Autor Tópico: Habilidades de um grande fotógrafo  (Lida 8824 vezes)

willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 13 de Novembro de 2005, 18:26:44
Tentei listar abaixo 4 tipos de fotógrafos. Sei que todas essas características são fundamentais em um bom fotógrafo, mas na opinião de vocês qual delas é a mais essencial? a principal?


- O Hábil e Versado - Domínio total da técnica, habilidade com câmeras, método, profundos conhecimentos na ciência da fotografia (sobre luz, composição, etc...)

- O Entusiasta em Tecnologia - Equipamentos de qualidade e de útima geração, boas lentes, acessórios, domínio em processos e manipulações digitais;

- O Sensorial - Olhar distinto, observador nato, criatividade, sensibilidade, estética, conceitos, idéias, captar emoções;

- O Venturoso - Vontade de conhecer pessoas e culturas, coragem de explorar lugares, percorrer espaços, oportunidades de viajar, motivação de buscar o tempo e espaço ideal;
« Última modificação: 13 de Novembro de 2005, 21:33:32 por willemacht »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2005, 18:47:18
Legal, acho que você conseguiu enumerar as principais qualidades de um bom fotógrafo.

Pra começar, eu votaria no sensorial, apesar de, a longo prazo, ele precisar adquirir outras habilidades para chegar num patamar mais profissional. Eu comecei como entusiasta em tecnologia e falta um bocado para eu ficar satisfeito com o meu conhecimento nos outros quesitos. Queria ser um pouco mais sensitivo e ser menos tímido na hora de fotografar. Quem gosta de fotografar pessoas tem que ser um pouco cara de pau.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2005, 18:47:51 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2005, 01:49:12
Acho que o ideal é uma mistura do sensorial com o hábil e versado, são sem dúvida as bases da fotografia.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2005, 15:48:02
Citar
Acho que o ideal é uma mistura do sensorial com o hábil e versado, são sem dúvida as bases da fotografia.
Concordo. Mas se fosse para escolher um, seria o sensorial.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2005, 21:03:18
O sensorial quando se torna hábil e versado se torna um bom fotógrafo de fato.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2005, 21:44:06
Acho que o principal é o sensorial...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2005, 21:46:15
Realmente a mistura seria o ideal, mas pára escolher um :  sensorial. Definitivamente é a base.
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2005, 23:33:24
Na verdade se for para escolher um fotógrafo com apenas uma das caracteríscias eu prefiro o versado pois ele consegue reproduzir o que se passa para ele e suas idéias, o sensorial de nada vale sem o mínimo conhecimento pois ele não consegue reproduzir suas idéias, não adianta ser sensível e depender de 150 disparos para conseguir uma única foto, é provável que o versado com o mesmo número de fotos consiga mais fotos boas com o mesmo número de fotos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2005, 14:28:00
Bem, na minha idéia de fotógrafo, ser fotógrafo se for analisar ao pé da letra, tem que ser versado e dominar a tecnica.... e sendo assim, o que o diferencia de outros (vendo pelo lado que todo fotógrafo tem que saber o mínimo de composição de luz, manejar câmera, etc...) é a sensibilidade.

Uma outra coisa que colocaria nisto tudo seria ORGANIZAÇÃO.... pois veja que os fotógrafos mais bem sucedidos, são bem organizados, possuem uma idéia ampla que reproduz e conta a história, o registro do momento (da maneira dele), mas com tecnica e sensibilidade.

E apesar do "O Entusiasta em Tecnologia" não ser um quesito que para mim faz a total diferença - vide o exemplo de vários fotógrafos que ficaram famosos com câmeras bem simples.... eu acho que atualmente faz um pouco de diferença sim... mas o mais importante é o fotógrafo saber que existe opções diversas e acatar a que lhe mais agrada.

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2005, 14:56:48
Eu tenho umas duas amigas que mal sabem mexer nas suas câms, uma odeia a sua D70 porque é 'muito complicada', e prefere a sua FM2. Agora... vai ver as fotos que elas fazem. É fora do sério. Por isso que acho que a técnica suficiente para você manejar uma câmera é o essêncial, fora isso as qualidades do sensorial fazem a diferença.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2005, 14:58:02 por Danilo »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2005, 15:07:58
Eu tbm acho a D70 complicada mas quando tratamos de versado não quer dizer que a pessoa sabe ler manual dos equipamentos (porque a D70 nem com manual dá pra entender o negócio) quer dizer que a pessoa domina a técnica fotográfica e convenhamos, alguém que sabe usar uma FM2 certamente domina muito melhor a ténica fotográfica do que 99% dos usuários de D70. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #11 Online: 15 de Novembro de 2005, 15:12:42
Citar
Eu tbm acho a D70 complicada mas quando tratamos de versado não quer dizer que a pessoa sabe ler manual dos equipamentos (porque a D70 nem com manual dá pra entender o negócio) quer dizer que a pessoa domina a técnica fotográfica e convenhamos, alguém que sabe usar uma FM2 certamente domina muito melhor a ténica fotográfica do que 99% dos usuários de D70. 

hehehe - concordo"
Mas que é uma situação estranha ver uma pessoa fotografando com uma câmera e não saber aonde que faz isto ou aquilo é no mínimo "estranho"... tudo bem que o menu da D-70 é terrível, mas a pessoa tem que arrumar um jeito de conviver com ele "normalmente" hehehe

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2005, 16:27:22
Bom, parece que há quase um consenso de que o "sensorial" é o talento mais indispensável. Eu também concordo. Na verdade, esqueci de mencionar que o 3 tipos com exceção do versado já possuem uma "base" nos conhecimentos de fotografia.


Citar
não adianta ser sensível e depender de 150 disparos para conseguir uma única foto, é provável que o versado com o mesmo número de fotos consiga mais fotos boas com o mesmo número de fotos.

Léo,

Penso o contrário. :)

Vejamos por exemplo... o sensorial consegue a cada 10 disparos pelo menos uma fotografia extremamente interessante, enquanto o versado conseguirá 5 "boas" fotos, até tecnicamente perfeitas, porém mais comuns. Eu daria preferência a 1 foto dessa mais original a 5 outras bem obtidas.

O venturoso também tem uma vantagem incrível... fotografar sempre na mesma localidade ou cidade é um grande limite.  


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2005, 16:34:11
Pois é... nesta parte do venturoso, eu incluiria a vontade e a curiosidade e também a inquietação do fotógrafo em tudo.
Não somente relacionado ao lugar, mas também a sua forma.
Tudo bem que cada fotógrafo tem seu "estilo", um pouco mais comum, um pouco mais radical, etc... mas o interessante é ir moldando o estilo e fazer dele uma "marca", uma presença que o faça distinguir inclusive que foi ele que fez a foto, o registro, a emoção, etc... com a habilidade "versada" dele, naquele momento.

]Abraços,


Renato


obs: o ideal é o fotógrafo estar sempre querendo melhorar, mesmo que a foto está "perfeita", ver o defeito do defeito... hehehe
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2005, 16:55:47
Citar
Bom, parece que há quase um consenso de que o "sensorial" é o talento mais indispensável. Eu também concordo. Na verdade, esqueci de mencionar que o 3 tipos com exceção do versado já possuem uma "base" nos conhecimentos de fotografia.

Léo,

Penso o contrário. :)

Vejamos por exemplo... o sensorial consegue a cada 10 disparos pelo menos uma fotografia extremamente interessante, enquanto o versado conseguirá 5 "boas" fotos, até tecnicamente perfeitas, porém mais comuns. Eu daria preferência a 1 foto dessa mais original a 5 outras bem obtidas.

O venturoso também tem uma vantagem incrível... fotografar sempre na mesma localidade ou cidade é um grande limite.
Bom ai é que está, o sensorial sem conhecimento ele verá a foto, pensará na foto mas não conseguirá reproduzir o que ve. essa é a grande questão, o versado já consegue reproduzir com precisão o que ve ou o que os outros pedem para ele fazer, mesmo que ele seja ruim de visão ele conseguirá reproduzir resultados bem consistentes.
Conheço pessoas com ótima visão, são normalmente ótimos desenhistas mas que apanham muito ao tentar fazer uma imagem. Outro dia peguei um diretor de arte por exemplo que tinha uma percepção super refinada e uma visão super detalhista, mas ele fez várias fotos para tentar me mostrar perto do que queria e não conseguiu reproduzir o que estava querendo, até que ele desenhou a imagem em um papel para mim e eu consegui reproduzir o que ele esperava.
Lamento informar, mas sensorial sem conhecimento não é nada além de um monte de idéias que não se concretizam, já o conhecimento sem sensorial pelo menos consegue concretizar as idéias, e o que vejo hoje em dia é exatamente isso, é o diagnóstico dos clicadores, temos dezenas de pessoas com boas idéias e falta de conhecimento, o que leva a onda dos clicadores, pessoas que fazem 150 fotos para conseguir 1 realmente boa, e isso é a maioria esmagadora dos fotógrafos sensoriais, enquanto o versado domina toda a técnica, inclusive as técnicas de composição e estes reduzem muito seu número de disparos por boas fotos, é lógico que quando cruzamos o versado com o sensorial obtemos o supra sumo da fotografia, que é o indivíduo que além de dominar todas as técnicas de composição e exposição ainda tem uma visão para achar cenas que marcam, esses são na verdade o que há de melhor na fotografia, mas de nada adianta achar cenas que marcam se você raramente conseguirá documentar ela da forma que imginou, ai você passa a ser mais um fotógrafo "sortudo" do que qualquer outra coisa, pois o sensoril puro é aquele que entregará seus resultados à máquina, ou seja, não será ele que estará fazendo a foto como um todo, ele estará só achando um quadro, que em 99% dos casos não irá sair como ele esperava.
Digo isso porque nos workshops da comunidade eu tenho a oportunidade de lidar com usuários que não sabem nada e são bem sensoriais e com usuários que sabem muito e são pouco sensoriais (isso não é comum nas outras palestras que costumo minitras onde a maioria tem bons conhecimentos e razoável sensibilidade) e consigo passar base para os sensoriais trabalharem, o que observo é que o sensorial puro é um mero clicador e na maioria das vezes frustrado por não conseguir resultados e quando ele entende o mínimo para manipular os resultados ele passa a admirar ainda mais a fotografia, enquanto o versado puro tem uma média de disparos bem sucedidos muito maior antes do workshop e normalmente isso se aproxima ou até se inverte depois do workshop.
:)
Ser sensorial sem conhecimento não é nada, agora ter conhecimento no mínimo te leva aos resultados esperados por você. :)
Pode estar certo que as boas fotos do sensorial foram fruto ou de conhecimentos que ele detem (ou seja ele não é mais sensorial puro) ou de estatísticas que favorecem muito mais o versado do que o sensorial.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2005, 16:56:48 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.