Autor Tópico: Porque filme vencido?  (Lida 11722 vezes)

rvicter

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Março de 2010, 18:18:09
Amigos, tenho lido o máximo que posso sobre fotografia, especialmente sobre câmeras 35mm. Tenho notado que algumas pessoas optam por fazer fotos com filme vencido. Qual a vantagem (além do valor da bobina?



Abc
Rafael Victer


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2010, 18:28:12
Caro não sei a vantagem, sei te dizer que alguns filmes apresentam uma maior granulação, dependendo do tipo de filme e ISO, alguns fotógrafos apreciam este tipo de foto por questão pessoal, vai do gosto, no meu caso e pro tipo de foto que faço não fica legal, más dependendo do "trabalho" entenda (fotos) que você for realizar, ou do que você for fotografar fica bacana!
Para citar um exemplo:
http://picasaweb.google.com.br/paulojsferraz/NikonKodakVencido#5439315357980609154
http://picasaweb.google.com.br/paulojsferraz/KodakFilmeVencido#5444193419330300642
Acredito que os fotógrafos mais experientes do fórum podem ter experiências com resultados mais significativos, e te instruir melhor, aqui é apenas uma noção do que pde ser feito...
Espero ter ajudado.

Ferrari
« Última modificação: 18 de Março de 2010, 18:44:36 por Ferrari »
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2010, 18:39:22
A vantagem é o preço, mais barato, e a dificuldade de se achar filme. Então o pessoal compra um monte, estoca e vai usando. Assim pode acabar vencendo alguns.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


rvicter

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2010, 19:36:51
Vlw Ferrari. Interessante o efeito criado algumas fotos ficam saturadas.
Estava pensando em comprar alguns pelo ebay, mas acho que não vale trazer em quantidade.


vlw
Rafael Victer


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2010, 19:52:03
A vantagem é o preço, mais barato, e a dificuldade de se achar filme. Então o pessoal compra um monte, estoca e vai usando. Assim pode acabar vencendo alguns.

O Paulo disse muito bem: preço e filme, às vezes, já não mais fabricados. Quem não gostaria de fotografar, hoje em dia, com um Ektar 25 (isso mesmo, 25!)? Foi um sucesso tão grande no passado que a Kodak resolveu relançar o produto, agora em ISO 100.

Agora, essa coisa de filme vencido proporcionar um resultado diferenciado, e por isso, tê-lo como método de trabalho, pra mim é balela. Na minha opinião pode até ser legal, mas inesperado. Pois, não se sabe o que vai acontecer. Sendo um resultado fruto do acaso, eu penso que, como fotógrafo, pra encarar o ato de fotografar como uma atividade lúdica, daí tudo bem. Do contrário... eu não arriscaria.

--------editando...
Esqueci de dizer que tem o lance de filme vencido que ficou armezenado sob refrigeração. Embora vencido, se esse for o caso, as propriedades químicas da emulsão ficam num estado de inércia que nem se nota diferença de um filme não vencido.

Já ouvi relato de gente que deixou, de propósito, filme P&B no freezer (sim, congelado) por dez anos depois de vencido. Foi só "climatizar" o filme à temperatura ambiente e o danado respondeu à revelação como se nada tivesse acontecido.

Eu mesmo tenho aqui na geladeira de casa uns rolinhos que não existem mais, isto é, parou de fabricar. Entre eles um Ektar 25. Não tenho pressa, deixo ele lá, geladinho, até o momento que eu achar conveniente.
« Última modificação: 18 de Março de 2010, 19:59:44 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


rvicter

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2010, 20:10:38
Obrigado Braga, já vi que a questão do filme vencido é mais artístico, não serve para trabalho. To com 4 bobinas desse Ektar 100 (dentro da validade), vou testar essa fama.
A idéia de congelar a bobina é boa, esquece ela lá, depois de uns 10 anos vale uma grana boa ainda ... quanto não dariam nesse Ektar25 teu?  rs


abc
Rafael Victer


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2010, 20:26:45
O Ektar é um filme de cores bem saturadas e grão fino. Um pouco menos saturado que o Velvia 50 (este, vc sabe, é cromo).

Não deixe de experimentar o Ektar 100, em formato 120. Em teoria, é o mesmo filme. Não sei explicar, mas na prática é diferente. Numa Rollei 6x6, com lente Tessar ou Xenar, por exemplo.
-22.352971,-48.775582


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2010, 20:29:06
O Paulo disse muito bem: preço e filme, às vezes, já não mais fabricados. Quem não gostaria de fotografar, hoje em dia, com um Ektar 25 (isso mesmo, 25!)? Foi um sucesso tão grande no passado que a Kodak resolveu relançar o produto, agora em ISO 100.

Agora, essa coisa de filme vencido proporcionar um resultado diferenciado, e por isso, tê-lo como método de trabalho, pra mim é balela. Na minha opinião pode até ser legal, mas inesperado. Pois, não se sabe o que vai acontecer. Sendo um resultado fruto do acaso, eu penso que, como fotógrafo, pra encarar o ato de fotografar como uma atividade lúdica, daí tudo bem. Do contrário... eu não arriscaria.

--------editando...
Esqueci de dizer que tem o lance de filme vencido que ficou armezenado sob refrigeração. Embora vencido, se esse for o caso, as propriedades químicas da emulsão ficam num estado de inércia que nem se nota diferença de um filme não vencido.

Já ouvi relato de gente que deixou, de propósito, filme P&B no freezer (sim, congelado) por dez anos depois de vencido. Foi só "climatizar" o filme à temperatura ambiente e o danado respondeu à revelação como se nada tivesse acontecido.

Eu mesmo tenho aqui na geladeira de casa uns rolinhos que não existem mais, isto é, parou de fabricar. Entre eles um Ektar 25. Não tenho pressa, deixo ele lá, geladinho, até o momento que eu achar conveniente.
Acho que o resultado não é inesperado, desde que os filmes vencidos tenham sido armazenados pela própria pessoa em condições idênticas, tá certo que cada filme é um caso e o laboratório as vezes influência mais que o filme em si, más acredito que você pode ter uma noção do que vai sair na revelação a partir do 2º rolo.
Essa é minha humilde opinião.

Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #8 Online: 18 de Março de 2010, 20:34:24
Vlw Ferrari. Interessante o efeito criado algumas fotos ficam saturadas.
Estava pensando em comprar alguns pelo ebay, mas acho que não vale trazer em quantidade.


vlw
Caro acho que para comprar filmes vencidos pelo e-bay não compensa não, já comprei filmes PB, Cromo e de Iso alto, isso compensou e muito (metade do preço que se paga aqui em SP), mesmo com a taxa de correio. Más daí vai da sua condição ($) certo.
Abraço.

Ferrari
« Última modificação: 18 de Março de 2010, 20:34:45 por Ferrari »
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2010, 20:35:04
Acho que o resultado não é inesperado, desde que os filmes vencidos tenham sido armazenados pela própria pessoa em condições idênticas, tá certo que cada filme é um caso e o laboratório as vezes influência mais que o filme em si, más acredito que você pode ter uma noção do que vai sair na revelação a partir do 2º rolo.
Essa é minha humilde opinião.

Ferrari

Ah! Sim. Aí eu concordo com você. Eu estava pensando em "COMPRAR FILMES VENCIDOS SEMPRE QUE SURGIREM AS OPORTUNIDADES". Eu me referi ser vantajoso ou não, somente sob esse aspecto.

Da maneira como vocé colocou é, sim, absolutamente válido. Só precisa ser bem conversado com o laboratório na hora de revelar porque, às vezes, um Manezinho que pega o filme na mão e vê a data da validade, o cara acaba tomando atitudes inesperadas. Digo isso por experiência própria.
-22.352971,-48.775582


rvicter

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Março de 2010, 20:41:53
Caro acho que para comprar filmes vencidos pelo e-bay não compensa não, já comprei filmes PB, Cromo e de Iso alto, isso compensou e muito (metade do preço que se paga aqui em SP), mesmo com a taxa de correio. Más daí vai da sua condição ($) certo.
Abraço.

Ferrari

Comprou em quantidade? Pelo que tenho visto, só vale para uma quantidade razoável, tipo, 50 rolos. Foi isso que vc pegou?
Rafael Victer


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2010, 20:43:35
Ah! Sim. Aí eu concordo com você. Eu estava pensando em "COMPRAR FILMES VENCIDOS SEMPRE QUE SURGIREM AS OPORTUNIDADES". Eu me referi ser vantajoso ou não, somente sob esse aspecto.

Da maneira como vocé colocou é, sim, absolutamente válido. Só precisa ser bem conversado com o laboratório na hora de revelar porque, às vezes, um Manezinho que pega o filme na mão e vê a data da validade, o cara acaba tomando atitudes inesperadas. Digo isso por experiência própria.
Rapaz é complicado, já revelei filmes em diversos laboratórios no Centro de SP do mesmo negativo e cada hora as fotos saiam de uma cor: puxando pro magenta, puxando pro amarelo, puxando pro verde, acho que para se ter uma revelação de qualidade o ideal é "faça você mesmo".
Já perdi um filme em laboratório também, o chato é que alguns momentos são únicos e se perder já era, não têm como voltar no tempo...
Desculpe perguntar más onde você costuma revelar fotos hoje em dia?
Abraço.
Ferrari
« Última modificação: 18 de Março de 2010, 20:51:05 por Ferrari »
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2010, 20:50:23
Comprou em quantidade? Pelo que tenho visto, só vale para uma quantidade razoável, tipo, 50 rolos. Foi isso que vc pegou?
Não comprei uma quantidade tão grande assim não, só isso:
5 Fuji Color Pro 800Z
3 Fujichrome Provia 400X
3 x Ilford PANF Plus 50 B&W
Na época tudo ficou em R$ 165,00
No preço que iria pagar em SP, compensou e muito.
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Março de 2010, 22:22:04
... onde você costuma revelar fotos hoje em dia?

Amplicolor ou Labtec. Dou preferência, sempre que posso, pela primeira.

Quando faço somente revelação e em filmes "sem muita importância", daí eu revelo numa loja aqui perto de casa. Esta loja faz seus serviços de revelação/ampliação na Umezaki, que fica na Vila Matilde. Lá os caras tem Frontier e o serviço, eu diria, é bom. Poderia ser melhor? Acho que sim, mas isso é pessoal.

A sacada de quando é somente revelação (e eu escaneio em casa), é por causa do preço: R$ 3,00. Mas não fazem P&B nem cromo. Uma pena.

Por falar em Labtec, liguei lá hoje e eles ainda não voltaram a revelar cromo. E não há previsão. Existe um tópico, aqui mesmo no MF, falando sobre isso.
-22.352971,-48.775582


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #14 Online: 18 de Março de 2010, 22:30:00
Usei um Kodak P&B ISO 100 com validade vencida e apareceram vários defeitos nas fotos. Se for um trabalho que necessite de garantia, creio que não valha a pena arriscar.