Autor Tópico: Qual será o futuro da fotografia analógica?  (Lida 23925 vezes)

Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Online: 29 de Março de 2010, 17:29:24
Olá companheiros de forum!

Venho até vocês com uma dúvida que surgiu em minha rotina de trabalho. Desde do ínicio aprendi fotografia com camêras analógicas. Comecei com uma Mirage Robby antiga que ganhei do meu pai quando tinha 15 anos( é saboneteira eu sei :hysterical:). Daí pra frente vocês já devem imaginar. Hoje começo dando um passo de cada vez, a cada dia melhoro minha técnica e meus trabalhos e pouco a pouco vou conquistando meu espaço.

A alguns dias apareceu uma cliente que queria fazer o acompanhamento da gravides desde o inicio até o nascimento. Conversando com ela e analisando seu perfil, estilo e gostos vi que poderia se fazer um ótimo trabalho, pois é uma pessoas de um gosto bem especifico e facil de agradar.

Até ai tudo bem, o problema foi quando disse o que ela achava de fazermos algumas fotos de teste pra ela ver como ficava meu trabalho depois de pronto e assim fazer uma analise tendo fotos dela mesma em mãos. Quando ela viu que eu ia utilizar uma camera analógica,  :no: :doh:, lasco.

Ela disse que se eu não me importasse ela preferia que fosse feito com camêra digital. Eu não entendi o porque do preconceito pois lhe presentiaria com algumas amostras e as mesmas seriam feitas do mesmo jeito. Reveladas ou impressas em tamanho 15x21.

Lhe perguntei o porque da preferencia. Olha só a resposta. "eu acho que as fotos digitais tem mais qualidade e a gente pode ver na hora.

Pra mim tudo bem, pego a digital e tiro as fotos mas eu consigo fazer o mesmo trabalho com ambas e em alguns que já fiz o resultado das analogicas foi melhor.


Bem deixou aqui minha pergunta: Que futuro espera aqueles que ainda se utilizam das analógicas para seu trabalho no dia-a-dia? :ponder: :snack:

Gostaria que todos compartilhassem seus conhecimentos e pensamentos comigo.

Desde de já muito obrigado!
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Março de 2010, 17:38:07
A fotografia analógica hoje será de uso somente dos hobbistas. E ainda poucos.
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


jamil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Março de 2010, 19:30:57
infelizmente parece que, contrariando qualquer outra tecnologia, a disseminação do meio digital já conquistou muitos fãs (ao que tudo indica nem todos bem esclarecidos sobre as possibilidades análogicas e digitais).
eu, como hobbista, não abro mão da minha elan, mesmo depois de testar (e posteriormente vender) uma xt.
imagino que sua satisfação e prazer ao trabalhar com uma câmera analógica seja semelahante a minha ao empunhar uma para meus momentos de lazer.
espero sinceramente que assim como o vinil, que foi considerado por muitos como morto e enterrado mas que para surpresa geral retorna com força, o sistema analógico tenha uma vida longa para que possamos optar pelo que mais nos agrada.
quanto a resultados, em minha humilde opinião, ainda são melhores os analógicos.

um grande abraço e sucesso,

jamil
"Nunc est bibendun"


Abuja

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #3 Online: 29 de Março de 2010, 19:49:14
Com filme de $3,00 é difícil uma 35 mm competir com as digitas de ponta, mas com um filme de grão bem fino talvez empate, Jamil onde encontro Lps novos, para não desviar o assunto me responde por MP.


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #4 Online: 29 de Março de 2010, 19:51:49
Creio que o futuro dos filmes será definido pelas próximas gerações de sensores.

Se conseguirem um sensor que tenha a mesma latitude que o filme com definição de cores e com baixo ruído, o filme não resistirá.

No caso do vinil, segundo os puristas, o CD não consegue reproduzir com fidelidade os sons mais graves nem os mais agudos. Po isso o bolchão resiste bravamente, tendo disponíveis até pick ups high tech lançadas recentemente.


BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #5 Online: 29 de Março de 2010, 20:14:57
Sei lá, acho que o uso de filme pra fotografia social profissional é contraproducente.
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 29 de Março de 2010, 20:17:16
Filme hoje não é mais para trabalho, mas sim para prazer ou um trabalho artesanal.
« Última modificação: 29 de Março de 2010, 20:17:41 por Elmo »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Março de 2010, 20:28:13
Quanto à "preferência" do cliente pelo digital quando a pessoa é leiga em fotografia, eu acho uma postura extremamente contrária ao bom senso. Nada razoável esse tipo de opção baseado num "achismo" infundado.

Me permite fazer uma sugestão?

Pegue umas trinta fotografias (bastante, para confundir mesmo). Todas feitas ao acaso, em lugares diferentes, com exposições diferentes. Metade feita com filme, a outra parte com digital. Peça para a pessoa definir quais resultados gosta mais. Depois disso, apure quem é digital, quem é filme.

Sei não, hein! Desde já estou inclinado a dizer que ela vai gostar mais do...(não!, não vou dizer isso agora).
« Última modificação: 29 de Março de 2010, 20:30:03 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #8 Online: 29 de Março de 2010, 21:16:10
Quando se usa um filme de boa qualidade, adequado para a situação, não há como a digital ficar melhor, ainda. Cores fortes, contraste profundo, fotos "vivas". Temos de levar em consideração que muita gente comprar as fotos digitais com aqueles filmes baratos, tirados com uma instamatic, revelados na esquina e com economia pq o filme tem de dar para festa inteira. Com a era digital o povo começou a fazer o que os profissionais faziam com filme, tirar um monte de fotos e escolher as melhores, mesmo que de maneira equivocada.


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #9 Online: 29 de Março de 2010, 23:50:27
http://www.zacuto.com/shootout

Não vai influir no futuro do filme mas em relação a qualidade . . .


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #10 Online: 30 de Março de 2010, 00:08:56
O mesmo da pintura, do vinil. Não vai ser o mercado de massa que já foi, mas vai cair um pouco mais e se estabilizar. Eu tenho uma boa saboneteira digital - Panasonic TZ5 - mas minha esposa ainda prefere as point-and-shoot de filme que temos. A razão: "digital você tem que ver no computador. Filme você revela e leva na bolsa." A lógica é dela.
Eu já prefiro filme pela qualidade e não me refiro às eternas e infindáveis discussões sobre resolução, mas sim em relação às cores mesmo. Por isso, inclusive, que só uso cromo ou PBs.
Agora que a Angel Photo tem o Velvia 50 por um preço relativamente bom, sugiro que todos o experimentem, de preferência num dia de Sol.
Abraços,
José Azevedo


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #11 Online: 30 de Março de 2010, 11:02:06
Olá, eu espero que o sistema analógico seja valente e continue a brigar com a tecnologia por muitos anos ainda, pois não tenho a interesse de sair do filme e ir para o digital. Utilizarei o sistema digital sim  mas apenas para casos em que somente o mesmo consiga realizar o trabalho proposto ou por um forte desejo de algum cliente.

Vamos lá continuemos os comentários galera!
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #12 Online: 30 de Março de 2010, 11:23:53
Acho que a praticidade da digital mata a analógica profissionalmente, isso pra não falar em pós-produção (Photoshop, etc).
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #13 Online: 30 de Março de 2010, 13:48:48
Penso que a fotografia analógica, é vista como coisa ultrapassada... pelo público leigo.
E pensam que o digital, com toda tecnologia avançada, é melhor sem nem o que discutir.

Eu fotografo eventos sociais a um certo tempo...
Migrei pro digital em 2004.
Um pouco antes de migrar pro digital, acredito que lá pra 2003, um conhecido meu que estava pra casar veio perguntar se eu já estava fotografando em digital. Eu disse que não. E ele perguntou se tinha previsão de quando ia começar a fotografar em digital.
Tentei explicar pra ele.. que não tinha previsão, porque para o meu trabalho era mais vantajoso o analógico. Eu tinha meu laboratório. Eu mesmo (com ajuda de meu pai) fazia desde a revelação de nossos filmes até a ampliação de nossas fotos. E por ser nós mesmo que fazíamos tudo, tinhamos um alto controle de qualidade e não queria abrir mão disso.

Resultado... o cara nem sequer pediu um orçamento pras fotos do casamento dele.
E lembrando, isso foi em 2003.

Como já foi falado, comercialmente hoje o que vale é digital.

Penso que pra conseguir vender um trabalho em analógico, tem que pra ser pra um cliente específico, que sabe o que quer.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #14 Online: 30 de Março de 2010, 14:01:24
Penso que pra conseguir vender um trabalho em analógico, tem que pra ser pra um cliente específico, que sabe o que quer.

Que sabe o que quer e tem conhecimento suficiente para saber o que é realmente bom em termos de qualidade. Muita gente acha que só pq a tecnologia é mais atual é necessariamente melhor.