Autor Tópico: Rebel 300D X Nikon D50  (Lida 9977 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 28 de Novembro de 2005, 16:32:31
Renato só um comentário.
72 dpi por cm está errado ehehehe!
ou é 72dpi ou é 72 dots por cm são coisas diferentes, dpi é pontos por polegada, hehehe. :)

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 28 de Novembro de 2005, 17:02:35
Então dpi só tem a ver com o tamanho de impressão?

No Photoshop dá para vizualizar em "tamanho de impressão" e em "tamanho original". Quando se está em 72dpi, o tamanho da impressão fica o mesmo que o original e quando está em 96dpi, por exemplo, o tamanho de impressão fica menor que o original.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #32 Online: 28 de Novembro de 2005, 19:38:32
Citar
Léo, eu não sou Canonzeiro... sou Minolteiro hehehe

Ah, se fosse para vc escolher uma 10D da Canon com "meia vida" vamos dizer assim, e uma d-50 da nikon, qual vc optaria?

Abraços,

Renato


obs: segue uma galeria de fotos feitas com a 300D... para mim, não vejo em termos de qualidade - o que se reclamar.
As fotos estão em alta para quem quiser abrir é só ir clicando. ((ótima galeria por sinal hehehe :mf_w00t2: ))
http://laurici.deviantart.com/gallery/
Renato,

Desculpa me meter na pergunta que o Leo nao respondeu...

Mas a 10D é um equipamento que com certeza eu preferiria comprar ao inves da D50... Pode ter sido lançado há 2 anos atras (que é bem pouco), mas é uma maquina simplesmente fantástica. A Canon acertou no projeto e eu acredito que mesmo com as "novidades" da D50, ela ainda é uma cam. de entrada e a 10D ainda é uma Semi-Pro.

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 28 de Novembro de 2005, 19:53:51 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #33 Online: 28 de Novembro de 2005, 19:51:49
Apesar de fan da D50, concordo com o Fernando. São câmeras diferentes, a 10D está anos-luz da D50, do mesmo modo que uma D2X está anos-luz da 10D, categorias diferentes n minha opinião não deveriam ser comparadas.
Nikon/Panasonic Gear


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #34 Online: 28 de Novembro de 2005, 22:49:36
Citar
Valeu Leo de novo...
já passei por isso que o renato falou... e era soh uma duvida que eu tinha sobre DPI´s...
agora jah tenho como discutir isso com as gráficas hehehe*

Pois é... isso é foda... e não adianta você explicar... os caras simplesmente falam: "ow, a gente quer foto em 300 dpi hein..." hahahaha


Citar
Renato só um comentário.
72 dpi por cm está errado ehehehe!
ou é 72dpi ou é 72 dots por cm são coisas diferentes, dpi é pontos por polegada, hehehe.

Olá Léo.
Creio que não esteja errado falar pixels/cm não... é apenas uma medida... ou pelo menos meu photoshop aceita os dois tipos, conforme a figura:


Citar
Renato,

Desculpa me meter na pergunta que o Leo nao respondeu...

Mas a 10D é um equipamento que com certeza eu preferiria comprar ao inves da D50... Pode ter sido lançado há 2 anos atras (que é bem pouco), mas é uma maquina simplesmente fantástica. A Canon acertou no projeto e eu acredito que mesmo com as "novidades" da D50, ela ainda é uma cam. de entrada e a 10D ainda é uma Semi-Pro.

Abraço,
Fernando

Citar
Apesar de fan da D50, concordo com o Fernando. São câmeras diferentes, a 10D está anos-luz da D50, do mesmo modo que uma D2X está anos-luz da 10D, categorias diferentes n minha opinião não deveriam ser comparadas.

Olá Fernando e Gustavo:
Pois é... realmente estão mesmo em categorias distintas... mas como a D50 possui a 2ª maior latitude das digitais, etc... eu levantei uma pergunta se valeria uma D50 Nova ou uma 10D CAnon usada DEVIDO AO FATO DE ESTAREM MAIS OU MENOS COM O MESMO PREÇO DE MERCADO (apesar que agora a D50 caiu bastante o preço)... mas se não me engano o Léo respondeu em outro tópico... hehehe - ele tb falou a 10D se não me engano... hahah

Abraços a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Dullius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #35 Online: 28 de Novembro de 2005, 23:23:58
Citar
Citar
Renato só um comentário.
72 dpi por cm está errado ehehehe!
ou é 72dpi ou é 72 dots por cm são coisas diferentes, dpi é pontos por polegada, hehehe.

Olá Léo.
Creio que não esteja errado falar pixels/cm não... é apenas uma medida... ou pelo menos meu photoshop aceita os dois tipos, conforme a figura:
Renato,

O que o Leo se referia é sobre falar "DPI p/ cm" e não "pixels p/ cm".
"DPI p/ cm" não faz sentido, pois DPI é pixels por polegada, portanto "DPI por cm" seria "pixels por polegada por cm", o que daria um valor com dimensão de "pixels" dividido por uma constante relacionada ao fator de conversão entre cm e polegadas. Ou seja, um número que na prática expressa uma grandeza que poder ser usada de forma relativa, mas que na prática não significaria absolutamente nada.

(Ok, no parágrafo acima utilizei meu dom de engenheiro de versar de maneira completamente confusa sobre um assunto sem adicionar absolutamente nada)
João Paulo Dullius
Porto Alegre - RS
Come to the light side!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #36 Online: 28 de Novembro de 2005, 23:25:33
Bom, aí depende a aplicação, Renato. Como eu sou amador e a D50 já é mt areia pro meu caminhãozinho, eu ficaria com ela. Especialmente pq gosto das cores Nikon e latitude ser algo que prezo, mas se fosse para trabalhar acho que levaria em conta a 10D.
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #37 Online: 29 de Novembro de 2005, 00:38:30
Citar
Bom, aí depende a aplicação, Renato. Como eu sou amador e a D50 já é mt areia pro meu caminhãozinho, eu ficaria com ela. Especialmente pq gosto das cores Nikon e latitude ser algo que prezo, mas se fosse para trabalhar acho que levaria em conta a 10D.
Concordo. Para mim, por exemplo, uma câmera com o corpo e as funções acessíveis da D70 e o sensor da D50 seria perfeita. As vantagens da 20D ou da 10D já não seriam tão importantes para a minha aplicação, exceto o fato da 20D possuir iso 3200. E isso que a 20D já foi meu sonho de consumo... :wub:  


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #38 Online: 29 de Novembro de 2005, 01:58:09
Ola galera.

O pessoal confundi muito esse negocio de DPI.

Eu digo, DPI é sinonimo de qualidade de imagem sim... porem, qualidade de imagem iimpressa...
DPI é uma medida de qualidade em impressão, ou seja, quantos pontos por cm² iram ser impresso.

Vc pode pegar uma foto de 2 MegaPixel (1600x1200) pedir para revelar a 300 DPI, vai ser gerado uma imagem de 10x15 aproximadamente.
Porem, se vc pedir para revelar a 180 DPI, vc consegue uma ampliação de 17x23 aproximadamente.

300 DPI é tido como qualidade fotografica... porem creio que se vc imprimir abaixo disso, uns 200 DPI nao perceberá diferença, pois o olho humano, apartir de um certo numero de pontos por cm² gera o efeito de ponto constante.

Vejam as fotos:





Foto 1600x1200 editada a 180 DPI
Tamanho de impressão : 17x22.5





Foto 1600x1200 editada a 300 DPI
Tamanho de impressão : 10x13.5

Creios que os caras do jornal reclamam dos DPI pois eles tem que abrir o menu do PS e editar a quantidade de DPI... eu acho que eles já querem que vcs mandem no formato para eles já.
A qualidade da foto na Tela do PC nao muda, apenas nas impressões :)

O que realmente importa é o tamanho total de pixels contidos na fotos... como vc vai agrupar eles e imprimir, é outra historia. Vc redimenciona no formato que deseja em DPI se o documento original tiver o numeros de pixels disponivel para imprimir na dimensão desejada com a quantidade de DPI desejada.
Nao adianta nada pegar uma foto VGA 640x480 e mandar revelar a 300 DPI... vai sair do tamanho de um selo de carta...rs...

e nao creio que fotos em papel jornal usem 300 DPI... se for revistas tudo bem, mas jornal... ? 180 DPI ta bom d+ :risada2:  
« Última modificação: 29 de Novembro de 2005, 02:07:30 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #39 Online: 29 de Novembro de 2005, 09:55:00
Citar
Renato,

O que o Leo se referia é sobre falar "DPI p/ cm" e não "pixels p/ cm".
"DPI p/ cm" não faz sentido, pois DPI é pixels por polegada, portanto "DPI por cm" seria "pixels por polegada por cm", o que daria um valor com dimensão de "pixels" dividido por uma constante relacionada ao fator de conversão entre cm e polegadas. Ou seja, um número que na prática expressa uma grandeza que poder ser usada de forma relativa, mas que na prática não significaria absolutamente nada.

(Ok, no parágrafo acima utilizei meu dom de engenheiro de versar de maneira completamente confusa sobre um assunto sem adicionar absolutamente nada)

Ah tá... eu devo ter confundido na hora de escrever então hehehe - aliás, agora eu estou confuso, confuso, confuso heheh - escrevei uma coisa pensando em outra?!?
Bem, mas realmente, pixel e dpi são coisas distintas (se eu falei outra coisa, desconsiderem hehehe) - mas são "grandezas" (me desculpe a expressão, não sei se posso dizer que são grandezas) que estão bem relacionadas pois são proporcionais quanto aos cm... quanto maior o pixel e o dpi, teoricamente, maior a foto em cm.
Mas o que eu acho que todos querem dizer é que dá para se ter uma foto grande e com qualidade aceitável ou até boa (para nossos olhos nus) com cerca de 150 dpi's, com uns 8,0 megapixel's, cerca de 20x30cm... agora, o contrário também é válido... dá para se ter uma "porcaria" de foto em 300 dpi ou até 600 dpi que seja, se os pixels foram reduzidos (vamos colocar o ex. citado de resol. VGA) ao se revelar uma foto 20x30cm por ex. Aí os dpi's altos não significariam nada... aliás, vc teria uma boa foto no tamanho de selo hehehe
Abraços,


Citar
Concordo. Para mim, por exemplo, uma câmera com o corpo e as funções acessíveis da D70 e o sensor da D50 seria perfeita. As vantagens da 20D ou da 10D já não seriam tão importantes para a minha aplicação, exceto o fato da 20D possuir iso 3200. E isso que a 20D já foi meu sonho de consumo... 

Hunm... vc apaixonou pela D50 hehehe - brincadeira
Então, mas eu ainda acho que as Canons de uma maneira geral puxam para o vermelho e as Nikon para o amarelo heheh - assim como as fuji puxam para o verde, as minolta para o azul... heheh - parece até que cada marca tende a puxar mais a cor de seu "simbolo"... esses dias estava lendo um artigo assim hehehe
Mas se este artigo estiver "correto", muitos vão concordar com ele, muitos não, mas TODOS vão concordar em dizer que as Canon não puxam para o vermelho, as fotos simplesmente FICAM VERMELHAS heheh (apesar de eu sempre dar uma vermelhada nas fotos ao revelar...), diferente das outras marcas que saturam as fotos de forma mais equilibrada...

Então Bruno, vc disse que o corpo da D70 com o sensor da D50 seria perfeito... heheh - eu notei que o mercado é cruel, aliás, sempre... pois fazem câmeras perfeitas num quesito e "ruim" ou não tão perfeito em outro, e vice-versa heheh - será que é de propósito isto?
hahhha apesar que se fosse para fazer uma câmera perfeitinha para mim, teriam que juntar umas 20 marcas de equipamentos e a câmera seria uma "Frankenstein" hahah

Abraços,

Renato
« Última modificação: 29 de Novembro de 2005, 09:56:26 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #40 Online: 29 de Novembro de 2005, 10:13:52
Citar
Ola galera.

O pessoal confundi muito esse negocio de DPI.

Eu digo, DPI é sinonimo de qualidade de imagem sim... porem, qualidade de imagem iimpressa...
DPI é uma medida de qualidade em impressão, ou seja, quantos pontos por cm² iram ser impresso.

Vc pode pegar uma foto de 2 MegaPixel (1600x1200) pedir para revelar a 300 DPI, vai ser gerado uma imagem de 10x15 aproximadamente.
Porem, se vc pedir para revelar a 180 DPI, vc consegue uma ampliação de 17x23 aproximadamente.

300 DPI é tido como qualidade fotografica... porem creio que se vc imprimir abaixo disso, uns 200 DPI nao perceberá diferença, pois o olho humano, apartir de um certo numero de pontos por cm² gera o efeito de ponto constante.

Vejam as fotos:





Foto 1600x1200 editada a 180 DPI
Tamanho de impressão : 17x22.5





Foto 1600x1200 editada a 300 DPI
Tamanho de impressão : 10x13.5

Creios que os caras do jornal reclamam dos DPI pois eles tem que abrir o menu do PS e editar a quantidade de DPI... eu acho que eles já querem que vcs mandem no formato para eles já.
A qualidade da foto na Tela do PC nao muda, apenas nas impressões :)

O que realmente importa é o tamanho total de pixels contidos na fotos... como vc vai agrupar eles e imprimir, é outra historia. Vc redimenciona no formato que deseja em DPI se o documento original tiver o numeros de pixels disponivel para imprimir na dimensão desejada com a quantidade de DPI desejada.
Nao adianta nada pegar uma foto VGA 640x480 e mandar revelar a 300 DPI... vai sair do tamanho de um selo de carta...rs...

e nao creio que fotos em papel jornal usem 300 DPI... se for revistas tudo bem, mas jornal... ? 180 DPI ta bom d+ :risada2:
Olha ai é que está não é sinônimo de qualidade porque DPI sozinha não diz nada sobre a capacidade de apresentação e retenção de detalhes de uma imagem.
A uma informação que lhe daria isso é a quantidade de pixels efetivos e reais da imagem, essa sim um definidor de qualidade de imagem, mesmo impressa, para obtermos alguma coisa a partir de DPI teríamos que ter também as dimenções do quadro e saber se houve algum outro tipo de interpolação, ou seja, não dá para falarmos de DPI sem relacionar com outros fatores para obtermos a informação de qualidade, pegue a imagem de 19KP do meu teste e tente fazer ela em 7X5cm com 300dpi, em seguida faça o mesmo com a de 72dpi maior e imprima ambas. ;)
A densidade de pixels só é útil na impressão porque diz quantos pixels colocar em um dado espaço, o que realmente pode afetar a qualidade de impressão, isso caso hajam pixels para colocar, porque o fator que realmente define a qualidade de uma imagem é esse número de pixels e sua respectiva qualidade.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #41 Online: 29 de Novembro de 2005, 10:26:20
Citar
Citar
Ola galera.

O pessoal confundi muito esse negocio de DPI.

Eu digo, DPI é sinonimo de qualidade de imagem sim... porem, qualidade de imagem iimpressa...
DPI é uma medida de qualidade em impressão, ou seja, quantos pontos por cm² iram ser impresso.

Vc pode pegar uma foto de 2 MegaPixel (1600x1200) pedir para revelar a 300 DPI, vai ser gerado uma imagem de 10x15 aproximadamente.
Porem, se vc pedir para revelar a 180 DPI, vc consegue uma ampliação de 17x23 aproximadamente.

300 DPI é tido como qualidade fotografica... porem creio que se vc imprimir abaixo disso, uns 200 DPI nao perceberá diferença, pois o olho humano, apartir de um certo numero de pontos por cm² gera o efeito de ponto constante.

Vejam as fotos:





Foto 1600x1200 editada a 180 DPI
Tamanho de impressão : 17x22.5





Foto 1600x1200 editada a 300 DPI
Tamanho de impressão : 10x13.5

Creios que os caras do jornal reclamam dos DPI pois eles tem que abrir o menu do PS e editar a quantidade de DPI... eu acho que eles já querem que vcs mandem no formato para eles já.
A qualidade da foto na Tela do PC nao muda, apenas nas impressões :)

O que realmente importa é o tamanho total de pixels contidos na fotos... como vc vai agrupar eles e imprimir, é outra historia. Vc redimenciona no formato que deseja em DPI se o documento original tiver o numeros de pixels disponivel para imprimir na dimensão desejada com a quantidade de DPI desejada.
Nao adianta nada pegar uma foto VGA 640x480 e mandar revelar a 300 DPI... vai sair do tamanho de um selo de carta...rs...

e nao creio que fotos em papel jornal usem 300 DPI... se for revistas tudo bem, mas jornal... ? 180 DPI ta bom d+ :risada2:
Olha ai é que está não é sinônimo de qualidade porque DPI sozinha não diz nada sobre a capacidade de apresentação e retenção de detalhes de uma imagem.
A uma informação que lhe daria isso é a quantidade de pixels efetivos e reais da imagem, essa sim um definidor de qualidade de imagem, mesmo impressa, para obtermos alguma coisa a partir de DPI teríamos que ter também as dimenções do quadro e saber se houve algum outro tipo de interpolação, ou seja, não dá para falarmos de DPI sem relacionar com outros fatores para obtermos a informação de qualidade, pegue a imagem de 19KP do meu teste e tente fazer ela em 7X5cm com 300dpi, em seguida faça o mesmo com a de 72dpi maior e imprima ambas. ;)
A densidade de pixels só é útil na impressão porque diz quantos pixels colocar em um dado espaço, o que realmente pode afetar a qualidade de impressão, isso caso hajam pixels para colocar, porque o fator que realmente define a qualidade de uma imagem é esse número de pixels e sua respectiva qualidade.

Sim, os DPI falam a resolução que vai ser impresso algo, a 300 DPI é tido como qualidade fotografica, porem no entando, tudo depende dos pixels originais e da qualidade que foram agrupados, tamanho etc...

 :thmbup:  
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #42 Online: 29 de Novembro de 2005, 12:46:21
Citar
Então Bruno, vc disse que o corpo da D70 com o sensor da D50 seria perfeito... heheh - eu notei que o mercado é cruel, aliás, sempre... pois fazem câmeras perfeitas num quesito e "ruim" ou não tão perfeito em outro, e vice-versa heheh - será que é de propósito isto?
hahhha apesar que se fosse para fazer uma câmera perfeitinha para mim, teriam que juntar umas 20 marcas de equipamentos e a câmera seria uma "Frankenstein" hahah

Abraços,

Renato
Na verdade, é só isso que ainda me impede de ter a segurança que eu quero para trocar. Gostei muito da D70! Tenho que pensar bem se vou querer a D50 com seu sensor melhor ou a D70 com a facilidade de manuseio, melhor acesso a algumas funções e mais opções personalizáveis. Mas uma coisa é certa: a câmera ideal para mim será a D80 (se for esse o nome, claro)! Comprando a D70 ou a D50, quando sair a substituta da D70 eu certamente irei comprá-la. Aí fica a dúvida: já trocar de uma vez e, quando sair essa câmera, já ter um bom jogo de lentes montado; ou esperar e só trocar tudo quando ela sair. O problema da espera é que meus equipamentos também vão se desvalorizando com o tempo, né? Até porque eu possivelmente não a compraria logo no lançamento, esperaria ela se desvalorizar um pouco. A 28-135, por exemplo, tem um mês de uso, garantia e tudo! A 100-300 tem mais tempo, mas também está na garantia, assim como a 50mm. Isso para a revenda é importante...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #43 Online: 29 de Novembro de 2005, 13:03:25
Bruno, espere a PMA, acho que teremos novidades na PMA.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #44 Online: 29 de Novembro de 2005, 13:08:34
Citar
Bruno, espere a PMA, acho que teremos novidades na PMA.
Pode ser o ideal mesmo. Quando ocorrerá?