Autor Tópico: EBAY - tópico definitivo  (Lida 1954 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 14 de Novembro de 2005, 06:00:57
Fiz uma pesquisa com a palavra-chave "ebay" aqui no fórum e só encontrei papo de compadre ou informações não muito precisas.

Gostaria de reunir nesse tópico informações objetivas sobre como comprar no ebay, como se livrar dos impostos quando estes podem ser evitados e, caso for necessário, como pagar os tributos.

Tenho procurado umas lentes baratas para o mount FD da minha Canon AE1. No Mercado Livre têm algumas boas ofertas, o que falta é variedade. No ebay encontrei toda a variedade de lentes Canon para mount FD a preços justos.

Aqui vão algumas perguntas a serem respondidas:

1 - mercadoria declarada como presente não paga imposto se transporte + preço da mercadoria não passar de US$ 50,00.

No entanto, como se declara como presente? E mais, o vendedor não tem como puxar o preço do produto pra baixo? No caso dessas lentes "vintage" isso parece bem viável, já que a maioria delas acaba custando menos de 100 dólares (às vezes bem menos).

2 - Ainda na hipótese de remessa como presente, esse produto não deveria ser enviado junto com a nota fiscal para comprovar o valor? E como a receita vai se certificar de que a nota é quente? E caso não vier com nota, como a receita arbitra um valor para o produto?

3 - Consta na página da receita federal:
"60% (sessenta por cento) sobre o valor dos bens constante da fatura comercial, acrescido dos custos de transporte e do seguro relativo ao transporte, se não tiverem sido incluídos no preço da mercadoria."

Como se paga isso? Tem que pedir um formulário e pagar em algum lugar ou isso é transparente para quem compra, embutido já no valor final?

4 - No caso de utilização de empresas de transporte aéreo internacional expresso (courier), será acrescentada a tributação de 18% do ICMS

O que são empresas de transporte aéreo internacional expresso? UPS é uma delas? Fedex também? Como escapar de mais essa mordida do leão?

Acho que por ora é isso... quero reunir todas as principais questões sobre comprar no Ebay aqui na abertura do tópico para facilitar a pesquisa. Vamos procurar ser objetivos e evitar usar o tópico como chat :P Serão especialmente úteis relatos de quem já comprou no ebay e como foi o procedimento.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2005, 06:05:31 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2005, 07:37:46
Muito bom Francisco, precisamos é de dados concretos, esses "mercadolivres" e "arremates" da vida são umas arapucas, dificilmente se faz bons negocios.
Parabens pela iniciativa.
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2005, 11:43:25
Tentei responder:

1 - Mercadoria declarada como presente não paga imposto se transporte + preço da mercadoria não passar de US$ 50,00. No entanto, como se declara como presente? E mais, o vendedor não tem como puxar o preço do produto pra baixo? No caso dessas lentes "vintage" isso parece bem viável, já que a maioria delas acaba custando menos de 100 dólares (às vezes bem menos).

- Em tese basta você declarar de que trata-se de presente, porém é necessário envio pessoa física x pessoa física. Se não acompanhar NF, a RF possui tabelas (e é impressionante a quantidade de itens nelas) com valores médios de cada produto.

2 - Ainda na hipótese de remessa como presente, esse produto não deveria ser enviado junto com a nota fiscal para comprovar o valor? E como a receita vai se certificar de que a nota é quente? E caso não vier com nota, como a receita arbitra um valor para o produto?

- Deveria e deve. A menos que a fraude seja grosseira não cabe a receita constestar a NF, se contestar cabe recurso administrativo. Em caso de ausência de nota, conforme respondido acima, a RF utiliza de tabela própria onde geralmente consta a maioria dos itens passíveis de importação, lentes e câmeras com certeza constam.

3 - Consta na página da receita federal: "60% (sessenta por cento) sobre o valor dos bens constante da fatura comercial, acrescido dos custos de transporte e do seguro relativo ao transporte, se não tiverem sido incluídos no preço da mercadoria." Como se paga isso? Tem que pedir um formulário e pagar em algum lugar ou isso é transparente para quem compra, embutido já no valor final?

- Se paga de duas formas. Se a importação for direta via correios, o produto vai direto para uma agência de correios com posto da RF (para quem mora no interior isso pode dar uma dor de cabeça, ter de se deslocar até a capital para retirar o produto), lá será emitida uma guia de pagamento. Porém se utilizado sistemas porta-à-porta como Fedex, UPS, etc..., a própria empresa paga a à RF, conforme à NF (ou se sem nota, por valor declarado se o cliente optar por declarar um valor abaixo, às vezes funciona) e é cobrado no total do serviço, porém nesse caso além dos 60% de I.I., entram mais 17% referentes ao ICMS sobre o frete.

4 - No caso de utilização de empresas de transporte aéreo internacional expresso (courier), será acrescentada a tributação de 18% do ICMS. O que são empresas de transporte aéreo internacional expresso? UPS é uma delas? Fedex também? Como escapar de mais essa mordida do leão?

- Exato, UPS, Fedex, etc... não tem como escapar.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2005, 11:43:54 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2005, 15:23:06
Valeu pelas respostas, Gustavo.

Estou pensando em comprar uma GA decente para a minha AE1 e encontrei uma 28mm Canon por $39,99, das antigas com corpo de metal... O vendedor tem mais de 3000 qualificações e 99.9% de satisfação. Disse que pode declarar o produto em um valor menor (até $20,00) como lente usada, ficando abaixo dos $50,00.

As minhas dúvidas ficaram no quesito transporte: ele disse que só envia pelo US POSTAL SERVICE (não por UPS nem Fedex). Os fretes ficam entre $11.25 (sem seguro, sem rastreamento), $20,85 (Air mail parcel post, sem seguro e com rastreamento) e o Global Express por 26,75, com seguro, rastreamento e entrega mais rápida.

Os dois primeiros fretes não devem ser porta a porta... será que me livro do leão? Se não me livrar, vai me custar preço de Mercado Livre com os 60% + 18% de icms. Se não, vai sair bem barato. Só tenho receio do envio sem seguro... será que dá muito problema nessas remessas internacionais?

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS