atenção e podem ser úteis a quem está em dúvida entre adquirir uma FZ20 e uma FZ5.

Eu já sabia que a lente não possuia o elemento ED da FZ10/15/20, mas como nos reviews a diferença de qualidade foi mínima, achei interessante uma câmera com foco mais rápido, mais portável e mais leve; como a FZ15 saiu de linha, e tanto a FZ5 e a FZ20 possuem o mesmo sensor e nível de ruído semelhantes (embora tratem diferente) não fazia mt diferença, novamente, a opção era a FZ5; porém com a câmera em mãos, a impressão é completamente outra, pontos que me chamaram atenção:

- Corpo: plástico de qualidade inferior (eu daria nota 6, contra nota 8 de outra FZ, 10 seria corpo de metal);
- Zoom lever: desagradável de usar, parece (assim como outros botões) ter areia, não funciona macio e mesmo depois de retirada a pressão do dedo, ele ainda avança/retrocede, sendo pouco preciso;
- Funcionamento geral semelhante a FZ10 e 15, porém mais travada a câmera, o que o foco tem de rápido (o acesso às funções tem de lento), as outras FZ's funcionam de modo mais rápido, preciso e macio;
- Pegada: ruim, talvez para uma criança seja boa, ou se o usuário tiver 3 câmeras e essa for apenas mais uma, visto que por ser pequena é muito útil, mas de uma forma geral a pegada é ruim, mesmo com a colocação do shutter release numa posição (em tese) melhor que nas outras FZ, prefiro a FZ10/15/20;
- Acesso rápido ao IS: já que ela vem com um botão para o IS, que as FZ10/15/20 não têm, pensei que bastaria um toque e trocaria-se o modo, mas nada disso, é preciso segurar 3 seg., ele abre um menu p configurar, nenhuma utilidade esse botão, enfeite talvez;
- Não possui o elemento ED, e a lente de maior qualidade da FZ10/15/20, não possui foco manual, não possui o flash 40% mais potente das outras e não possui o hot-shoe para flash externo da FZ10/20.

Resumindo, uma não gostei, quase uma decepção, segunda-feira talvez estarei trocando por uma FZ20 ou D50, e pagando a diferença. Independente da boa qualidade de imagem para uma UZ, o funcionamento é de algo próximo a um brinquedo, a pegada é ruim e o funcionamento nada robusto.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2005, 12:30:28 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2005, 13:07:38
Pô, Gustavo, fiquei impressionado com o teu review, pela isenção das tuas observações.

Normalmente, quando se compra uma câmera, a primeira tendência que temos é de querer destacar os seus pontos fortes, querer se convencer de que foi a melhor escolha da face da Terra, etc.

É uma sacanagem a Panasonic ter parado de produzir as FZ15 para empurrar um produto inferior. A Panasonic, que era impecável em seus lançamentos, agora tá acumulando bolas-fora. FZ30 de 8MP que na realidade não passam de 4MP ou 5MP reais, a vinda da aberração cromática, que era um fenômeno praticamente imperceptível nas UZ da Panasonic e a FZ5, que veio para substituir a FZ15 com algumas melhorias cosméticas mas na verdade uma câmera bem inferior.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2005, 13:31:48
Francisco, é justamente algo que me irrita aos extremos quando alguém compra algo e tenta se convencer - convencendo os outros - de que um produto ruim é um produto bom. Produto ruim é produto ruim, é sacanagem eu dizer o contrário e induzir terceiros em erro. Afinal, existe política de troca, não gostamos? Troca-se.

Sobre a FZ5, só uma coisa, ela não veio substituir a FZ15, ela substitui a FZ3 e realmente houve melhora sobre essa última. As categorias seriam mais ou menos assim:

Ultra-Compactas: FX5---->FX7-->FX8/9
UZ Entrada/Novato: FZ1/2-->FZ3-->FZ4/FZ5
UZ Amador-Avançado: FZ10 -->FZ15/FZ20-->FZ30

Sobre o resto do comentário, absolutamente correto, é isso mesmo. A Panasonic chamou a atenção com a FZ10. A FZ15 trouxe as melhoras da FZ20 (Vênus Engine II e Fast Focus) em cima da FZ10, porém sem o ruído da FZ20. A FZ20 na minha opinião já é um downgrade em qualidade de imagem para a FZ10, embora mais funcional e rápida, a FZ15 era a UZ ideal. A FZ30 acentuou a decepção, a menos que uma FZ40 venha redimir, eu desaconselho qualquer Panasonic que não seja FZ10/15/20 e a 20 com ressalvas, vou acabar pegando uma simplesmente pq a 10 e 15 somente "refurbished" hoje, e ter que aceitar o respectivo ruído que a 10 e a 15 não tinham, é impressionante a limpeza da imagem dessas duas perto da FZ20 e da FZ5. Fiz alguns testes, é preciso reduzir os 5mp da FZ20 para abaixo de 2mp, para que ela tenha o ruído da FZ10/15 em 4mp. Triste. Todo caso para impressões pequenas, médias e web é aceitável.

Hoje só existe um caminho para a evolução, DSLR. O resto é engodo, a indústria está seguindo o caminho do marketing e não da qualidade.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2005, 13:35:29 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


wagpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2005, 17:18:10
Citar
Resumindo, uma não gostei, quase uma decepção, segunda-feira talvez estarei trocando por uma FZ20 ou D50, e pagando a diferença. Independente da boa qualidade de imagem para uma UZ, o funcionamento é de algo próximo a um brinquedo, a pegada é ruim e o funcionamento nada robusto.
 :denken:

Algumas discordâncias:

1) Corpo de plástico "aparentemente" pouco resistente: pra que serve uma câmera com corpo de metal, senão pra acrescentar peso à máquina... certamente se ela cair no chão, tanto faz ser de plástico ou de metal, sua câmera vai pro saco de qualquer jeito!!!

2) Foco manual tem utilidade num LCD ou EVF????

3) Pegada ruim???? A da FZ 20  é boa com aquele disparador nada prático?

4) Botão que parece ter areia??? Acho que sua câmera veio com areia... os meus botões e zoom são bem macios.

5) Quanto ao tamanho, o que pra algumas pessoas é um trambolho, pra outras é uma qualidade... do mesmo modo que o que parece um brinquedo pra alguns, é uma praticidade pra outros!!!

Acho que sua decepção tem natureza pessoal e não expressa a realidade geral. Já tive em mãos a FZ 20 por bastante tempo e não troco a minha FZ 5 por ela!!!
Wagner Pinheiro - São Paulo/SP
Panasonic Lumix FZ-5 e mais um monte de quinquilharia!!!!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2005, 17:46:36
Parece que feri os sentimentos de alguém, hehe.

Não vou entrar no mérito do corpo de plástico ou metal, quem entende um pouco de câmeras sabe a diferença. Vou ser mais claro que é melhor: é o plástico do tipo mais barato que já vi, o acabamento é ruim e os encaixes dos hoods não são precisos como nas outras FZ (permite entrada de maresia ou poeira, por exemplo), acabamento comparável ao das câmeras mais simples atuais, contraria tudo de que alguém que usou outra Panasonic espera.

Foco manual embora não seja perfeito me foi útil algumas vezes. Só que não falei apenas em foco manual, falei em um flash 40% mais potente, lente com elemento ED, mais nitidez em tele, hot-shoe e um acabamento superior, então se vai contestar algo que falei, conteste sem ser parcial, do mesmo modo de que também falei das vantagens da FZ5, foco um pouco mais rápido e tamanho.

Sobre o comentário  "acho que sua câmera veio com areia... os meus botões e zoom são bem macios", vou entender como um proprietário ressentido, visto que você não é a pessoa mais indicada para confrontar minhas impressões, especialmente sem embasar tecnicamente.

Sou extremamente exigente, e não levo em conta apenas um ou outro aspecto numa escolha. Tanto que resolvi experimentar uma câmera que sempre tive por inferior (e a categoria realmente é inferior, isso na definição do próprio fabricante), a idéia era ajudar. Se o usuário não se importa com detalhes como acabamento e robustez, pode ser uma boa escolha. É uma boa câmera se levado em conta ser mais simples, não é a ultra-zoom indicada para usuários mais exigentes.

Quanto à "acho que sua decepção tem natureza pessoal e não expressa a realidade geral".  Quem falou em realidade geral? É a minha opinião a fim de embasar a escolha de quem acaso estiver em dúvida e quiser levar essa opinião em conta. Acaso você me conhece para julgar a natureza da minha opinião?

Wagner, se é feliz com a sua, boa sorte, como eu disse é minha opinião e em relação ao que eu esperava da câmera, agora que eu lembre em nenhum momento dei intimidade para se dirigir a mim da forma mencionada. Excesso de intimidade só leva a duas coisas, pensões alimentícias e mal-entendidos, e de você não pretendo uma coisa, nem outra, portanto, é altamente recomendável que escreva sobre o que sabe, talvez sua impressão e discordância acerca do meu comentário, mas não sobre a natureza dele, coisa da qual você não faz a mínima idéia visto que não me conhece.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2005, 19:25:25 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


wagpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2005, 19:11:56
Li e reli meu comentário, e não vi nem uma crítica desonrosa, nem tampouco um tratamento com intimidade indevida.  Apenas coloquei as minhas divergências sobre as suas opiniões. Aquilo que não impugnei, como bom conhecedor do direito vc bem sabe que é fato concordante. Mantenho tudo o que escrevi.

Ao que parece vc se ofendeu com algo que foi dito, e tudo leva a crer que foi a assertiva "sua decepção tinha natureza pessoal" que foi apenas uma contestação à seguinte observação:
Citar
Francisco, é justamente algo que me irrita aos extremos quando alguém compra algo e tenta se convencer - convencendo os outros - de que um produto ruim é um produto bom. Produto ruim é produto ruim, é sacanagem eu dizer o contrário e induzir terceiros em erro. Afinal, existe política de troca, não gostamos? Troca-se.

Vc critica quem enaltece um produto "por estar convencido" ser ele bom, mas não questionou se os elogios a determinado produto não são fruto da satisfação pessoal... por isso que ainda afirmo sua opinião ser subjetiva, muitas críticas vindas de outras fontes entendem de forma diferente, e neste mundo ainda não existe nada que seja unanimidade.

 
« Última modificação: 12 de Novembro de 2005, 19:36:12 por wagpin »
Wagner Pinheiro - São Paulo/SP
Panasonic Lumix FZ-5 e mais um monte de quinquilharia!!!!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2005, 19:24:17
Esquece, não tô a fim de explicar, tampouco discutir, mantenho o que foi dito do mesmo modo. Voltando à câmera que é o que interessa, uma coisa ela tem de espetacular, fidelidade de cores e nitidez. Só n entendo pq o sensor é o mesmo na FZ20 e na FZ5, em tese. Mas o acabamento é muito fraco, talvez na versão prata não se perceba tanto. O hood não veda completamente, pode passar poeira e maresia. Os botões e a robustez de uso são mais lentas, embora o foco seja mais rápido. Esperava uma câmera mais simples e menor, porém não inferior, esperava mais.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2005, 19:45:28 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


wagpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2005, 19:42:22
Gustavo, acho que foi só um mal entendido... todos os equipamentos tem suas qualidades e seus defeitos... apenas acho que a FZ 5 não atendeu às suas expectativas, assim como a FZ 10/15/20 não atende às minhas, mas isso não faz delas equipamentos reprováveis se atendem satisfatoriamente a quem as utiliza.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2005, 19:43:20 por wagpin »
Wagner Pinheiro - São Paulo/SP
Panasonic Lumix FZ-5 e mais um monte de quinquilharia!!!!


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2005, 00:16:26
Citar
2) Foco manual tem utilidade num LCD ou EVF????

 
Pra mim, câmera sem foco manual não rola. E sim, tem toda a utilidade num EVF, mesmo no fraco EFV da Panasonic (sei que é fraco porque tive uma). Existe o recursos de lupa, caso você não conheça, e funciona muito bem. Na KM A2, o EFV tem 922 mil pixels, dá pra focar perfeitamente  :thmbup:  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2005, 00:34:07
Pois é, Fábio, essa câmera tá mexendo com as minhas emoções. Fiquei extremamente decepcionado com a qualidade do corpo dela. Porém, tirei uns samples hoje e incrivelmente achei mais nitida (e não me perguntem como) mas com um bokeh incrível, superior as outras FZ, sendo que o sensor é o mesmo. Questão do foco manual está me incomodando, e uma UZ muito leve tbm pode mais atrapalhar do que ajudar, já que treme mais. O acabamento e o aspecto simples realmente me chatearam um pouco, mas como pretendo migrar um dia para uma reflex talvez seja uma boa ficar com essa cam como backup, pois é mt pqna. Se não me engano sua namorada tem uma FZ3, incrível como são pqnas. De repente vou ignorar essas insatisfações e como disse uma amiga, fazer dessa cam uma parceira já que é fácil carregar p todo lugar, se isso significar mais fotos, talvez fique com ela. Boas cores e nítida ela é, não vou ser orgulhoso e deixar de fazer um 'mea culpa'.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2005, 00:40:43 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2005, 17:53:34
E o telemacro da fz5 ?


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2005, 19:48:03
Pictus @
Citar
E o telemacro da FZ5 ?

Ainda estou testando, mas é interessante, o bokeh impressiona. []'s.
Nikon/Panasonic Gear


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2005, 03:15:37
É, Gustavo, acho que trocar a FZ15 por uma FZ5 não foi o melhor dos negócios, mas já que está com ela, fique por um tempo, ou pegue logo a D50 pra acabar de vez com o dilema. Sim, minha namorada tem uma FZ3. O corpo é frágil, não tem comparação com o da FZ20 que eu tinha, mas até que gosto da câmera, exceto pelo flash, que é muito fraco. É complicada essa situação de não estar plenamente satisfeito com o equipamento. Felizmente, acho que encontrei uma câmera que me atende quase que plenamente, a A2. Espero que você encontre logo a sua  :photo:  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr