Autor Tópico: Luta Estenopeica  (Lida 4859 vezes)

Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Online: 16 de Março de 2010, 23:21:24
O foco ainda está ruim. Gostaria de saber dos colegas que também já quebraram a cabeça para melhorar seu pin hole quais são as conseqüências de se utilizar o furo muito pequeno, pois não utilizo nenhum cálculo para fazer o dito cujo.

Já desenvolvi “tecnologia” para fazer um “microfurinho”, bem pequeno mesmo e bem redondinho, mas fico com receio de usá-lo e acabo colocando um pouco maior. Depois fico achando que o resultado não ficou bom, que poderia ter feito o furo menor...

Então, o que acham? Vou atrás de fazer pelos cálculos ou continuo utilizando o “achômetro” mesmo e monto o menor furo que eu conseguir, até acertar? :ponder:

Essas são as mais recentes:

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12
 

As três primeiras foram feitas com o “equipamento” abaixo.
As outras são de câmeras já conhecidas por aqui.





Abraços

« Última modificação: 16 de Março de 2010, 23:43:25 por Barboza »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 17 de Março de 2010, 08:02:31
Barboza,

Acho que está ótimo o furo. Creio que é isso mesmo o máximo que conseguirá com 35 mm. Tá ótimo. Sem dúvida você é o melhor "Pinholista" desse Fórum. Você deve, ou melhor, tem a obrigação de tentar o médio formato.


Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #2 Online: 17 de Março de 2010, 10:45:35
 oi Barbosa!

 A maioria das fotos não abriu inteira aqui, as que abriram estão muito boas!
 Sobre o tamanho do furo, o melhor é calcular usando um desses site ou programas, eu tenho usado o PinholeDesigner é fácil de mexer.
outro que é bom é o http://www.mrpinhole.com/.
 O problema do furo muito pequeno é que ele causa difração da luz e a imagem fica menos nítida.

 A um ano eu tenho quebrado a cabeça com a minha pinhole, fiz uma em papelão para filme de 35mm, depois de uns 3 testes acho que consegui um furo legal, mas o resultados não me agradaram, além de pouco pratica, sempre fica com enquadramento esquisito! Agora to fazendo uma de 120mm, espero que os resultados sejam bons como os seus!!!

 Abração
 
 


Francisco Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2010, 20:27:25
Também achei as fotos ótimas. Eu vi no ebay uns furinhos a laser para pinhole mas não tenho notícia de ninguem que tenha usado por aqui. Alguém tem? Somente com aqueles furinhos pode-se usar as tabelas e cálculos automáticos dos softwares de pinhole. Alguém daqui usa algum software para calcular diametro do furo e exposição??


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2010, 01:13:44
Elmo, obrigado pela consideração! :D Mas o "Pinholista" aqui carece imensamente aprender um mínimo sobre composição fotográfica. Sei que isso não vem "do dia pra noite" e nem sem dedicação, mas quero conseguir! Alguma sugestão? Livros, sites...?

Ah, e o médio formato virá em breve! Só tenho medo de ficar dependente (como alguém que a gente conhece... :assobi:).

Obrigado, Casado e Francisco,
 
As fotos com "pinlaser" que eu já vi (no flickr) são muito boas mas não tenho vontade de usar, não.

Casado,enquanto não sai o resultado do médio formato, posta aí as que conseguiu em 35mm pra gente ver!

Abraços  
« Última modificação: 19 de Março de 2010, 01:36:53 por Barboza »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2010, 07:40:29
Barboza, composição em Pinhole, só esse cabra aqui:









Dê uma olhada em mais fotos dele em:

http://www.flickr.com/photos/41427422@N00/
« Última modificação: 19 de Março de 2010, 07:41:19 por Elmo »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2010, 21:11:57
Barboza, composição em Pinhole, só esse cabra aqui:









Dê uma olhada em mais fotos dele em:

http://www.flickr.com/photos/41427422@N00/

Sem palavras pra definir o que esse cara faz!!!

« Última modificação: 19 de Março de 2010, 21:12:32 por Barboza »


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2010, 23:44:07
Também gosto de pinhole, mas faço tudo no modo empírico...
Esta aqui é 4x5:


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2010, 00:17:55
Opa Marco

Também sou adepto do empirismo, quando o assunto é pinhole.

Tenho feito várias câmeras pinhole, mas sempre 35mm. Agora estou fazendo meu primeiro médio formato (um Kodak TriX 400, presente do Professor Elmo).

Li no seu tópico de apresentação que você fotografa desde os quinze anos. Tenho 36 e comecei a me interessar por fotografia à cerca de 1 ano, daí você pode imaginar a quantidade de dúvidas no “HDzinho” aqui em cima!

Por enquanto meus instrumentos de diversão e descobertas são as câmeras pinhole e uma Olympus Trip, cujo único lugar pra onde não a levo é o banheiro (tenho medo dos fungos :D).

Sua foto pinhole está excelente, muito bem executada! Você fez algum tratamento nela?
Deu vontade de ver outras também...

E, seja bem vindo!
 
Abraços
« Última modificação: 03 de Abril de 2010, 00:20:03 por Barboza »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
« Última modificação: 03 de Abril de 2010, 01:01:04 por afshalders »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2010, 01:49:48
Pô Afshalders,

Se a "carteira" do tarado não for bem dura($$$)... :hysterical:

Brincadeira. O set com os 12 furinhos até que sai em conta.
« Última modificação: 03 de Abril de 2010, 01:56:37 por Barboza »


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2010, 02:06:19
Opa Marco

Também sou adepto do empirismo, quando o assunto é pinhole.

Tenho feito várias câmeras pinhole, mas sempre 35mm. Agora estou fazendo meu primeiro médio formato (um Kodak TriX 400, presente do Professor Elmo).

Li no seu tópico de apresentação que você fotografa desde os quinze anos. Tenho 36 e comecei a me interessar por fotografia à cerca de 1 ano, daí você pode imaginar a quantidade de dúvidas no “HDzinho” aqui em cima!

Por enquanto meus instrumentos de diversão e descobertas são as câmeras pinhole e uma Olympus Trip, cujo único lugar pra onde não a levo é o banheiro (tenho medo dos fungos :D).

Sua foto pinhole está excelente, muito bem executada! Você fez algum tratamento nela?
Deu vontade de ver outras também...

E, seja bem vindo!
 
Abraços

Obrigado Barboza! Minha primeira camera  foi uma trip 35, muito boa, tenho saudades...Depois vou colocar outras pin que fiz com a 4x5 e tbém com latas! Na foto acima eu fiz uns ajustes no PS de contraste, sharp e dei um recorte para tirar a vinheta, o scan original (sem nenhum tratamento)é assim:
« Última modificação: 03 de Abril de 2010, 02:10:28 por Marco Jundiai »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2010, 02:14:30
Quando tiver mais alguma no jeito aí, Marco, posta pra gente ver!

Abraço


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2010, 02:18:55
Eita, só agora vi que você editou! :D

Vou aguardar as próximas!

Se der, mostre também a sua câmera pinhole 4x5. A minha é 6x6.
« Última modificação: 03 de Abril de 2010, 02:24:14 por Barboza »


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2010, 01:47:44
Aí vão mais algumas com a 4x5 e a própria... Com este formato até dá para conseguir alguma nitidez, ainda estou buscando melhores resultados e acho que dá para andar um pouco mais, mas achei muito bom o resultado das suas 35 mm, Barboza, não dá para ampliar muito pinhole, né!







Esta camera na verdade era uma "Point&Shot" construída por um amigo para usar uma lente 47mm (grande angular em 4x5) mas como não tenho a lente, transformei-a numa pin.