Autor Tópico: PASSEI APERTO, OPINEM POR FAVOR.  (Lida 3041 vezes)

dantas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Online: 21 de Março de 2010, 18:12:13
 :ponder: :ponder: Fui fotografar um casamento, chegando lá me preparei para executar o serviço, quando comecei a fotografar estava com a seguinte configuração: Iso 800, abertura de 5,6 velocidade de 80, usando meu 430 ex com um difusor lambency lightsphere. As fotos ficaram uma boa parte estouradas, pois me chegou um filmador com um iluminador VL 300, tentei diminuir o iso fechar mais a abertura e nada, só não passei mais aperto porque estava fotografando em Raw e depois tentei salvar a maioria.  ME DIGAM NESSA SITUAÇÃO COMO CONFIGURAR A MAQUINA? Qual o iso legal , abertura e velocidade? Estou melhorando , mais dessa vez fui bastante afetado, Ate a troca das alianças eu perdir, fui salvo por meu irmão que estava com uma xti e minha lente 70-200 4L fazendo algumas fotojornalismo.O meu equipamento: canon 50D lente tanrom 17-50 2.8, flash 430 ex, difusor lambency com tampa prata.
Canon 50D(02), Canon 5D clássica- Flash 430 ex, Canon 50mm 1.8, sigma 70-200mm 2.8, Cânon 24-105 4L


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #1 Online: 23 de Março de 2010, 10:10:18
eu deixaria o iso em 800
deixaria a abertura em 2.8
E aumentaria a velocidade...
Bate umas 3 fotos e vai ajustando conforme ve no sensor.

Não me entenda mal...
Um pouco mais de experiência irá te ajudar nessas situações


belletti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2010, 13:35:19
Olá Dantas, acabei de me filiar ao Mundo fotográfico só pra responder sua questão. Também sofro muito com luz de filmagem, ainda não cheguei num consenso sobre o que fazer e aqui vai o que estou fazendo:

Tenho uma 7D, com uma tanrom 17-50mm 2.8 (igual a sua) e uso um 580EX II com rebatedor. Fotografo em Raw.

Geralmente uso a fotometria (abertura - 2.8 ou 3.5, velocidade - 40, 50, ou 60, iso 800 ou 1000 e 2/3 de carga fotografando em ETTL) que mais chega próximo a uma boa foto durante o evento. Caso tenha luz de filmagem eu tento trabalhar com a luz do cara, e fecho a camera, vou pra 8 de abertura, 100 de velocidade, 400 d iso, depdende muito da intesidade da luz do cinegrafista, o que nem sempre garante boas fotos. Depois trato tudo no Lightroom. Costumo deixar a camera em P e deixo por conta dela a fotometria com a luz da camera do cinegrafista, também. Isso pq geralmente os caras usam aqueles spots de luz amarela horrorosa e vivem ligando e desligando, devido ao pouco tempo de carga das luzes deles.

Uma outra solução que tambem estou pensando em fazer é trabalhar com filtros CTO, uma espécie de papel celofane azul (dá uma azulada nas fotos). Tem diversas graduações. Isso é bem bacana para igreja, quando durante todo o evento há aquelas luzes horrorosas amarelas do lado do altar. Na festa, nao funciona, já que quando o cinegrafista está com a luz desligada o filtro nao será necessário - azulará demais suas fotos sem a presença do amarelo da luz do cinegrafista.

O que é possivel fazer ainda é você trabalhar com um assistente com radio flash e que ilumine o fundo de suas fotos com um outro flash. Isso vai fazer com que vc use aberturas mais fechadas e velocidades maiores, assim vc terá um primeiro plano iluminado mais um fundo escuro que será por sua vez iluminado pelo flash do assistente. Com uma abertura mais fechada entrará menos luz amarela do nosso amigo cinegrafista.

E tudo isso para chegarmos a conclusão que bom mesmo seria se nossos amigos usassem luzes brancas ou Led. Ou melhor ainda, que não usassem luz nenhuma. Hoje há cameras e cameras de video que fornecem condições para se filmar só com luz ambiente. Falta vontade dos cinegrafistas para fazer algo diferente, como muita gente já está fazendo por ai.

Grande abraco,
Belletti

The Dream Studio
www.edream.com.br


tonyfernan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2010, 11:46:17
SALVEM O RAW E O LIGHTROOM!!!! :clap: :worship:


sptl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • EU E FILHÃO
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2010, 14:04:01
Ola para todos.
Sem querer ser chato nem agredir nimguem,me esculpem aqueles que pensam assim
Trabalho com fotografia e filmagem de eventos há algum tempo (25 aninhos apenas), e sempre vi/ouvi cinegrafista reclamando que o fotografo,passa toda hora na frente, que a faz isso ou aquilo que lhe atrapalha.
A ultima é que o flash causa o horrivel rolling shutterna imagem (que nada mais é do que uma caracteristica da cameras filmadoras com CMOS).
Já algums fotografos reclamam da qualidade da luz da equipe de filmagem, que a luz causa esse ou aquele efeito que ele (o fotografo) não gosta.
Já pensei assim também
Certa vez, li uma reportagem de um fotografo famoso da revista CARAS que falou o seguinte:

- Já pensou, eu o fotografo da revista caras, que esta fotografando a grande celebridade, chegar na redação com umas poucas fotos e falar para o chefe que não fiz as fotos necessarias por que a luz do ambiente (diga-se a casa da celebridade ou outra locação qualquer) não era a que eu gosto de trabalhar. Fotografo tem que trabalhar com qualquer tipo de iluminação, principalmente em eventos ou locais na qual não podemos mudar as condições de luz.

Apartir deste dia, mudei mas ainda os meus conceitos sobre serviços em que estão envolvidos equipes diferente.
Na maioria dos eventos em que trabalho, fazemos fotografia e filmagem em equipe, pos o resultado final sempre terá que agradar e satisfazer a quem nos pagou para faze-lo.

Paulo Santos
Paulo Santos
Canon


dantas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Resposta #5 Online: 25 de Março de 2010, 23:52:36
 :clap: :worship: Gostei Paulo da resposta. Agora dar uma dica como fazer com um VL 300 há 1 1|2 metros dos noivos o tempo todo; Preste atenção: Estou precisando mesmo, ñ é brincadeira, estou desesperado de verdade. O que achou da resposta do Mano encima na questão por ele apresentada? fico ansioso pelas resposta dos dois ja foi de grande ajuda.
Canon 50D(02), Canon 5D clássica- Flash 430 ex, Canon 50mm 1.8, sigma 70-200mm 2.8, Cânon 24-105 4L


sptl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • EU E FILHÃO
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2010, 08:57:39
Dantas, hoje em dia só fecho com o cliente foto e filme, e utilizamos iluminadores de led, por sua versatilidade e praticidade. Mas quando faço freelance para amigos e acontece da filmagem "ser de outra equipe", fotografo usando a luz do cinegrafista como uma luz extra que está me ajudando e não como algo que está me atrapalhando, quando passei a pensar desta maneira, houve uma grande melhora no "aproveitamento da luz". Uso da maneira que dá e vier. Astes do evento começar, converso com o cinegrafista, de uma maneira bem sutil e sem ofender, para que um não atrapalhe o outro e sim nos ajudemos.
Paulo Santos
« Última modificação: 26 de Março de 2010, 09:07:00 por sptl »
Paulo Santos
Canon


sptl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • EU E FILHÃO
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2010, 10:55:21
Com relação a resposta do nosso amigo Belletti, pode ser sim uma boa opção a maneira como ele trabalha com a conjugação de iso, speed, e shuter, mas cada caso é um caso, e como disse anteriormente, uso a luz do cinegrafista como aliada e meus resultados tem sido excelentes.
Existem zilhões de maneiras de se utilizar a câmera, com alterações de velocidade, abertura, iso, distancia focal, configuração do flash, tipo e qualidade da lente e por ai vai.
Uma cuisa que aprendi há muito tempo e que não se deve utilizar os dois ultimos pontos de abertura da lente, para fotografar com flash, ou até mesmo sem ele, para que não haja perda de nitidez.
Cada lente tem um ponto de abertura onde a foto tem máxima nitidez.
Normalmente é um ou dois stops depois da abertura máxima (em uma lente de abertura máxima f 2.8 a provável melhor abertura é f 5.6)
mas numa lente igual a sua, mas na câmera diferente do seu amigo a melhor abertura é f 8, que é onde o geral se mantém (f 8).

Mas cada lente tem sua “personalidade” então o melhor é testar. Com lentes Zoom é possível que cada Distância Focal tenha uma abertura de melhor nitidez equivalente. Teste suas lentes e descubra, isso lhe trará maior conhecimento com seu equipamento.
Uma maneira legal de se fazer isso e ligar para algum fotografo conhecido seu e ir ao evento dele para fotografar na real e sem compromisso, pois vai encontrar todo o tipo de situação e poder fazer, todo o tipo de experimentos sem se preocupar em entregar a melhor foto ao cliente.

Espero te-lo ajudado.

Paulo Santos
« Última modificação: 26 de Março de 2010, 11:20:10 por sptl »
Paulo Santos
Canon


ericsons

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • that´s all folks
    • meu flickr
Resposta #8 Online: 29 de Março de 2010, 16:19:16
vou falar a real, pra mim não existe uma formula mágica pra contornar essse problema, pois tudo depende do ambiente, uns tempos atras fui em um casamento em que a igreja usava luz amarela, lampadas frias e ainda tinha a equipe de vídeo com aquela luz mega forte na cara..
acabei optando por ter que usar uma 15 - 55 mm básica sem flash abertura entre 4 e 5, e mandei ver no lightroom mesmo, infelizmente funciona assim se não pode com ele junte-se a eles, aproveite a luz indesejada para compor sua foto, tecnologia tem sobrando para contornar o problema, tudo é questão de experiencia mesmo.. a cada desafio descobre-se as possiblilidades.
pra mim o melhor jeito é você tentar simular esse imprevisto em um ambiente controlado, e testar o tema, para voce não ser pego de surpresa.
----------<br /><br />Canon T1i - nikon D40


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2010, 20:40:26
 Como já disseram, desligue o flash e seja feliz com a luz do cinegrafista, qdo ele desligara a luz acione seu flash, só não esqueça do WB ou use o RAW direto, que é o mais indicado.
 Também penso como o Paulo, que foi perfeito na sua colocação.


Lobo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Feminino
  • menos é mais
    • Flavia Lobo Fotografia
Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2010, 16:26:08
Sou fotógrafa à 25 anos e sempre aparece um fator complicante, ou uma luz indesejada, uma sombra que ñ deveria estar ali etc.. vc tem que ser rápido e criativo, conhecer bem seu equipamento, cada saída é um aprendizado, mesmo para os mais experientes. Neste caso é desligar o flash, fotografar em JPG e RAW usando a luz do cinegrafista, como alguns forista citaram à cima. Boa Sorte !


dantas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2010, 21:16:05
 :ok: :ok: Valeu mesmo pessoal estou capitando cada dica, espero ter oportunidade de usar em algum evento; Digo, sem estar sendo o fotografo principal, pedir algum amigo fotografo, e sem compromisso testar bastante.Mais alguma observação??
Canon 50D(02), Canon 5D clássica- Flash 430 ex, Canon 50mm 1.8, sigma 70-200mm 2.8, Cânon 24-105 4L


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2010, 21:27:56
Testar e praticar são a melhor opção. Eu não costumo fotografar eventos mas sei que a ilumação para video costuma atrapalhar bastante. Tente variar e utilize isto com criatividade e pode até tornar-se um recurso ou efeito interessante!
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2010, 22:03:05
Tirando todo o blábláblá, a dica certa é subir a velocidade. Subindo a velocidade (até a velocidade máxima de sincronismo, obviamente) vc diminui somente a luz ambiente sem afetar a exposição do flash.

Pode ver que "velocidade de sincronismo" é um dado que consta em todas as especificações de equipamento. Quanto maior a velocidade de sincronismo, mais vc vai conseguir "abaixar" a exposição ambiente sem afetar a exposição do flash. A grande vantagem de lentes com obturador Leaf Shutter, por exemplo, é essa: a maior velocidade de sincronismo.

Olha aqui:

http://strobist.blogspot.com/2007/09/lighting-102-33-balancing-flashambient.html

Não me leve a mal, mas tá precisando estudar, hein grande! Pega malzão vc estar cobrando pra fotografar e não saber isso. É o básico do básico da fotografia com flash. TTL é ótimo, mas não custa nada tentar aprender como funciona, nem que seja em casa mesmo, pra numa hora dessas não "passar aperto".

Já pensou se não é o seu irmão pra te salvar?

Mas irmão é pra essas coisas. :D
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2010, 22:08:19
SE FOSSE EU LÁ NA HORA (estilo "esse aí até eu fazia!" E eu nem faço casamento. :D ):

MAS eu usaria o flash bem forte pra fazer o key light e aumentava o velocidade até pegar só um pouquinho do amarelo da luz da filmagem, só nas sombras.

Um castzinho amarelo nas sombras acho que fica até bacana. E onde está iluminado mesmo, pelo seu flash, vai ser branco normal.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k