Autor Tópico: Nikons F5 X FM's X longa exposição  (Lida 5445 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 26 de Março de 2010, 01:16:20
Colegas,

Sou um feliz usuério de D300 e S3. Embora eu tenha uma grande admiração pela textura/acutância das películas (e também pela linguagem 135, mas ainda não posso com uma D700), o digital tem satisfeito com folga minhas pretensões fotográficas.

A não ser por um detalhe: ruído em longas exposições.
Eu até tenho usado a possibilidade, presente na D300, de fazer 10 fotos mais curtas e a própria câmera ja junta-las numa só. Isso reduz bastante o ruído. Fica muito bom se faço, por exemplo, 10 fotos de 10s (ISO200). Se fizer de 30s já fica ruim. Mas como minha vontade é fazer fotos de 2 ou 3 horas, de 'rastros de estrelas', fica muito ruim. E piora o fato de que ao tratar a imagem, pra colocar maior contraste entre estrelas e céu escuro, os pontos de ruídos se confundem com as estrelas, e, se eu tivesse tempo e paciência, precisaria um trabalho quase artesanal pra separar o joio do trigo.

Eis um exemplo: ISO200, 10x180s, F/4


Bem, como volta e meia eu já pensava em ter uma analógica, pesando a questão de longa exposição decidi que é hora de adquirir uma. Qual?

Bom, desconsiderando grana, sempre tive uma enorme babação pela F5. Considerando grana, em geral não vale a pena. Quem me dera pegar uma como o colega Takami está vendendo aqui http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=40442.0
Lindíssima, surpreendentemente bem conservada e vale o que ele cobra. Mas, pra apenas ter pra uso tão eventual como será o meu, e mesmo pelo prazer de ter uma maravilha destas... só ME vale a pena se tivesse com essa grana sobrando. Porenquanto não é o caso.

Então naturalmente eu iria de alguma FM (2, 3, 10 etc). MAS... um conhecido está vendendo uma F5 pelo custo de uma FM. Claro, ela está bem mais gasta que esta do Takami. Mas pro meu uso, não faz mal.

Estou pra optar pela F5 deste amigo. Só que leio muito que ela cooooome bateria.
Queria saber então, dos colegas que têm ou ja tiveram esta câmera, se numa 'carga' cheia ela aguenta 1 ou 2 fotos de 2 horas, ou umas 5 de meia hora.

Agradeço aos que quiserem ajudar  :ok:
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2010, 10:34:30
Eu acho que se a bateria já estiver com sua vida útil comprometida, daí então o tempo de duração de uma carga deve mesmo ficar muito reduzido. Já uma bateria nova, em sua plena capacidade de carga, dá pra fazer vários rolos de filme. E, lógico, vai depender da intensidade do uso de autofocus, de flash, etc.

Mas não precisa, necessariamente, ficar "preso" a esse tipo de bateria. Existe um Battery Holder que usa 8 pilhas do tipo AA, de 1,5V. Sim, dessas pilhas comuns. Veja: http://www.bhphotovideo.com/images/images345x345/122450.jpg

Eu uso um desses, com pilhas recarregáveis. Funciona muito bem. Chega uma hora que as recarregáveis precisam ser substituídas, mas, considerando o carrega/descarrega e a durabilidade dessas pilhas, o custo/benefício fica bem mais interessante.

Agora, saindo um pouco da Nikon F5, para o que você pretende por acaso já considerou usar uma médio formato. Fotograma muito maior deve render mais no tipo de trabalho que você vai realizar. Sei lá, uma 4,5x6, talvez uma 6x7. Tem muita Pentax 67 por aí, com lentes de qualidade inquestionável. Imagine um fotograma em 35mm, que mede 24x36mm. Isso dá 864 mm². Já numa 6 x 7 (o real da Pentax é 55 x 70mm), 3.850 mm². Ou seja, a médio formato do exemplo é 4,46 vezes maior.

A química da emulsão reagindo com a luz no 35mm é uma coisa. O mesmo enquadramento, a mesma foto, com uma película maior, você vai ter muito mais energia captada alí.
-22.352971,-48.775582


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2010, 11:57:40
Na verdade minha idéia sempre foi mesmo usar com pilhas :)

Quanto a MF, é de se pensar. Não tenho noção de valores, vou pesquisar. Não conheço NADA, sou muito ignorante nesse assunto. Mas tenho uma noção de que aqui no sul é beeem complicado o acesso às midias de MF.

Mas conhecer de olhar e admirar, conheço varios trabalhos. Sinceramente, seria um imenso prazer eu ter disponibilidade (tesão + tempo pra comprar e revelar) pra MF. Mas pra isso eu preciso agora começaaaaaaaar aos poucos ler e ler e pesquisar muito (até pq não conheço pessoalmente ninguém que lida com isso). Sei que é um caminho bom de ir curtindo, mas bem longo, ainda mais pra alguém TÃO por fora desse 'universo' como eu =/
Entao, como eu preciso ainda os primeiros passoas do be-a-ba (sequer sei se existe razoavelmente a meu alcance peliculas coloridas e lugar onde revelar e ampliar), leva um bom tempo até eu conhecer o suficiente pra adquirir uma, lentes, peliculas... Ainda por enquanto me resta mesmo as SLR de pequeno formato.

Mas Braga, foi uma grande sugestão!
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2010, 12:46:13
Você já deve conhecer esse cara. Mas dá uma olhada nisso: www.nanasousadias.com

Ele usa, com frequência, Pentax 67 e produz fotos maravilhosas. Veja a resolução das lentes.
-22.352971,-48.775582


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2010, 13:24:38
Você já deve conhecer esse cara. Mas dá uma olhada nisso: www.nanasousadias.com

Ele usa, com frequência, Pentax 67 e produz fotos maravilhosas. Veja a resolução das lentes.

(aqui onde estou não posso abrir, abrirei mais tarde em casa)
Acho que o vi no Esquina da Foto :) Mas não fui ver as fotos ainda...

Quanto à qualidades do sistema, tanto as películas quanto as objetivas, não tenho duvidas que é excelente. O 'gargalo' é o acesso às peliculas e revelação =/
Mas isso aos poucos vou descobrir :)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2010, 14:08:40
Se for comprar uma analógica para longas exposições, compre uma MECÂNICA e não eletrônica.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2010, 15:45:58
acha que baterias em bom estado não aguentam umas poucas fotos de longa exposição?
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2010, 15:50:45
não... não a este ponto


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2010, 15:55:08
ta sendo bom o tópico, pra pensar e repensar nos próximos dias as escolhas :)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2010, 19:01:05
Se for comprar uma analógica para longas exposições, compre uma MECÂNICA e não eletrônica.

É isso aí!  :ok: :ok:


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2010, 20:40:27
Para o tipo de foto que vc quer eu ia na sugestão do nosso amigo afshalders também, compraria Mecânica ou uma Nikon FM ou uma Olympus OM-1 (n), eu compraria a Olympus no meu ponto de vista ela é melhor para isso e têm alguns recursos e acessório direcionado para isso, (adaptador para telescópio) agora depende do tipo de foto que vc quer fazer e quanto quer gastar, se for apenas rastros de estrelas fica bacana, já vi muitas fotos boas em fóruns de astrofotografia, lá também você encontra muita gente que conhece do assunto e se especializa neste tipo de foto e poderá te instruir bem, nos links abaixo você pode ver algumas fotos feitas com um Telescópio acoplado na OM-1 e com Fuji Cromo, o Telescópio para mim já é muito pesado ($) más para quem gosta de fotografar estrelas é interessante ver. :ok:
Não sei se te ajudei em algo, más segue os links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Astrophoto
http://en.wikipedia.org/wiki/File:M8-20.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:M42.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:M45.jpg
Modelo de Telescópio usado na última foto das Plêiades:
http://www.walmart.com/ip/Meade-LXD75-8-Schmidt-Newtonian-Telescope/5403032
Aqui você pode encontrar muita coisa sobre astrofotografia:
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/
Céu limpo a Todos.
Um abraço!

Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Chitz!

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
  • O resultado é qual?
Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2010, 02:17:09
Olha, tenho uma F2AS perfeitinha, tenho interesse pela F5. Conversa com seu colega, faço fotos longas com uma 35-70 f3.5. Uso a camera a noite somente sem flash. É um clássico da Nikon, é que preciso realmente do AF e tenho uma quedinha pela F5 também. Você me ajuda a resolver meu problema e eu te ajudo a resolver o seu. Abração brother!
« Última modificação: 26 de Maio de 2010, 02:44:32 por Chitz! »


Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2010, 14:32:27
Caro Xirú,
Agora que ví esse tópico e gostaria de dar umas pinceladas no assunto, pois por muito tempo fiz esse tipo de fotos de longa exposição em filme.

Para essas fotos de "star trails" de várias horas de exposição uma câmera mecânica com objetiva de qualidade aliada a um filme de baixa granulação ainda é a melhor maneira de conseguir um resultado bonito e consistente. Existe forma de fazer tudo com digital, combinando exposições, mas o resultado não é o mesmo pois vai muito processamento e você já deve ter percebido que quanto mais mexe numa imagem assim, maior fica a aparência de artificial.

E é normal errar até pegar o jeito nessas fotos porque o fotômetro não vale nada pra fotos de horas de esposição e em condições de luz que nunca são as mesmas. Um resultado te ensina a melhorar o próximo, e olhar a configuração usada nas fotos dos outros também ajuda muito. A escolha do lugar também conta muito.

Tenho uma foto que fiz em 2004 que "imagino" que mesmo com a tecnologia de hoje em processamento seja impossível de fazer em digital: com filme Reala 100, a progressão inteira de um eclipse lunar em uma única foto de 3 horas e meia de exposição:
http://www.sandro.ebone.com.br/eclipse.htm
(esse site é antigo, faz tempo que parei de atualizar).
Nessa aí usei um negativo, mas o bom mesmo é o cromo.

abraço,

Ebone


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2010, 19:17:44
Ebone, essa foto é surreal ! Meus parabéns !


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2010, 19:28:14
Eu tambem insistiria na opçao de um corpo manual, sem necessidade baterias. Curto muito fotos de longo tempo de exposição mas ainda tenho muito que aprender até chegar lá. Mas como ja disseram, na maioria dos sites que abordam o assunto, a máquina manual é a preferida. Boa Sorte !