Autor Tópico: Qual será o futuro da fotografia analógica?  (Lida 24021 vezes)

rgerent

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Resposta #45 Online: 31 de Março de 2010, 19:16:08
Na minha opinião o futuro da fotografia analógica é longo, pois eu assim como muitos de vocês sabem que vale a pena pagar um filme e revelá-lo.
Pensando bem 360 poses = 10 filmes, você pode comprar por cerca de R$60,00 o problema é que o povão quer também o arquivo digital  :aua:


Renato Picarelli

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Resposta #46 Online: 31 de Março de 2010, 22:02:18
Na minha opinião o futuro da fotografia analógica é longo, pois eu assim como muitos de vocês sabem que vale a pena pagar um filme e revelá-lo.
Pensando bem 360 poses = 10 filmes, você pode comprar por cerca de R$60,00 o problema é que o povão quer também o arquivo digital  :aua:

Por isso que eu digo que muitos vão mais pelo modismo.
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ELIAS

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Resposta #47 Online: 31 de Março de 2010, 23:08:08

Entendo seu ponto de vista Elias, comercialmente e técnicamente. Parece que ao meu ver vou ter que mudar muito meus conceitos. Mas mesmo assim quando vc fazia casamentos com analógicas com 180 fotos tenho certeza que vc dava conta do serviço tranquilo.

Uma curiosidade, sei que faz tempo mas vc já comparou fotos do ultimo casamento que vc fez com analógicas e o ultimo que vc fez com digital?

Se o fez qual é sua visão técnica do seu trabalho feito nos dois sistemas e o que mudou das 180 fotos para as 500?

Se puder me responder vai me ajudar muito em troca de informação e conhecimento.

Obrigado e abraços!

Olá Renato,

Nunca fiz nenhuma comparação direta, dos últimos eventos fotografados com analógico, para com as digitais.
Até penso em fazer a mesma foto qualquer dia... usando a mesma lente inclusive, com analógico e digital pra ver como fica a diferença.

Mas posso dizer que de modo geral, minha fotografia melhorou com o digital pelo seguinte:

*Primeiro, por trabalhar sempre pra clientes com poder aquisitivo baixo, nunca investi em conhecer uma variedade de filmes. Então sempre usei filmes ISO 100 ou 200.

*Segundo, com o digital aprendi a dominar mais a luz. Tanto aproveitando a luz ambiente com os ISOS mais altos que a digital proporciona, como com efeitos de flash rebatido, tanto em teto, como em rebatedores e difusores.
No digital isso facilita bastante, por te mostrar a imagem na hora... fica fácil ver quando erra e quando acerta. Então foi aí que consegui uma variedade maior de iluminação.

Então vendo hoje um casamento que fotografo com digital, vejo uma melhor qualidade devido a um fundo muito mais claro, uma luz mais difusa...

Coisa que não consegui no analógico devido a ficar restrito a ISOs mais baixos, e a dificuldade de aprender algo novo, ou tentar inovar... sem ter uma resposta instantanea para comparação como no digital.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

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Barboza

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Resposta #48 Online: 01 de Abril de 2010, 09:43:11
Entendo seu ponto de vista Elias, comercialmente e técnicamente. Parece que ao meu ver vou ter que mudar muito meus conceitos. Mas mesmo assim quando vc fazia casamentos com analógicas com 180 fotos tenho certeza que vc dava conta do serviço tranquilo

Renato

Sem querer dar uma de conselheiro sentimental, mas pense que mesmo utilizando o sistema digital profissionalmente, você poderá ter o prazer de fotografar e revelar seus filmes quando quiser (muitos, de preferência), e isso ninguém poderá tirar de você.

Talvez essa forma de utilização (hobby) até torne a coisa mais interessante e divertida!

Abraço
« Última modificação: 01 de Abril de 2010, 09:43:59 por Barboza »


Renato Picarelli

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Resposta #49 Online: 01 de Abril de 2010, 10:36:25
Renato

Sem querer dar uma de conselheiro sentimental, mas pense que mesmo utilizando o sistema digital profissionalmente, você poderá ter o prazer de fotografar e revelar seus filmes quando quiser (muitos, de preferência), e isso ninguém poderá tirar de você.

Talvez essa forma de utilização (hobby) até torne a coisa mais interessante e divertida!

Abraço

Acho que pode ser Barbosa!

Me apeguei muito ao sistema analógico e parace que estou em dúvidas para utilizar o digital em um fluxo de trabalho mais abrangente.

Também existe a questão de que vai um investimento bem maior em digital mesmo que para começar com equipamentos usados até ter um retorno e poder comprar novos.

Sei que muitos vão dizer que depois o investimento se paga. Conheço bem tecnologia e sei que tudo que vai ficando melhor vai ficando mais caro e o que vai saindo de linha ou ficando ultrapassado fica mais barato.

Mas este bate papo esta sendo muito bom para mim. Estou entendendo muito o processo e as vantagens e desvatagens de ambos, também estou entendendo que posso trabalhar com os dois sistemas lado a lado e quem sabe eu consiga usar um para compensar as falhas do outro e vice e versa.

Claro vai mais tempo e estudo e muita leitura para ter mais idéias e expandir minha maneira de pensar e desenvolver minha criatividade.

Mais uma vez obrigado a todos que estão me ajudando com suas contribuições e peço que continuem, pois conhecer novas maneiras de trabalho e pensamentos diferentes do meu ajuda em muito em meu desenvolvimento.
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joseazevedo

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Resposta #50 Online: 01 de Abril de 2010, 13:21:05
As pessoas se impressionam com números. Se você fala que entregará 500 por 1000 reais (exemplo), ela acha muito mais vantajoso do que 100 por 1000. Dane-se a mídia. E também, para esse tipo de gente, a qualidade. Quantidade é o que interessa.
É burrice? Completa. Ninguém em sã consciência vê um álbum de casamento com mais de 200 fotos duas vezes na vida. E 200 ainda está demais... Palavra de quem já casou, hehehe. Ah, as fotos do meu foram feitas com filme 120, Hasselblad, até porque 20 anos atrás não tinha digital que prestasse. E mesmo assim ainda ia preferir filme.

Eu acho que esse tópico está se desviando um pouco da razão original dele, debater o futuro da fotografia analógica, para ficar muito no filme x digital comercialmente. Nisso digital ganha, principalmente nesse tipo de trabalho quantitativo. Agora, em trabalhos qualitativos eu acho prefiro o uso de filme - 120 ou até 4x5, dependendo do que for.

Quanto ao futuro da fotografia analógica, um grupo de amantes de polaroid acaba de lançar seus dois primeiros filmes no mercado americano:
http://reviews.photographyreview.com/blog/impossible-project-polaroid-photographers-hope/

Abraços,

José Azevedo


Renato Picarelli

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Resposta #51 Online: 01 de Abril de 2010, 14:32:06
As pessoas se impressionam com números. Se você fala que entregará 500 por 1000 reais (exemplo), ela acha muito mais vantajoso do que 100 por 1000. Dane-se a mídia. E também, para esse tipo de gente, a qualidade. Quantidade é o que interessa.
É burrice? Completa. Ninguém em sã consciência vê um álbum de casamento com mais de 200 fotos duas vezes na vida. E 200 ainda está demais... Palavra de quem já casou, hehehe. Ah, as fotos do meu foram feitas com filme 120, Hasselblad, até porque 20 anos atrás não tinha digital que prestasse. E mesmo assim ainda ia preferir filme.

Eu acho que esse tópico está se desviando um pouco da razão original dele, debater o futuro da fotografia analógica, para ficar muito no filme x digital comercialmente. Nisso digital ganha, principalmente nesse tipo de trabalho quantitativo. Agora, em trabalhos qualitativos eu acho prefiro o uso de filme - 120 ou até 4x5, dependendo do que for.

Quanto ao futuro da fotografia analógica, um grupo de amantes de polaroid acaba de lançar seus dois primeiros filmes no mercado americano:
http://reviews.photographyreview.com/blog/impossible-project-polaroid-photographers-hope/

Abraços,

José Azevedo

Muito bom seu comentário J.A.

Então vamos nos prender apenas ao sistema analógico.


Já pesquisei algumas cameras de medio e grande formato para fazer trabalhos em estúdio porem também fiquei na dúvida se seria o melhor a fazer.

Já que trabalhar com filme está ficando cada dia mais inviavél será que não estaria arriscando a comprar algo que depois poderia deixar parado sem me dar retorno?

E me desculpem os amantes de grandes formatos, não sou nenhum especialista no assunto e por isso estas são objeto de minha proxima etapa nos estudos em fotografia. Pode ser que eu tenha dito alguma besteira mas vamos aprendendo com a ajuda de todos.

Uma questão que me veio agora! O que fazer então? Me parece que o mais lógico seria sentar e esperar, tendo a alternativa de mudar totalmente de sistema como certa. Pelo que pecebi minha camera vai ser utilizada para matar a saudade de algo que não mais é bem visto pela sociedade capitalista.
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thiagolara123

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Resposta #52 Online: 01 de Abril de 2010, 14:58:26
Vcs sabem que eu não estou passando por esse drama do filme?!

Tipo, eu vejo e ouço o pessoal reclamando, mas sempre encontro filme PB, colorido e cromo de asa alta e baixa, até filme pra back polaroid. Não tenho dificuldade em achar quem revele, nem quem amplie. Atualmente tô gastando uns 4,50 por click contando o filme, revelação, contato e digitalização (16mpx, não tem jeito, saída é digital, só faço ampliação analógica pra mim), e o meu laboratório ainda se dá o trabalho de colocar o filme numa folhinha de print file e colocar uma etiqueta com o mesmo número da folhinha no contato. Não acho caro, considerando que é médio formato e oferece toda uma espacialidade diferente do 35 mm, em termos compositivos, e as câmeras mais caras não custam nem 2000 reais, tirando Hassel.

Sei lá. Vai ver que é porque vcs pegaram assim um tempo de oferta mais ampla, aí parece que vai acabar.

Mas pra mim que comecei ontem pra ser sincero até que as coisas não vão assim tão mal. Existe realmente um "bilhete" mais complicado de comprar, que se não é mais caro, é de oferta mais restrita do que a fotografia digital. Mas não acho coisa de outro mundo não. Aprendi onde estavam os profissionais e equipamentos que eu precisava pesquisando na internet.

Agora, esse mercado de evento pra particulares, eu imagino que sempre tenha sido assim sanguinolento como é hj, por ser por onde muita gente começa. E lugar que tem principiante puxando o preço, aí o filme fica difícil.

Mas moda tem um monte de gente fazendo filme. Imagino que outras áreas tb tenha. Arquitetura, por exemplo, eu não imagino um jeito melhor de fazer do que 4x5. Claro que isso vai ser somente para o topo da cadeia alimentar, como quase tudo que é bom na vida.

É mais uma questão de se posicionar em direção a quem aprecia a fotografia como linguagem, e não somente como registro.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Marco Jundiai

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Resposta #53 Online: 02 de Abril de 2010, 00:17:20
Bom, vcs estão falando de serviço profissional, o que não é minha área, mas vou fazer apenas um comentário: Para trabalhos em PB, mesmo o 35mm não foi superado pelo digital, a gama de cinzas é muito maior com filme e se for MF ou GF então... pelo menos é a minha experiência, nunca consegui PB com a qualidade de filme com digital.


Elmo

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Resposta #54 Online: 02 de Abril de 2010, 08:25:42
Hoje mesmo, um amigo, Otacilio, me fez lembrar de David Burnett. Ele se dá bem ao usar digital e o analógico em seu trabalho.





Veja e namore as fotos no seu site: www.davidburnett.com

Até foto de Holga!!

Vejam essa de uma matéria da Time sobre garotos:



Essa do Ted Kennedy, putz:



Imagine você. De frente ao Obama, com uma Speed Graphic e uma digital na mão. Qual você utilizaria? (com essa foto ele ganhou o primeiro prêmio de fotojornalismo BOP 2009)

« Última modificação: 02 de Abril de 2010, 08:39:51 por Elmo »


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Resposta #55 Online: 02 de Abril de 2010, 08:41:09
E IMAGINE ESSAS FOTOS ACIMA EM PAPEL!!!!!!!  :shock:


thiagolara123

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Resposta #56 Online: 02 de Abril de 2010, 09:18:08
Caraca Elmo, que seleção hein! :)
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Renato Picarelli

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Resposta #57 Online: 02 de Abril de 2010, 12:21:25
Com certeza uma inspiração profissional :worship: :clap: :ok:
« Última modificação: 02 de Abril de 2010, 12:21:45 por Renato Picarelli »
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Renato Picarelli

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Resposta #58 Online: 03 de Abril de 2010, 16:03:14
Venho agradecer a todos que contribuíram com um pouco de seus conhecimentos e comentários para esta dúvida que rondou meus pensamentos.

Agora vejo muito mais além, não é apenas um desafio e sim uma oportunidade de evoluir e aprender muito mais. Uns são especialista em digital e PS, fazem excelentes trabalhos e não há como não admirar seus trabalhos.

Outros mantem um metodo de trabalho tradicional que encantou desde o começo da fotografia e estão lutando para manter o mesmo ativo até os dias de hoje.

Percebi que tenho mais a aprender quando conseguir unir os dois em um só trabalho. Fazer uma trabalho com uma camera digital ou fazer um trabalho com uma analógica. Não esta ai questão e sim em como eu posso realizar um trabalho com os dois sistemas juntos para o mesmo fim.

Ta certo, tem gente que vai dizer que isso é bonito na teoria. Mas e na pratica, é bem diferente.

Mas cada um vê e analisa um situação de maneiras diferentes. Posso dizer que o que li aqui e os comentários foram ótimos para entender e ter uma resposta a minha dúvida.

Obrigado a todos! E feliz páscoa adiantado :clap: :ok: :worship:


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Branco Melo

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Resposta #59 Online: 05 de Abril de 2010, 22:28:14
Senhores, não sei até onde vai chegar essa conversa...
Mas, vou dar pitaco tambem... li este topico desde o inicio e ouso dizer, meio que contra vontade  que, as analogicas estão com os dias contados, é triste mas é fato e todo mundo aqui sabe bem da praticidade das digitais e tambem do custo-beneficio, sem contar que é mais ecologica, pois voce não se preocupa em guardar um monte de filmes revelados, e depois de um certo tempo te-los que jogar no lixo, poluindo ainda mais o meio ambiente, porque não tem mais serventia pois o cliente já não precisa mais.
Para quem usa a fotografia como ganha pão sabe bem o que quero dizer.
Sou fotografo a alguns anos e a minha... "migração" rsrsss, para a digital so aconteceu no ano 2008 quando notei que estava perdendo espaço para outros.
Estava um dia num evento, e o prefeito daqui pediu para fotografa-lo, protamente fui... "minha camera, uma Elan 7n" fiz as fotos, e para minha surpresa, aquele senho de seus 70 anos pediu para olhar as fotos, naquele momento. Eu meio sem graça lhe disse que era de filme.
Foi só ai que percebí que era hora de mudar.
Não por vontade, mas por nescessidade.
Tô ha um ano e meio com digital e falando francamente e comercialmente não me arrependo.
Ainda guardo a minha camera analogica e não a vendo por nada, sem falar que nenhum fotografo quer comprar uma analogica por mais barata que se queira vender, ficará como lembrança quando o bom e velho filme se for.
Respeito a opinião de todos aqui, mas se Niépce fosse vivo ficaria muito feliz em saber a que nivel seu invento chegou.
Proponho que denhamos tempo ao tempo para que a fotografia digital evolua para seu segundo estagio e se compare a qualidade dos filmes, pois todo sabem que o filme não chegou onde está da noite para o dia.
Abraço.
      
« Última modificação: 05 de Abril de 2010, 22:52:20 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

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