Autor Tópico: Safe Memory Card Practices  (Lida 1514 vezes)

Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Online: 16 de Novembro de 2005, 00:24:07
Acho que a maioria sabe, mas não custa lembrar

http://www.oreillynet.com/pub/wlg/8385


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2005, 01:05:35
Assim como no outro forum,

Groba, valeu pela dica..

Mas o cara desse artigo é um mané.. Segundo ele, vc não pode formatar o cartão todas as vezes porque num caso de emergencia não daria pra recuperar as imagens depois.. afffff.. que asneira.. nada a ver.. ao contrário, é SEMPRE recomendável formatar o cartão (na máquina.. não no computador) todas as vezes.. (Só delete se for poucas imagens..)
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2005, 01:43:44
Formatar e mais rapido e menos destrutivo que erase all.
Apagar implica em apagar e escrever de novo o bloco de dados onde esta a FAT, formatar cria uma nova FAT. As celulas de memoria tem um número X de apagamentos de gravações, e como apagar implica em varios ciclos de apagar e gravar, reduz a vida util do cartão.

Use sempre a capacidade total do cartão, grave até o ultimo bit antes de formatar. Isso vai fazer com o cartão se desgaste de forma uniforme.

Formatar/apagar no micro ou na camera e indiferente, mas o windows costuma gravar Lixo, alias no simples fato de ler o cartão o windows grava lixo. PTP tem a vantagem de não permitir gravar qualquer coisa.

O número de ciclos de apagamento de um cartão de memoria varia de 10.000 a 1.000.000 dependendo da geração teconologica.

Formatar ou apagar pela camera ou windows (dependendo das opcoes) não destroi todos os dados, e possivel recuperar os dados usando softwares adequados, procure um topico meu na sessão biblioteca.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2005, 08:03:40
Citar
When you're on the go and haven't had time to back up all of your pictures, use the "erase all" function on your digital camera. This allows you to recover deleted pictures with recovery software in an emergency.

Bah, que dica mais inútil.

O cara está dando a impressão que se você der um erase all, vai conseguir recuperar depois mesmo que grave fotos por cima...  :nonono:

Será que ele não sabe que uma vez gravado por cima do bloco é impossível voltar atrás?
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2005, 11:45:37
Citar
Formatar/apagar no micro ou na camera e indiferente, mas o windows costuma gravar Lixo, alias no simples fato de ler o cartão o windows grava lixo. PTP tem a vantagem de não permitir gravar qualquer coisa.

 
hum... agora confirmei a minha suspeita. daonde apareciam umas besteiras no meu cartão.  :doh:  


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2005, 14:00:19
Citar
... mas o windows costuma gravar Lixo, alias no simples fato de ler o cartão o windows grava lixo.


Uso um CF de 512 MB pra levar dados pra lá e pra cá e nunca notei o que o Windows grava pelo simples fato de ler o cartão.
Que lixo sera esse que o Windows grava ?

Uso o XP
[]'s


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2005, 14:12:40
Citar
Citar
... mas o windows costuma gravar Lixo, alias no simples fato de ler o cartão o windows grava lixo.


Uso um CF de 512 MB pra levar dados pra lá e pra cá e nunca notei o que o Windows grava pelo simples fato de ler o cartão.
Que lixo sera esse que o Windows grava ?

Uso o XP
[]'s
Tu usa leitor?

No meu aparecem uns arquivos estranhos, com umas extensões que eu não conheço.


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2005, 17:46:28
Danilo,

Uso um leitor onde trabalho (externo) e outro em casa (interno-baia de 3e1/2).
Os dois são USB 1.1 e custaram uma bagatela, 18,00 o interno e acho que uns 25,00 o externo. Acho que são marca PCShits, ops, PCchips, e até agora fuincionam bem.

Veja, só formato os cartões na máquina. Estou nesse momento com o cartão inserido no leitor externo e copiei algumas fotos para o micro e não apareceu nada demais no cartão.

Vou fazer um teste formatando pelo micro pra ver o que acontece.

[]'s

 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2005, 18:37:12
Entendi, bom. Eu já formatei pelo PC e pela máquina, não me lembro bem quando foi que ocorreu, mas já foram mais de uma vez. Depende do visualisador também, às vezes aparecem pastas no ACR que ficam ocultas no Windows Explorer.

Não tinha parado para pensar ainda, mas acho que é isso. :)


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2005, 20:59:34
O lixo que me refiro são arquivos e pastas ocultas, tem que mexer nas opções de visualização para ver eles, mesmo assim o windows esconde algumas.
Só percebe a existência deles se 'abrir' o cartão em um outro sistema operacional (linux, mac os, etc).
E não e sempre que o windows XP cria esses arquivos. O mais irritante deles eo tal de Thumbs.db, e no raiz do disco, vai ter a pasta  "System Volume Information".

Se pereceber que a cada dia cabem menos arquivos no cartão, e culpa desses arquivos, fomate pela camera, e se mesmo assim não voltar a capacidade original, use um programa que lava o cartão, zera tudo, e nem formata, fica como um 'novo', com a camera dando erro e tudo, até que se formate.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S