Autor Tópico: Marie Claire francesa coloca nas bancas edição 100% sem Photoshop  (Lida 3398 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458


E agora? Nova onda?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2010, 12:29:49
Sem retoques.... Isso não quer dizer que não tenha PS, só quer dizer que não há nada localizado, ou seja, só alterações que afetem a foto como um todo. Eu acho bastante válido e até bonito em termos fotográficos. Exige muito mais dos fotógrafos. :)
« Última modificação: 05 de Abril de 2010, 12:33:17 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2010, 12:59:55
Sem retoques.... Isso não quer dizer que não tenha PS, só quer dizer que não há nada localizado, ou seja, só alterações que afetem a foto como um todo. Eu acho bastante válido e até bonito em termos fotográficos. Exige muito mais dos fotógrafos. :)

Concordo.
Sem PS só sobreviveriam os bons fotógrafos.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2010, 13:27:45
Sensacional
lembraram que a FOTOGRAFIA , ainda existe.
Como quando se usava cromo para isto.
Muito bom,boa iniciativa, um paseio no tunel do tempo!!!.
nao e que a ilustraçao nao seja boa, e somente outra coisa.
prefiro a fotografia.
abs.
AG.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2010, 13:33:41
Concordo.
Sem PS só sobreviveriam os bons fotógrafos.
Exatamente
SOMENTE OS FOTOGRAFOS!!,RESISTIRIAM A FALTA DO BENDITO PS :hysterical: :hysterical:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2010, 14:43:20
Só lembrando que retoques sempre foram usados na fotografia, desde os tempos mais remotos. Só não eram tão acessíveis e tão cheios de possibilidades, como hoje em dia. Na verdade muitos dos grandes fotógrafos de antigamente o eram por dominarem química e retoques (o PS do processo químico), ou por terem excelentes laboratoristas a eles associados.
Mas penso que o problema é que a popularização provocada pela facilidade de se dominar tal parte do processo fez surgirem os usos inadequados. A fotografia não deixa de ser fotografia por sofrer retoques e nem acredito que o fotógrafo seja pior por retocar (mesmo porque essa é uma parte importante do processo e o bom fotógrafo é aquele que domina todas as etapas do processo).
O que não pode acontecer são duas coisas. A primeira é uma parte do processo virar muleta da outra. No final da era química o que se via era exatamente o processo inverso. Muitos confiando no controle da luz e a crescente difusão das luzes e opções de estúdio e poucos com domínio sobre outras etapas do processo, como técnica (ofuscada pelos modos automáticos), cenografia e pós-processo, que eram conhecimentos mais difíceis. Com a entrada do digital o pós-processo (antes a parte mais difícil) se tornou a parte mais fácil da fotografia, em termos de aprendizado para a nova geração, e isso acabou provocando um desvio no outro sentido. Esqueceu-se a técnica, a iluminação a cenografia e tudo mais em detrimento do pós-processo, agora mais poderoso e acessível. Nenhuma das duas coisas é saudável, o bom fotógrafo é aquele que tem domínio consistente sobre todas as etapas do processo.
A segunda coisa problemática foi o uso  inescrupuloso que tais recursos tomaram na fotografia, principalmente a de moda e publicidade, e que permearam até mesmo o fotojornalismo. Este tipo de fotografia acabou usando os retoques para vender produtos e conceitos que não existiam, enganando e ludibriando as pessoas através da fotografia. A coisa chegou a um nível tal que acabou sendo usada para o absurdo de manipular a verdade jornalística, coisa que vinha perdendo força no final da era química (que também sofreu com tais tipos de manipulação mas normalmente amparadas pela cenografia). Isso tinha que acabar, seja por exigência governamental, seja por uma transformação ética das empresas, ou até mesmo por pressão comercial (que é o que vem acontecendo).
Portanto o problema não é o retoque em si. É seu uso como muleta para os fotógrafos incompletos (assim como a luz foi usada no passado) e seu uso inescrupuloso como ferramenta de manipulação. Particularmente eu sou uma pessoa bastante feliz neste sentido, porque não usava retoques para mudar minha fotografia, mas apenas como instrumento para obter resultados tonais e retocar uma espinha e algo do tipo. Nunca me senti confortável para remover uma cicatriz da modelo ou o cúmulo de alterar a forma de seu corpo. Ou mesmo de tapar falhas e pequenos descuidos da produção. Em alguns casos até fui criticado por isso, mas me mantive fiel às minhas crenças de que a realidade possui uma aparente ordem e simetria, mas no fundo é formada por caos e assimetria. Veja que não é por não dominar esta etapa do processo que não o levo ao extremo, já mostrei por aqui alguns extremos de tratamento, e sim porque eu em particular não gosto do resultado artificial e acima de tudo não concordo com o uso que é feito deste tipo de trabalho.
« Última modificação: 05 de Abril de 2010, 14:53:01 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2010, 14:57:03
Eu tô adorando essa tendência.

Tô fotografando um portfólio só de filme sem retoque. Deixando cabo da net no cantinho, tomada, ruguinhas de canto de olho, deixando aparecer no cantinho do frame um pedacinho do rebatedor...

E vou fazer tb um de comida só com Cromo e Luz Dura, alto contraste, e sem produção, fotografar a comida mesmo, como sai da cozinha. Eu andei levando a 645 pra jantar com um Vivitar 285 e o Velvia 50, e tem ficado maravilhoso, comida de verdade, sem produção, comida que eu sentei no restaurante, pedi, fotografei sentado na mesa mesmo pedindo pra pessoa que tava comigo segurar o flash, e depois comi. Bife, salada, macarrão, até hamburguer do McDonalds eu fotografei, e por incrível que pareça, ficou lindo!

Já com as modelos não tem jeito, é muito investimento nos maquiadores. :D :D :D

E dá-lhe 160S! Todo mundo reclama que ele é meio flat, mas tá salvando a pele de um monte de gente que eu tenho fotografado. É um filme retrateiro mesmo! :)

E sobre manipulação não ser de hoje, Jean-Paul Goude neles!




Se bem que a Grace Jones ainda tá por aí até hj dando as bordoadas dela. :D

Mas é filme!
« Última modificação: 05 de Abril de 2010, 15:20:32 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2010, 18:22:06
Muito legal ,estou curioso p/ ver. O bom seria que a moda chegasse aqui também, cada vez que passo numa banca de jornais e vejo as capas de revistas fico impressionado como o PS tá exagerado.


Luh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2010, 12:33:11
Confesso que senti curiosidade em ver as fotos! Alguém viu a revista?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2010, 12:46:47
Eu vi 3 fotos na net. São boas fotos, mas com modelos mais realistas, um ou outro reflexo que não deveria estar ali, probleminhas insignificantes de produção e assim por diante. Mas são todas boas fotos, pois são feitas com ótimos fotógrafos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2010, 13:37:52
Eu tô adorando essa tendência.

Tô fotografando um portfólio só de filme sem retoque. Deixando cabo da net no cantinho, tomada, ruguinhas de canto de olho, deixando aparecer no cantinho do frame um pedacinho do rebatedor...

E vou fazer tb um de comida só com Cromo e Luz Dura, alto contraste, e sem produção, fotografar a comida mesmo, como sai da cozinha. Eu andei levando a 645 pra jantar com um Vivitar 285 e o Velvia 50, e tem ficado maravilhoso, comida de verdade, sem produção, comida que eu sentei no restaurante, pedi, fotografei sentado na mesa mesmo pedindo pra pessoa que tava comigo segurar o flash, e depois comi. Bife, salada, macarrão, até hamburguer do McDonalds eu fotografei, e por incrível que pareça, ficou lindo!

Já com as modelos não tem jeito, é muito investimento nos maquiadores. :D :D :D

E dá-lhe 160S! Todo mundo reclama que ele é meio flat, mas tá salvando a pele de um monte de gente que eu tenho fotografado. É um filme retrateiro mesmo! :)

E sobre manipulação não ser de hoje, Jean-Paul Goude neles!




Se bem que a Grace Jones ainda tá por aí até hj dando as bordoadas dela. :D

Mas é filme!

Alo Thiago
A pesar dos discursos teoricos sobre a questao.
Concordo totalmente com voce, nada como trabalhar o mas proximo da realidade, o resultado aparece.
Ja fiz alguma coisa de gastronomia.
Ganhei esse cliente , so pelo fato de fazer as fotos dos pratos reais,
sem artificios.
Da cozinha para o estudio, alias o estudio foi montado nos propios restaurantes.
Tudo feito em cromo,sabemos que com E6 nao ha retoque algum.
O resultado tem sido magnifico,
Compensa muito mas o trabalho de produçao , evitando a pos no micro,
mas cada caso e um caso, e gosto nao se discute.
Cada um faz o que sabe fazer.
Abs.
AG