Autor Tópico: Nikon D3000 ou Panasonic LUMIX DMC-FZ38 ???  (Lida 5995 vezes)

Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #15 Online: 27 de Março de 2010, 19:34:20
Na situação de um turista amador, se quero tirar uma foto noturna, numa praça cheia de gente se movimentando e com castelos e torres parcialmente iluminadas, a foto tirada com uma FZ 35 vai ficar tão boa quanto a tirada com uma DSLR?
Tirar a foto de um golfinho no ar, pulando na água (e não aparecer só o rabo dele
entrando na água)é igualmente fácil nas duas câmeras?
Olha só, ambas as câmeras poderão dar excelentes resultados, como poderão dar péssimos. Vai depender de quão hábil com o equipamento é a pessoa que está utlizando.
Suponhamos a situação da tal praça pouco iluminada. Esta é uma situação onde, em geral, as compactas costumam dar resultados piores. Mas se o cara pega uma DSLR mas acopla uma lente escura, digamos f/4, sem estabilizador de imagem e com ótica de baixa qualidade, o resultado será igualmente ruim. Na mesma situação, imagine que o cara pegue a FZ35, que grava em RAW, use um tripé ou se apoie em alguma coisa e ainda se valha do Mega OIS da panasonic (não é propaganda :)) e faça um tratamento usando um software, terá um excelente resultado.
Voce realmente tem de optar pensando em quanto vai querer gastar e como vai querer gastar. Se comprar uma DSLR, voce terá de reservar capital para investir em boas lentes, alem é claro de treinar bastante com ela para aprender a se valer de todos os recursos. Apesar que o treinamento é obrigatório em qualquer situação. Se comprar uma bridge, voce talvez tenha de investir em um tripé leve para estar sempre com voce.
Se você está com grana sobrando, compre uma DSLR de entrada (por ser menor e mais leve, mais proxima das bridge) e gaste os tubos em um conjunto de lentes de qualidade superior.
« Última modificação: 27 de Março de 2010, 19:38:39 por Markowic »


Davlav

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #16 Online: 28 de Março de 2010, 13:39:30
Markowic, obrigado pela resposta.

Concluindo o raciocínio, se as duas câmeras estiverem em ISO 1600, com lentes de igual luminosidade, gravando em RAW, as velocidades das duas seriam iguais, 1/8 seg, por exemplo?

Em isto sendo verdade as duas fotos ficaram igualmente ruins, certo? Pois com pessoas em movimento, nem trípe nem o software contra trepidação farão efeito, pois a velocidade será baixa. O software só corrige as "trepidações" do fotógrafo, não dos objetos, certo?

Logo, a única saída seria investir em uma lente com maior luminosidade para diminuir o tempo de exposição, certo? E isto só seria possível numa DSRL.

Abraços,

David.


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #17 Online: 28 de Março de 2010, 14:06:21
Iguais não, visto que a D3000 tem um sensor maior que o da FZ. Se fosse assim, não justificaria uma custar mais que a outra. O resultado final pode ser semelhante dependendo da utilização.

Só que uma superzoom tem a vantagem de ser leve, compacta, pequena, se comparada com uma DSLR.

Para voce ter uma lente que se compare a uma superzoom em uma DSLR, no caso da canon, voce vai pagar algo em torno de 2500 dolares só pela lente (28-300 L IS) que alem de cara pesa quase 2 kg. Por isso a superzoom é uma opção prática e barata.

Ela tem suas limitações, mas não vai deixar de entregar bons resultados desde que bem utilizada.
« Última modificação: 28 de Março de 2010, 14:06:44 por Markowic »


Davlav

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #18 Online: 28 de Março de 2010, 15:17:27
Valeu.

Vou continuar então no padrão superzoom.

Só que volto a dúvida original. A FZ 35 parece "de brinquedo" perto da minha FZ 30, não tem zoom manual nem visor móvel. Mas tirando isto ela é melhor do que a FZ 30, em relação a um menor tempo de resposta no disparo, maior ISO e um software contra "trepidações" do fotógrafo mais eficiente?

Fora isto é só eu me habituar a uma câmera menor e mais frágil ou existem outras "perdas", além das citadas?

Desculpe-me tantas perguntas mas viajo em maio e ainda preciso me adaptar a nova câmera.

Abraços,

David.


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #19 Online: 28 de Março de 2010, 15:43:40
Olhando as caracteristicas de cada uma, tirando a maior resolução e o zoom, elas são similares.
Mas se voce já está acostumado com a FZ30 e acha que não terá tempo para pegar a pratica da FZ35, use a antiga. Voce não ira perder por isso.
A FZ35 tem foco manual, mas acredito que deva ser regulado por botões no corpo da camera.
Há que irá preferir a FZ30 devido ao fato de o sensor dela ser maior que o da FZ35. Mas eu não sei dizer se isso seria uma vantagem fundamental ou se ajudaria apenas em alguns casos.

Sobre o tempo de disparo e outras perguntas, sobre as câmeras, o melhor a fazer é pegar os manuais delas na parte de especificações e comparar. Eu não achei muita coisa que as diferenciasse muito exceto, como falei, o zoom e a resolução.