Autor Tópico: Equipamentos - compensa fazer a transição de um mount para outro?  (Lida 1946 vezes)

Lau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Feminino
Boa noite pessoas do forum..

To com uma dúvida e gostaria de ouvir umas opiniões de fora. Bom, tudo começou com uma camera dslr que eu comprei para o meu tcc, uma Canon XS com uma lente 18-55 do kit. Beleza, terminei meu tcc, me formei da facul de jornalismo e voltei para minha cidade. Como não queria ficar parada, pois os jornais aqui são tudo uma enrolação e talz, to fazendo uns freela com a camera, para aproveitar o investimento.

Ai que vem a principal questão. Estou de freela em um estúdio, só que todos os que trabalham lá usam nikon. Então,ai fico pensando aqui, para mim, será q compensa eu fazer uma transição, por exemplo, tentar trocar o meu equipamento por uma de entrada da outra marca?

Alguns fatores:

1- Na minha cidade, segundo o que o dono do estúdio me contou, 80% usam nikon
2- Se mais para frente, eu for comprar uma câmera mais profissa, por exemplo, da nikon, ficaria ruim eu ter a minha canon de backup, pq não poderia usar as lentes de uma em outra e teria de levar um monte de coisa.
3- Não faço questão de marca, mas para mim seria mais prático continuar na canon, pois as lentes seriam as mesmas.
4- Preciso comprar um flash, para fazer foto social e queria q não precisasse ter um flash para a canon, um flash para a nikon, pq meu dinheiro num dá  :(

Por favor, não to dizendo q uma é melhor q a outra, só gostaria de saber o que seria melhor para mim nesse sentido.

Obrigada gente e desculpem qualquer bobagem minha.
Aprendendo a escrever com a luz, com a minha Canonzinha XS.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2010, 21:04:48
Lau,

Que lentes da Canon você tem? Você quer trocar de marca só porque a maioria na sua cidade usa Nikon ou outros motivos?
Realmente, ficar com uma Canon e uma Nikon não é negócio... Teria que investir alto em lentes e acessórios das duas marcas.
Se você já tem lentes boas da Canon, fique com ela e guarde dinheiro. Mais pra frente, compre uma Canon 40D, 7D ou a 5D Mark II (já que você mencionou estúdio).
Agora, se você acha que será fácil vender tudo da Canon que você tem hoje e realmente quer mudar pra Nikon, então vá em frente.
Mas lembre-se que, mesmo mudando de câmera ou de marca, a qualidade das fotos só muda se o fotógrafo mudar (evoluir)  :ok:

Abraços,
Fabio
« Última modificação: 25 de Março de 2010, 21:05:17 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Lau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2010, 21:12:47
Lau,

Que lentes da Canon você tem? Você quer trocar de marca só porque a maioria na sua cidade usa Nikon ou outros motivos?
Realmente, ficar com uma Canon e uma Nikon não é negócio... Teria que investir alto em lentes e acessórios das duas marcas.
Se você já tem lentes boas da Canon, fique com ela e guarde dinheiro. Mais pra frente, compre uma Canon 40D, 7D ou a 5D Mark II (já que você mencionou estúdio).
Agora, se você acha que será fácil vender tudo da Canon que você tem hoje e realmente quer mudar pra Nikon, então vá em frente.
Mas lembre-se que, mesmo mudando de câmera ou de marca, a qualidade das fotos só muda se o fotógrafo mudar (evoluir)  :ok:

Abraços,
Fabio

Então fábio, só tenho a 18-55, mas para mim, o caminho mais certo seria evoluir para uma 40d, 50d, como vc disse, pois poderia ainda aproveitar a lente nela. O problema realmente é essa "pressão", só não entendo o motivo. 

Para mim, realmente, o que faz a diferença é o fotografo.
Aprendendo a escrever com a luz, com a minha Canonzinha XS.


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2010, 21:14:19
Vc dizer que alguem da sua cidade falou que 80% dos fotografos usam nikon não quer dizer muita coisa, a menos que desses 80% uns 20% sejam bonzinhos e queiram fazer intercâmbio de lentes a preços módicos. Se não for esse o caso, hoje em dia voce consegue equipamentos de qualquer parte do Brasil ou do mundo pelos correios se seu interesse for a compra de equipamentos usados para reduzir custos. Mas como o Fabio disse, se seu equipamento se resume na XS com a lente do kit, tanto faz voce ficar com canon ou mudar para a nikon, desde que voce consiga um bom preço na venda do seu equipamento. Mas lembre-se, se voce já se ambientou com a canon, quando mudar para a nikon será um novo aprendizado. Não deixe de experimentar uma antes de fazer a troca para ver a camera agrada voce.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2010, 21:19:38
Entendi, então o problema é mais psicológico do que técnico. Então, se ter uma Nikon te deixará mais tranquila e aliviada (sem a "pressão") vá em frente. Você não tem um investimento alto ainda em equipamentos Canon.
Sinta-se livre com Nikon  :D :ok:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Lau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 25 de Março de 2010, 21:21:52
Vc dizer que alguem da sua cidade falou que 80% dos fotografos usam nikon não quer dizer muita coisa, a menos que desses 80% uns 20% sejam bonzinhos e queiram fazer intercâmbio de lentes a preços módicos. Se não for esse o caso, hoje em dia voce consegue equipamentos de qualquer parte do Brasil ou do mundo pelos correios se seu interesse for a compra de equipamentos usados para reduzir custos. Mas como o Fabio disse, se seu equipamento se resume na XS com a lente do kit, tanto faz voce ficar com canon ou mudar para a nikon, desde que voce consiga um bom preço na venda do seu equipamento. Mas lembre-se, se voce já se ambientou com a canon, quando mudar para a nikon será um novo aprendizado. Não deixe de experimentar uma antes de fazer a troca para ver a camera agrada voce.

Já fotografei com a nikon, achei uma boa camera e talz, para mim tanto faz... XD.. é q essa situação me deixou um pouco insegura.  Infelizmente a gente não consegue agradar a gregos e troianos.
Aprendendo a escrever com a luz, com a minha Canonzinha XS.


Lau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 25 de Março de 2010, 21:33:33
Valew Fabio e Markowic pela ajuda, vou pensar aqui direitinho, pq é uma questão a longo prazo, por enquanto vou ver se compro o flash para a minha ir caminhando :D... quando for a hora de comprar de verdade eu venho enxer a paciência do pessoal ai  :assobi:
Aprendendo a escrever com a luz, com a minha Canonzinha XS.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 25 de Março de 2010, 21:55:49
Eu já troquei de marca 3 vezes.... todas consciente do que estava fazendo Apesar de canon e Nikon serem capaz de entregarem resultados equivalentes, seria interessante ver a qual você se adapta melhor em termos de tratamento e recursos. Só adianto que trocar pensando nos outros é ruim, porque se daqui a um ano a maioria trocar para Canon ( e isso ocorre com frequência ) você fará o que ? Por exemplo: em fotojornalismo aqui em SP 80% usam Canon.... então pense bem.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Lau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 25 de Março de 2010, 22:17:42
Eu já troquei de marca 3 vezes.... todas consciente do que estava fazendo Apesar de canon e Nikon serem capaz de entregarem resultados equivalentes, seria interessante ver a qual você se adapta melhor em termos de tratamento e recursos. Só adianto que trocar pensando nos outros é ruim, porque se daqui a um ano a maioria trocar para Canon ( e isso ocorre com frequência ) você fará o que ? Por exemplo: em fotojornalismo aqui em SP 80% usam Canon.... então pense bem.

Valew pelo comentário Guto!! É q tipo, de começo fiquei meio assustada com o que me falaram e talz, mas é legal pegar opiniões como a sua!!

Vou pensar sim!!
Aprendendo a escrever com a luz, com a minha Canonzinha XS.


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2010, 10:36:53
o bom de voce trocar o mount trabalhando com freela em um estudio, é poder compartilhar lentes com seus coleguinhas! :P


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2010, 22:36:15
A questão é:
1) Você acha que vai ser "queimada" do mercado de sua cidade por causa que usa Canon?

ou

2) Ou é apenas uma "encheção de saco" dos nikozeiros?

bom, nestes casos:

1) Infelizmente somos sujeitados a isto, principalmente em cidades pequenas, neste caso eu iria de Nikon.
A marca da na mesma, mas se seu chefe, ou a maioria dos "chefes" de sua cidade são fanáticos por Nikon a ponto de perguntar qual marca você usa na entrevista de emprego... bom... ae não tem muita escolha...rs

2) Ficaria com a Canon e mandava os nikoreizos dormir...rs

No meu mercado é a mesma coisa... JAVA x .NET ... uma zuação sem fim... mas o mercado de trabalho de São Paulo tem lugar para todos... mas se fosse em um mercado restrito... eu iria ter que me adaptar...
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ