Autor Tópico: Corpo DSLR atual x lente antiga  (Lida 2183 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Março de 2010, 01:44:09
Pessoal,

    Li, certa vez, em um fórum que não é recomendável se utilizar lentes antigas em corpos DSLR bem atuais, mas não me recordo qual(is) era(m)  era(m) a(s) justificativa(s) para esta "não-recomendação".
    Salvo engano meu, um dos motivos era o de que o tamanho maior dos sensores atuais fazia com que fossem mais facilmente percebidos nas fotos de um set deste tipo, os "defeitos", se é que podemos chamar assim, os pontos negativos dessas lentes antigas.
    Gostaria de saber esta argumentação supracitada procece ou não ? Por quê ?
    Se possível, respondam a esta minha dúvida sem entrar em detalhes tecnicamente muito aprofundados pois não tenho conhecimento do mundo DSLR.
    Existe algum outro fator, além do supractidado, para não se utilizar lentes mais antigas em corpos DSLR bem atuais ?
    Agradece,

    Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2010, 02:57:34
O fato de uma lente ser antiga não tem nada a ver com ela ser boa...
O que acontece é que lentes ruins vão apresentar resultados piores em uma DSLR full frame do que em uma com sensor pequeno.


Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2010, 21:15:50
Falando em Canon por exemplo, uma lente EF que foi fabricada para SLR analogica serve perfeitamente para uma DSLR. A unica diferença é que a lente em vez de ser uma 28-80, vai ser uma 44-128 devido ao crop de 1.6x, já que o sensor é menor.

O contrario já não vale. se vc pegar uma lente EFS, que é feita para DSLR com crop, até vai encaixar numa SLR, porém ao revelar os negativos voce vai ter uma borda preta nas fotos.
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2010, 23:42:50
Nas Canon, se você quer usar lentes FD é totalmente possível e os resultados são muito bons, não percebo diferença.
A unica diferença é que vc tem que ter o adaptador e o foco vai ser manual.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2010, 13:53:11
Há duas diferenças em se tratando de lentes específicas para digital cropada. Mas não vejo relevância prática nessas diferenças.

1) o coating do último elemento é diferente para diminuir reflexões entre ele e o sensor;

2) o círculo de projeção é menor, então como há menos luz dentro da cãmera escura, supostamente há menos reflexões internas, mesmo sendo todo o interior preto.

Nenhuma das duas coisas me importa muito.