Autor Tópico: Dúvida: grandes ampliações  (Lida 2051 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Março de 2010, 15:52:48
Bom amigos, acho que o post vai ser meio loongo. Estou sem net em casa, e com acesso restrito vou tentar expor minhas dúvidas para que quando acesse novamente já tenha uma boa luz.
Fotografo somente com filme, nem câmera digital tenho. Já tive péssimas experiências com revelação aqui na minha cidade, como riscarem no processo de revelação quase 50% das fotos de 4 rolos em preto e branco, e principalmente problemas relativos à ampliação.
Ontem fui convidado para uma exposição. Como é algo que eu tenho em mente como possibilidade profissional, quero fazer um trabalho bem feito para, quem sabe, abrir algumas portas.
Fotografo com câmera 35mm. Infelizmente não tenho comigo os exemplos das fotos, mas por esses dias andei ampliando no lab aqui da cidade algumas fotos em 25x38 e uma 48x72. Todas as fotos foram escaneadas em alta resolução, e incrivelmente uma foto 25x38 ficou com qualidade pior que uma 48x72. O grão muito feio, perdi detalhes, pixels aparecendo, enquanto na 48x72 ficou bem melhor. Um grão bonito, manteve os detalhes, ficou bacana. Ambas as fotos foram tiradas com Ilford HP5 400 puxado para 1600. Mas sinceramente não fiquei satisfeito com nenhuma das ampliações. É um lab da fuji, mas não sei o modelo do minilab que eles usam.
Mas a dúvida é a seguinte.
Como faço para manter a qualidade em grandes ampliações?
Em PB só comprando ampliador e montando um lab em casa mesmo?
Digitalizando e imprimindo (que foi o método utilizado para as fotos em questão) é possível obter bons resultados?
No caso do scanner hp g4050, rolaria de fazer ampliações até que tamanho mantendo a qualidade?
E no caso do médio formato? Me possibilitaria ampliações em qual tamanho?
Preciso resolver isso em breve, pois as fotos devem estar prontas no final do próximo mês.
E no caso de fazer a ampliação com ampliador e papel fotográfico, isso aumentaria muito meu custo?
Levem em consideração que paguei R$53 na ampliação 48x72, e R$6 na 25x38.
Obrigado a todos que puderem ajudar.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2010, 16:15:27
Pomba digitalizando funciona bem, desde que o scanner e o operador sejam realmente bons. Caso contrário é melhor você procurar alguém que faça a ampliação direta, pois sempre que incluímos mudanças de formato temos perdas. Se esta mudança não for muito bem feita a perda se torna significativa, por isso é melhor não converter para digital para ampliar e caso opte por fazê-lo (por motivos diversos), o processo deve ser muito bem feito para que as perdas sejam mínimas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2010, 17:13:48
Talvez você precise procurar serviçoes melhores. Seja de digitalização ou de ampliação. O problema é que ampliação direta de filme PB está ficando mais raro e consequentemente mais caro. Ainda mais falando em grandes ampliações está complicado (mesmo aqui em São Paulo).

Trabalhar com médio formato seria um adianto, a película de tamanho maior traz mais qualidade, mas ainda vai necessitar de um bom scanner, além de um bom operador para esta maquina.
« Última modificação: 31 de Março de 2010, 17:15:04 por fabiotadashi »
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2010, 23:23:41
Obrigado pelas opioniões, amigos.
Passei a pensar na possibilidade de montar um lab caseiro. O complicado será trabalhar com as grandes ampliações no espaço reduzido que tenho. O espaço para as bacias é o que mais me preocupa, mas acho que vai rolar.
Quanto aos resultados, acho que encontrei algo com sentido. Apesar de ser o mesmo filme, mesmo lugar para as ampliações, os filmes foram revelados em locais diferentes. A foto que ficou bacana, na ampliação 10x15 quase não tem grão, enquanto na outra já aparece bem.
O que pode ter acontecido no processo de revelação para ficar tão granulado e esquisito?


rgerent

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2010, 15:33:49
A diferença das duas fotos, se não são do mesmo filme, podem ter sido ocasionadas por erro de revelação ou erro de exposição, que no caso o operador teve que "puxar" se tiver sido subexposta. Dependendo do valor do envio, também valeria a pena voce enviar o filme para alguma outra cidade onde tenha um serviço de primeira.

Boa sorte.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2010, 18:54:25
Pomba, eu vou concordar com o Leo. Na minha opinião o mais legal que se pode fazer hj é realmente escanear e dar saída digital.

Eu estou fazendo assim, tanto PB como colorido, ainda estou me entendendo com o processo, semana passada eu fiz as primeiras impressões com esse processo, e ficou muito bacana. Não parece digital, algumas características permanecem, vc consegue levar boa parte dos contrastes do filme, nas baixas eu achei que as transições perdem um pouquinho, comparadas com ampliação analógica, mas em compensação todo o trabalho de pós produção do darkroom pode ser feito no computador, bastanto vc passar as instruções de revelação pra quem for fazer pra vc.

E sobre o tamanho, se vc quer imprimir grande eu tb pensaria em médio formato. Um negativo 35mm muito ampliado, ainda mais puxado dois stops em minilab dá grão mesmo.

Posso estar falando uma besteira fenomenal, não sei nada de laboratório, MAS eu já OUVI FALAR que no caso de puxada aí tem grandes vantagens fazer em casa, pois dá pra alterar os tempos dos banhos, as quantidades e até a fórmula dos químicos, o que daria um resultado melhor. O que me disseram é que em minilab a puxada é na base de alteração de temperatura, e aí que o grão vem que vem.

Mas tudo isso é papo de balcão de lab e pode ser mentira. :)

De repente monta um lab só pra revelação de filme mesmo, que é mais tranquilo, e digitaliza. No futuro eu quero fazer isso pra mim. :)

http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2010, 19:13:42
Quanto ao tamanho da ampliação que dá pra fazer, pensa assim:

Pega o tamanho do fotograma que a sua câmera faz, multiplica pelos DPIs máximo do scanner, e divide pelo dpi que vc quer imprimir.

Por exemplo, os meus negativos aqui tem 56x41mm. Se eu fizer um scan de 1800 dpi do negativo, pra imprimir em 240dpi no papel, então seria 56mmx1800dpi/240dpi=420mm, ou seja, 42 cm do lado maior, sem interrpolar.

Mas enfim, o importante é vc entender como o dpi monta a razão de ampliação: Nesse caso, temos um scanner de 1800 dpi e queremos uma saída de 240, 1800/240=7.5 , ou seja, o scanner amplia as coisas em sete vezes e meia.

Se vc quisesse uma ampliação em 300 dpi no papel a partir do mesmo scanner, aí a razão de ampliação seria 1800/300=6 vezes. Nesse caso a maior ampliação possível sem interpolar teria 33,6cm.

Claro que tem o limite do grão do filme. Dependendo do filme chega uma hora que não adianta botar mais dpi no scan que vc só vai estar ampliando grão.

Por causa da área do fotograma, no 35mm esse limite é bem mais curto do que no médio formato.

Entendeu?  :ok:
« Última modificação: 05 de Abril de 2010, 19:19:55 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2010, 18:42:19
Rgerent e Thiago, obrigado pelas respostas.
Então, o filme é o mesmo, ilford hp5, ambos iso 400 puxado para 1600, mas um deles foi revelado em lab fino em paris (negatif+) e o outro levei num minilab aqui em Juiz de Fora, que enviou para o RJ para a revelação. Andei reparando nas fotos e os rolos que revelei aqui realmente ficaram com um grão bem mais evidente que os rolos que revelei por la. Pelo jeito os riscos no negativo não foram a única merda que fizeram...
A revelação do filme vou começar a fazer em casa. Já estou com tudo, só falta comprar as garrafas e os químicos.
Quanto a puxada, acho que existem duas maneiras de fazer. Pode-se ou aumentar a temperatura, ou aumentar o tempo de revelação.
E Thiago, qual scanner você está usando? Como não tenho, o scaneamento é feito no minilab da fuji, que é o melhor da cidade, e mesmo assim não estou ficando satisfeito.


gabriel_coelho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2010, 17:51:09
Pessoal, mesmo o processo C-41 dá pra fazer em casa, hoje se compra uma processadora de filmes usada por menos de 1000 reais e das que aceitam filme 120 com produção de 15 filmes/hora!


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2010, 22:17:18
Gabriel, eu quero.

Juro!

Onde tem?
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2010, 16:42:03
Também quero!
Nessa processadora além do 35mm e 120, consigo revelar p&b, c41, cromo?