Autor Tópico: Câmera para fotos de lutas  (Lida 2056 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Online: 14 de Novembro de 2005, 08:17:55
Olá pessoal!

Ontem estive em um campeonato de kung fu, não participei porque estou há algum tempo sem treinar e portanto sem condições de lutar.

Fui para assistir, e tirar fotos.

Mas aí vem o problema: eu percebi claramente que minha A60 "abre o bico" pra esse tipo de foto. Mesmo usando tudo manual, exposição e foco, eu sofri com as fotos.

Basicamente são 4 fatores:

- shutter lag: esse sem dúvida é o pior, pois eu tinha que prever os movimentos para conseguir tirar fotos em momentos críticos. É de poucos décimos de segundo, mas um chute dura bem menos que isso por exemplo.
- tele ruim: os 105 mm da A60 simplesmente não são suficientes para se conseguir boas fotos a cerca de 10 metros de distância do tatame.
- abertura pequena em tele: o F/4.8 de abertura máxima não ajudam, já que pra captar os movimentos decentemente, tem que ter uma velocidade de no mínimo 1/80.
- zoom lento: nessas horas um zoom por alavanca realmente atrapalha, pois é complicado acompanhar os movimentos rápidos dos atletas.

Faz algum tempo que estou pensando em comprar a FZ30. Ela resolveria todos esses problemas, com shutter lag de 0.01 segundo, tele de 420 mm e abertura de F/3.5 em full tele, e zoom manual. O EVF também ajudaria, pois dessa forma posso assistir com um olho e tirar fotos com outro, coisa que minha A60 não permite.

Será que é uma boa? Considerando que a câmera não vai ser só para isso, e que não posso gastar muito mais de 2000 reais.

Obrigado!
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2005, 08:25:44
cara...acho que a Fz-30 não vai te ajudar...nesse caso uma dslr...
tu precisa ter uma velocidade alta de obturação...e consequentemente um ISO mais alto... quem sabe tu não investe mais um pouco e pega uma D50??
Sul Foto Clube


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2005, 11:03:58
Ricardo, já tirei algumas fotos razoaveis num cmpeonato de kung fu com uma V3, mas claro, nada de fenomenal. Dia 27 vou participar de outro campeonato em São Paulo, como competidor e como fotografo. Vou com uma D50, como o Lucas sugeriu. inda não experimentei ela num evento assim, mas vou com uma tele de 400mm F/5.6. Vamos ver no que dá.

Ainda não sei o endereço, mas acho que vai ser no Ginasio do Ibirapuera, em SP.

3 Copa internacional de Kung Fu. Se puder, vai lá conferir :thmbup:  
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2005, 12:58:53
Eu não me preocupo tanto com ruído. O ISO 200 da FZ30 com um pouco de tratamento pra mim fica aceitável. E outra, não pretendo usar a resolução real em todas as fotos, e redimensionando o ruído cai bastante.

A D50 infelizmente é demais para meu orçamento. Só essa tele do Talesp já é o preço da FZ30.

Ainda se eu precisasse disso seriamente, aí tudo bem, eu compraria. Mas esse vai ser um uso esporádico para a câmera, afinal não é todo dia que tem um campeonato desses.

Bom, reformulando um pouco a pergunta: Usando até ISO 200, sem muita preocupação com ruído, a FZ30 é uma boa?

Obrigado!
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


marlonguerios

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
    • http://www.marlonguerios.com
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2005, 14:20:53
Tenho uma FZ30 e na minha opinião o ISO 200 é totalmente aceitável. Fiz umas impressões outro dia e a maioria delas estava em ISO 200. Em tamanho 15x21 não se percebe nada ou eu to fraco de vista. Também imprimi uma em ISO 400 e aí se percebe, mas na impressão não é nada que incomode. Comparei as fotos com as minhas antigas feitas com aquelas compactas de filme, bem básicas mesmo. Mesmo a foto em ISO 400 é melhor. Até ISO 200 a qualidade geral é muito boa. As fotos são muito nitidas.

É claro que no monitor os ruídos são muito mais perceptíveis. Mas depois que eu revelei algumas fotos fiquei muito mais tranquilo.

Essa questão de investir um pouco mais e pegar uma DSLR não é bem assim, pelo menos pra mim. Esse investir um pouco mais às vezes implica em investir mais uns R$ 1000,00 o que pra mim não é tão pouco assim. É simplesmente inadmissível.

Acho que o que vai contar mesmo é qual é o máximo (máximo mesmo) que você pode gastar. Esse máximo é aquele em que você não pode investir nem um centavo a mais. Aí você procura algo dentro dessa faixa. Ou economiza mais uns meses e aumenta esse máximo.

Veja bem que essa é a minha opinião, não sou dono da verdade. Para aquilo que eu espero, estou muito satisfeito.
Marlon Candido Guérios
Ottawa - ON - Canadá
Canon EOS60D
EF-S 18-200 IS
EF 50mm 1.8
>> www.marlonguerios.com <<


Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2005, 14:22:48
Fala Ricardo,


O ISO 200 da FZ30 me parece ter ruído acima da média, mas dependendo...


Nesse link tem uns testes em ISO 200, 400... Dá uma olhada lá e veja se tem como ter uma noção de como fica...



Abraços
Gabriel Lima - Brasília/DF


Frmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2005, 03:14:48
O problema é que para as fotos que o Ricardo pretende ISO200 é pouco e acima disso o ruído dela simplesmente destrói a imagem. Em impressões pode não ficar ruim, mas quando comparadas as imagens com as de outras máquinas percebe-se a diferença.

Além disso vale lembrar que a abertura da FZ-30 em tele não é das melhores.

Acho mais negócio pegar uma próssumer com menos zoom ótico e melhor relação tamanho do sensor/megapixels

Infelizmente hoje não temos nenhuma superzoom realmente boa como foi a FZ-20 para sua época e ainda é.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2005, 09:36:55
Concordo com o Marlon, às vezes o que é pouco pra alguns, é muito para outros. Eu não me vejo na minha situação atual gastando 2000 reais numa lente.

Gabriel, obrigado pelo link. Já tinha visto esse review assim como todos os outros que eu consegui achar.  ^_^

Frmg, o problema é que eu não conheço câmera que tenha ruído significativamente melhor, porém os mesmos recursos.

Eu estava apostando na Fuji S9000, mas não gostei nem um pouco do que vi. Ridículo uma câmera nessa faixa de preço com lente de 300 mm não ter estabilizador.

Tem a Minolta A200, mas o tele dela não é dos melhores...

Eu realmente não me importo em usar ISO 200, ou até 400 quando precisar. Melhor um pouco de ruído mas bons recursos que o contrário.

Obrigado a todos pelas dicas, se alguém tiver mais alguma opinião agradeço.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2005, 11:48:30
Ricardo, desculpe se estou me intrometendo, mas embora eu não tenha achado uma câmera excelente (boa ela é), eu vejo que desde o lançamento vc ficou curioso pela FZ30, e novamente, embora eu ache que seria mais negócio uma D50, ainda que com a lente do kit, pois com tempo seria uma câmera mais gratificante pela possibilidade de upgrades, de aprendizado, etc.., mas enfim, se vc gostou da FZ30 arrisque com ela, ora.., se não gostar venda e troque. Eu nunca perdi mais de R$200 na troca de uma câmera, isso é razoável para se experimentar.

Sobre o ruído, ela é ruidosa, mas considerando que é 8mp, vc teria um ISO 400 interessante reduzindo depois as imagens para 4 a 4,5mp.

Sem falar o estabilizador que rende no mínimo 3 f/stops.

A única coisa que eu tentaria (pq acho absurdo o preço dela aqui) é um pouco de cara de pau, se tiver algum amigo no exterior e pedir que trouxesse para você, pq custaria uns R$1500 a 1800, aí sim um ótimo preço p essa cam e definitvamente uma compra sem remorso.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2005, 11:49:04 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Frmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2005, 13:45:25
Especificamente para seu caso de tirar fotos de lutas em locais escuros para registrar chutes rápidos você vai precisar é de ISO alto e não estabilizador de imagem.

Se o uso exige 1/80 tanto faz você ter ou não ter estabilizador de imagem as imagens não vão sair tremidas sem estabilizador, portanto para seu caso específico a S9000 é mais interessante mesmo porque os reviews já mostraram que mesmo ela tendo imagens mais lavadas em alto ISO ela oferece uma resolução real com captura de detalhes maiores que a FZ-30 dando mais possibilidade de trabalhar com a foto posteriormente e oferecendo até melhores resultados quando for necessário redimensionar.
Sempre lembrando é claro que ela tem até ISO800 usável já que o ISO1600 é só para dizer que tem.

Fora essas duas câmeras temos algumas outras próssumers como a recém lançada R1 da Sony que já esta para chegar no mercado em breve e pode ser muuuuuito mais interessante para seu caso.

 


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2005, 18:51:22
Gustavo, eu não conheço ninguém lá de fora, mas vou ver a possibilidade de trazer do Paraguai.

No Brasil o mais barato que achei foi cerca de 2500 reais...

Frmg, o problema da S9000 é que o tele dela é uns 2 pontos mais escuros que o da FZ30, ou seja, só aí já se foi a vantagem do ISO mais alto com menos ruído.

Sem dúvida em wide a S9000 pisa em cima da FZ30, porque aí o estabilizador já não ajuda tanto, e o wide da S9000 é bem mais wide (ou qualquer que seja o termo usado hehe).

Mas em tele pra mim não tem comparação. A S9000 tem aquele modo ridículo anti-blur, que até minha A60 tem mas com outro nome. Já a FZ30 tem um estabilizador de verdade. Ou seja, em tele a FZ30 já tem 2 pontos a mais por causa da lente, e mais o estabilizador.

Já a Sony R1 não me interessa, porque ela é wide zoom, eu quero tele. E claro, tem o precinho dela, que é uns 50% a mais que o da FZ30 ou da S9000.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Peck

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2005, 23:11:22
Já pensou na FZ20? Pelo que eu li por aí, tem qualidade de imagem melhor e praticamente todas as funções que tem a FZ30, além de ser menor, etc.
Canon Powershot A610 | Vejam minhas fotos no Flickr!

Belém - Pará - Brasil


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2005, 01:30:02
Citar
Especificamente para seu caso de tirar fotos de lutas em locais escuros para registrar chutes rápidos você vai precisar é de ISO alto e não estabilizador de imagem.

Se o uso exige 1/80 tanto faz você ter ou não ter estabilizador de imagem as imagens não vão sair tremidas sem estabilizador...
O problema é que usando tele o estabilizador de imagem é sim muito necessario. Na minha 80-400, quando uso em 400, ISO 800 e velocidade menor que 1/400 sem tripé ou monopé ja tem MUITA chance de sair tremida. Imagine usando em 1/80, como você disse. Já tentei usar velocidades quase tão baixas quanto você disse com tripé e saiu desfocado pela pequena vibração do espelho da camera.

Tele longa é sim muito util a estabilização de imagem.

Mas meus conceitos nesse caso são: ISO alto, velocidade alta e estabilização de imagem. Se possivel, um bom flash para congelar a imagem, mas aí já fica limitado pela distancia.

Ricardo, se não estiver com MUITA pressa, dia 27 vou fotografar um campeonato com a minha D50 e a tele 80-400. Posso fazer umas experiencias por la, baixando a velocidade um pouco, baixando o ISO, essas coisas, sempre tentando usa-la em 400mm. Lembrando que a minha lente não é muito clara (F 5.6) e não tem estabilizador.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2005, 07:52:19
Peck, mas a FZ30 tem zoom manual, dials, EVF melhor, eu não abriria mão desses recursos.


Talesp, se puder fazer esse favor eu ficaria muito agradecido. Pode ficar sossegado que não tenho pressa, provavelmente só vou conseguir comprar a câmera daqui a alguns bons meses, não tenho vontade ($$$) de comprar agora.

Tem algum flash externo razoavelmente barato (e compatível com a FZ30) que consiga iluminar a uma distância de uns 10-12 metros com qualidade?

Obrigado!
« Última modificação: 18 de Novembro de 2005, 07:52:39 por Ricardo Smania »
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60