Autor Tópico: Hx1 estourando as fotos  (Lida 4658 vezes)

davidctba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Março de 2010, 12:21:35
Ola.. sou novo no forum e tambem no mundo da fotografia, adiquiri recentemente uma Sony HX1 mas estou com a seguinte dificuldade: em locais fechado e de pouca iluminacao tipo interior de uma igreja, museu e tals... minha camera esta estourando as imagens... vendo as fotos no LCD aparece normal, mas qndo passa para as imagens para o PC ela ficam com borrão ou com fantasmas estragando as fotos...
Como faço para resolver esse problema? é alguma configuração?

desde ja agradeço a atenção
Obrigado
David Rodrigues


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2010, 16:49:20
David;

O que você está chamando de estourando? Estourar é quando uma área fica totalmente branca.  Fantasmas ocorrem quando temos movimentos e o disparo é longo, como, por exemplo, no interior de uma igreja escura. Além disse há algo chamado glare, que é uma espécie de enevoado claro que aparece quando a iluminação é frontal e isso cria uma zona de baixo contraste meio fantasmagórica.

Para todos os três fonômenos, não existe outra solução a não ser o fotógrafo aprender fotografia o suficiente para lidar com eles. Não é justo responsabilizar a cãmera por isso, pois a câmera é projetada pelos engenheiros da fábrica para situações mais normais, e assim ela funciona em seus modos automáticos. Para usar uma câmera fora das condições mais comuns, o único remédio é saber de fotografia o suficiente para escolher como fazer -e por vezes entender que a foto não é possível.


davidctba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2010, 17:16:42
Sim concordo plenamente com você Ivan, como disse sou novo no mundo da fotografia e estou aprendendo em passos largos... porem faz somente um mes que comprei a hx1 que é uma exelente maquina... eu tenho uma imagem com o dito "problema" que gostaria de te mostrar mas nao estou achando a opcao para anexa-la ha menssagem... como eu faço? pois vendo a foto fica mais facil de entender o que esta ocorrendo...



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2010, 18:26:00
David, cameras compactas normalmente não são apropriadas para este tipo de foto. Presumo que o que deva estar ocorrendo é que vc está usando a camera no automático e como o ambiente tem pouca luz a camera aumenta o tempo de exposição para permitir uma fotometria correta. Com um tempo mais longo, qualquer mexida na camera deixa a imagem borrada. Como disse o Ivan, talvez alguma coisa possa ser feita se vc se dedicar a entender todo o processo e consiga usar a camera no modo manual. Outra solução é um tripé, que acho que não é viável pelas locações que vc citou (igrejas, museus).

De qualquer forma, a HX1, como a maioria das cameras do segmento dela, não é boa para este tipo de fotografia com pouca luz, com o agravante que a Sony normalmente aplica uma redução de ruído muito forte na conversão para JPG, quase inviabilizando o uso de ISO´s mais altos.
Sem sair deste segmento, as melhores teoricamente são a Canon G11, Canon S10 e Panasonic LX3 (se tiver alguma outra por favor me corrijam), mas estas nao são super-zooms. Melhor que isso, só partindo para uma DSLR.



« Última modificação: 22 de Março de 2010, 18:26:49 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


davidctba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2010, 12:12:34
Entendo Alexandre, mas eu estou usando-a no manual e ja testei tambem em modo automatico...
minha duvida é justamente essa, qual a correta configuração que tenho que fazer em modo manual para resolver essa questão, pois não são todas as fotos que "borram" mas a grande maioria... mesmo com flash ligado ou no automatico...

PS: gostaria de postar uma foto com o problema para que possa vizualizar e me ajudar a resolve-lo,
mas não sei como colocar a foto aqui no post... teria como me dar essa dica, pq ai facilita o entendimento do problema ....



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 23 de Março de 2010, 12:27:01

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


davidctba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2010, 14:53:45
Ok Alexandre, obrigado pela dicar de como colcoar fotos no post....
abaixo segue uma das imagens que deram problema... acho que agora fica mais facil o entendimento da minha dificuldade....





Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2010, 15:18:23
Esta foto é de alguem que não teve mão firme para bater. Voce provavelmente bateu sem flash, no modo automatico, a câmera selecionou um tempo muito grande e a camera foi abaixada durante a exposição. Movimento típico do momento do disparo. A exposição ficou correta, se tivesse sido batida com um tripé, a foto teria ficado boa.


davidctba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Março de 2010, 15:24:26
pois é, nessa foto o flash estava ligado e a camera no manual...
estranho pq isso esta acontecendo ate mesmo com tripé....
como que eu faco para regular o tempo da hx1.. eu ainda não achei :(


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 23 de Março de 2010, 15:25:44
David, tem como postar o exif da foto ??

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


davidctba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Março de 2010, 16:03:53
seria isso?

caso não seja por favor me explique como fazer :)



Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #11 Online: 23 de Março de 2010, 16:20:57
ISO fixo no minimo, sem flash, tempo de exposiçao 1/3s. Acho dificil que aconteça este mesmo efeito se voce a colocar no tripé, a menos que o tripé não seja firme e a câmera balance quando voce dispara. Faça um teste usando o timer da câmera. Eu acredito que o estabilizador de imagem da sony seja automático e detecte se a câmera está imóvel, senão poderia culpá-lo. Voce terá mesmo de ler o manual da camera e aprender a usar os modos dela. Inclusive aprender a alerar o ISO e acionar o flash.


davidctba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Março de 2010, 16:28:35
certo... certo... mas neste caso então, a camera teria que estar com mais velocidade de disparo e mais ISO ou não necessariamente?


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #13 Online: 23 de Março de 2010, 16:31:51
Se voce aumentar o ISO, ela irá usar um tempo de disparo menor, diminuindo a chance de tremer a foto. Só que há uma curva de ganho entre tempo e ruido. Quanto maior for o ISO, menor será o tempo, mas tambem maior será o ruído. Tem-se que pesar as duas coisas.


davidctba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Março de 2010, 16:54:18
entendi....
houve-se dizer que a hx1 não é muito boa para fotos em ambiente com pouca luz, isso procede? pq como sou leigo ainda, não acredito que a sony iria fazer uma camera somente para fotos de dia...