Autor Tópico: Curiosidade: Por que poucas pessoas daqui exibem seus trabalhos?  (Lida 11843 vezes)

thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 05 de Março de 2010, 20:28:17
Ricardo vc tem razão, mas acho que poderíamos continuar trocando experiências aqui no fórum.


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 05 de Março de 2010, 22:35:48
...
Quanto ao dito pelo Guto e pelo Elmo, vivemos em uma fantástica e triste época, porque nela somos comparados, por nós mesmos, com todo o passado, cheio de criadores fantásticos. Como se sente o escritor depois de ler Proust? Ele sabe que nunca escreverá nada como aquilo. E, na nossa época, o que escrevemos com luz é tão abundante, tão abundante que termina nos enjoando.

Ainda assim, digo isso sem pessimismo. O fato da produção, depois da maioridade, tornar-se menos mostrada não é mais do que sinal da maioridade. Escolher o que mostrar, pois deixa de haver sentido em mostrar cada foto que saiu certa. Isto é um novo desafio. Mas em outros momentos, mostrá-las fez sentido, como faz sentido para muitos, porque é asim que as coisas evoluem, e não necesariamente evoluem igual para todas as pessoas, que podem ter trilhas diferentes.

Ivan, separei esta parte de seu post, pois a achei espetacular, como disse no post anterior, talvez de uma forma não tão elegante como você aqui disse.

Mas creio que o que nos incomoda mais, não á alta produção de imagens e sim a alta falta de qualidade dessas mesmas imagens. Se comparado ou ser criticado pessimamente por quem não lhe supera é nos incomoda.

Eu mesmo só postava fotos que eu sabia não serem bem resolvidas, mas o que eu esperava dos cometários nunca chegou perto das minhas expectativas e não estou me contradizendo quando, no outro post eu disse "querem aprender sem estudar", não, é exatamente o contrário, eu naquelas fotos estava muitas vezes praticando o que estava lendo, mas sabia que não estava bem, então me socorria dos foruns, só obtive respostas que não me acrescentaram em nada no meu aprendizado, teve um sujeito em um forum que disse que agia com falta de respeito para com os demais quando disse que só postava fotos em que eu necessitava de uma crítica construtiva, e não aquelas se fosse de tal ângulo, se você fotografasse o lado direito da cena e não o esquerdo como fez, ora isto gera uma outra imagem e aquela, ficava lá morta e eu sem avançar.

Alguns me disseram que agindo assim queimava meu filme, ora não vivo da fotografia, como, aliás, a maior parte dos foristas.

Outro ponto que acrescento no seu post é que a maioridade, nos faz ficar sem paciencia, por isto entendo o que você disse, mormente quando se passa dos 40 anos e já sabemos o que fizemos de errado e quanto tempo perdeos com as brigas sem conhecimento de causa.

Forte abraço
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 05 de Março de 2010, 22:42:08
Ricardo vc tem razão, mas acho que poderíamos continuar trocando experiências aqui no fórum.


Então Thiago, concordo contigo, mas como disse, até mesmo agora no post anterior a este, não tenho muita paciência para ficar discutindo o que se discute na maioria dos casos em que se posta fotos.

Já li aqui pessoas dizendo que se pode ser grande na vida sem estudar, ora estudar não é sentar a bunda num banco de faculdade, somente,, também o é, mas pode-se estudar aqui mesmo no forum, desde que as pessoas, em todos os n´veis de conhecimentos, ponham em suas cabeças que não as encanarções de Bresson e outros grandes nomes da fotografia, até porque, iremos sempre aprender sobre qualquer assunto enquanto tivermos vivos.

E se fazer cursos, faculdades, etc não valesse à pena, seríamos uma legião de homens da caverna, do Sec. XXI.


Mas enquanto isto durar, fica desagradável continuar.
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


stephansolon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 06 de Março de 2010, 09:45:00
Se um forum tem 5000 foristas, menos de 10 sabem fazer uma crítica construtiva e pior sabem fazer melhor que as fotos ali apresentadas na sua maioria; o retante são Bressons frustrados.

Acredito que você tenha sim muito a ensinar, mas veja, quantas perguntas estão nos foruns, em que seus autores querem que se diga os finalmentes de como se fazer uma fotografia; de como começar na carreira; como fotografar isto e aquilo. Não conheço nenhum profissional que trabalha na sua área sem que ele estudou, estagiou e em fim, depois de -lhe usando como exemplo- 29 anos se tornar um profissional; este é um mau da internet, hoje vivemos um mundo em que ninguém quer construir uma casa começando pelo alicerce, já querem que o telhado, fique ali parado sobre o terreno a esperar pelas colunas e paredes que o sustentarão ou então como diz um amigo meu, esta molecada de hoje é crtl+c crtl+v (cola e copia).

Disse tudo, é bem por ai mesmo.
E as cobras criadas então? Te pedem dicas e depois você descobre que estão enviando portfólios para os teus clientes...

Stephan
Stephan Solon
Shows/stills/arquitetura/portraits
http://fotologue.jp/stephansolon/


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 06 de Março de 2010, 12:01:56
...tem 5000 foristas, menos de 10 sabem fazer uma crítica construtiva e pior sabem fazer melhor que as fotos ali apresentadas na sua maioria; o retante são Bressons frustrados.
..............

Por um erro meu de digitação, o certo desta parte do meu post é:

e pior NÃO sabem fazer melhor que as fotos ali apresentadas na sua maioria; o retante são Bressons frustrados.
« Última modificação: 06 de Março de 2010, 12:02:35 por Ricardo Lou »
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


mariamartins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #50 Online: 06 de Março de 2010, 14:24:17
Creio que os mestres de fotografia deviam se sentir muito constrangidos ao serem colocados sobre a mira dos apreciadores de arte. E a única coisa que eles trazem de novidade é o trabalho com uma máquina e não mais com um lápis e papel. Ah, sim, os desenhistas de viagens, esses sim são verdadeiros mestres. Imagina só: o sujeito com um papel e um lápis ( às vezes carvão ) desenhando enquanto viajava. É provável que alguns tenha mostrado apenas o que lhe apetecia, mas creio que outros mostraram aquilo que deveria ser mostrado.

Proust deve ter se sentido muito constrangido quando alguém lhe disse que não escrevia como os Clássicos. Ele nem poderia! A educação, a época, a mentalidade, o meio ambiente, a política, a condição social, enfim, eram bem outras! Os olhares nunca serão os mesmos!

Mas concordo com uma coisa: postar mil imagens quando a gente sabe que ainda não fotografa direito é mesmo uma calamidade. Entretanto, será que uma pessoa que faz isso tem mesmo consciência quanto ao que seja fotografar direito ou com mais técnica?

Vou fazer uma crítica aqui sobre um trabalho meu: Fiz fotos de mandruvãs bem verdinhas. Em uma das fotos a proximidade das mandruvas formam uma linha. É tão visível esta linha ( questão geométrica ) que qualquer pessoa pode ver, mas a preocupação foi com o foco e o foco foi pontual mesmo, bem perto ao olhinho da mandruva acima na foto, meio escondido. Pode ser que se eu tivesse inclinado a foto um pouquinho, ela teria saído melhor. Mas aí que está a falta de um conhecedor: Maria, tenta inclinar a foto um pouco, talvez essa linha formada pelas mandruvas apareça melhor.

Bem, eu tenho o flickr por uma questão prática: é lá que minha ONG Plante uma ÁRvore está começando. Nem tenho tanta pasciência assim de ficar postando fotos pois não vou fazer amigos apenas para ter comentários . Quando faço amigos é porque eles me disseram alguma coisa boa ao coração e nem sempre posso ver as fotos deles, o Plante Árvores dá muito trabalho, sabe?

Eu também fazia parte do olhares, mas acabei percebendo que muita gente comenta as fotos esperando ser comentado e, assim, entrar na galeria pública. Mas eu continuo a abrir as páginas do Olhares. Ali há fotógrafos muito bons onde aprendo muito. Tanto o que fazer, quanto o que não fazer. Por isso eu também abro o forum aqui. Tem muita coisa boa sendo dita, muita coisa boa sendo ensinada e isso é ótimo mesmo. O preço dos cursos de fotografia está pela hora da morte! rsssss

O pior de tudo é quando você faz um trabalho que pouca gente faz ou gosta: fotografia de dentro de um carro, quando todo mundo aparece de costas. Eu recebia críticas quanto a isso: "Ah, as pessoas estão de costas!" Mas claro que sim! Não posso sair por aí fotografando as pessoas sem o consentimento delas!

No flickr eu noto coisas interessantes: fotos muito boas com poucos comentários e fotos muito estranhas com páginas de comentários. Não digo aqui do Quinta Flower ou de outros temas do Flickr que servem para unir as pessoas, digo do que tenho visto.

Certa vez eu li o comentário de uma pessoa sobre fotografia. Quando eu vi a galeria da pessoa eu me perguntei: mas o que esse sujeito sabe de arte e de fotografia? E o que eu sei, afinal de contas? A galeria da pessoa era duvidosa, se posso dizer assim... mas deixa para lá.

Bem, o que eu aprendi: o Flickr é um site de relacionamento. Acho bem dificil você vencer como fotógrafo em um espaço como o Flickr. Mas tem gente da Nat GEo que está postado lá! Portanto, é um ótimo espaço para se postar boas fotografias, até porque, o pouco que eu sei eu venho aprendendo com os fotógrafos de lá: tanto quanto ao que fazer, quanto ao que não fazer. Isso é aprendizado.

O fato é que: não tenho mais preocupação em postar fotos para receber comentários. Aqueles que gostam das minhas fotos estaram sempre presentes e sou grata a eles. TEm muito fotógrafo que eu admiro, mas não me sobra tempo de ver as fotografias por causa do Plante Árvores.

Portanto, vou continuar aqui, abrindo muitas páginas de fotos, sem comentar nada, assim como eu faço o mesmo no Flickr. Comento quando vou me aproximando das pessoas. Elas, afinal de contas, esperam conquistar admiradores, pois é assim que a arte se faz: o artista e seus admiradores.

Como vivi no meio de artistas, eu sou Artista Plástica com duas premiações: uma em Juiz de Fora no Salão Da Mulher e outra em RR, prêmio cedido pelo Sebrae para a melhor escultura ( papel ) - posso dizer que a fotografia e os sites de relacionamento abriram um espaço libertário para as pessoas usarem a imaginação e a criatividade. Isso é maravilhoso, pois no espaço da arte, vencer é muito difícil.

Espero ter contribuido com alguma coisa. O tópico é interessante mesmo.

Ah e tem uma coisa interessante: tem gente que sabe gostar e criticar, tem gente que sabe fazer: Saliere e  Mozart, por exemplo - E se errei os nomes, perdoem-me.

De qualquer forma, muitos daqueles que nos visitam na página do Flickr, ou de outro site, ou fotografam muito bem e estão sendo gentis - o que é otimo - ou então, está querendo aprender algo com o que você faz. Ninguém está aprendendo nada comigo, por enquanto... por enquanto. Um dia, quem sabe?

www.flickr.com/photos/mariamartins
www.olhares.com/mariamartins
www.flickr.com/groups/planteumarvore

« Última modificação: 06 de Março de 2010, 14:29:13 por mariamartins »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #51 Online: 15 de Abril de 2010, 13:40:05
Por que?

Por coisa assim:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=42689.msg400020#msg400020

Citar
Ola Ivan,

Um pouco menos de arrogância e um pouco mais de simpatia não fazem mal a ninguem não é?
Mesmo porque, a julgar pelas fotos suas que vi, a arrogância é desmedida.

Isso claro é minha opinião

Abraço
Fabiano


paulosfy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #52 Online: 18 de Abril de 2010, 00:48:41
Comecei a expor minhas fotos aqui no corredor polones, recebo muitas criticas e poucos elogios, no comeco ficava meio chateado pois fotos q eu achava lindas foram muito criticadas, mas lendo as opinioes das pessoas estou aprendendo bastante, e para mim nao ha modo melhor de aprender do q expor as fotos aqui e ver os comentarios das pessoas, essas criticas estao treinando meu olhar fotografico e a proxima vez q for fotografar tenho certeza q minhas fotos estarao melhores. Nao tenham vergonha de expor suas fotos as criticas ajudam mais q os elogios.
d5000
afs-35mm f:1.8G
afs-18-55mm f:3.5-5.6 VR
afs-55-200mm f:4-5.6 VR
flash sb 600
http://www.flickr.com/photos/paulosfy/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #53 Online: 18 de Abril de 2010, 12:13:28
Comecei a expor minhas fotos aqui no corredor polones, recebo muitas criticas e poucos elogios, no comeco ficava meio chateado pois fotos q eu achava lindas foram muito criticadas, mas lendo as opinioes das pessoas estou aprendendo bastante, e para mim nao ha modo melhor de aprender do q expor as fotos aqui e ver os comentarios das pessoas, essas criticas estao treinando meu olhar fotografico e a proxima vez q for fotografar tenho certeza q minhas fotos estarao melhores. Nao tenham vergonha de expor suas fotos as criticas ajudam mais q os elogios.

Está cheio de iniciantes mostrando fotos. O que não acontece neste fórum é o pessoal mais evoluído mostrar. Esta é que é a pergunta do tópico.


paulosfy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #54 Online: 19 de Abril de 2010, 03:07:33
Está cheio de iniciantes mostrando fotos. O que não acontece neste fórum é o pessoal mais evoluído mostrar. Esta é que é a pergunta do tópico.

Entao senhor evoluido, o senhor nao leu o topico direito.
d5000
afs-35mm f:1.8G
afs-18-55mm f:3.5-5.6 VR
afs-55-200mm f:4-5.6 VR
flash sb 600
http://www.flickr.com/photos/paulosfy/