Autor Tópico: Exclusividade Fotográfica  (Lida 5539 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2005, 14:52:39
MCarpinetti, meio relativo isso. Exemplo, se na minha formatura a empresa contratada fosse uma das mais baratas com aqueles típicos fotógrafos de formatura, uma foto pior que a outra, e eu por conhecer um pouco e ter amigos da área resolvo que quero um amigo meu p fazer minhas fotos, com que base jurídica, moral e ética alguém pode argumentar o contrário? Se quero um momento retratado com qualidade p vida toda com qualidade e os outros não, problema deles, basta não aceitar nenhum benefício da referida empresa, alugar minha própria roupa p. ex., e não participar do contrato comum dos outros alunos, coisa que ninguém está obrigado. Tem que ver o outro lado tbm, não só do fotógrafo que quer a exclusividade.

Isso que o Leo falou é bem verdade: "sempre que se pensa em dar exclusividade para alguém esse alguém tem que ser digno da exclusividade, tem que ter muito conhecimento e muita capacidade, nem em ambientes só com feras rola exclusividade."
 
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2005, 14:54:49 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2005, 16:01:33
Eu acho que se deva fechar um serviço com o fotógrafo, ganha X pra fazer X, proibir alguém de fotografar eu não concordo.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2005, 00:18:06
Isso é um problema sério! Em formaturas por exemplo, quando você concorda em participar, no início do curso, daí começa a pagar mensalidades, etc... você assina uma autorização (contrato) dando à comissão de formatura plenos poderes para tomar decisões, etc... [isso depende de cada comissão], daí se sua comissão de formatura assina um contrato de exclusividade com a equipe de fotógrafos, vejo que tem de ser respeitado, por mais que essas empresas sejam oportunistas e de má qualidade (existem excessões). O certo é não permitir que se assine um contrato de exclusividade com a empresa. Uma coisa que acho ridículo é eles barrarem as SLR e permitirem as Compactas. Então é só levar uma leica, que o dsigne parece aquleas olyimpus antigas, rsrsrs, que os caras deixam você entrar e vc arrasa nas fotos, rsrsrsrs. Faltam critérios até para os ignorantes dos seguranças barrarem as pessoas, afinal, eles cumprem ordens. Mas, terminando, sou contra a exclusividade, salvo em raríssimos casos. Imagina a mãe do cara querer tirar uma foto dele e não poder. Absurdo!!!

 


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2005, 01:20:35
Citar
Não sei se algum dos colegas depende unica e exclusivamente de fotos para sua subsistencia, mas como eu dependo delas, sou a favor do contrato de exclusividade.

MCarpinetti, acredito que um contrato de exclusividade não trará sua subsistência. Muitos dos colegas trabalham exclusivamente com fotografia e dependem do talento, acima de tudo, para que sejam bem reconhecidos e assim possam ter mais clientes.

Citar
Se a empresa de eventos fornece vestuario, canudos, cerimonial, decoração e outros itens mais em troca da exclusividade das imagens (fotos e vídeo), entendo que no mínimo, por ética pessoal e profissional, devemos respeitar essa "permuta".

Ainda não conheci uma empresa de eventos que trocasse pura e simplesmente o evento (vestuario, canudos, cerimonial, decoração e outros itens mais, nas suas palavras) pela exclusividade das imagens. Enfim, não há o que respeitar.

Citar
Pelo exclusivismo!!!
E principalmente, PELA ÉTICA!!!!

Mais ético e profissional, ao meu ver, seria permitir aos formandos que escolhessem um fotógrafo conhecido e de confiança que faça o serviço que eles venham a solicitar. É um absurdo depender da boa vontade da produtora e da sorte de pegar um bom fotógrafo em meio aos que a produtora contrata.

E olhando por outro lado... Ora, se meu pai é um amante de fotografia e faz questão de me acompanhar em minha formatura, me fotografar do seu jeito e sem lucrar nada em cima disso, qual argumento plausível para que haja impedimento da empresa? Quer que eu corra o risco de um fotógrafo meia boca perca os momentos importantes por eventuais imperícias?

Eu sou contra o exclusivismo fotográfico dessa maneira...

Só seria a favor se os fotógrafos fossem bem selecionados e que fosse de conhecimento de todos a capacidade dos mesmos, quando, por exemplo, em uma reunião da comissão organizadora, exibir o portfólio dos fotógrafos que cobrirão o evento.

Acho é uma tática para lucrar mais em cima dos formandos, colocando uma cláusula que, ao meu ver, encareceria bastante o contrato, mas que poucos já perceberam o preço que estão pagando por algo tão caro.



Edit: E outro ponto, acredito que garantia de que haverá exclusividade para os fotógrafos contratados pelos formandos de livre e expontânea vontade (de que outros fotógrafos não serão permitidos no evento) me parece bem mais razoável do que simplesmente impor algo...
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2005, 01:52:42 por Roberto O. Almeida »


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2005, 01:48:56
Olha... eu estou cursando o quarto ano de minha faculdade e estamos neste dilema do fotógrafo a ser contratado para a nossa formatura. A maioria das empresas (e olha que não são empresas assim tão boas - são razoáveis) querem exclusividade ou então o pessoal impõe um certo número de fotos a serem entregues por um preço X. O problema que vc é obrigado a ficar com 80% do material dele. Aí é que está a questão... se o material for bom, muito bem, você compra numa boa. Agora eu duvido que vão ficar boas 80% das fotos de todas as pessoas!
É um número muito alto e cai na subjetividade de cada um... pois o que é bom para mim não é para o outro e vice-versa.
É diferente de 80% das fotos ficarem com luz, contraste e foco bom do que 80% das fotos de uma certa pessoa agradarem ela.

Por outro lado eu como fotógrafo já peguei uma formatura de 2 terceiros colegiais este ano e não fiz contrato nenhum de exclusividade (até tinha um protinho com multa de R$ 300,00 por câmera - multa até pequena se for ver), mas não usei, aliás, nem mostrei este contrato para a comissão de formatura.

Mas teve um pequeno problema, pois tive que "disputar" muitas vezes com pais e AMIGOS de um certo formando que estava tirando fotos com uma D-70. Até aí tudo bem, se fosse somente foto para este formando... mas o "foda" é que a pessoa começou a crescer no evento hehehe (parecia que era um de meus assistentes hehehe). O pior é que inclusive postou muitas fotos num site e ainda vendeu as fotos para outros formandos... eu não liguei porque já tinha ganhado o meu din din e tal (eu cobrei para gravar as fotos em CD em qualidade VGA e depois para quem for querer, revelar em papel no tamanho desejado), mas quem foi contratado fui eu e não a pessoa. Acho que deve ter um certo limite nisso.
Achei muito chato a situação. Deu vontade de sair e deixar ela fotografando... heheh
Mas no final eu consegui contornar a situação... mas não achei nada elegante esta situação.
Porém, deu tudo certo e creio que a galera gostou do meu trabalho - entreguei no CD as fotos com vídeos também, etc....

Conclusão: acho que exclusividade fotográfica é algo muito limitador. Não acho legal impor quantidade de foto, exclusividade e qualquer tipo de imposição que seja.
Porém, creio que tem que haver bom senso das pessoas e respeitar o trabalho de quem foi contratado. E depois do contrato, seja ele como for, respeitá-lo. Pois se vc não quer contratar o fotógrafo, que não assine o termo. Depois, arque com as consequencias.
Uma coisa é tirar foto para sua família (mesmo que seja com uma D-SLR - pois vc prefere tal angulo de visão, de tal maneira, a pessoa fica mais desontraída, vc tem o arquivo digital, etc...), mas outra coisa é vc aproveitar a situação e começar a dar uma de fotógrafo e vender fotos para outros formandos e famílias.

Abraços,


Renato


obs: acho também que este sistema de exclusividade fotográfica é um sistema arcaico de se fazer orçamento hehehe
O mercado precisa de mudanças...
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2005, 01:50:48 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2005, 02:03:09
Olha só que absurdo.

E se o fotógrafo me disser que fez 1000 fotos? Vou ser obrigado a comprar 800?
Ele deve estar cobrando bem caro. Tem que ser no mínimo um fotógrafo top para que 80% das fotos do evento fiquem boas...

Infelizmente ainda estamos nas mãos do bom senso de cada um. Olhando pelo lado do fotógrafo, é bom sim a exclusividade... te trás segurança. Mas invertendo os papéis, agora no lugar do formando, que quer tirar várias fotos com os amigos do seu jeito, e em vários momentos que o fotógrafo pode não estar por perto.. no lugar do pai que quer fotografar o filho da sua maneira...

É muito difícil chegar em um denominador comum aí...

Para mim, cada qual que contrate seu fotógrafo de sua maneira, em seus termos.