Autor Tópico: [ARTIGO] Fotografia de festa infantil-dicas  (Lida 83898 vezes)

ssajorge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: "Diversão e Arte"
Resposta #60 Online: 17 de Junho de 2014, 15:28:05
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Artigo bacana
« Última modificação: 17 de Junho de 2014, 15:28:34 por ssajorge »
Jorge Augusto Soares - Cascavel - Pr
Like Canon... ...That it's all

VENDO - 6D NOVA:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102878.0


GabrielCastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #61 Online: 17 de Junho de 2014, 22:58:50
Fiz poucos aniversários infantis por enquanto, mas talvez as dicas abaixo possam ser de alguma serventia:

1-Sobre Flash: se o teto é branco, jogo o flash todo pra cima, nunca diretamente nas pessoas. No caso de jogar um pouco pra tras é pra não ficar forte demais, mas pode "cegar" alguém que esteja atrás de você. Caso o teto seja escuro (só passei por isso uma vez) uso 45º ou direto com aqueles difusores tipo copinho ou softbox. Ainda com teto escuro, também joguei o flash nas paredes brancas dos lados, as vezes aumentando a potência (nesse caso cuidado com as pilhas que acabam muito mais rápido). Além disso, como gosto de fotos na altura das crianças, jogar o flash muito forte perto delas com os olhos fixos não fica bom. Usei bastante a lente em 100mm e 135mm.

2- Sobre fotos espontâneas: Curiosa a questão pois fui contratada 100% das vezes pois pessoas tinham gostado de fotos espontâneas que fiz com o filho de um casal de amigos na festinha de 4 anos. Depois disso, um foi passando pra outro e esse foi o estilo que ficou. Uma dica que mudou minha vida foi o zoom. Tirei muitas fotos com a 18-135 e isso me deu momentos únicos, espontâneos e tranquilos. Crianças nem sempre gostam de uma câmera na cara.

3- Uso geralmente ISO 200 a 400 / velocidade de 80 pra cima pois as crianças não param! / no último aniversário fui de 18-135mm 3.5 + 50mm 1.8 que me salvou em fotos sem flash pois não tinha colocado pilhas reserva (nunca mais faço isso).

Não sei se são coisas óbvias, mas como tenho pouca experiência ainda porém com várias situações diferentes, acredito que possa ajudar alguém!

Abraços


Obrigado pelas dicas. :ok:


katokasi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo iniciante - festas , eventos e aviação
Resposta #62 Online: 26 de Junho de 2014, 17:08:02
Excelentes dicas !!!
Souza Ramos - Campo de Marte - SP


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #63 Online: 11 de Julho de 2014, 09:25:41
Ótimo artigo! Um verdadeiro check list para iniciantes! Parabéns e obrigado pelas dicas!
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 06 de Outubro de 2014, 07:05:52
É onde o fotógrafo se sente um sabonete,sempre tem um pentelho grudado nele.KKKK.


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #65 Online: 06 de Outubro de 2014, 16:12:00
Adorei as dicas, sou iniciante e neste final de semana tenho um aniversário, com certeza irei usar estas dicas .. e acho que com isso ja sanei uma duvida que era qual lente adquirir ;)


lcrc

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 08 de Outubro de 2014, 19:45:58
 :clap:Ótimas dicas!!
Luiz Cláudio Ribeiro                       
Câmera Sony ILCE A6000
Várias lentes prime antigas


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #67 Online: 19 de Maio de 2015, 19:55:39
Creio que aniversários infantis não têm o tamanho da responsabilidade de um casamento, por exemplo.
Mas todo o cuidado é pouco, estou certo?
Não sou profissional, mas recentemente fotografei o aniversário de um sobrinho. No geral, as fotos ficaram boas.
Em futuro próximo, irei fotografar o aniversário de uma outra sobrinha numa casa de festas.
Gosto das fotos espontâneas, porém não dá pra abrir mão das poses tradicionais (mesa do bolo, familiares com a criança etc.).
Minha principal dúvida normalmente fica em torno de qual modo utilizar: P, Av, Tv ou M.
Considerando o dinamismo de uma festa infantil, na qual a criançada não pára, tenho dificuldade em utilizar o modo M, pois a luz varia muito com uma simples mudança de posição do motivo a ser fotografado.
Imagina: a criança está à sua direita e logo passa correndo por você e já está à esquerda, onde a luz é completamente diferente e, com isso, a fotometria vai pro beleléu.
Outra dificuldade tem sido também as fotos em grupos quando nem todas as pessoas ficam com foco aceitável. Utilizar o modo Av, aumentando a profundidade de campo, seria uma opção, correto? Porém algumas vezes, a câmera "chia", aumentando demais o ISO ou abaixando demais a velocidade do obturador.
Como vocês costumam fazer?


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #68 Online: 22 de Julho de 2015, 01:45:14
Minha principal dúvida normalmente fica em torno de qual modo utilizar: P, Av, Tv ou M.
Considerando o dinamismo de uma festa infantil, na qual a criançada não pára, tenho dificuldade em utilizar o modo M, pois a luz varia muito com uma simples mudança de posição do motivo a ser fotografado.
Imagina: a criança está à sua direita e logo passa correndo por você e já está à esquerda, onde a luz é completamente diferente e, com isso, a fotometria vai pro beleléu.
Outra dificuldade tem sido também as fotos em grupos quando nem todas as pessoas ficam com foco aceitável. Utilizar o modo Av, aumentando a profundidade de campo, seria uma opção, correto? Porém algumas vezes, a câmera "chia", aumentando demais o ISO ou abaixando demais a velocidade do obturador.
Como vocês costumam fazer?

Eu adoraria saber isso tbm, vamos dar um UP pra ver se alguem nos ajuda  :D :D

Nao sou profissional, uso a camera por hobby, Recentemente fotografei o niver da minha sobrinha, e o da minha filha, e nos dois tive esse mesmo problema com iluminaçao  :(
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #69 Online: 23 de Julho de 2015, 01:45:54
tb tenho essa dificuldade com minha filha,as vezes uso AV pela praticidade.O bom que o fotometro sempre zera,so prestar atenção na velocidade e compensar.Se falei besteira me desculpem rarsrs
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #70 Online: 28 de Setembro de 2015, 20:44:17
É isso ae. Se tiver muita variaçao, a prioridade de abertura pode ser sua amiga :). So tem que verificar se a fotometria está correta. Até porque o automático sempre será o automático, ou seja, a maquina que "pensa" :). Eu faço tudo no M porque nao me adapto aos outros modos. Sou bem chatinho em relaçao a fotometria que desejo.
Em relaçao as fotos em grupo, voce pode tentar usar lentes claras e angulares. Assim o DOF nao fica tao pronunciado. Outra opçao é utilizar o flash e descer o ISO. Realmente nAo é legal uma foto de grupo onde uns estao focados e outros nao, mas isso nao é regra...dá pra fazer de uma maneira que fique legal. Senao, tentar alinhar as pessoas. Normalmente foto de grupo em festa infantil é de uma fileira só. Entao pode até diminuir a profundidade de campo. Na hora do parabém que é mais complicado porque junta a galera. Se estiver escuro, diminua a abertura e use o flash rebatido.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #71 Online: 28 de Setembro de 2015, 20:45:32
Agora, mudando de assunto, quem se amarra em festas infantis caseiras sem fru-fru e sem poluiçao visual?

Eu curto!:)

http://panoptesfotografiacriativa.com/2015/09/22/amor-e-festa/
« Última modificação: 28 de Setembro de 2015, 20:45:48 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #72 Online: 29 de Setembro de 2015, 04:45:23
Agora, mudando de assunto, quem se amarra em festas infantis caseiras sem fru-fru e sem poluiçao visual?

Eu curto!:)

http://panoptesfotografiacriativa.com/2015/09/22/amor-e-festa/
As festas das quais tenho melhores memórias são as que foram na minha casa ou na da minha avó. Piscina + amigos + família, a gente não precisava de mais nada. Sendo piscina opcional, porque lá em casa não tinha :) Quem dera eu tivesse fotos tão incríveis assim pra me lembrar dessas festas!
Uma pergunta: por que a coluna dos posts do blog é bem estreita? Só curiosidade mesmo... Tem algum motivo específico?
« Última modificação: 29 de Setembro de 2015, 04:46:22 por bluebell »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #73 Online: 09 de Outubro de 2015, 14:39:24
Agora, mudando de assunto, quem se amarra em festas infantis caseiras sem fru-fru e sem poluiçao visual?

Eu curto!:)

http://panoptesfotografiacriativa.com/2015/09/22/amor-e-festa/
spiderman,gostei hein!Apesar de simples,das fotos que vi,me veio à cabeça,minha própria família...que por anos,já não se reúne por completo!!!!Enfim,uma festinha bem estilo familia,recordação pra vida inteira!Belas imagens spiderman
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #74 Online: 09 de Outubro de 2015, 15:13:16
As festas das quais tenho melhores memórias são as que foram na minha casa ou na da minha avó. Piscina + amigos + família, a gente não precisava de mais nada. Sendo piscina opcional, porque lá em casa não tinha :) Quem dera eu tivesse fotos tão incríveis assim pra me lembrar dessas festas!
Uma pergunta: por que a coluna dos posts do blog é bem estreita? Só curiosidade mesmo... Tem algum motivo específico?
Pois é...espero que as festas desse tipo voltei a moda. Acho que j;a tá rolando uma "contra-corrente". A gente tem fotografado muitas festas assim, decorada pela própria mae.
Há pouco tempo fui numa festa da filha de um amigo. Fui como convidado. Ele mora numa kitnete bem apertada. A festa era muit simples, com 4 ou 5 amigos da filha dele. Como nao tinha espaço, as crianças brincavam em cima da cama. Inventamos uma cesta de basquete, penduramos no armário e a criançada fez a festa. Na hora do parabéns nao tinha aquele esquema de pais de um lado, convidados do outro. Eram as crianças de um lado e os pais do outro :). Uma pena que nao levei meu equipamento. Acho que teria sido um exemplo de fez interessante a se mostrar.
Em relaçao ao blog, esse é o modelo que escolhemos, com fotos menores. Algumas pessoas reclamam disso. Querem fotos maiores. Talvez, quando encontrarmos tempo, mudaremos o formato.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya