Autor Tópico: COMPRA NA B&H É SEGURO PARA QUEM MORA NO BRASIL?  (Lida 46573 vezes)

Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #60 Online: 01 de Janeiro de 2021, 22:18:51
SpeedRacer, tudo bem? Feliz Ano Novo.


Este tópico é muito antigo. Na época que ele foi aberto, o Brasil era um dos maiores compradores de equipamento da BH. Tanto que eles tem atendimento em português. Naquela época havia, no momento do pagamento, a opção de frete - Brazil Special - que era um jeitinho que o equipamento vinha sem pagar imposto nenhum. Isso durou algum tempo e saiu uma matéria em jornal comentando que o maior consumidor de equipamento fotográfico da BH era o governo brasileiro, e a brincadeira logo depois acabou: passou-se a cobrar o imposto.

Resolvi escrever como curiosidade.

Abraço!


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 01 de Janeiro de 2021, 23:34:33
SpeedRacer, tudo bem? Feliz Ano Novo.


Este tópico é muito antigo. Na época que ele foi aberto, o Brasil era um dos maiores compradores de equipamento da BH. Tanto que eles tem atendimento em português. Naquela época havia, no momento do pagamento, a opção de frete - Brazil Special - que era um jeitinho que o equipamento vinha sem pagar imposto nenhum. Isso durou algum tempo e saiu uma matéria em jornal comentando que o maior consumidor de equipamento fotográfico da BH era o governo brasileiro, e a brincadeira logo depois acabou: passou-se a cobrar o imposto.

Resolvi escrever como curiosidade.

Abraço!

Essa eu não sabia, obrigado por comentar.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #62 Online: 16 de Janeiro de 2021, 01:24:40
Tenho pesquisado bastante, e em breve devo trazer uma RP ou uma A7II, mas antes vou fazer com itens de menor valor.

A BH é super confiável. O frete é tabelado por país, não varia com estado ou cidade. O problema do frete é que eles enviam por transportadora, tipo DHL, FEDEX... Por estas é certo que pague uma taxa bruta de despacho aduaneiro (as vezes chega a mais de 100%, devido às taxas da própria empresa Fedex).

O cartão tem que ser internacional.

Percebi que tem uns macetes:

-Se for trazer, usar os fretes normais tipo E-PACKET ou os os econômicos. A chance de pegar na Alfândega é menor assim (do que pela FEDEX que o imposto é pré pago). Dizem que 70% (no E-Packet) das vezes pegam, mas na maioria das vezes a taxa é simbólica (de R$150 - R$200,00).
Eu já comprei uma Panasonic Lumix da China (Aliexpress) e não paguei nenhuma taxa, veio sem problemas pelo E Packet.

Outro macete é usar um Redirecionador. Vc compra e manda entregar numa caixa postal em Miami por ex, lá o pessoal da redirecionadora reembala (você pode pedir para tirarem a embalagem original, manuais e discos pra reduzir peso e não chamar atenção na alfândega), eles mandam foto de como ficou e vc também pode combinar mais coisas neste mesmo frete (lentes, filtro, etc.). Eu ouvia falar muito da My Vip Box (que era do Carlinhos Troll do canal Realidade Americana), mas parece que ele vendeu a empresa, sei que tem outas.

Tem também a Tienda Mia, que aparentemente é similar a uma redirecionadora, mas não sei se tem os serviços de reembalar e talz.

Outra opção é o GRABR. Nele vc pega uma link de produto (BH, Best Buy, Adorama, Amazon, Wallmart, etc.) e eles cobram uma taxa pra alguém que esteja viajando para lá trazer na cota de viagem. Tem muuuuuuito comissário de bordo que faz isso pra ganhar um $ extra com as viagens. Vc faz o orçamento, eles divulgam para quem se interessa (alguns viajantes cobram mais barato a taxa)... se aceitarem, vc fecha o pedido, a Grabr fica com o dinheiro e avisa o viajante. Esse viajante vai e compra o produto do bolso dele, e traz para vc. Assim que ele te entrega, o dinheiro é liberado para o viajante. Geralmente entregam em cidades capitais que tem voos internacionais (tipo SP, Rio), fora isso é difícil.

Enfim isso é tudo que sei. Em breve vou tentar trazer umas lentes usadas do EBAY... Agora vidro de DSLR para os gringos é obsoleto já que estão migrando para Mirrorless, então está ficando barato.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #63 Online: 23 de Junho de 2022, 12:45:29
Tenho pesquisado bastante, e em breve devo trazer uma RP ou uma A7II, mas antes vou fazer com itens de menor valor.

A BH é super confiável. O frete é tabelado por país, não varia com estado ou cidade. O problema do frete é que eles enviam por transportadora, tipo DHL, FEDEX... Por estas é certo que pague uma taxa bruta de despacho aduaneiro (as vezes chega a mais de 100%, devido às taxas da própria empresa Fedex).

O cartão tem que ser internacional.

Percebi que tem uns macetes:

-Se for trazer, usar os fretes normais tipo E-PACKET ou os os econômicos. A chance de pegar na Alfândega é menor assim (do que pela FEDEX que o imposto é pré pago). Dizem que 70% (no E-Packet) das vezes pegam, mas na maioria das vezes a taxa é simbólica (de R$150 - R$200,00).
Eu já comprei uma Panasonic Lumix da China (Aliexpress) e não paguei nenhuma taxa, veio sem problemas pelo E Packet.

Outro macete é usar um Redirecionador. Vc compra e manda entregar numa caixa postal em Miami por ex, lá o pessoal da redirecionadora reembala (você pode pedir para tirarem a embalagem original, manuais e discos pra reduzir peso e não chamar atenção na alfândega), eles mandam foto de como ficou e vc também pode combinar mais coisas neste mesmo frete (lentes, filtro, etc.). Eu ouvia falar muito da My Vip Box (que era do Carlinhos Troll do canal Realidade Americana), mas parece que ele vendeu a empresa, sei que tem outas.

Tem também a Tienda Mia, que aparentemente é similar a uma redirecionadora, mas não sei se tem os serviços de reembalar e talz.

Outra opção é o GRABR. Nele vc pega uma link de produto (BH, Best Buy, Adorama, Amazon, Wallmart, etc.) e eles cobram uma taxa pra alguém que esteja viajando para lá trazer na cota de viagem. Tem muuuuuuito comissário de bordo que faz isso pra ganhar um $ extra com as viagens. Vc faz o orçamento, eles divulgam para quem se interessa (alguns viajantes cobram mais barato a taxa)... se aceitarem, vc fecha o pedido, a Grabr fica com o dinheiro e avisa o viajante. Esse viajante vai e compra o produto do bolso dele, e traz para vc. Assim que ele te entrega, o dinheiro é liberado para o viajante. Geralmente entregam em cidades capitais que tem voos internacionais (tipo SP, Rio), fora isso é difícil.

Enfim isso é tudo que sei. Em breve vou tentar trazer umas lentes usadas do EBAY... Agora vidro de DSLR para os gringos é obsoleto já que estão migrando para Mirrorless, então está ficando barato.

Com os lançamentos da R7 e R10 achei prudente trazer a tona esse assunto pra atualizar.
Depois de vender minhas DSLR's, queria comprar um equipamento novo/usado de uns $1000 na BH e estava pesquisando como trazer.

Alguém tem alguma novidade sobre assunto?
Já pesquisei os redirecionadores (UsCLoser), mas não é garantia né. Pode cair na malha tbm.
Tem parentes indo pra Vegas mês que vem, mas a data de entrega tem que casar com a ida. Então, há risco tbm (fora que é pedir favor né. Vai que o povo quer trazer eletrônicos de lá tbm)

Agora eu não sabia desses viajantes que cobram pra trazer. (GRabr)
Simulei trazer uma Pana usada com lente. Olhem os numeros:

Preço do produto
US$ 709,95
Imposto de compra dos EUA
US$ 56,80
Recompensa do viajante
US$ 74,54
Taxa da Grabr
US$ 28,39
Processador de pagamento
US$ 45,77
Total estimado
US$ 915,45
≈ R$ 4.947,00

O que acham?? Gostaria da opinião e sugestão/experiências de vocês


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 23 de Junho de 2022, 13:26:50
A alternativa pra vc é o eBay.

Se o item que vc quer, está disponível no eBay, pode ser que vc dê sorte e pague mais barato.

Mas veja: nesse caso vc joga com a sorte/probabilidades. Corre um risco enorme de ser taxado.

IMHO nesse teu caso não tem muito o que pensar: eu iria no esquema do Grabr e sucesso.


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #65 Online: 23 de Junho de 2022, 13:48:37
Eu só observo... esperando minha tele (leilão do eBay) chegar pra ver se vai dar certo e depois tentar pegar uma 7d markII e uma EF 100-400 II e teleconverter. Pobres de nós que somos explorados. E olha que não acho que tenho um salário ruim.

Tenho a possibilidade de mandar entregar no Canadá a um amigo, mesmo que o equipamento saia do Japão, AUS ou USA, onde estão vendendo tudo por causa do nos sistema R. E aí esse amigo traria para Pernambuco no fim do ano, e meus Pais me enviariam, para Rondônia. Seria o equipamento mais viajado do Mundo Fotográfico.
Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #66 Online: 23 de Junho de 2022, 14:28:04
Com os lançamentos da R7 e R10 achei prudente trazer a tona esse assunto pra atualizar.
Depois de vender minhas DSLR's, queria comprar um equipamento novo/usado de uns $1000 na BH e estava pesquisando como trazer.

Alguém tem alguma novidade sobre assunto?
Já pesquisei os redirecionadores (UsCLoser), mas não é garantia né. Pode cair na malha tbm.
Tem parentes indo pra Vegas mês que vem, mas a data de entrega tem que casar com a ida. Então, há risco tbm (fora que é pedir favor né. Vai que o povo quer trazer eletrônicos de lá tbm)

Agora eu não sabia desses viajantes que cobram pra trazer. (GRabr)
Simulei trazer uma Pana usada com lente. Olhem os numeros:

Preço do produto
US$ 709,95
Imposto de compra dos EUA
US$ 56,80
Recompensa do viajante
US$ 74,54
Taxa da Grabr
US$ 28,39
Processador de pagamento
US$ 45,77
Total estimado
US$ 915,45
≈ R$ 4.947,00

O que acham?? Gostaria da opinião e sugestão/experiências de vocês


Cara, peguei a EOS RP no Aliexpress na época foi R$5850 e não fui taxado, paguei em 6x sem juros, foi um negócio da China em todos os sentidos da palavra. Depois com aquela baixada que o dólar deu e promoções cheguei a ver por R$4900.
Essas novas devem vir com um preço similar à RP e tenho palpite que apareçam no Ali... depois dá uma conferida nos tópico de Garimpos os links, entre nas lojas e procure (quando a câmera já estiver sido lançada).

Redirecionador também funcionou bem, os inconvenientes são não ter parcelamento e um prazo maior. Veja meu tópico sobre a RF16mm que lá relato como foi trazer a lente dos EUA por redirecionador. No Ali essa lente era difícil de achar (demorou uns 6 meses pra aparecer anúncio) e custava o mais barato em torno de R$1950.. importando pra mim saiu na faixa de R$1500-1600 tudo.
Eu por falta de experiência acabei demorando bastante entre a compra e o recebimento do item, acho que agora eu conseguiria fazer em uns 21 dias isso tudo.
Utilizei o Zip4Me, lá eles não pagam a taxa do imposto estadual.
Não sei como seria trazer uma câmera de lá, mas já vi um cara que trouxe uma Black Magic e não foi taxado. Eu talvez separaria a câmera em 2 pacotes, sendo um só para o corpo e outro para a bateria, caixa, carregador e manuais... isso encarece uns R$200, mas sei lá se der algum problema, riscos eventuais são menores.

Pega meu código de indicação:
https://zip4me.com/?z=107882
« Última modificação: 23 de Junho de 2022, 14:29:02 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #67 Online: 23 de Junho de 2022, 15:50:13
Obrigado desde já pelas opiniões e experiências.
Com base nelas vou dar mais uma pesquisada e vou atualizando aqui.

Já tenho uns 630 dólares numa conta da Nomad, que comprei quando o dólar deu uma baixada.(comprei a 4,94. Hoje a mesma transação está em 5,38!)
Não sei se alguém conhece. Estou testando pra ver se reduz esse custo de comprar com cartão internacional, IOF, cambio etc. Até agora está indo bem.


Cara, peguei a EOS RP no Aliexpress na época foi R$5850 e não fui taxado, paguei em 6x sem juros, foi um negócio da China em todos os sentidos da palavra. Depois com aquela baixada que o dólar deu e promoções cheguei a ver por R$4900.
Essas novas devem vir com um preço similar à RP e tenho palpite que apareçam no Ali... depois dá uma conferida nos tópico de Garimpos os links, entre nas lojas e procure (quando a câmera já estiver sido lançada).

Redirecionador também funcionou bem, os inconvenientes são não ter parcelamento e um prazo maior. Veja meu tópico sobre a RF16mm que lá relato como foi trazer a lente dos EUA por redirecionador. No Ali essa lente era difícil de achar (demorou uns 6 meses pra aparecer anúncio) e custava o mais barato em torno de R$1950.. importando pra mim saiu na faixa de R$1500-1600 tudo.
Eu por falta de experiência acabei demorando bastante entre a compra e o recebimento do item, acho que agora eu conseguiria fazer em uns 21 dias isso tudo.
Utilizei o Zip4Me, lá eles não pagam a taxa do imposto estadual.
Não sei como seria trazer uma câmera de lá, mas já vi um cara que trouxe uma Black Magic e não foi taxado. Eu talvez separaria a câmera em 2 pacotes, sendo um só para o corpo e outro para a bateria, caixa, carregador e manuais... isso encarece uns R$200, mas sei lá se der algum problema, riscos eventuais são menores.

Pega meu código de indicação:
https://zip4me.com/?z=107882

Fernando, você iria de RP ao invés da R10?
Usei algumas canon's (5D Classic, 6D, 7D, T2i...) e queria testar esse 4K Photo da Panasonic.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #68 Online: 23 de Junho de 2022, 16:19:40
Obrigado desde já pelas opiniões e experiências.
Com base nelas vou dar mais uma pesquisada e vou atualizando aqui.

Já tenho uns 630 dólares numa conta da Nomad, que comprei quando o dólar deu uma baixada.(comprei a 4,94. Hoje a mesma transação está em 5,38!)
Não sei se alguém conhece. Estou testando pra ver se reduz esse custo de comprar com cartão internacional, IOF, cambio etc. Até agora está indo bem.

Fernando, você iria de RP ao invés da R10?
Usei algumas canon's (5D Classic, 6D, 7D, T2i...) e queria testar esse 4K Photo da Panasonic.

Então, se for fazer compra assistida não dá para usar cartão Nomad. Na compra assistida eles fazem todo processo para você, então vc não precisa se preocupar com colocar o endereço, suíte, etc. Eu fiz desse jeito na vez, mais pra frente devo pegar ou uma 35mm ou um Iphone ou um Macbook Air aí vou fazer por conta mesmo.
Na compra assistida você só consegue pagar boleto ou Pix. Eventualmente eles aceitam Paypal, mas é somente até $100 US, por conta que tem muito brasileiro dando o golpe do Chargeback (compra, depois que o produto é postado pede estorno).

Quanto à câmera, eu não posso falar, pois até onde sei não está disponível, só tem em pré compra para envio à partir do dia 28 de julho. É meio complicado pegar produto em lançamento assim pq toda fábrica demora um certo tempo até aprimorar totalmente. Mas pelo que vi a R10 vai ser uma M50 no corpo da RP. A melhoria é que tem mais comandos e é mais rápida.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


ovictor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #69 Online: 27 de Junho de 2022, 14:24:51
Sempre tive vontade de comprar câmeras e lentes no eBay, mas não compro por medo de ser taxado.
Tenho uma amiga no Reino Unido, ela super receberia e mandaria pra cá qualquer equipamento, mas tenho uma questão, comprar de outros países e enviar para o RU não daria taxa de importação lá? Alguém já fez isso e tem informações?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #70 Online: 27 de Junho de 2022, 15:16:38
Sempre tive vontade de comprar câmeras e lentes no eBay, mas não compro por medo de ser taxado.
Tenho uma amiga no Reino Unido, ela super receberia e mandaria pra cá qualquer equipamento, mas tenho uma questão, comprar de outros países e enviar para o RU não daria taxa de importação lá? Alguém já fez isso e tem informações?

Sempre existe a chance de taxar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #71 Online: 30 de Junho de 2022, 23:03:10
Essa semana comprei uma G85 + lente no Ebay. A encomenda já chegou no redirecionador.  Estou usando a GO Box Usa .
Pedi alguns procedimentos especiais como separar a caixa, testar e enviar fotos, pra depois preparar a vinda pra cá.
Assim que terminar todo o trâmite eu posto os valores


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #72 Online: 03 de Julho de 2022, 13:09:12
Ainda não comprei do E-bay, mas já fiz compra da Amazon. Lente veio de boas, demorou um pouquinho entre chegar em SP e ir aparecer no rastreamento dos correios em Curitiba, uns 10 dias no caso.

Segue o tópico:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,143470.0.html

Coisa pequena vem de boa. Câmera acredito que também venha, afinal você acha que esses importadores famozinhos trazem na barriga? kkk
A galera tem um medo que se pela de imposto de importação, meio que descabido. Eu aos poucos estou tentando provar que não precisa ter esse medo todo.
Até hoje só paguei imposto em 3 coisas que importei:
1o foi uma placa mãe Huananzhi F8 c/ processador e memória (famoso kit Dragão Chinês). Foi R$200
2o foi um iPhone X 64gb, deu R$118 de taxa
3o foi o flash Godox AD200 que deu R$85 de taxa

Fora isso 3x eu paguei R$15 reais do despacho postal na época que mudou o sistema... 2x no Wish (itens de R$5) que não compensaram mas não tinha como eu saber qual era e uma vez no Aliexpress de uma capa powerbank que comprei para o iphone 7.

Comprei até uma Câmera nova e veio sem taxa em 18 dias (tem tópico).
De resto... Já trouxe lente média (fisheye), lente pequena (RF 16mm, RF50mm, EF-m 15-45, PZ16-50 2X, rockstar 10mm),  uns 10 flashes speedlites (pacotes individuais). processador 2x, placa de vídeo, softbox, tripé, entre muitas outras coisas, tudo deu certo até aqui.

O macete é o seguinte, sempre pedir para o vendedor declarar um preço menor, com descrição genérica. Os Chineses já são ligeiros e quase sempre fazem isso. A RF não tem contingente para ficar olhando as centenas de de milhares de caixas que chegam na aduana, então passam no raio x e se não for  nada ilícito segue... os fiscais olham rapidinho a descrição e se mais ou menos bate com a categoria passam ou taxam. Tem coisas que é meio padrão taxar: Celular quase sempre dá entre 100 e 200 reais a taxa, independente do modelo. Eles tributam meio que o preço geral, nem pelo mais barato nem pelo mais caro.
Quando for trazer do exterior por conta (redirecionador) aí vc quem tem que fazer a  declaração e pedir pra tirar aquilo que só agrega peso e é desnecessário (caixas, manuais, etc.). Se for coisa que desmonta, por exemplo um notebook gamer que tenha uma fonte tijolão, vc pede para separar em 2 caixas, assim numa vai o produto, noutra vai o carregador. Chama menos atenção assim e mitiga a chance de ser tributado.
Se for tributado, geralmente é em cima do valor que está declarado. Vc nunca deve colocar o valor total ali, senão a chance de vir uma bordoada é grande. Outra coisa que faço é em outra compra, adquirir algum acessório leve e empacotar junto. Na declaração eu coloco só o acessório. Por exemplo, lente +  capuz, declaro só o capuz (parassol), se por acaso der algum xabú na receita eu solicito a revisão e mando a invoice (o recibo) só do capuz. Geralmente eles irão rever e abaixar um pouco do valor. Mas de toda forma sempre existe o risco de rolar uma tributação pesada. Só que o dia que isso acontecer, eu já tenho economizado umas 10x em outras coisas que já trouxe.

NA BH parece que até tem como comprar direto, mas eles costumam enviar por frete DHL que invariavelmente paga tributo. Assim o esquema é comprar neles com cartão internacional ou fazer compra assistida pelo redirecionador, depois enviar.
Vai aumentar uns 120-300 reais do frete, mas tem menos chances de ser tributado.
O que compensa é pegar itens semi-novos, lá eles são bem criteriosos, e produtos open-box costumam ter um bom desconto e estão como novos.
« Última modificação: 03 de Julho de 2022, 13:13:47 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #73 Online: 03 de Julho de 2022, 13:13:09
Os famosinhos acredito que vem tudo pela fronteira, eles não compram via postal.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #74 Online: 03 de Julho de 2022, 13:17:39
Os famosinhos acredito que vem tudo pela fronteira, eles não compram via postal.

Eu sinceramente não sei... que nem o cara lá da Brasil Box, tenho pra mim que trás da gringa, mas não sei.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.