Autor Tópico: Help!! Leitor de Livros Digitais  (Lida 5385 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 01 de Junho de 2019, 00:01:55
Ola Colegas!

Gosto muito de livros impressos, mas como voltei aos bancos escolares e pelos próximos anos terei milhares de paginas pela frente, to pensado em adquirir um leitor de livros digitais.
O que me atrai e a ideia de estar com todos os livros em qq lugar a toda hora e sem carregar peso rsrs
Conhecimento e experiencia zero no assunto..me ajudem por favor  :assobi:

Você usa qual?
Quais vantagens?
Quais desvantagens?
Usou e não gostou, pq?

Agradeço!

Abs
M Rezende


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2019, 18:18:44
Eu uso o Kindle, da Amazon.
Tem a opção de ser Kindle Unlimited e por R$20 por mês ter acesso a um monte de livros. Tipo um Netflix de e-book. Tem opção de livro grátis para baixar e pode ler PDF. Prefira sempre a versão paperwhite ou melhor, porque o backlight faz muita diferença e a qualidade da tela é melhor. A bateria dura uma eternidade por conta de ser e-ink. Contra? Só acho um pouco lento. Tô acostumado com meu celular que é clicar e já faz e no Kindle tem sempre um delay mínimo. Nada gritante mas é um ponto a notar.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2019, 06:37:09
Uso Kindle e Ipad. Kindle para livros só de texto (em que o Kindle é ótimo), Ipad para PDFs e livros com imagens (em que o Kindle é ruim).


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2019, 11:32:46
Já tive Kobo, meu primeiro e-reader, que graças a Deus me livrei rápido na época, e de tão ruim acabou.
Do Kobo passei para o Kindle Paperwhite. Até esse ano era a melhor opção. Digo era pq a densidade da tela é 300ppi e até então, a primeira versão com tela retroiluminada.
Acontece que esse ano lançaram as novas gerações e a versão do entrada já vem com tela retroiluminada e por ser bem mais barato, se torna a melhor opção!
Isso para leitura de livros/textos (pode enviar artigos da internet, pocket, instapaper). Para PDF e imagens, como já dito, não fica bom mesmo convertendo com o Calibre.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2019, 17:55:08
Acho que atualmente só existe o kindle, não? Tenho e adoro. Mas concordo com RFP. Eu tenho kindle e ipad, ambos se completam, já que não existe kindle em cores, ainda (a não ser que tenham lançado recentemente e eu não esteja sabendo, rsrs), e isso faz falta para livros com imagens.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2019, 16:21:49
Acho que atualmente só existe o kindle, não? Tenho e adoro. Mas concordo com RFP. Eu tenho kindle e ipad, ambos se completam, já que não existe kindle em cores, ainda (a não ser que tenham lançado recentemente e eu não esteja sabendo, rsrs), e isso faz falta para livros com imagens.

Tem esse LEV tb
https://www.saraiva.com.br/lev


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2019, 17:13:53
Nenhum dos dois está disponível... me pergunto se voltarão a estar, já que a Saraiva vai mal das pernas.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2019, 19:04:09
Tem esse LEV tb
https://www.saraiva.com.br/lev

Tem o pedigree da Bookeen, francesa...

https://bookeen.com/

... e 2 destaques em relação ao Kindle: a) compatibilidade *nativa* com outros formatos (ePub, PDF...) e b) soquete para microSD card. Só copiar seus eBook para o cartão, plugar no dispositivo e pronto.

O hardware é mais modesto mas o preço também.



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2019, 19:40:31
Tenho um Kindle, dos primeirões ainda. Acho que foi o primeiro kindle com touchscreen...

É muito bom para ler livros nos formatos nativos (.mobi,.azw). Você encontra fácil livros estrangeiros em qualquer canto da internet, já brasileiros tem que procurar um pouco mais.

Para quem lê muito tem o kindle unlimited que te permite se matar de tanto ler por um preço atrativo :hysterical

Pra mim a idéia do kindle sempre foi poder comprar livros bem mais em conta por não ter o custo da impressão, por aqui não vejo muito isso (na amazon US costuma ter preços mais convidativos) então as vezes ainda prefiro comprar o livro fisico e baixar a versão para o kindle di-grátis por aí. Aliás, eu já tive experiencias curiosas com publicações independentes, comprei a versão para o kindle e não tinham as imagens, nem em PB, aí entrei em contato com o escritor e ele me forneceu uma cópia em pdf do livro com as imagens :ok:

Não recomendo usar para pdf, é meio desconfortável, já para slides eu achava muito legal na faculdade. Não é que não seja possível colocar pdf, eu mesmo sempre coloquei, mas você tem que ficar dando zoom e movendo a pagina para conseguir ler direito e como a e-ink é meio lenta acaba cansando.

Eu não curto a versão retroiluminada, cansa a vista. Quando quero ler no escuro ligo um abajur do meu lado.

Enfim, se você curte ler no mínimo um livro por mês, mesmo que em casa, vale à pena! Se tiver costume de ler em metro, por exemplo, nem tenha duvida de pegar um, faz toda a diferença! Só tenha em mente que ele não é um tablet.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2019, 20:31:49
Sobre o Lev, relatos por toda internet de travamentos e perda de dados.
Sobre o PDF e outros formatos, pelo que já li em vários fóruns, ele faz uma conversão dos arquivos internamente, tal qual se faz com o calibre, só que antes de colocar no memória do Kindle. E dizem que a qualidade após a conversão não é muito melhor que no Kindle...

Sobre o Kindle Unlimited, vae ressaltar que não é essa maravilha toda. Não são todos os livros disponíveis na Amazon e a qualidade do catálogo é bem questionável. Tanto que vivem fazendo promoções de R$ 1,99 por 3 meses pra tentar fisgar clientes, mas não dá certo. Inclusive essa promoção está ativa até 31/07 dessa vez!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Junho de 2019, 21:52:27
Abaixo minhas ponderações sobre o uso do Bookeen, e não do Lev.

Ao autor do tópico, não estou recomendando nenhuma marca ou modelo, somente relatando minhas impressões para ajudar na decisão.

Quanto a comprar ou não um leitor de eBook, aí sim, recomendo sem dúvidas a aquisição de um.

Por partes:

<...>
Sobre o Lev, relatos por toda internet de travamentos e perda de dados.
<...>
Dever isto mesmo. Fizeram uma adaptação para português e para a loja Saraiva. Uso o Bookeen original, bem antigo, e nunca tive problemas, mas não duvido que ocorra isto no LEV.

Sobre o PDF <...> pelo que já li em vários fóruns, ele faz uma conversão dos arquivos internamente, <...> e dizem que a qualidade após a conversão não é muito melhor que no Kindle...
A conversão de PDF é horível mesmo. Quer seja a nativa do Bookeen, quer pela conversão pelo Calibre ou a pela Amazon (na época era via uma conta de e-mail). Não sei se existe este serviço atualmente, mas esta solução era surreal.

Sobre <...> outros formatos, ele faz uma conversão dos arquivos internamente, tal qual se faz com o calibre, só que antes de colocar no memória do Kindle. <...>
Essa é a vantagem. Não é conversão via aplicativo no computador para depois transferir ao dispositivo para usar, o que é um saco mim, pelo menos. Exceto PDF, não é conversão, é nativo no Bookeen. Coloca o eBook no SDcard e tá pronto. Simples assim.

Sobre <...> outros formatos, pelo que já li em vários fóruns, ele faz uma conversão dos arquivos internamente, tal qual se faz com o calibre, só que antes de colocar no memória do Kindle. E dizem que a qualidade após a conversão não é muito melhor que no Kindle...
Posso afirmar pelo formato ePub(*), que é o que uso na maioria das vezes. 110% sem problemas.

<...>só que antes de colocar no memória do Kindle.
Este é o outro ponto que destaquei. Se estiver em um microSD card no dispositivo *já*  está pronto para ler.



ps.
(*)ePub
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/EPUB

Na época o único formato nativo que não precisava conversão no Kindle era o .azw, proprietário da Amazon. Hoje não sei dizer.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2019, 10:25:14


Posso afirmar pelo formato ePub(*), que é o que uso na maioria das vezes. 110% sem problemas.

ps.
(*)ePub
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/EPUB

Na época o único formato nativo que não precisava conversão no Kindle era o .azw, proprietário da Amazon. Hoje não sei dizer.

Tive o Kobo Glo (graças a Deus fiquei livre daquilo) que trabalhava com epub e achava ótimo o formato e as configurações/formatação/layout/etc.
Mas depois com o Kindle nunca mais usei epub (até pq teria que converter para mobi). Acho o mobi muito melhor e mais consistente que epub.
Aliás, nunca usei AZW, que desde que comprei me parece ser usado apenas para HQs enquanto livros trabalham com o mobi.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2019, 12:43:29
Tive o Kobo Glo (graças a Deus fiquei livre daquilo) que trabalhava com epub e achava ótimo o formato e as configurações/formatação/layout/etc.
<...>AZW, que desde que comprei me parece ser usado apenas para HQs enquanto livros trabalham com o mobi.
Você tem razão André quando falei AZW queria me referir ao formato MOBI mesmo.
Obrigado por retificar.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2019, 22:37:39
Kindle. É bom, seguro e prático e tudo mais.
Quase sempre que compro livros físicos na Amazon.com.br, recebo o brinde de escolher um ebook dentro de uma lista que sempre tem algum que me agrada. Já coloquei alguns ebooks "gratuitos" também.

Os preços dos livros digitais deveriam ser mais baratos mesmo. Alguns chegam a estar mais caros que a versão física.
Sempre dá pra melhorar.