Autor Tópico: [ARTIGO] Ruído X Pixels II - O retorno  (Lida 46263 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #45 Online: 18 de Dezembro de 2004, 01:33:11
Olha Wilsons, na verdade acho que a S7000 acabou se saíndo um verdadeiro fiasco, a idéia da Fuji de criar o super CCD HR acabou sendo realmente um fiasco, a miniaturização so sensor mais atrapalhou do que ajudou.
No caso a S7000 é a S602 piorada, já tive contato com ambas, tenho uma S602, não gosto muito dela, acho que ela perde muito para a 717 e para a 5700, e mesmo assim quando eu comprei a S7000 para colocar no lugar dela fiquei tão impressionado com a péssima qualidade de texturas dela que acabei vendendo ela e não a S602, continuando com a antigona, que realmente é bem melhor (apesar de não ser grandes coisas), é claro que se comparada com a S5000 a diferença é grande, a S7000 é bem superior, mas ela sem dúvida não consegue chegar aos pés das concorrentes :(
No caso ela apresenta sim uma quantidade de ruído tal que inviabiliza que o aumento da resolução seja real, para vc ter uma idéia em resolução real uma S7000 preserva o número de pixels igual a uma C2100 UZ da Olympus :(
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Gandalf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #46 Online: 02 de Janeiro de 2005, 10:56:11
Muito bom o debate sobre tamanho do CCD x pixels. No entanto, ao ler sobre a G6, tendo esta o mesmo CCD da G5, como pode esta ter menos noise? vide:

http://www.dpreview.com/reviews/CanonG6/Sa...raph_actual.gif





Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #47 Online: 02 de Janeiro de 2005, 11:29:49
Se for noise medido no JPG ela pode ter menos noise por ter um tratamento de ruído mais agressivo, o correto seria medir a qualidade final das texturas.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 27 de Janeiro de 2005, 19:06:54
Leo,  qual sua opinião  sobre a S 20 Pro da Fuji? Visto que ela parece ser uma S7000?
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #49 Online: 27 de Janeiro de 2005, 19:14:59
Ela é bem superior à S7000, possui um nível de ruído menor, uma maior latitude ISO, é um equipamento de melhor qualidade, apesar de as concorrentes como a A2, a C-8080 e mesmo a F-828 para fotos noturnas ainda serem opçòes mais interessantes.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #50 Online: 29 de Março de 2005, 00:59:42
So um comentario meio off...

(.....)

EDIT: ja foi arrumado..
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2007, 23:47:02 por totok »
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #51 Online: 29 de Março de 2005, 01:04:38
:) Vlw o toque, este tópico já está meio fora tbm, precisa ser atualizado, o duro é tempo para coletar dados novamente, haja paciência com esses fabricantes a Fuji nem respondendo e-mail tá heheheheh!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #52 Online: 04 de Abril de 2005, 21:01:02
Citar
:) Vlw o toque, este tópico já está meio fora tbm, precisa ser atualizado, o duro é tempo para coletar dados novamente, haja paciência com esses fabricantes a Fuji nem respondendo e-mail tá heheheheh!
e eu tbm só critico neh :P
heheh

coletar dados, jogar na função, achar os pontos otimos, via derivada e lalalalalla..
pode nao ser necessáriamente dificil, mas que é chato e que exige empenho, não há duvida.

parabens pela inciativa, estou ancioso para ver a atualização mas com sensores da MATSUSHITA =]


teh mais
« Última modificação: 04 de Abril de 2005, 21:06:30 por totok »
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #53 Online: 04 de Abril de 2005, 23:54:58
Vx, acho pouco provável, já fiz este artigo 2X e a Matsushita sempre me falou que era informação confidencial... :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


engenheiroc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #54 Online: 29 de Julho de 2005, 15:28:28
Citar
No caso é melhor não comprar.
Se comprar tire sempre no máximo de resolução para não aumentar ainda mais as perdas.
O ideal é sempre comprar a câmera mais perto do ponto de ótimo possível.
Na verdade o que é dito neste artigo é que a V1 tem resolução real maior do que a V3, apenas isso :)

Não importa se vc reduz a resolução da foto da V3 pois ela já terá tido as perdas na captura no sensor e quando vc fotografa em reolução menor ela continuará tendo a perda por ruído (pois seus fotodiodos continuarão sendo pequenos) e vc ainda vai jogar mais pixels bons fora na compressão, piorando ainda mais o rendimento do equipamento. :)
To vendo que a discussão é antiga. Estive lendo e pelo que eu entendi é que eu acabei fazendo uma compra horrivel. Comprei a Sony P-200 com sensor 1,8" com resoluçao maxima de 4,1 megapixel, sendo que ela chega a 7.2 Megapixels. Nao sei se estou enganado, entao eu deveria ter comprado a P-100 (5.1 Megapixels)?
A P-100 possui uma imagem menos ruidosa do que a P-200?
Nao sei se estou falando besteira...mas Obrigado


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #55 Online: 30 de Julho de 2005, 02:01:17
Olha o artigo é antigo, infelizmente os fabricantes não quiseram mais fornecer dados de sensores, tá todo mundo copiando a Matsushita e ninguém mais fornece tais dados, mas pela observação parece que as coisas não mudaram muito, neste caso sua observação procede, seria melhor vc ter comprado uma versão mais prõxima do ponto de ótimo porque ela tem mais resolução real.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


engenheiroc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #56 Online: 30 de Julho de 2005, 11:47:59
Citar
Olha o artigo é antigo, infelizmente os fabricantes não quiseram mais fornecer dados de sensores, tá todo mundo copiando a Matsushita e ninguém mais fornece tais dados, mas pela observação parece que as coisas não mudaram muito, neste caso sua observação procede, seria melhor vc ter comprado uma versão mais prõxima do ponto de ótimo porque ela tem mais resolução real.
Nossa. Que arrepedimento nao ter pesquisado mais. Mas acho que estou lendo muito agora pq estou ficando apaixonado pela arte da fotografia. Adoro videos tb. Fazer tratamentos e etc. Obrigado Leo. Mas vc  conhece algum artigo ou algum site que fale mais simplificado sobre sensores? pq da conversa aqui nesse topico o que eu entendi mais foram só as conclusões e estou interessado em aprender e aprender cada vez mais.
Obrigado


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #57 Online: 31 de Julho de 2005, 01:00:11
Aqui tem vários tópicos onde sensores foram discutidos, faça uma pesquisa sem data limite. :) Vale a pena.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #58 Online: 09 de Agosto de 2005, 05:06:34
Vou tentar pensar um pouco:

Sensor da F717 = 2/3"
Sensor da F828 = 2/3"

Ok. Ali na abertura do tópico o Leo informa que, também para Sony, sensores 2/3” podem fazer até 6.6MP (dentro do "ótimo").

Beleza.
A F717 faz 5Mp, e a F828 faz 8Mp. Então a 828 tá indo além de onde deveria "dignamente" ir? É o que eu tava pensando.

Mas dai dei uma olhada no comparativo do Dpreview (que não sei até q ponto posso confiar.. mas enfim, o que vale é levantar a duvida)... e lá diz que a distância entre os pixels do sensor da 828 é "2.7 µm", enquanto na 717 é " 3.4 µm".....
µm = micron = milésimo de milímetro


E agora?  :huh:
Até que ponto essa menor distancia entre os pixels do CCD podem fazer uma imagem com mais Mp sem aumento de ruido? Ou.. até que ponto os ruídos (que estão em maior numero nos 8Mp da 828 q nos 5Mp da 717) estarão menos perceptíveis com esses "2,7 µm" entre os pixels?


nossa.. espero q eu tenha consegido explicar mais ou menos a minha dúvida. E não sei se isso já foi discutido em outro tópico, mas é que ainda não consegui devorar tudo... :P
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #59 Online: 09 de Agosto de 2005, 10:52:56
Citar
Vou tentar pensar um pouco:

Sensor da F717 = 2/3"
Sensor da F828 = 2/3"

Ok. Ali na abertura do tópico o Leo informa que, também para Sony, sensores 2/3” podem fazer até 6.6MP (dentro do "ótimo").

Beleza.
A F717 faz 5Mp, e a F828 faz 8Mp. Então a 828 tá indo além de onde deveria "dignamente" ir? É o que eu tava pensando.

Mas dai dei uma olhada no comparativo do Dpreview (que não sei até q ponto posso confiar.. mas enfim, o que vale é levantar a duvida)... e lá diz que a distância entre os pixels do sensor da 828 é "2.7 µm", enquanto na 717 é " 3.4 µm".....
µm = micron = milésimo de milímetro


E agora?  :huh:
Até que ponto essa menor distancia entre os pixels do CCD podem fazer uma imagem com mais Mp sem aumento de ruido? Ou.. até que ponto os ruídos (que estão em maior numero nos 8Mp da 828 q nos 5Mp da 717) estarão menos perceptíveis com esses "2,7 µm" entre os pixels?


nossa.. espero q eu tenha consegido explicar mais ou menos a minha dúvida. E não sei se isso já foi discutido em outro tópico, mas é que ainda não consegui devorar tudo... :P
Então, quando foi feito o comparativo foi feito com uma média, só separei os sensores que destoavam muito dos demais com relação ao que se define como ponto de ótimo. Uma outra questão é que isso vale para a tecnologia da época (se bem que acredito que não tenha mudado muito pelo que tenho visto).
No caso a resolução final da F-828 é um pouco maior do que seria a da F-717 se ambas tivessem a mesma tecnologia de sensor (a curva cai mais lentamente depois do ponto de ótimo), então apesar de a F-828 ter menos resolução real do que teria uma com as mesmas dimensões em 6.6MP ela acaba tendo mais resolução do que uma com 5MP.

Mas essa pequena diferença tecnológica que vc citou faz diferença sim viu? Não muita, mas faz.

Infelizmente me faltam duas coisas apra reescrever esse artigo de forma mais atual. Me falta tempo e os dados que quase mais nenhuma marca quer passar :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.