Autor Tópico: O ENGODO DO FULL FRAME DA CANON  (Lida 21964 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 18 de Novembro de 2005, 18:04:02
Amanha de manhã estou a fim de ir na feira da praça XV para ver as modas e dou uma olhada nas lentes por lá.
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #46 Online: 19 de Novembro de 2005, 15:26:29
Citar
Fravin, como eu disse eu usei Canon por 3 anos, tive inclusive uma 1D Mark II que foi minha última Canon, quando falo dessas coisas não estou falando de bobeira e nem por gostar de uma ou outra marca, se eu tivesse que defender alguém seria a Minolta e a Pentax que são minhas paixões como marca, mas até o momento elas ainda não são as melhores opções (apesar de eu acreditar que a Minolta está a caminho, mas infelizmente a Pentax está muito longe ainda). :)
Só pra te deixar mais na expectativa,
Dia desses vi em um site +/- assim:

A CONCORRÊNCIA
FICOU PRA TRÁS.

VOCÊ VAI VER

AGUARDE NOVIDADES.

konica minolta
a marca azul da fotografia
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #47 Online: 19 de Novembro de 2005, 16:05:59
Heheheheh eu sei que termos novidades da Minolta, tem a substituta da 7D e a 9D para serem lançadas em 2006.
:)
Prometem muuuuuito. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #48 Online: 21 de Novembro de 2005, 02:06:34
:denken: Interessante essa tecnologia. Alguns meses atrás quem lia por aqui via:
...compre uma 20D...
...não compre lentes APS mas só full frame pq sensor APS tá com os dias contados...
Por isso eu sempre disse que se a tecnologia é capaz de fazer que satélites espiões mostrem a plaqueta de identificação de um militar a partir da órbita da Terra, tornar um sensor APS viável era só questão de tempo...e parece que o tempo chegou.
Se alguém andou por aqui antes da D50 e da D2x chegarem e voltou agora, pensa que tá todo mundo louco...
Não existe melhor padrão ou formato definitivo de sensor. Com o avanço da tecnologia existe apenas o melhor num pequeno espaço de tempo.
Já esqueceram que a Panasonic pode tá vindo com uma revolução em 4/3 junto com a Leica...aí poderemos ter: ...compre uma 4/3, APS já era...
Bye
« Última modificação: 21 de Novembro de 2005, 02:11:01 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #49 Online: 21 de Novembro de 2005, 10:04:54
Na verdade Zeiss continuo indicando para que as pessoas não comprem lentes APS para Canon (sempre minha indicação foi para evitarem as AF-S) exatamente porque a Canon não tinha compromisso algum com o APS, tanto que duas de suas melhores SLR nunca foram APS (a 1D e a 1Ds nunca foram APS), ou seja, apenas sua linha de entrada tinha compromisso com APS, enquanto os demais fabricantes vinham investindo apenas no APS.
Continuo reafirmando, quem tem Canon não deve investir em lentes APS pois a marca não tem o menor compromisso de manutenção do sistema APS ou de qualquer outro sistema.
Quem usa marcas mais comprometidas com a durabilidade do sistema ai sim pode pensar em lentes para este tipo de sistema. :)

A 4/3 já tem algumas restrições, por enquanto é uma grande idéia (como sempre foi), mas com uma base bem ruim (poucas lentes, apenas 1 corpo bom, mas ultrapassado, é um sisteminha que tem sofrido bastante, um outro problema do 4/3 é que ele só é viável em termos de ruído devido à tecnologia full frame da Kodak, ou seja, é um sistema um pouco dependente dessa tecnologia, pelo menos por enquanto, mas o interessante é que outras marcas também são aderidas ao consórcio do sistema 4/3, inclusive a Fuji. :)
« Última modificação: 21 de Novembro de 2005, 10:06:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #50 Online: 21 de Novembro de 2005, 10:13:53
É isso aí :thmbup:  
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #51 Online: 21 de Novembro de 2005, 14:54:39
Citar
... Não existe melhor padrão ou formato definitivo de sensor. Com o avanço da tecnologia existe apenas o melhor num pequeno espaço de tempo. ...
Concordo totalmente... tudo que é digital evolui com o tempo....
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #52 Online: 21 de Novembro de 2005, 15:40:28
Leo, desculpe mas acho que o APS é que é errado. O formato 35mm já existia.....já tinha-se disponível todas as lentes. Aí eles inventam o APS, com suas lentes novas, para o fator de crop. Vai saber se daqui a 5 anos não vão inventar alguma outra coisa tbm. Acho que o FF, além do ruído reduzido quando em máximo ISO, tem a vantagem de poder usar todas as lentes e não precisar de lentes "modelo novo", que sabe-se lá se vão realmente durar. Fora que hoje a tecnologia na construção disponível permite que se tenham excelentes lentes em 35mm. Não é uma questão de Canon, Nikon ou Minolta, mas se pudesse compraria uma FF com certeza.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #53 Online: 21 de Novembro de 2005, 16:07:33
Guto, é o APS que usa as lentes antigas, que eu saiba uma lente para 135 funciona melhor em uma APS do que na própria 135.
quanto à questão do ruído, infelizmente isso é preocupação para quem não tem tecnologia, no caso atual a Canon que consegue desempenhos similares aos sensores Sony, com a mesma resolução só que em formato 135 contra APS dos Sony (e os incríveis 4/3 da Kodak que tem os mesmo nível de ruído que os Canon 135).
Mesmo com toda a tecnologia de hoje uma lente rende muito pior em formato 135 do que em uma APS, as bordas das imagens são muito piores e as aberrações de carater esféricos são bem mais drmáticas no formato 135.
« Última modificação: 22 de Março de 2006, 13:32:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #54 Online: 21 de Novembro de 2005, 16:28:03
Citar
Guto, é o APS que usa as lentes antigas, que eu saiba uma lente para 135 funciona melhor em uma APS do que na própria 135.
quanto à questão do ruído, infelizmente isso é preocupação para quem não tem tecnologia, no caso atual a Canon que consegue desempenhos similares aos sensores Sony, com a mesma resolução só que em formato 135 contra APS dos Sony (e os incríveis 4/3 da Kodak que tem os mesmo nível de ruído que os Canon 135).
Mesmo com toda a tecnologia de hoje uma lente rende muito pior em formato 135 do que em uma APS, as bordas das imagens são muito piores e as aberrações de carater esféricos são bem mais drmáticas no formato 135.

Leo, realmente uma lente 35mm funcionará melhor em APS, justamente pelo fator de CROP. Mas uma lente em APS usada em 35 mm vira um problema.
Na verdade, acho que faltou explicar um pouco: eu gosto de GA, e o fato de uma 10mm "virar" uma 15mm ou 16mm, ou de uma 16mm virar uma 24mm ou 25,6mm me deixa preocupado. Ok, temos boas GA´s para APS, mas o custo tbm é superior. adorando que a 100-300 se transforma em uma 160-480. E qto a questão de tecnologia, se pensarmos bem, porque não temos FF de baixo custo hoje no mercado ? 1) porque é caro produzir; 2) por marketing. Acredito que assim como outros desenvolvimentos tecnológicos, dentro de alguns anos sairá mais barato um sensor FF do que um APS na mesma categoria, afinal, a lógica de que quanto menor mais difícil e caro para fazer deve prevalecer. Isso ainda não acontece porque além das matérias primas serem caras, a maior fabricante mundial de sensores não foi pro FF. E se os FF deslancharem, o que será das lentes específicas para APS ? Pode ser que eu esteja errado, e realmente o APS domine, mas por enquanto não vou correr esse risco. Portanto, só vou de lentes convencionais. Porque aí não há problemas futuros, só minha "perda" de GA.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #55 Online: 21 de Novembro de 2005, 16:54:28
Eu acredito que fabricantes que estão à frente em termos de tecnologia como a Sony e mesmo a Fuji não tem porque investir em formato 135, mesmo porque é muito mais difícil conseguir desenvolvimento ótico do que desenvolvimento eletrônico, é mais fácil investir em uma tecnologia de menor porte, de menor consumo de energia, como o APS, assim como eu tbm acredito que no futuro o CMOS conseguirá substituir completamente os CCD.
Agora com relação à GA em formato APS não existe mais nenhum problema sequer e nem o preço é argumento para isso, existem ótimas GA tanto para APS como para 135 e você paga mais barato pelo mesmo ângulo de cobertura e por mais qualidade ótica em uma APS do que em uma 135, infelizmente Guto o 135 é o maior engodo da fotografia digital é simplesmente um recurso para um fabricante que está enrolado em termos de tecnologia conseguir acompanhar o desenvolvimento dos demais.
Foi assim com a Kodak Pro/n e seus níveis de ruído absurdos e é assim com a 5D que nada mais é do que a 20D com 12MP no lugar de 8MP.
Em termos de ruído e etc? Ela é exatamente igual a 1D Mark II, não tem a menor diferença, é o mesmo sistema sensor, com a mesma densidade de pixels, o ganho que se tem em qualidade de imagem com o uso de um sensor como esse não compensa nem de perto as enormes perdas óticas com bordas de imagem, PRINCIPALMENTE EM GA, as lentes que você tem como suas favoritas são exatamente as que se dão pior em sistema 135.
De uma lida no post todo que tem várias discuções sobre isso.
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #56 Online: 21 de Novembro de 2005, 16:55:22
Guto,

Eu acho que o motivo pela qual nao temos FF é pq a tecnologia ainda não evoluiu suficiente pra produzir as imagnes que um sensor APS produz. Claro, tem a questão do custo, mas isso, acredito eu, seria reduzido no caso da prod. em massa.

A coisa é: Lentes ruins ficam péssimas num FF. Só isso. O investimento em APS dá uma gama de possibilidades maior. Eu sempre pensei no FF como a solução, no entanto, vendo a evolução principalmente da D2X, começo a imaginar que isso é mais um jogo de marketing do que uma evolução.

E mais, para uma lente de baixa qualidade, a qtde de linhas capaz de resolver é baixa, com isso, a lente vai ter uma performance talvez inferior a um bom sensor APS.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #57 Online: 21 de Novembro de 2005, 17:00:42
Sem dúvida Fernando, é exatamente ai que mora o problema do formato 135, mesmo lentes TOP como as L tem tendências a terem mais problemas óticos nele do que é compensado pela solução do formato.
Para o mesmo ângulo de cobertura temos os seguintes problemas nas 135.
Mais aberração cromática nas bordas em GA.
Menor nitidez nas bordas.
Maior nível de aberrações esféricas.

Isso tudo para um ganho ínfimo na qualidade dos pixels, ou até mesmo nenhum ganho de qualidade nos pixels.
Eu realmente não sei até que ponto isso vale a pena, na verdade se os filmes APS tivessem tido um tempo de vida maior antes do digital eles provavelmente teriam tomado o mercado e hoje não estaríamos discutindo isso. :)
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 11:44:44 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #58 Online: 21 de Novembro de 2005, 17:34:02
A aberração cromática no digital FF(canon) é maior inclusive do que no filme...


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #59 Online: 21 de Novembro de 2005, 19:07:12
Realmente esse assunto de 135 ou não é muito polêmico.
Eu particularmente não vejo nada de muito diferente entre 135 ou APS.

Só que o problema aqui é que 135 DIGITAL é algo MUITO, MUITO DIFERENTE de 135 com filme. Principalmente quando se está usando lentes GA.
Usando um sensor APS, as lentes feitas para (filme) 135 funcionam muito bem, com pouca vinheta, pouca perda de nitidez nas bordas e tudo mais justamente por causa do crop, porque não se usa as áreas piores da imagem, como já foi dito.
Um outro porém é que as lentes feitas especificamente para APS também funcionam muito bem com um sensor APS, pois são lentes muito modernas, projetos completamente novos, e feitos pensando única e exclusivamente em um sensor digital para receber a imagem. Então, o pulo do gato em relação a essas lentes é que elas são muito boas, oferecendo uma qualidade grande em todo o seu círculo de imagem.
Desse modo, acredito que para haver um desempenho melhor usando um sensor 135, deveriam ser criadas lentes novas, feitas pensando-se em digital 135, oferecendo um círculo de imagem bom como acontece com as novas APS.

Por isso mesmo que, na minha opinião, o engodo do digital 135 está justamente no fato que muitas das lentes 135 que se pretende usar com esse formato foram projetadas bem antes de se pensar em fotografia digital, e também, por serem projetos antigos, não oferecem a mesma qualidade que projetos mais recentes. Comparando-se com as lentes APS que foram projetadas para digital, e são todas recentes, fica fácil ver porque a vantagem está com o APS no momento.

[]s,

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta