Autor Tópico: NIKON D5000 - DEFEITO?  (Lida 8773 vezes)

Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Abril de 2010, 11:00:22
Amigos, sou novo no Fórum...estou desconsolado!!! :aua:

O equipamento em questão é uma Nikon D5000.

É complicado explicar.  :shock:

O problema é esporádico. Geralmente ocorre quando o produto ainda está "frio", ou seja, ao ligar a câmera pela manhã após ficar um período longo sem utilizar. Ela liga normalmente, mas ao tirar foto, a máquina não grava a imagem pro SD card. Parece que o sensor não envia a foto pro cartão de memória. Já testei com 3 cartões diferentes (um SD Card SanDisk Ultra - comprado aí com vocês, um SD card SanDisk EXTREME 30mb/s edition e um SD card genérico de 2GB da Kingston), o problema ocorre independente do cartão. Do mesmo jeito que o problema aparece, ele vai embora. Quando ele ocorre eu mando formatar o cartão, mudo de pasta para gravação, crio pasta nova, reseto a máquina, mando limpar o sensor, tiro e recoloco a lente, ligo e desligo a camera, tiro e recoloco o cartão, tiro e cartão e uso no modo DEMO, tiro e recoloco a bateria...repito esses procedimentos de forma aleatória e geralmente ela volta a funcionar como se nada tivesse acontecido. Uma das formas de tentar reproduzir o problema (não é 100% de certeza), é logo ao ligá-la pela primeira vez no dia, tentar tirar uma foto no modo Live View (botão  Lv)...a foto sai preta e sai do modo Lv, ao pressionar o botão Lv novamente ele faz um barulho tipo abrindo e fechando o diafragma e sai do modo Lv...
Já li o manual inteiro, mas não há referência a esse tipo de problema. Já pesquisei na internet em vários fórums de fotografia (cameralabs, nikonians,etc...) e ninguém soube me dizer o que fazer. Pesquisei no site da Nikon a respeito do Recall que a empresa fez desse produto e o nr serial dela está fora do Recall...ou seja, ela é de um lote já atualizado.
Hoje, por exemplo, logo ao acordar fui ver se a máquina estava funcionando e até agora não consegui tirar uma foto...focalizo o objeto, aperto o shutter até o fim, faz todos os barulhos de abrir e fechar do diafragma/obturador, mas a foto não é gravada.

Já viram um problema desse tipo? É defeito da máquina ou "defeito" do operador da máquina (rs)? :ponder:

Desculpem o tamanho do post...


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2010, 15:08:45
Olá amigo,

Eu tenho uma D5000 e ela nunca apresentou esse problema, acho que é algum defeito específico de fabricação da sua máquina, talvez acionar a garantia seria uma ótima saída.

Abraços


Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2010, 21:14:27
Pois é...mandei pra loja quarta-feira! Vou esperar o posicionamento da loja...espero que o problema se repita lá com os técnicos! hehe


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2010, 11:20:53
O pior dos problemas é aquele que não conseguimos reproduzir quando queremos. Tenta passar para assistência esse texto que vc postou aqui.

Boa sorte.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2010, 10:56:09
Primeiro a fazer ,o que voce ja fez
ASSISTENCIA-GARANTIA.
Bem disse Leandro.
As falhas intermitentes sao as piores de achar, mas sempre se acha.

So como comentario
Uma vez um amigo me mandou uma d70s que comprou sei la aonde na Espanha.
Sem o cartao de memoria , ela fazia tudo normal, menos fazer a foto , obviamente.
Mas ao por o cartao o autofocus nao funcionava e logicamente nao fazia a foto.
Depois de muita luta no Tanaka, a turma nao sabia para onde sair correndo.
A coitada da maquina voltou 3 vezes para a oficina, em 15 dias,
so testes de UTI.
Foi descoberto que era nao sei o que da placa do cartao, foi trocado
o mecanismo inteiro do cartao de memoria e ate hoje ja faz 3 anos a 70s
so esta faturando pesado no interior da Bahia.
leva ela pro Tanaka ou Udenio, ou para a garantia do vendedor,
sempre que nao seja "la garantia soy YO" :eek:
Boa sorte
AG.
« Última modificação: 11 de Abril de 2010, 10:57:57 por agalons »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2010, 12:19:39
Veja se existe algum firmware mais recente para D5000....quem sabe numa atualização dessa o problema vai embora.....apesar que acho pouco provável.


IVANIR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 12 de Abril de 2010, 11:45:49
Olá pessoal,
Sou novo aqui no fórum.
Peço uma ajuda para resolver uma dúvida.
Pretendo comprar uma D 5000 e preciso saber quando tempo ela grava vídeo em HD 720 p num cartão SD de 2 GB.
Se alguém souber, favor informar.
Abraço a todos.


Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2010, 15:51:33
Bom...a assistência técnica parece que detectou o problema!! :clap:
Disseram que vão enviar ao fabricante!
Me pediram 20 dias :ponder: para resolver o problema! Esses 20 dias vencerão em 05 de maio! :eek:
Qualquer novidade, posto aqui pra vocês!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2010, 15:59:18
Bom...a assistência técnica parece que detectou o problema!! :clap:
Disseram que vão enviar ao fabricante!
Me pediram 20 dias :ponder: para resolver o problema! Esses 20 dias vencerão em 05 de maio! :eek:
Qualquer novidade, posto aqui pra vocês!

Vai ser legal saber o parecer "tecnico",
para ter mais uma referencia no livro preto do digital.
abs.
AG.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2010, 17:24:06
Será que esse problema não foi aquele que ocasionou o recall das D5000 ??

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2010, 13:43:52
Revivendo tópico!!!! :ponder:

Depois de muito tempo, após voltar da assistência técnica, onde não apresentou problema, a máquina voltou a parar de funcionar. Dessa vez estava em SP gozando férias! Corri pra rua 7 de Abril a procura de alguma solução!
Entrei na DHM e lá o Douglas me atendeu. Ele pegou a máquina, viu o problema e disse que nunca tinha visto aquilo. Ligou pro técnico e o mesmo disse que provavelmente é problema no OBTURADOR. Deixei a máquina lá pra manutenção...quando eu receber a máquina consertada atualizo o tópico com o valor do reparo!

PS: aproveitei e comprei uma D90 lá...não estava com o preço excelente mas era a única loja que tinha a pronta-entrega e fazia em 5 vezes no cartão. A máquina veio na caixa (sem nenhum amassado), com os números seriais conforme etiqueta da caixa (corpo e lente). Gostei da loja!



joaojurema

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2015, 00:21:28
Revivendo tópico!!!! :ponder:

Depois de muito tempo, após voltar da assistência técnica, onde não apresentou problema, a máquina voltou a parar de funcionar. Dessa vez estava em SP gozando férias! Corri pra rua 7 de Abril a procura de alguma solução!
Entrei na DHM e lá o Douglas me atendeu. Ele pegou a máquina, viu o problema e disse que nunca tinha visto aquilo. Ligou pro técnico e o mesmo disse que provavelmente é problema no OBTURADOR. Deixei a máquina lá pra manutenção...quando eu receber a máquina consertada atualizo o tópico com o valor do reparo!

PS: aproveitei e comprei uma D90 lá...não estava com o preço excelente mas era a única loja que tinha a pronta-entrega e fazia em 5 vezes no cartão. A máquina veio na caixa (sem nenhum amassado), com os números seriais conforme etiqueta da caixa (corpo e lente). Gostei da loja!



Clayton, teve solução para a D5000?


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2015, 00:31:53
Cadê a foto do troféu? kkkkkkkkkkkkkk
« Última modificação: 08 de Julho de 2015, 00:32:05 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2015, 16:16:54
Revivendo tópico!!!! :ponder:

Depois de muito tempo, após voltar da assistência técnica, onde não apresentou problema, a máquina voltou a parar de funcionar. Dessa vez estava em SP gozando férias! Corri pra rua 7 de Abril a procura de alguma solução!
Entrei na DHM e lá o Douglas me atendeu. Ele pegou a máquina, viu o problema e disse que nunca tinha visto aquilo. Ligou pro técnico e o mesmo disse que provavelmente é problema no OBTURADOR. Deixei a máquina lá pra manutenção...quando eu receber a máquina consertada atualizo o tópico com o valor do reparo!

PS: aproveitei e comprei uma D90 lá...não estava com o preço excelente mas era a única loja que tinha a pronta-entrega e fazia em 5 vezes no cartão. A máquina veio na caixa (sem nenhum amassado), com os números seriais conforme etiqueta da caixa (corpo e lente). Gostei da loja!

Estranho ser obturador heim!! isso ta com cara de problema na placa principal.

Aonde vc comprou não trocaram a maquina? nao tinha garantia?

Se fosse obturador iria registrar a foto mesmo que fosse uma foto em preto.

Putz agora que eu vi topico de 2010 o cara nem deve existir mais kkk
« Última modificação: 08 de Julho de 2015, 16:17:50 por Ricardo Ghion »
Ricardo Ghion


Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2015, 18:40:50

Existo sim!  :assobi:


- A máquina foi consertada pela autorizada Nikon. Trocaram a placa principal e está funcionando perfeitamente.


- A loja onde tinha comprado a máquina não existe mais (www.pluginformatica.com.br). Porém, enquanto ela ainda existia, não quiseram trocar a máquina pois não detectavam nenhum problema. Segundo eles, a máquina não dava problema enquanto estava em testes. Eu acredito neles, pois ela era assim mesmo! Parece brincadeira, mas quando precisava que ela funcionasse ela não funcionava. Quando precisa que não funcionasse (para demonstrar o defeito), aí ela funcionava!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: [size=78%] (hoje eu dou risada mas na época dava vontade de marretar a desgraçada!)[/size]


É isso!


Abraço





Estranho ser obturador heim!! isso ta com cara de problema na placa principal.

Aonde vc comprou não trocaram a maquina? nao tinha garantia?

Se fosse obturador iria registrar a foto mesmo que fosse uma foto em preto.

Putz agora que eu vi topico de 2010 o cara nem deve existir mais kkk